Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Red_Fraction

Citação de: Vitor84 em 26 de Agosto de 2020, 08:27
Rui Pedro Soares, o facilitador de negócios

Jogou nas camadas jovens do FC Porto e teve uma ascensão meteórica na PT, até as ligações ao PS e a José Sócrates o levarem aos negócios do futebol.

Foi a jogar à bola que Rui Pedro Soares entrou no futebol. Nas camadas jovens do FC Porto, onde, em meados dos anos de 1980, conviveu com os então futuros internacionais portugueses Sá Pinto e Rui Jorge. Mas seria fora dos relvados que ganharia nome na modalidade, nos negócios do futebol, nos quais se começou a envolver enquanto administrador da antiga Portugal Telecom (PT), na primeira década deste século. É ele quem negoceia os patrocínios milionários do antigo gigante português das telecomunicações ao Benfica, FC Porto e Sporting.


Nascido no Porto em 1972, entrou na PT em 2001, com apenas 29 anos, precisando de mais cinco para chegar a administrador-executivo, com um vencimento anual de 1,2 milhões de euros, segundo contas do Diário Económico, a partir da tabela de remunerações fornecida pelas empresas do PSI-20, em 2009.

Henrique Granadeiro, antigo presidente-executivo da empresa, não se recorda de como lhe apareceu à frente o nome do actual responsável do Belenenses, quando elaborava a lista do conselho de administração em 2006. "Rui Pedro Soares não foi criação minha", garantiu, ao ser ouvido numa Comissão de Inquérito parlamentar, em 2010. A sua influência na gigante portuguesa de telecomunicações aumentou com Zeinal Bava, que substituiu Granadeiro em 2008, reforçando-lhe os pelouros.

Em Fevereiro de 2010, o seu nome salta para os escaparates quando o jornal Sol o envolve nas escutas do processo Face Oculta, que investigou casos de corrupção e outros crimes económicos envolvendo o sucateiro Manuel Godinho e o ex-ministro Armando Vara, entre outros. Em causa estava uma conversa telefónica com Paulo Penedos, seu assessor jurídico na PT (e membro da comissão nacional do PS) sobre a eventual compra da TVI pela empresa de telecomunicações, com o objectivo de ajudar o primeiro-ministro José Sócrates a controlar a comunicação social.

Apoiado em outras escutas, o Ministério Público (MP) acusa Rui Pedro Soares do crime de corrupção passiva, acreditando que o gestor comprou, com dinheiros públicos – através da empresa Taguspark, na qual desempenhava funções de administrador não executivo em nome da accionista PT –, o apoio da antiga glória do futebol nacional Luís Figo a José Sócrates nas eleições legislativas de 2009. Acabaria absolvido, em Junho de 2013.

O acórdão diz que os indícios interpretados pela acusação como um plano orquestrado entre Rui Pedro Soares e os seus antigos colegas da administração do parque tecnológico para beneficiarem o PS não passaram disso mesmo: meros indícios. "Nos tribunais não há - ou não devia haver - lugar para batalhas que não sejam a da procura da verdade", observou a juíza que presidiu ao colectivo.


Início da Operação Marquês

Militante do PS desde a juventude e apoiante fervoroso do ex-primeiro-ministro José Sócrates, Rui Pedro Soares acaba inadvertidamente por contribuir para o arranque de uma grande investigação da justiça portuguesa, que ficaria conhecida como Operação Marquês.

A 30 de Janeiro de 2012, a emissão de um cheque bancário no valor de 600 mil euros a favor da Codecity – Informação e Comunicação, que Rui Pedro Soares fundara três anos e meio antes com a sua mulher Diana Soares, despertou a atenção das autoridades. O dinheiro saíra de uma conta do empresário Carlos Santos Silva, amigo íntimo de Sócrates e um dos principais implicados na acusação do processo de corrupção que tem o antigo governante como o principal arguido.

A investigação, liderada pela Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária (PJ), verificou que, no mesmo dia, grande parte desse dinheiro seria novamente transferido para outras duas contas. A SAD do Belenenses receberia 196 mil euros; a SAD do Beira-Mar 370 mil euros. Iniciava-se a Operação Marquês, na qual o casal Soares acabou por não ser constituído arguido.

Apesar disto, o Ministério Público considerou sempre estas operações financeiras pouco transparentes, segundo revelou o jornal electrónico Observador, em Outubro de 2017. A investigação desconfiava que a conta da Codecity teria funcionado como conta de passagem, colocando ainda reservas sobre a origem do dinheiro transferido por Carlos Santos Silva, que acreditava pertencer na realidade a José Sócrates.


Direitos da Liga espanhola


Mais tarde, ainda de acordo com o Observador, a PJ receberia uma denúncia anónima a levantar suspeitas sobre o negócio da aquisição dos direitos de transmissão televisiva dos jogos da Liga espanhola para Portugal, no final de 2010 e início de 2011. Como intervenientes, surgiam Rui Pedro Soares, Carlos Santos Silva, Rui Mão de Ferro – amigo de José Sócrates, também acusado na Operação Marquês – e o empresário Miguel Pais do Amaral.

A operação é complexa, tendo envolvido uma sociedade denominada Worldcom – que tinha como accionistas os pais do gestor da Belenenses SAD e era liderada pelo seu irmão, Carlos Soares – e uma empresa espanhola, a Walton Grupo Inversor, que viria a deter 35% da Codecity Players Investment – empresa de agenciamento de jogadores –, constituída a 1 de Março de 2012, liderada por Rui Pedro Soares. Uma sociedade anónima na qual Carlos Santos Silva desempenhou funções como vogal da administração até ao final do mês de Maio de 2020.

A Walton Grupo Inversor, que tinha como administrador único Rui Mão de Ferro, entrou no capital da Worldcom, passando Mão de Ferro a assumir também a gestão desta sociedade. No início de 2011, a Worldcom fechou acordo com a espanhola Mediapro para a compra dos direitos televisivos por três milhões de euros, acabando por vendê-los em Junho desse ano à Partrouge Media, uma empresa do universo de Miguel Pais do Amaral, por 2,7 milhões de euros.

A ideia seria lançar um novo canal temático de desporto concorrente da Sport TV, o que não se concretizou. A investigação acredita que este montante foi depositado numa conta de Carlos Santos Silva, no antigo Banco Espírito Santo, antecessor do Novo Banco.

Em síntese, a investigação da Operação Marquês suspeitou que, na realidade, foram sempre José Sócrates e Carlos Santos Silva a financiar a compra dos direitos televisivos do campeonato espanhol, num negócio com contornos labirínticos.

Rui Pedro Soares deu a sua versão desta operação numa entrevista ao PÚBLICO, a 20 de Outubro de 2012, garantindo ter deixado de seguir os contornos do negócio a partir do momento em que a Worldcom foi vendida a Pais do Amaral.

"Foi o meu irmão [Carlos Soares] quem conduziu o processo. Ele teve uma reunião com a Mediapro, que tinha os direitos televisivos da Liga espanhola, no dia 22 de Dezembro [de 2010], em Barcelona. Nesse dia, eles colocaram a hipótese de comprar os direitos da Liga espanhola desde que o negócio fosse realizado até dia 31 de Dezembro. No dia 23 de Dezembro, ele voltou e formalizou o negócio. Era um activo importante e não seria por falta de interessados que deixaria de ser vendido", explicou.

"A ideia que tenho é que o eng. Pais do Amaral foi sempre o comprador daqueles direitos. Sempre. Foi sempre ele o comprador natural dos direitos, independentemente de ter sido o meu irmão a negociar", revelou.


Negócios com Vieira

Ainda no âmbito da Operação Marquês, foi revelado que Rui Pedro Soares tentou promover um encontro de negócios entre Carlos Santos Silva e Luís Filipe Vieira. Tudo se terá passado em Maio de 2014, quando o presidente do Benfica manifestou interesse em participar num projecto de construção de dezenas de milhares de casas na América do Sul, que estava a ser conduzido pelo administrador do Grupo Lena.

Depois de várias tentativas falhadas, devido à agenda preenchida dos dois empresários, o encontro ficou marcado para dia 21 de Maio, no escritório de Vieira no Estádio da Luz. Segundo escutas telefónicas da investigação, Rui Pedro Soares combinou com Carlos Santos Silva chegarem um pouco mais cedo, estacionarem os carros na garagem do recinto e ali acertarem posições acerca da proposta que levariam ao líder "encarnado".

Mas a reunião nunca chegaria a ocorrer porque Vieira disse estar doente. Não seria marcado mais nenhum encontro entre os três.

As relações entre Rui Pedro Soares e Vieira continuaram estreitas, como já acontecia desde o tempo em que patrão do Belenenses SAD era administrador executivo da PT, com responsabilidades nos patrocínios ao futebol. Em Agosto de 2008, a empresa assinou um acordo com os "encarnados" no valor anual de seis milhões de euros, um montante considerável para a época, que incluía o patrocínio das camisolas e do Estádio da Luz, assim como a emissão da Benfica TV na antiga MEO.

Já à frente do futebol profissional do Belenenses, Rui Pedro Soares foi uma peça central na compra dos direitos de transmissão dos jogos da Premier League para a Benfica TV no início de 2013. O clube da Luz terá desembolsado perto de 12 milhões de euros para retirar à SportTV esse exclusivo durante três temporadas, que contribuíram para consolidar o canal do clube como fornecedor de conteúdos desportivos.

No final de 2015, o gestor foi ainda fundamental nas negociações para o acordo multimilionário que o Benfica estabeleceu com a NOS. Um contrato que se prolonga até 2025 e que renderá 400 milhões de euros ao clube lisboeta.

Antes, no início de 2015, em resposta a acusações do FC Porto – de quem é adepto confesso, tendo sido homenageado com o Dragão de Ouro – de "vassalagem" ao Benfica, Rui Pedro Soares revelou ter ajudado o clube a comprar o Porto Canal. "Apresentei os proprietários do canal ao FCP. Num momento em que o FCP não tinha condições financeiras para comprar o Porto Canal, a Administração do FCP pediu-me ajuda para o conseguir", contou, garantindo não ter cobrado pelo serviço "nem um euro".

https://www.publico.pt/2020/08/26/desporto/perfil/rui-pedro-soares-facilitador-negocios-1929243

Citação de: Vitor84 em 26 de Agosto de 2020, 08:29
Os adiantamentos do Benfica

Contas da Belenenses SAD revelam acordos com os "encarnados" para a cedência de direitos de preferência e de opção em relação a jogadores que nunca foram exercidos.


As boas relações entre Rui Pedro Soares e Luís Filipe Vieira têm tido reflexos na Belenenses SAD. Ao longo dos últimos anos, a SAD do Benfica tem investido largas centenas de milhares de euros no seu adversário lisboeta, por direitos de opção ou de preferência de jogadores que nunca foram exercidos. Em alguns casos estes negócios assemelham-se a autênticos empréstimos, como se pode constatar no Processo Especial de Revitalização (PER) que foi homologado à sociedade.

A 4 de Abril de 2014, as duas SAD estabeleceram um contrato, no qual os "encarnados" pagaram 600 mil euros, a título de antecipação por um eventual direito de preferência ou direito de opção na aquisição dos direitos desportivos e uma percentagem (de 30%) numa futura venda dos direitos económicos de seis jogadores do plantel do Belenenses: Alfredo Kulembe Ribeiro (conhecido como Fredy), Fábio Sturgeon, Filipe Ferreira, Matthew (Matt) Jones, Ramilton Rosário (Rambé) e Tiago Silva.

Mas, logo no final de Julho de 2014, menos de quatro meses após o acordo e pouco menos de um ano antes da data limite para os "encarnados" poderem exercer os seus direitos em relação aos jogadores, a Belenenses SAD requereu um PER, onde o Benfica iria surgir como credor de 600 mil euros.

"Até à data não foi exercido pela reclamante [Benfica SAD] qualquer dos referidos direitos, não indicando que tal venha a ocorrer até 30-6-15 [data limite estabelecida entre as duas SAD para a vigência deste acordo], razão pela qual a quantia que reclama será exigível àquela data", defendeu o administrador judicial da Belenenses SAD, nomeado pelo tribunal a 30 de Julho de 2017, na apresentação da primeira lista provisória de credores, a 2 de Outubro de 2014. Face a isto, os "encarnados" acabariam por ser excluídos da segunda listagem.

