Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 77 anos,
Portugal

ricmarkes

Gostava de saber qual a hipótese de um grupo de sócios, por iniciativa própria, pedir que seja realizada uma auditoria externa às contas do Benfica. Falo de uma auditoria independente e não daquelas que precisam de contas trabalhadas e uma assinatura comprada para apresentar aos "mercados".

A direcção da SAD precisa de esclarecer cabalmente os sócios do Benfica sobre o real estado do clube, mas uma vez que é incapaz disso, há que pedir que seja comprovada a situação da SAD. O que se está a passar é simplesmente assustador.

Captain

Citação de: ricmarkes em 26 de Maio de 2015, 20:04
Gostava de saber qual a hipótese de um grupo de sócios, por iniciativa própria, pedir que seja realizada uma auditoria externa às contas do Benfica. Falo de uma auditoria independente e não daquelas que precisam de contas trabalhadas e uma assinatura comprada para apresentar aos "mercados".

A direcção da SAD precisa de esclarecer cabalmente os sócios do Benfica sobre o real estado do clube, mas uma vez que é incapaz disso, há que pedir que seja comprovada a situação da SAD. O que se está a passar é simplesmente assustador.

Concordo a 100%!

Isto tem de ser feito. Lá por sermos Bicampeões Nacionais isso não quer dizer que o LFV e os seus comparsas podem continuar a aldrabar na nossa cara e a fazerem o que quiserem.

Onde anda as centenas de milhões de euros ganhos em vendas??? O objectivo é vender tudo?!

O_Glorioso

Continua a pouca-vergonha, mas nada que não se esperasse dos artistas...

enzogaitan

Citação de: ricmarkes em 26 de Maio de 2015, 20:04

Captain

O Benfica vende, vende, vende, vende, vende, vende...

Quais são sempre as mesmas desculpas?

- "o Benfica tem de vender para honrar os seus compromissos"

- "o Benfica é um clube vendedor"

Ufa! Já fiquei totalmente esclarecido. Sinto um enorme orgulho por ter uma direcção honesta.

butch vig

Citação de: O Patriarca em 25 de Maio de 2015, 21:38
Citação de: ricmarkes em 25 de Maio de 2015, 18:51
Citação de: O Patriarca em 25 de Maio de 2015, 18:22
Caros confrades,

A proposito d'isto, e esquecendo por um momento a carrada de jogadores ineptos que o Benfica compra todos os annos, e conversa conjectural sobre quem vai ser vendido e por quanto este anno: (...)

Não pretendo obviamente que os dirigentes consultem os adeptos antes de tomar toda e qualquer decisão. Mas dar aos socios a possibilidade de opinar, suggerir, e criticar parece-me no minimo justo. Um clube que nos nossos dias não proporciona essa possibilidade aos adeptos ― e nem sequer aos socios (!) ― é extraordinariamente fechado e pouco democratico. E o opposto de democratico é...

A questão que eu coloco é: em que língua é que tu escreves?

E já agora, excelente post.

Como sou velhote ― nasci em 1904  :coolsmiley: ― escrevo no portuguez d'essa epocha, que é o mesmo que o portuguez classico de Oitocentos, antes da reforma orthographica republicana de 1911. Esta é a orthographia de Eça, de Camillo, de Herculano, e assim por diante: de todos os grandes escriptores, historiadores, e scientistas portugueses de Oitocentos. E tambem dos que estavam presentes na Pharmacia Franco em 1904.

N'essa epocha não existia uma graphia uniforme, e cada qual escrevia como queria. Por isso, podemos ver algumas ligeiras differenças. Uns escreviam "d'elle", outros apenas "delle". Uns escreviam "caza", "meza", "portugueza", &c, como se fazia normalmente no seculo XVIII, outros o etymologicamente mais correcto "casa", "mesa", "portuguesa", &c. E outros exemplos semelhantes.

Antes do seculo XIX practicamente não se usavam accentos em portuguez, a não ser para differenciar e/é, a/à, e casos assim. Muitos em Oitocentos, principalmente na primeira metade do seculo, escreviam assim simplesmente "archeologo", "mysterio", e a proverbial "pharmacia"; e é assim que eu escrevo, com um minimo absoluto de accentos; na realidade, a grande maior parte d'elles não faz falta a ninguem. Mas principalmente na segunda metade do seculo XIX alguns começaram a escrever "mystério", "archeólogo", "pharmácia", &c.

Infelizmente, e ao contrario de na Europa do Norte, onde é muito facil nas livrarias encontrar os authores e philosophos e scientistas nacionaes classicos (Kant ou Hegel na Allemanha, Kierkegaard na Dinamarca, &c) tal e qual como escreveram em seculos passados, em Portugal tudo se transcreve normalmente sempre para a reforma orthographica que estiver na moda. É pena, porque assim as pessoas perdem o conhecimento da lingua; e é ainda mais pena porque, como o que escrevi suggere, os grandes escriptores portugueses não escreviam todos da mesma maneira; e é interessante ver quem era "antigo" e escrevia por exemplo systematicamente "az" (de cartas), e quem era moderno e escrevia "ás", &c.

Algumas differenças eram tambem importantes quanto à phonetica. Uns escreviam por exemplo "cousa", "noute", e "dous", que eu sempre ouvi em minha casa na minha infancia: "boa noute...", "pouca cousa...", e isto indica como elles provavelmente tambem pronunciavam essas palavras assim. Outros escreviam o diphtongo actual, "coisa", "noite", "dois" ― pois provavelmente tambem as pronunciavam assim. E todas estas e outras pequenas differenças orthographicas dão uma qualidade importante às obras: dão-lhes uma personalidade mais alem ainda do texto em si, e dizem-nos cousas importantes sobre os authores. Basta-me olhar para as opções orthographicas de uma edição do seculo XIX para saber se o author era essencialmente reaccionario, simples tradicionalista, classicista erudito,  ou progressista mais ou menos radical. Hoje, com uma transcripção para o actual, toda essa informação textual perdeu-se: todos parecem escrever da mesma forma. Mas não escreviam.

Eu penso que devia ser obrigatorio publicar authores tal como escreveram, dentro do razoavel. Fernão Lopes e outros textos medievaes são para peritos; mas a partir do seculo XVI, quasi tudo em portuguez é facilmente legivel hoje; e tudo a partir do seculo XVIII o é. E assim apprenderiam as pessoas, por exemplo, como as palavras antigamente eram escriptas, e mudaram com os tempos: hoje dizemos vagabundo; antigamente era vagamundo. Infelizmente, como as pessoas hoje muito raramente teem accesso ao original, não sabem estas cousas. E parte importante do conhecimento da lingua portuguesa perde-se.

Curiosamente, muitos hoje ignoram que este era tambem o portuguez de Pessoa. Pessoa viveu a queda da Monarchia em 1910, mas nunca approvou a reforma orthographica que a Republica logo implementou em 1911; e sempre escreveu mais ou menos como eu aqui escrevo. É assim uma enorme ironia que aquella passagem sua,

CitaçãoMinha patria é a lingua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente. Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse.

Sim, porque a orthographia também é gente [...]

...hoje seja, de facto, um "escarro direto" na face do original de Pessoa. A não ser que o supposto accordo orthographico, que não me parece trazer o mais minimo beneficio à lingua portuguesa, seja revogado pelos politicos. Veremos. E perdoa este longo discurso.

Quanto ao Benfica e ao discurso agora de Vieira, e a proposito do que escrevi, acho divertida a phrase d'elle sobre o "maior e melhor manto do Mundo: os nossos socios e adeptos

Se Vieira realmente o pensa, por que motivo não augmenta a tal transparencia e accessibilidade, e facilita a communicação com o clube, tanto aos segundos, como (e pelo menos!) aos primeiros?

Enfim...  :whistle2:

:bow2: :bow2: :bow2:

classe do crl ao cubo

iloy

Uma coisa è certa, o Benfica a continuar assim podera lutar para ganhar o tri porque com o plantel que esta a ser construido pelo LFV o Benfica vai sair muito rapidamente das competiçoes europeias.

Carvo

Citação de: iloy em 26 de Maio de 2015, 20:38
Uma coisa è certa, o Benfica a continuar assim podera lutar para ganhar o tri porque com o plantel que esta a ser construido pelo LFV o Benfica vai sair muito rapidamente das competiçoes europeias.

Há sempre a hipótese de apanhar um grupo de caca e adversário de merda até à final, suplantando o feito da Corrupção este ano!

JMedeiros

espero bem que saibas o que estás a fazer, LFV

iloy

Citação de: Carvo em 26 de Maio de 2015, 20:43

Há sempre a hipótese de apanhar um grupo de caca e adversário de merda até à final, suplantando o feito da Corrupção este ano!

Pois e pensas que o Benfica teria sido campeao se o porco tinha saido da LDC e sem LE como o Benfica?
Para mim nao. o Benfica nao tinha este ano um plantel para jogar todas as competiçoes e infelizmente Parece que a proxima epoca vai ser pior.

Pedro Nunes 28

Citação de: ricmarkes em 26 de Maio de 2015, 19:37
Citação de: G10 em 26 de Maio de 2015, 16:51
Ederson, Diego Lopes e Hassan já assinaram o contrato com o Benfica. Aguarda-se agora que o clube da Luz formalize as três contratações.

Os três jogadores chegaram a Lisboa segunda-feira para fazer os exames médicos, determinantes para este desfecho.

Dos três, só Ederson tem lugar garantido no plantel da próxima época.Tal como o nosso jornal adiantou, o guarda-redes brasileiro é o escolhido para fazer concorrência a Júlio César, ficando Paulo Lopes como terceiro guardião. Quanto a Diego Lopes e Hassan, não têm o futuro definido, sendo que o primeiro atua como médio-ofensivo e o segundo é um avançado que no Rio Ave alinhava como referência ofensiva.

Isto já nem merece comentários. O Benfica está em roda livre, pura e simplesmente. Vamos continuar a contratar sem critério, enquanto se diz que tem de se desinvestir. Acho que isto já é gozo para com quem gosta do Benfica.
Espera aí que a "Oposição" já nos vem explicar porque continuamos a comprar paks ao Rio Ave e Belém

bruno cardoso

Citação de: iloy em 26 de Maio de 2015, 20:55
Citação de: Carvo em 26 de Maio de 2015, 20:43

Pois e pensas que o Benfica teria sido campeao se o porco tinha saido da LDC e sem LE como o Benfica?
Para mim nao. o Benfica nao tinha este ano um plantel para jogar todas as competiçoes e infelizmente Parece que a proxima epoca vai ser pior.
Prefiro um Benfica com um mau plantel e que ganhe 2 taças todos os anos, de que um Benfica cheio de jogadores caros so estrelas e que nao ganhe nada. Enfim  :disgust:

Cilio

3 jogadores a entrarem..2 sao do Mendes..
Acabem por favor com este parasita!

Rui SLB Pedro

Com estes reforços, agora vamos lutar pelo acesso às competições europeias. Este ano tivemos um treinador que soube retirar o máximo da equipa mas para o ano não sabemos o que poderá acontecer. Quanto mais vendemos mais dificuldades temos em contratar bons jogadores.

hertz

E havia aí pessoal ingênuo que achava que íamos investir e ter um grande plantel. Vem aí é mais um plantel fraco, ainda pior que o deste ano