Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 77 anos,
Portugal

vieirah1904

CitaçãoO clube de um homem providencial

António Costa
29 Novembro 2018

O Benfica que tinha um nível de gestão profissional, equiparado ao das melhores empresas, voltou ao modelo do homem providencial, que tem "feelings" e vê "a luz".

O que é que se passa com o Benfica? Um clube que, na última década, profissionalizou o modelo de organização, um clube com um nível de gestão só comparável ao dos melhores do mundo, com um lote de patrocinadores internacionais, revela um processo de decisão que não anda muito longe daqueles que se vêm nos clubes amadores. Um "feeling"!? "Uma luz"!?. A novela da substituição de Rui Vítória nas últimas 24 horas, independentemente da bondade da decisão (há opiniões para todos os gostos, como se tem lido e visto), o demite-não-demite, só pode ser explicado por um esgotamento da liderança do clube.

Luís Filipe Vieira será, provavelmente, o mais importante presidente da história do clube. Não é possível comparar períodos históricos tão diferentes como os da fundação, o que levou o Benfica a ganhar duas taças dos campeões e o que o clube vive hoje. Mesmo assim, é possível arriscar que nenhum outro presidente conseguiu juntar à dimensão clubística, e desportiva, a profissionalização que se vê nas principais empresas cotadas em Portugal. By the way, o Benfica tem uma sociedade cotada em bolsa, uma sociedade anónima desportiva, tem milhares de pequenos acionistas que terão investido por paixão, mas que, na verdade, investiram as suas poupanças na convicção de que a gestão do clube é profissional. Mas não só. Também os milhares que investiram em obrigações, os que emprestaram dinheiro ao Benfica.

O que se viu nas últimas 24 horas é outra coisa, é uma gestão de cabeça perdida, um presidente que decide à imagem do que sucedia (pensávamos nós) há muitos anos, sozinho, por impulso. À noite estava demitido, por uma decisão coletiva de gestão, de manhã, era o homem certo no lugar certo, por decisão do presidente. Só para recordar, é um clube que tem mais de 200 milhões de euros de receitas, dos quais 150 milhões sem a venda de jogadores.

Se o que se viu nas últimas 24 horas fosse numa outra qualquer empresa, os investidores teriam fugido, se tivesse sucedido o mesmo com outra empresa, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já teria obrigado o clube a fazer uma comunicação ao mercado. Como é futebol, ninguém leva a mal. Mas deveria. O que aconteceu com o Sporting no último verão, o adiamento do reembolso de uma emissão obrigacionista, para citar os casos mais recentes, deveria ser um alerta... vermelho. Pelos vistos, não foi.

Rui Vitória é uma espécie de Chief Operating Officer (COO) do Benfica, é o homem que gere o negócio operacional do clube, o futebol, por isso, a sua demissão é uma decisão estratégica. Em qualquer empresa normal, e um Benfica é, ou deveria ser, uma empresa normal, não é possível mudar de opinião de um dia para o outro, especialmente no modo e forma como o próprio presidente do Benfica o anunciou. Qualquer que seja a razão, e vamos admitir que haverá boas razões, o pecado original do Benfica foi alimentar a ideia, até promovê-la, de que Vitória estava demitido. E isto tem, aliás, semanas. Como tem semanas o rumor de que o Benfica queria contratar Jorge Jesus. Agora, Vitória está mais fragilizado do que nunca. Mas não só.

Luís Filipe Vieira já anunciou, na entrevista à TVI, a sua recandidatura a mais um mandato. Foi inusitada, foi, provavelmente, prematura, ou até a evidência de que o próprio presidente do Benfica percebe a situação de fragilidade da sua liderança. E o seu isolamento. Também aqui têm de entrar os sucessivos casos em que o clube está metido, como o e-toupeira, por exemplo.

