Michel Preud'homme, Le Saint

Guarda-redes, 66 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 5 épocas (1994-1999), 199 jogos (17939 minutos), 0 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

franciscoafonso

Foi o primeiro "Imortal" que vi jogar, mas lembro-me muito pouco dele. Depois dele, só Rui Costa e Simão.

TFFS

Merece bem o titulo de "Imortal"

Paris91

Preud'homme não deixou testamento

É tão certo como o Benfica vestir de encarnado. Quando chega o defeso, os dirigentes pensam contratar um guarda-redes mas quando o período de transferências acaba ficam quase sempre os mesmos. Na Luz há quem vacile entre a memória de Michel Preud'homme e, agora, Quim, Moreira ou Moretto, entre a lembrança de uma perfeição de nível mundial e a normalidade de topo nacional. Preud'homme, que abandonou em 1999, ainda não tem substituto à altura e mesmo que alguém faça um milagre num jogo de pré-temporada (ontem o teste foi com Atlético Bilbao) ninguém irá tornar-se indiscutível da mesma forma que o internacional belga no passado. A história recente mostra que é improvável.

Enke, Moreira e Quim foram os únicos que se perfilaram como grandes sucessores de Preud'homme mas, fosse pela saída para o estrangeiro (caso do alemão) ou pelo rendimento e apostas intermitentes dos vários treinadores (caso dos portugueses), nunca deixaram os benfiquistas descansados. Se há fases em que se reconhece valor a quem lá está, outras surgem em que o melhor parece estar fora do clube e, aí, surgem as notícias do Benfica interessado em Andújar, ou em Cavalieri, ou a sonhar com Toldo, o internacional italiano do Inter de Milão, ou a pensar em Eduardo, o guarda-redes que Jorge Jesus treinou em Braga e chegou à selecção nacional.

O Benfica está no mercado. O treinador quer um avançado (Falcao foi para o FC Porto), um trinco e um guarda-redes. A fava da dispensa pode sair a Moretto, o homem que a meio da temporada 2006/07 foi resgatado no Brasil por Luís Filipe Vieira, qual patrono que foi agarrar no futebolista por um braço impedindo-o de ser desviado para o FC Porto. Foi uma operação tão extraordinária e uma competição tão acesa com os dragões que a chegada de Moretto redundou em pancada em pleno aeroporto da Portela (segurança ligado ao Benfica contra agente ligado ao FC Porto) e, horas depois, num contrato que o tornava o guardião mais bem pago do Benfica. Como é até hoje, problema que só pode ser resolvido jogando ou saindo.

http://www.ionline.pt/conteudo/13662-preudhomme-nao-deixou-testamento---video

Joga Bonito

O segundo melhor guarda-redes que vi no futebol desde que nasci. O melhor que vi ao vivo, e não foram poucos!

joaonunes

Citação de: Joga.Bonito em 17 de Julho de 2009, 23:27
O segundo melhor guarda-redes que vi no futebol desde que nasci. O melhor que vi ao vivo, e não foram poucos!

Já agora se não te importares, quem foi o melhor para ti? Yashin?

Joga Bonito

O Yashin é anterior a mim. Mas também da escola russa: Rinat Dasaev.  Foi o guarda-redes da URSS no Euro 88, entre outras competições.

joaonunes

Lembro-me de ver o Preud´Homme jogar e lembro-me muito bem da sua despedida, mas na altura da despedida dele (Julho/Agosto de 1999) tinha 10 anos. Lembro-me de o adorar, mas era um miúdo...não tinha a mesma noção de futebol que tenho hoje.

Dos que vi jogar ele foi o melhor. Dos que vi na última década para mim o melhor é/foi sem dúvida o Buffon, seguido talvez pelo Kahn e pelo Casillas.

Dos que vi em vídeos ou li sobre eles, parece unanime que o melhor de sempre foi a aranha negra, o enorme Lev Yashin. Mas houve grandes grandes guarda-redes como Sepp Maier, Dino Zoff, o Schumacher (não sei o primeiro nome), o Dasaev, o Zubizarreta, o Preud'homme, o Zenga, o Peter Schmeichel e o até o Vitor Baía  :tomates: 

Joga Bonito

Harald Schumacher.

Da escola belga pode-se juntar o mítico Jean-Marie Pfaff. Notável guarda-redes que atrasou a titularidade do Michel na selecção.

RRocha

BennficaSupporter

Inda hj és recordado grande Michel.

Es um dos nossos.  :cry2:

Mestre30

Que guarda redes........um monstro entre os postes. O melhor que vi actuar com o manto sagrado. Foi e ira ser sempre um dos melhores do mundo. Obrigado Michel Preud´Homme......

modalidades SLB

Paulo Silva

quem dera o que ainda ca jogasse!

agr temos o moretto! :tickedoff: :disgust: :disgust:

MuadHib

Tive lá no jogo da despedida! As lágrimas escorreram pela minha face! Grande exemplo, grande Benfiquista!
:flagglorioso:

46Rossi

Ainda fazia uma perninha neste Benfica  :ashamed: