Decifrando imagens do passado

Alexandre1976

Mauricio Vieira de Brito que entre outras coisas foi buscar Guttmann ao Porto e conseguiu trazer Eusébio evitando que o King fosse para ao lado errado da história.
Uma vez o falecido Sr.Alfredo Farinha perguntou ao Eng.Mauricio Vieira de Brito se era verdade que ele enquanto foi presidente tinha colocado cerca de 12000 contos no Benfica.A resposta foi elucidativa" escreva isso para a minha mulher pensar que foram só 12000 contos".

Os irmãos Vieira de Brito pertencem por direito próprio e inequivoco á galeria de Miticos Presidentes da Nossa Gloriosa História.

Kyoto

Citação de: RedVC em 04 de Dezembro de 2021, 11:02
-311-
Presidente Joaquim Ferreira Bogalho






















mais um excelente trabalho.
obrigado pela partilha

RedVC

Citação de: Kyoto em 05 de Dezembro de 2021, 18:09
Citação de: RedVC em 04 de Dezembro de 2021, 11:02
-311-
Presidente Joaquim Ferreira Bogalho






















mais um excelente trabalho.
obrigado pela partilha

Obrigado, Kyoto  O0

A ideia foi dar substância a uma lista de nomes.

Para alguns, a obra impõe-se e por muitos Benfiquistas reconhecem o nome mas para muitos outros o esquecimento é uma injustiça gritante. A sua obra, no seu tempo, foi tal que sem eles o Clube teria tomado outros rumos e seria certamente diferente, provavelmente para pior.

As imagens reunidas são o que consegui arranjar. Por vezes permitem um bom resumo do(s) mandato(s) mas outras vezes não, e isso é frustrante. Ainda assim, é mais fácil passar a mensagem com imagens do que com os textos longos que habitualmente publico por aqui. É uma forma diferente mas igualmente recompensadora.

Este trabalho é uma aprendizagem e uma terapia Benfiquista. Ajuda a compreender melhor o que este Clube é e a aguentar melhor os tempos difíceis que vivem. Torna evidente que o destino do Benfica será certamente bem melhor do que esta deriva que hoje nos atormenta.


RedVC

Citação de: Alexandre1976 em 05 de Dezembro de 2021, 17:59
Mauricio Vieira de Brito que entre outras coisas foi buscar Guttmann ao Porto e conseguiu trazer Eusébio evitando que o King fosse para ao lado errado da história.
Uma vez o falecido Sr.Alfredo Farinha perguntou ao Eng.Mauricio Vieira de Brito se era verdade que ele enquanto foi presidente tinha colocado cerca de 12000 contos no Benfica.A resposta foi elucidativa" escreva isso para a minha mulher pensar que foram só 12000 contos".

Os irmãos Vieira de Brito pertencem por direito próprio e inequivoco á galeria de Miticos Presidentes da Nossa Gloriosa História.


Completamente de acordo!

Alberto Miguéns conta que Maurício Vieira de Brito bem depois de sair da presidência tinha muito dinheiro empatado no Clube. A Direção da altura tinha-se comprometido a pagar uma mensalidade de 50 contas (muito dinheiro para a altura) mas de vez em quando falhava-se o pagamento... Um telefonema aflito do tesoureiro para o Engª Maurício e este do outro lado dizia: "Pois é, vocês andam sempre apertados. Bem, considera-se que a essa mensalidade já está paga!"

Amor ao Clube! Não recebiam um tostão pelos cargos e ao contrário punham dinheiro no Clube que nem sempre era devolvido.

A única coisa que me consola é que pelo menos o meu pai viveu esses tempos. Ia ver os juniores jogar ao Campo Grande e ouvia as conversas dos sócios mais antigos. A exigência era outra. Ambição mas respeito para com o adversário. O respeito pelos dirigentes era outro mas esses também o sabiam merecer.

Respeitavam os valeres do Clube. Respeitavam o dinheiro do Clube e ao invés até pagavam para ser dirigentes.

Sei que esse tempo não volta mais mas também sei que não é este o tempo que eu quero ver mantido no Clube por muitos mais anos.

Como dizia Ferreira Bogalho,  futuro do Clube será o que os Benfiquistas quiserem. Foi dito num outro contexto mas na essência a mensagem aplica-se hoje e aplicar-se-à no futuro.


Diavolo Rosso

Citação de: RedVC em 04 de Dezembro de 2021, 11:02
-311-
Presidente Joaquim Ferreira Bogalho






















Wow...