A decisão foi impugnada pela SAD do Benfica, a 20 de Janeiro de 2015, com a justificação de que o contrato entre as partes ficou extinto pela alteração das circunstâncias financeiras da sociedade gerida por Rui Pedro Soares. O juiz acabou por acatar os argumentos do clube da Luz, que constou da listagem final, mas apenas com 250 mil euros de créditos, tendo votado favoravelmente à aprovação do PER, ao contrário da SAD do Marítimo, outra das credoras.
"Nós cumprimos com o Benfica o acordo"

No PER homologado pelo tribunal, a dívida do Benfica surge como "crédito sob condição", tendo sido atribuídos à sociedade liderada por Luís Filipe Vieira apenas 250 mil euros de créditos para efeitos de votos na assembleia geral de credores, onde o plano viria a ser aprovado por esmagadora maioria.

Já nas contas da Belenenses SAD relativas à temporada de 2015-16, é referido na rubrica "Adiantamentos de Clientes" que foi recebida uma verba do Benfica de 365.041,50 euros "referente ao direito de opção/preferência sobre quatro atletas não exercido". Não há nenhuma referência ao nome dos futebolistas em questão. Este valor repete-se nas contas de 2016-17 e no exercício de 2017-18, o montante baixa para 307.405,25 euros, desaparecendo nas últimas contas aprovadas (2018-19).

Ao PÚBLICO, Rui Pedro Soares garantiu que estes valores fazem parte da antiga dívida dos 600 mil euros. "Passaram a ser apenas quatro jogadores, porque os restantes tinham saído, entretanto. É o mesmo dinheiro. Nós cumprimos com o Benfica o acordo que tínhamos assinado", explicou, assegurando também que todos os restantes pagamentos a credores estabelecidos no âmbito do PER "estão absolutamente em dia".

"Eram 100 mil euros por jogador e os 30% da percentagem que o Benfica tinha nos passes era uma garantia no caso de serem transferidos. Se o jogador fosse vendido e o Benfica não exercesse os seus direitos, devolveríamos os 100 mil euros", prosseguiu, considerando que a Belenenses SAD fez "um negócio excelente".

https://www.publico.pt/2020/08/26/desporto/noticia/adiantamentos-benfica-1929267

É só mais uma voltinha...  :estrelas:


Sempre o nome do grande presimente e do Benfica envolvidos nestes "negócios" da treta.

darth vader

Citação de: cmarg1971 em 26 de Agosto de 2020, 08:47
Confirma-se que a ausência da final de ontem era porque estava doente.
Teve delírios causados pela novela Cavani e começou a negar acordos que nunca existiram.


Fica muitas vezes doente, este senhor, quando TEM de ver jogos do Benfica. Então se não for da equipa principal ui ui.

Que dê mais atenção à saúde e que tire a sua reverência em Outubro.

O que interessa é ter saúde. Pelo bem do Benfica.

Iron Mask

Citação de: Damon_Fryer em 26 de Agosto de 2020, 08:37
Agora que já não vem, até o Rui Pedro Braz já diz que o Cavani vai fazer 34 anos em Fevereiro ( antes dizia que  tinha 33 😀), e que só marcou 7 golos na época passada e que tem curiosidade em ver que clube o Cavani vai escolher...

Odeio a cartilha e os respectivos cartilheiros...

A cartilha do RPB é a do Mendes e não a do Vieira. Percebo a confusão porque muitas vezes defendem o mesmo. Mas são coisas diferentes.

Red_turtle

Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Agosto de 2020, 08:47
Citação de: MFMoedas em 26 de Agosto de 2020, 08:46
Mais uma final onde não meteste os cotos. Nem tu nem ninguém. Que vergonha de direcção.
pelo menos o Rui Costa estava lá.

Alguem sabe qual era o jogo, que ele estava a jogar no tlm, é para um amigo  :coolsmiley:

Kurt Cobain 10

Citação de: Red_turtle em 26 de Agosto de 2020, 09:19
Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Agosto de 2020, 08:47
Citação de: MFMoedas em 26 de Agosto de 2020, 08:46
Mais uma final onde não meteste os cotos. Nem tu nem ninguém. Que vergonha de direcção.
pelo menos o Rui Costa estava lá.

