Michel Preud'homme, Le Saint

Guarda-redes, 65 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 5 épocas (1994-1999), 199 jogos (17939 minutos), 0 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

faneca_slb4ever


10Baggio

Citação de: xiribiti em 24 de Janeiro de 2015, 15:55
Sport Lisboa Benfica ‏@SL_Benfica 2h2 hours ago

Joyeux Anniversaire Michel Preud'homme! #SLBenfica



Covenant

Aproveitou o aniversário para alargar a vantagem na Liga Belga :)

VirtualKing

Um dos melhores guarda-redes de sempre e um treinador muito competente. É um vencedor.

SonicYouth


FaithNoMore

7 pontos à frente do anderlecht,primeirissimo

Chappu


Mariachi

A fase negra, não foi ainda mais negra muito por culpa deste senhor.

Meddler

Até agora, fez bons trabalhos em todos os clubes por onde passou. Gostava muito de o ver a treinar o Benfica.

---

PS:


Reed

Citação de: GlennStrombergh em 19 de Janeiro de 2015, 21:04
Uma vez num treino nos campos junto ao estádio meti-me com ele quando levou uma "bujarda" do Veloso que ficou a ver navios. Ele vira-se para trás da baliza e diz-me com aquela voz esganiçada que "é aqui que se vê quem vale". A seguir faz uma série de defesas e avisou em voz alta "vocês provocaram"... :tonge:

Bonita história  :)

Covenant


Laranjeira

Parabéns! Sonho ver este senhor a treinar o Benfica, muito competente!

cavpacores

Que um dia possas ser nosso treinador!

Parabéns!

Il Regista

Acompanho a carreira de treinador do Michel Preud'homme desde que regressou ao Standard Liège em Agosto de 2006.

Na sua segunda passagem pelo clube belga que o formou como jogador, desde 1969 até 1986, o Michel conseguiu no seu primeiro ano chegar à final da Taça da Bélgica (onde perdeu para o Club Brugge, o seu actual clube). O seu maior feito viria na época seguinte onde se sagrou campeão belga, feito esse que o Standard não conseguia há 25 anos. Para coroar a sua época, foi coroado como o prémio de Melhor Treinador da época. Na sua equipa perfilavam jogadores bem conhecidos do campeonato português como Axel Witsel, Steven Defour ou Onyewu e alguns jogadores que entretanto deram o salto para tubarões europeus como é o caso do Dante (Bayern) e Fellaini (Manchester United).

Foi com surpresa que após ter sido campeão abandonou o comando técnico do Liège e foi para o Gent. Depois de uma primeira época onde acabou em terceiro lugar, a sua época seguinte foi superior tendo ganho a Taça da Bélgica ao Cercle Brugge por uns esclarecedores 3-0, e tendo alcançado um histórico segundo lugar no campeonato, revelando-se a melhor classificação de sempre desta equipa. Esta era apenas a segunda vez na história do clube de Ghent que tinha ficado tão próxima do campeonato, sendo que a última vez tinha sido na longínqua época 1954–55.

Após dois anos no Gent, Preud'homme foi para a Holanda e assumiu a pesada herança do Steve McClaren, que se havia sagrado campeão holandês com o Twente na época transacta,a primeira vez que este feito tinha sido alcançado.
O ex-guarda-redes belga iniciou a época da melhor maneira ganhando a Super Taça Holandesa ao Ajax na casa destes últimos. Num novo confronto com a mesma equipa de Amesterdão, Preud'homme ganhou a final da Taça Holandesa por 3-2. O FC Twente entrou na última jornada do campeonato apenas a precisar de um empate para revalidar o título. Novamente o adversário era o Ajax, a jogar no seu estádio. Infelizmente a equipa do Preud'homme perdeu 3-1 não conseguindo assim o tão almejado campeonato, que ficou ali tão perto. Apesar deste infortúnio, Preud'homme recebeu o Rinus Michels Award, prémio que destinge o melhor treinador do campeonato holandês.
No seu plantel constavam jovens jogadores como Luuk de Jong ou Ola John que foram apostas recorrentes ou contratações feitas por ele que se revelaram peças fundamentais na época como por exemplo, Marc Janko.

Foi novamente com surpresa que ele abandonou o Twente logo após uma excelente primeira época rumando desta vez para o Al Shabab da Arábia Saudita. Logo na sua primeira época sagrou-se campeão invicto da liga, com um recorde de 19 vitórias e 7 empates. A equipa de Riyadh já não era campeã desde 2006. As sua época seguinte não foi tão boa tendo acabado em terceiro e tendo sido o finalista vencido da Taça. Na Liga dos Campeões Asiática, Preud'homme fez trabalho muito interessante tendo chegado aos quartos de final onde foi eliminado pelos japoneses do Kashiwa Reysol.

Após esta eliminação, decidiu rescindir contrato com o clube Saudita e rumou novamente ao campeonato do seu país, assumindo-se como treinador do Club Brugge, cargo que mantém até hoje. Entrou a meio da época e garantiu o segundo lugar na fase regular. Desde a época 2009/10 que o campeonato belga é decidido por um play-off entre as 6 melhores equipas classificadas na fase regular. A equipa de Bruges chegou a estar em primeiro no play-off mas perdeu um jogo contra o Anderlecht e não ganhou o campeonato Num jogo onde a equipa do Michel massacrou, onde jogavam com mais um jogador devido à expulsão do Mitrovic ainda na primeira parte, acabaram por sofrer um golo numa jogada de contra-ataque, remetendo-os para terceiro lugar na tabela.

Em 2014/15, Preud'homme está a fazer uma excelente época. No campeonato, neste momento encontra-se com uma vantagem de sete pontos para o rival que lhe roubou o título na época transacta. Na taça vai jogar amanhã a primeira mão das meias-finais num derby contra a outra equipa de Bruges, sendo que está bem encaminhado para chegar à final uma vez que o Cercle está muito fraco este ano, encontrando-se a um ponto da zona de descida no campeonato. Em relação à Liga Europa, a equipa do Saint Michel apurou-se com distinção, em primeiro lugar no grupo B, para a próxima fase da competição, onde vai defrontar os dinamarqueses do AaB.

De referir que o Preud'homme costuma apostar em muitos jovens tais como Nicolás Castillo, José Izquierdo, Oularé, Brandon Mechele, ou o redes Mathew Ryan que se sagrou agora campeão e melhor guarda-redes da Asian Cup, todos eles com menos de 23 anos.


Preud'homme está a fazer um trabalho muito interessante como treinador, e desde 2011/12 que defendo que era uma excelente hipótese para treinar o Benfica. Não tenho dúvidas sobre as qualidades do técnico belga nem tão pouco do respeito que tem pelo Benfica nem pelo seu sentimento do que é a mística e o que é pertencer aos quadros do Benfica. O único entrave que vejo é que de forma alguma queria que a sua imagem fosse denegrida pelos adeptos mais impulsivos e desrespeitadores do Benfica. Caso os resultados não aparecessem, estou certo que muitos Benfiquistas o iriam escorraçar, comparando-o a um qualquer Quique Flores, manchando assim o seu reconhecimento e percurso enquanto jogador.

Mestre30

Citação de: GlennStrombergh em 19 de Janeiro de 2015, 21:04
Uma vez num treino nos campos junto ao estádio meti-me com ele quando levou uma "bujarda" do Veloso que ficou a ver navios. Ele vira-se para trás da baliza e diz-me com aquela voz esganiçada que "é aqui que se vê quem vale". A seguir faz uma série de defesas e avisou em voz alta "vocês provocaram"... :tonge:
:)