Não fazia ideia que o grande Ferreira Bogalho era meu conterrâneo :o

RedVC

#1160
Citação de: Diavolo Rosso em 05 de Dezembro de 2021, 19:43
Citação de: RedVC em 04 de Dezembro de 2021, 11:02
-311-
Presidente Joaquim Ferreira Bogalho






















Wow...

Não fazia ideia que o grande Ferreira Bogalho era meu conterrâneo :o




nasceu no lugar do Chamiço
o pai era da freguesia da Benedita e a mãe da freguesia de Turquel.

:slb2:

alfredo

Citação de: RedVC em 13 de Outubro de 2021, 22:39
Citação de: Ned Kelly em 13 de Outubro de 2021, 22:20
RedVC,
Lenda do SB!

:ashamed:



Obrigado, Ned. O0

Este foi bem esgalhado e deu algum trabalho


e foi um dos teus melhores. muito bom.

Ned Kelly

Joaquim Ferreira Bogalho, o meu favorito. Obrigado RedVC!

RedVC

Citação de: alfredo em 07 de Dezembro de 2021, 12:58
Citação de: RedVC em 13 de Outubro de 2021, 22:39
Citação de: Ned Kelly em 13 de Outubro de 2021, 22:20
RedVC,
Lenda do SB!

:ashamed:



Obrigado, Ned. O0

Este foi bem esgalhado e deu algum trabalho


e foi um dos teus melhores. muito bom.


Citação de: Ned Kelly em 07 de Dezembro de 2021, 13:14
Joaquim Ferreira Bogalho, o meu favorito. Obrigado RedVC!



Obrigado Alfredo e Ned  O0

Ferreira Bogalho é um monumento Benfiquista. Um mito! Era um homem de carácter, duro, inflexível nos seus valores e no seu Benfiquismo incorruptível! Chegava a ser intratável no exercício do seu Benfiquismo! Não tenho dúvidas que o Benfica seria diferente se ele não tivesse sido figura ativa no Clube desde 1927, ano em que deixou de jogar e começou logo a assumir cargos de diretivos de responsabilidade.

A sua ação no saneamento das contas do Clube, arruinadas com a construção das Amoreiras, foi algo que resolveu um garrote que impedia o Clube de investir no futebol, dando assim vantagens aos nossos rivais. Foi por isso que recebeu a Águia de Ouro cerca de 14 anos antes de ser eleito presidente.

Fez parte de um conjunto de Benfiquistas que inviabilizaram a construção do novo parque desportivo do Clube em terrenos onde é hoje a Avenida do Brasil, local que tinha evidentes constrangimentos para a expansão territorial do Clube. Ou seja a Luz não teria sido construída. Ele, Manuel da Conceição Afonso e Tamagnini Barbosa, entre outros, foram fundamentais mesmo que tendo de afrontar outro gigante: Félix Bermudes...

E não esquecer que foi intratável a afrontar a Câmara de Lisboa quando queriam demolir o Campo Grande sem chegar a acordo com o Clube, dando justas condições e contrapartidas. Chegou a ameaçar que se colocaria à frente dos camartelos (bulldozers da altura)!

É por isso que no Benfica tem de haver paixão mas tolerância desde que se perceba que o Clube está acima dos interesses individuais em particular com negócios metidos pelo meio.

Nunca me canso de lembrar de uma distinção que Ferreira Bogalho fazia nesse tempo entre BENFIQUISTAS E BENFIQUISTOS, sendo que estes últimos eram aqueles que no entender de Ferreira Bogalho só queriam estar no Clube para se aproveitar das mordomias.

E depois de ser quase reverenciado no Clube, ao fim de 5 anos, um parque desportivo deslumbrante e bases competitivas nunca antes vistas, soube preparar a sucessão, percebendo que o Benfica precisava de outro presidente, com um perfil de mecenas. Que lição intemporal de Benfiquismo nos deu...

Foi um referencial de Benfiquismo. Deixou obra e deixou valores. Foi o maior.

RedVC

#1164
-315-
Presidente António Catarino Duarte












RedVC

#1165
-316-
Presidente José Ferreira Queimado













RedVC

#1166
-317-
Presidente Duarte António Borges Coutinho





















Alexandre1976


Ned Kelly

Onde andam os Borges Coutinhos de hoje? Que dor de alma passar por estas biografias e ver no que nos tornámos.

Harlem

O trabalho que fazes neste tópico é formidável, autêntica enciclopédia do Benfica.
Que nunca se perca!