Alguem sabe qual era o jogo, que ele estava a jogar no tlm, é para um amigo  :coolsmiley:
estava a falar com o cavani no WhatsApp.

MFMoedas

Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Agosto de 2020, 09:24
Citação de: Red_turtle em 26 de Agosto de 2020, 09:19
Citação de: Kurt Cobain 10 em 26 de Agosto de 2020, 08:47
Citação de: MFMoedas em 26 de Agosto de 2020, 08:46
Mais uma final onde não meteste os cotos. Nem tu nem ninguém. Que vergonha de direcção.
pelo menos o Rui Costa estava lá.

Alguem sabe qual era o jogo, que ele estava a jogar no tlm, é para um amigo  :coolsmiley:
estava a falar com o cavani no WhatsApp.

Estava no Flightradar obviamente.

AnotherDoom

Um presidente de um clube histórico como Benfica, conhecido e reconhecido como tal em todo o mundo, que quando tem uma final europeia com outro clube de grandeza igual (Real Madrid) que considera mais importante ficar em Lisboa a tratar de mais uma negociatas, da mesma forma que optou por ir tratar de umas escrituras de terrenos, deixando para alguém uns documentos assinados para vender o Simão Sabrosa, só o melhor jogador na altura, é bem representativo de qual é a prioridade e do quanto se está a borrifar para o Benfica.

Estar numa final, transmitida para N países ao lado do representante máximo de outro grande clube vale bem mais que qualquer "escritura de terrenos".... para o Benfica.

Iron Mask

Citação de: MFMoedas em 26 de Agosto de 2020, 08:46
Mais uma final onde não meteste os cotos. Nem tu nem ninguém. Que vergonha de direcção.

Ficou a tratar de umas escrituras garotão.

xiribiti

O Sr presidente tem realmente muito azar na vida.

Não pode dar um passo que não tropece num vigarista, e não faça logo negócios com ele...

::)

Innuendo

O correio da manhã diz que LFV não perdoa Cavani.

Macho

Bora votar nele.

4 more years!!

Red2802

Citação de: francisco em 25 de Agosto de 2020, 19:05
Nem se digna a aparecer na final dos putos.

Presidente absolutamente degradante.

Mais respeito pelo presidente que se encontra doente depois de ter contraído Cavanite 21.

Ainda não se sabe bem o que é por isso convém uns Díaz em observação.

samarras

Citação de: xiribiti em 26 de Agosto de 2020, 09:40
O Sr presidente tem realmente muito azar na vida.

Não pode dar um passo que não tropece num vigarista, e não faça logo negócios com ele...

::)
O Senhor Presidente encontra-se com problemas de saúde, exige-se mais respeito sff.

samarras

Citação de: Red2802 em 26 de Agosto de 2020, 09:46
Citação de: francisco em 25 de Agosto de 2020, 19:05
Nem se digna a aparecer na final dos putos.

Presidente absolutamente degradante.

Mais respeito pelo presidente que se encontra doente depois de ter contraído Cavanite 21.

Ainda não se sabe bem o que é por isso convém uns Díaz em observação.
Epah, tivemos os dois o mesmo pensamento, fonix.

VIVA O GRANDE LÍDER, VIVA! :bow2:

nwpt

Citação de: samarras em 26 de Agosto de 2020, 09:48
Citação de: xiribiti em 26 de Agosto de 2020, 09:40
O Sr presidente tem realmente muito azar na vida.

Não pode dar um passo que não tropece num vigarista, e não faça logo negócios com ele...

::)
O Senhor Presidente encontra-se com problemas de saúde, exige-se mais respeito sff.
Lol... Deixem o homem pá... Coitadito.

BENFIKA

Citação de: Innuendo em 26 de Agosto de 2020, 09:44
O correio da manhã diz que LFV não perdoa Cavani.

Macho

Bora votar nele.

4 more years!!

Como é óbvio isso é treta.
Nunca o Vieira ia recusar um negócio que lhe ia dar uma ajuda considerável nas eleições, que ia ser uma das maiores contratações do futebol português e que ainda por cima ia reforçar o seu titulo de negociador implacável  :buck2:

Ele que se ponha a encomendar muitas noticias que do outro lado ainda leva resposta e fica mal.