O que mostra os indícios de decadência de um modelo de gestão não é a derrota, quase humilhante, do Benfica em Munique, é a forma como Vieira está a gerir essa derrota. Como um homem providencial, que decide sozinho, contra tudo e contra todos. Por uma questão de "feeling", porque viu uma "luz". Sabemos que o F.C. Porto é um clube de um líder. Pensávamos que o Benfica já tinha ultrapassado este modelo arcaico de organização. Voltou a tê-lo quando mais precisava de uma gestão profissional

https://eco.pt/opiniao/o-clube-de-um-homem-providencial/

luis___alex

Fanatic7

Malta só marcar AG destítutiva não chega, é reunir as provas necessárias obviamente obtidas legalmente de todas as ilegalidades feitas pelo LFV contra os estatutos do Benfica, falar com um advogado e deixar-lhe uma cópia das provas e com processo judicial pronto a ser entregue e na AG alem da destituição votar também a expulsão com efeito imediato do LFV de sócio com as provas em mão e se assembleia recusar entrar com processo judicial contra a estrutura do Benfica por incumprimento dos estatutos do clube, com a policia e uma ordem do tribunal são obrigados aceitar. 

omgjh

Citação de: Semper Fidelis em 30 de Novembro de 2018, 12:51
Montalegre-SLVIEIRA para a Taça de Portugal
Já foi trabalho do além que fez este resultado

RP89

'É para jogar à Benfica e não lento, lento, lento.' parece-me algo que podia ouvir em qualquer tasca do País/casa do Benfica, dito por um velho, que pensa que estamos em 1985.

Guzmán

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 30 de Novembro de 2018, 12:53
Citação de: cwally em 30 de Novembro de 2018, 12:52
Citação de: Guzmán em 30 de Novembro de 2018, 00:41
Citação de: Roting em 30 de Novembro de 2018, 00:35

Este individuo cumpre sequer os estatutos do Benfica?

Não cumpre.
Se me cederem cópia dos originais das provas eu próprio farei chegar uma denúncia devidamente fundamentada ao ministério público.
E identifico-me, não é anonimamente!

Não sei se isso se aplica retroactivamente, visto que quando foi aprovado ele já era presidente...

Na última eleição já tinha que cumprir com estes estatutos a alteração e anterior.

Obrigado. Bem-hajas.

Vamos a isto, JFB?!
És porventura o user que mais me colhe respeito e interesse no que aqui escreves!

Estou disponível para avançar, se alguém se quiser juntar, juntemos forças. Precisamos é de cópias dos originais e identificar onde estão esses documentos originais.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: SousaLB em 30 de Novembro de 2018, 12:52
Além de incompetente e negligente, está claramente longe da sua plenitude mental.

Ainda vai demorar até a maioria ver o que já é óbvio: Vieira está a ficar senil. É impossível que alguém que protagonize um espetáculo destes não o esteja. O RV até podia sair hoje afinal. Hoje sabemos que Vieira não tem condições cognitivas para ser presidente do Benfica. E isso preocupa-me bem mais do que ele ser mentiroso e demagogo.

Napster03

Citação de: Kratos em 30 de Novembro de 2018, 00:42
Citação de: Kratos em 29 de Novembro de 2018, 20:52
Muito resumidamente, em breve estarei em Lisboa (dentro de dias) para entregar os donativos do hóquei à Liga Portuguesa Contra o Cancro, juntamente com o Blankfile, o Carlsberg87 e o Slipknot_Bmc.

Preciso de saber quem está disposto a assinar em papel e com esferográfica o nome e número de sócio para se realizar a Assembleia Geral Destitutiva.

Mais tarde e se tudo correr bem, juntamente com o dossier será entregue um comprovativo dos donativos do hóquei, de forma a que o senhor filho da puta de seu nome Luís Bernardo Cabrão Filho de Trinta Putas tomar conhecimento de que o dinheiro foi bem empregue, mesmo perante a inflexibilidade dele de ceder autorização para as meninas nos acompanharem.

