Michel Preud'homme, Le Saint

Guarda-redes, 65 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 5 épocas (1994-1999), 199 jogos (17939 minutos), 0 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

Perth

Esta semana um portista disse-me que este foi o melhor GR que viu jogar, o melhor de sempre.

SousaLB

Está muito envelhecido. Bem, também já são 57 anos...

Atlas1

Fez um Mundial submerso em 94 e veio para o Benfica.
Que grandes épocas que ele fez. Valeu nos tantos pontos.
E Cannigia, que após um Mundial também muito bom vem para o Benfica.
Nessa altura tínhamos poder para contratar este tipo de jogadores.
Pena o Artur Jorge ter estragado tudo com dispensas absurdas.
Infelizmente foi o início do descalabro que culminou com o vale é Azevedo.

crowseye



Equipa titular que venceu a nossa vigésima terceira Taça de Portugal.
Infelizmente o único título que esse monstro venceu ao serviço do
Sport Lisboa e Benfica.

rosmani

Michel Preud´homme recordou a transferência para o Benfica em 1994 e fez saber que também o FC Porto manifestou interesse na sua contratação depois de brilhar no Mundial dos Estados Unidos.

«O meu sonho era jogar em Itália, era a Inglaterra da atualidade. Torino, Brescia e Milan mostraram interesse na minha contratação. Havia outros clubes interessados, como o FC Porto, o Nottingham Forest e o Bordéus. Mas o problema era sempre o mesmo: o número de estrangeiros. Foi então que surgiu o Benfica, com Artur Jorge como novo treinador, que disse: `Os outros treinadores preferem contratar avançados, eu, primeiro, quero ter um bom guarda-redes», contou o belga, em entrevista reproduzida pelo portal Yahoo.

«O Benfica é um clube lendário, tinha um estádio com capacidade para 120.000 pessoas. Eu tinha 35 anos na altura, sabia que não teria 10.000 oportunidades para me transferir...», referiu Preud´homme.

rosmani

Verão de 1996. Michel Preud´homme cumpre a segunda época no Benfica quando é desafiado a mudar-se para o Real Madrid. O nome de Chilavert, mítico guarda-redes paraguaio, foi cogitado na Luz. O negócio, porém, não avançou e o belga viu esfumar-se a transferência para o Santiago Bernabéu.

«Em 1996, [Fabio] Capello chegou ao Real Madrid e pediu a um dirigente para me contactar. Aos 37 anos, o que é fabuloso. Tinha um ano de contrato com o Benfica, mas cheguei a acordo com o Real Madrid para três temporadas. No entanto, a posição do Benfica foi clara: `Se não contratarmos um monumento para o teu lugar, os sócios matam-nos», recordou Preud´homme, em entrevista reproduzida pelo portal Yahoo.

«Tentaram contratar Chilavert, se ele tivesse ido para Portugal eu teria rumado a Madrid. Não veio, foi Illgner para o Real Madrid. Conquistaram o título em Espanha e ganharam a Liga dos Campeões no ano seguinte. Jogar no Benfica entre os 35 e os 37 anos e no Real Madrid dos 37 aos 40 e vencer a Champions teria sido o topo», desabafou o atual treinador do Club Brugge.

rosmani

Volvidos cerca de 16 anos, Michel Preud´homme desvendou pormenores relativos à contratação de José Mourinho como treinador do Benfica na época 2000/2001.

«Conheci Mourinho em Barcelona. Era suposto falarmos durante uma hora, mas a conversa arrastou-se por cinco horas... Falámos sobre futebol, táticas, paixão, disto e daquilo. Ele disse-me que queria ser treinador», revelou o antigo guarda-redes dos encarnados, numa entrevista reproduzida pelo portal Yahoo.

Em 2000, então na qualidade de diretor-desportivo, Preud´homme foi incumbido por João Vale e Azevedo da missão de encontrar um substituto para Jupp Heynckes.

«O presidente disse-me: `Michel, preciso de um treinador. É o teu trabalho´. Fiz uma lista com alguns perfis e disse-lhe: `Tenho um, mas nem sequer é treinador...´. Ele perguntou: `Um treinador que não é treinador?´. `Mourinho´, respondi eu. Não sei, tenho um feeling», relatou o belga.

«Às 22 horas, liguei a Mourinho. Ele estava no Porto e eu disse-lhe: `Vem cá [a Lisboa]. Por volta das 2 da manhã o contrato foi feito no escritório do presidente. Às 8 horas fizemos a conferência de Imprensa. Foi tudo tratado numa noite. Infelizmente, quatro meses depois, o presidente perdeu as eleições. Mourinho exigiu garantias contratuais, não correspondemos e ele saiu. Eu fui-me embora um mês depois», recordou.

Atualmente, os dois treinadores mantêm-se em contacto.

«Nem imagino como é a vida dele, nunca atende o telefone. Mas, ocasionalmente, recebo uma chamada e é um amigo dele que me diz: `Michel, vou passar-te o José´. Antes de um jogo importante deseja boa sorte. A ligação vai manter-se para sempre», assegurou Preud´homme.


Kyoto

nem sabia que Le Saint Michel tinha sido nosso DD :ashamed:

brazio

Se há atleta da minha infância (até porque são esses que nos marcam) que tenho grande pena por nunca ter sido campeão pelo Benfica é o Preud'homme.


brazio

Citação de: Atlas1 em 29 de Agosto de 2016, 22:37
Fez um Mundial submerso em 94 e veio para o Benfica.
Que grandes épocas que ele fez. Valeu nos tantos pontos.
E Cannigia, que após um Mundial também muito bom vem para o Benfica.
Nessa altura tínhamos poder para contratar este tipo de jogadores.
Pena o Artur Jorge ter estragado tudo com dispensas absurdas.
Infelizmente foi o início do descalabro que culminou com o vale é Azevedo.

Não é bem assim jogadores desse cartel nessa altura já só vinham em circunstancias especiais.

O Preud´homme  porque já tinha 35 anos embora a carreira de redes seja regra geral bastante mais longa que os restantes atletas de futebol.

E o Caniggia só veio porque tinha sido suspenso mais de um ano e proibido de jogar.

Senão nunca teria saído de Itália.  Era um jogador de classe mundial não fossem a merda das drogas e teria tido uma carreira à altura do enorme talento que tinha.

SonicYouth

É um senhor!
Melhor keeper que estes olhinhos se lembram de ver, até hoje.

daniel.gomes

Certamente ficou fora da realidade do Benfica, quando saiu, mas dizer que infelizmente o larápio perdeu as eleições... foi uma infelicidade.
Uma lenda, sempre, no entanto.

costapequeno

merecia pelo menos um ponto nos dois jogos com o porto.

burrice daquele penalty no 1 jogo e o arbitro foi cego no dragao.

o justo até seriam dois empates.

rosmani

Citação de: daniel.gomes em 03 de Novembro de 2016, 14:17
Certamente ficou fora da realidade do Benfica, quando saiu, mas dizer que infelizmente o larápio perdeu as eleições... foi uma infelicidade.
Uma lenda, sempre, no entanto.

Parece-me que a tradução não foi bem feita. Não foi bem isso que ele disse:
"Malheureusement, quatre mois plus tard, le président a perdu les élections, Mourinho a demandé des confirmations pour son contrat, on ne lui a pas donné, il est parti et je l'ai suivi un mois plus tard. Une nouvelle ère commençait pour Benfica."

Ele quis dizer que:
"Infelizmente, quatro meses depois, o presidente perdeu as eleições, e Mourinho pediu garantias de que iria cumprir o contrato, não lhas deram e ele foi-se embora e eu fui um mês depois."

Parece-me que o "infelizmente" é pelo facto de o Mourinho (e ele) terem sido "forçados" a sair do clube depois de o JVA ter perdido as eleições.