Não vai existir nada de redes sociais nem de petições online, vai ser tudo tratado sigilosamente e o dossier será entregue pessoalmente a quem de direito.

Quem estiver comigo, mande o número de votos de que dispõe para [email protected] de forma a que eu comece já a ter uma noção. Espalhem pelos vossos irmãos, pais, primos, avós, tios e amigos.

É assim que vamos lá.

Pessoal, informo que a aderência está a ser gigante, portanto desde já o meu obrigado a todos.

Neste momento tenho 534 votos, provenientes de pessoas dispostas a assinar presencialmente em local e dia a combinar.

Não deixem morrer a iniciativa e continuem a mandar o número de votos para eu ter uma ideia. Se houver votos suficientes, partimos para a recolha presencial com folha e esferográfica.

Recordo que para avançarmos, são precisos 10 mil votos. Faltam 9500. Se amam o Benfica, não o deixem morrer. Ele nunca precisou tanto de nós como agora. Uma vez mais vamos ter de mostrar de que fibra somos feitos.

Vai mantendo o pessoal informado Kratos.

E quando souberes algo mais acerca da situacao para socios residentes no estrangeiro ou longe de Lisboa como eu apita :)

VitorFernando

Citação de: MANOCAS37 em 30 de Novembro de 2018, 12:05
Citação de: kramxel² em 30 de Novembro de 2018, 12:00
Citação de: MANOCAS37 em 30 de Novembro de 2018, 11:54
Fiquei com SIDA ao ver o post do José Marinho

Podes linkar?

uote author=Holmesreis link=topic=5709.msg1088653425#msg1088653425 date=1543572749]
Ensaio sobre o Lenocínio e sua natureza moral:

[/quote]
Só faltou a musiquinha de piano. Quase que soltei umas lágrimas a ler como ele se penetenciava por um dia ter ousado criticar o grande lider

slb2tuga

este pessoal ainda não percebeu que não vamos CONTINUAR a ganhar, porque na realidade ja PARAMOS de ganhar

Ludwig van

A próxima vez que vires uma luz caminha em direcção a ela.

L1968

Para pagar as quotas (minhas e dos meus filhos) não tenho dinheiro para psicólogos. Vê lá se fazes alguma coisa de jeito de preferência ás escuras.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Guzmán em 30 de Novembro de 2018, 13:13
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 30 de Novembro de 2018, 12:53
Citação de: cwally em 30 de Novembro de 2018, 12:52
Citação de: Guzmán em 30 de Novembro de 2018, 00:41
Citação de: Roting em 30 de Novembro de 2018, 00:35

Este individuo cumpre sequer os estatutos do Benfica?

Não cumpre.
Se me cederem cópia dos originais das provas eu próprio farei chegar uma denúncia devidamente fundamentada ao ministério público.
E identifico-me, não é anonimamente!

Não sei se isso se aplica retroactivamente, visto que quando foi aprovado ele já era presidente...

Na última eleição já tinha que cumprir com estes estatutos a alteração e anterior.

Obrigado. Bem-hajas.

Vamos a isto, JFB?!
És porventura o user que mais me colhe respeito e interesse no que aqui escreves!

Estou disponível para avançar, se alguém se quiser juntar, juntemos forças. Precisamos é de cópias dos originais e identificar onde estão esses documentos originais.

Agradeço o comentário e estou sempre disponível para o Benfica não estou parado mas acreditem que os braços de Vieira são bem longos e tem muita gente que discorda e não avança por variados motivos inclusivamente profissionais.

xiribiti

Citação de: mansas em 30 de Novembro de 2018, 11:07
Mudar o nome do estádio para:

Estádio da Luz que me deu!

Ahahahaahahahah muito bom

BENFIKA

"Sempre pensei pela minha cabeça"...."a decisão dele passa a ser a minha"  ;D

Confere oh Marinho  :cool2: