Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Skjaer

Citação de: Gottschalk em 27 de Outubro de 2015, 21:55
Citação de: Skjaer em 27 de Outubro de 2015, 21:51
Estrutura é um termo em voga, mas seria interessante pensarmos um bocadinho no que significa para assim perceber se a do Benfica de facto funciona...ou não.

O Benfica tem infraestruturas de excelência. Está devidamente organizado. E tem, geralmente, bons empregados a trabalhar no clube. Isso tem.

Mas, evidentemente, isso por si só não ganha nada. É apenas um esqueleto. É preciso uma direcção desportiva sagaz e competente e um treinador acima da média.

O Benfica nesta altura tem um treinador que não faz a diferença (pelo menos para melhor), ao contrário dos últimos anos em que teve um treinador muito bom e continua a gerir muito mal os seus planteis a cada época, e isto já era assim no tempo de Jorge Jesus, agora com a menor qualidade do treinador essas falhas na gestão do plantel ficam a nu perante todos.

Nas restantes componentes é como dizes, o Benfica parece gerido de forma exemplar e por profissionais de elite.

Irritante e até revoltante é perceber que os problemas do Benfica actual não são de fundo e são até, julgo eu, de fácil resolução: Contratar um treinador competente e passar a comprar menos, muito menos, e apostar na qualidade dos profissionais contratados.
O Benfica costuma contratar entre 12 e 15 jogadores por ano e investe algo entre 20 e 35 milhões a cada época, se investisse estes valores apenas nas carências evidentes do plantel estou convencido que estaríamos num patamar competitivo substancialmente mais elevado.

Vieri

Estamos a fazer leituras parecidas mas de ângulos diferentes.
Eu gosto muito de ler nas entrelinhas, porque nas linhas raramente se lê alguma coisa de jeito.
Acho sinceramente que ele criou uma coisa que o deslumbrou, depois o orientou no pior sentido e, pior, o libertou para aquilo que ele faz pior.

Portuguese Giants

Citação de: Gottschalk em 27 de Outubro de 2015, 22:41
Citação de: Vieri em 27 de Outubro de 2015, 22:34
Citação de: Gottschalk em 27 de Outubro de 2015, 21:49
Citação de: Vieri em 27 de Outubro de 2015, 21:43
Citação de: Génio da Luz em 27 de Outubro de 2015, 20:56
TUDO DITO... TUDO.....SEM TIRAR NEM PÔR...


https://www.youtube.com/watch?v=RgyZY7spJRs 

BINGOOOOOOOOOOOOOOO

Estrutura banano-burguesa!

Somos uns pseudo golias a levar pedradas de tudo que é david e sem responder.
Somos grandes demais, superiores demais, mas já sangramos de morte, morremos um pouco a cada nova pedrada.
Ver-go-nha!

Crítica incipiente à postura da "estrutura burguesa" na qual magicamente não se insere o homem que realmente puxa os cordelinhos e manda no Benfica: o presidente.

É rir para não chorar.

Sou tentado a dar-te razão, mas gostei especialmente dessa parte, porque me ajuda a perceber algumas coisas.
Todos sabemos que o Vieira tem muitos defeitos, mas nunca foi isto. Nunca se calou, nunca fugiu à guerra.

O problema é que neste processo que abomino de transformação galopante de um grande clube numa empresa, perdeu-se algures a alma.
Como há muito digo, este Benfica não tem garra, não tem paixão.
Tudo é estudado, tudo é decidido por um séquito de gajos pagos para pensar o que dizer, o que não dizer, o que escrever para o presidente dizer, o que esconder...
É tudo artificial, sem alma, empresarial.

O vieira deixou-se levar por isto e faz o pior que podia fazer, ocupa-se do futebol.

Quando mais precisávamos de um verdadeiro líder, que nos defendesse e inspirasse, temos um presidente a ser comandado por um gabinete, de calções e bloco na mão a brincar a manager de futebol, coisa para a qual já demosntrou não ter a mínima competência.

Vieri, o "séquito de gajos" de que falas foi escolhido a dedo pelo Vieira. Todos eles existem, e respiram, simplesmente por que e quando ele quer.

Um vice-presidente do clube não pode falar levianamente do aburguesamento da estrutura, eximindo de responsabilidades o presidente, quando toda a gente com um palmo de testa sabe que é Vieira quem manda de modo absoluto no clube, em particular no futebol no qual toma as rédeas da gestão diária.

As críticas de RGS nem conseguem ser críticas de substância pois nem à estrutura fantasma ele consegue apontar o dedo pela MANIFESTA falta de competência. Apenas critica a postura. E, claro, como cão fiel, exclui a única pessoa realmente responsável por tudo: o presidente.

Redundância. RGS não tem substância nenhuma.



Mannschaft

Citação de: Gottschalk em 27 de Outubro de 2015, 21:47
Estamos a voltar em força aos anos em que a "estrutura" governava por excelência sozinha o futebol do Benfica (2006-2009): 3º, 4º, 3º. Mediocridade total.

E pensar os orgasmos que se viu por aqui quando exibiram o filme de propaganda na pré-época sobre o Seixal e a "estrutura." Meu Deus.
O problema do Benfica é social. O problema do Benfica vem da sociedade portuguesa, uma sociedade de pessoas, na generalidade, mal informadas, pouco dadas à cultura geral, humildes, trabalhadoras e que vêm o futebol apenas como um escape à rotina dolorosa do dia-a-dia. Pessoas mal informadas tendem a seguir vozes de comando, tendem a ser facilmente ludibriadas por campanhas, promessas, etc. É assim o típico sócio do Benfica.

E pela enésima vez, eu não estou a criticar ninguém! É um problema social que vem da altura do Estado Novo e pós 25 de Abril.

Como já ficou provado várias vezes, este fórum não representa nem 5% do universo benfiquista, que é de uma grandeza quase inimaginável. Aqui as pessoas têm acesso à informação, notícias boas e menos boas, opiniões mais e menos desenvolvidas, podem esclarecer questões e obter respostas imediatamente. Aqui as pessoas podem ter opiniões informadas e com bases bem fundamentadas. E não estou a tomar nenhum partido "pró ou contra" Vieira, porque há aqui pessoas informadas com os dois tipos de posição face ao presidente!

Claro que se houvesse mais pessoas informadas, nomeadamente a esmagadora maioria de sócios com 50 votos, mais candidatos se chegariam à frente para concorrer contra Vieira. Não há candidatos que se cheguem à frente por um simples motivo: sabem que não têm a mínima hipótese de ganhar e uma eventual candidatura só lhes iria prejudicar a imagem pessoal e vida profissional.

Portuguese Giants

Citação de: Skjaer em 27 de Outubro de 2015, 22:43
Citação de: Gottschalk em 27 de Outubro de 2015, 21:55
Citação de: Skjaer em 27 de Outubro de 2015, 21:51
Estrutura é um termo em voga, mas seria interessante pensarmos um bocadinho no que significa para assim perceber se a do Benfica de facto funciona...ou não.

O Benfica tem infraestruturas de excelência. Está devidamente organizado. E tem, geralmente, bons empregados a trabalhar no clube. Isso tem.

Mas, evidentemente, isso por si só não ganha nada. É apenas um esqueleto. É preciso uma direcção desportiva sagaz e competente e um treinador acima da média.

O Benfica nesta altura tem um treinador que não faz a diferença (pelo menos para melhor), ao contrário dos últimos anos em que teve um treinador muito bom e continua a gerir muito mal os seus planteis a cada época, e isto já era assim no tempo de Jorge Jesus, agora com a menor qualidade do treinador essas falhas na gestão do plantel ficam a nu perante todos.

Nas restantes componentes é como dizes, o Benfica parece gerido de forma exemplar e por profissionais de elite.

Irritante e até revoltante é perceber que os problemas do Benfica actual não são de fundo e são até, julgo eu, de fácil resolução: Contratar um treinador competente e passar a comprar menos, muito menos, e apostar na qualidade dos profissionais contratados.
O Benfica costuma contratar entre 12 e 15 jogadores por ano e investe algo entre 20 e 35 milhões a cada época, se investisse estes valores apenas nas carências evidentes do plantel estou convencido que estaríamos num patamar competitivo substancialmente mais elevado.

Vejo futebol desde o inícoo dos anos 90, nunca assisti a uma gestão exemplar do plantel do Benfica até hoje.


stanley

LFV quis responder depois de vencer a supertaça. Perdeu, silêncio.

LFV quis responder depois do derby no campeonato. Perdeu, silêncio.

Resumindo, ou ganha o derby da taça, ou a estrutura só volta para o ano.

Godescalco

Citação de: Vieri em 27 de Outubro de 2015, 22:45
Estamos a fazer leituras parecidas mas de ângulos diferentes.
Eu gosto muito de ler nas entrelinhas, porque nas linhas raramente se lê alguma coisa de jeito.
Acho sinceramente que ele criou uma coisa que o deslumbrou, depois o orientou no pior sentido e, pior, o libertou para aquilo que ele faz pior.

O RGS quer o poleiro. É a conclusão a que se chega das suas intervenções "entre linhas" de há uns anos a esta parte.

Se Deus quiser, nunca há-de ter. Tipo medíocre.

202fff

Citação de: CitriC em 27 de Outubro de 2015, 12:58
Citação de: 202fff em 27 de Outubro de 2015, 11:55
Em relação directa com este jogo e com o presente campeonato, a Administração fez duas apostas globais estratégicas, as quais estão a ser desastrosas e têm tudo para vir a não se endireitar:
a) Trocar de treinador (o problema, como já muitos disseram, não foi a saída do Jesus, mas sim não terem capacidade/argúcia para arranjar outro do mesmo nível);
b) Não responder aos vários ataques fortes da escumalha nas últimas 3 semanas (se não responderam, o Benfica devia ter dado a resposta dentro de campo, não o tendo feito e ainda sendo vergados resultou numa humilhação completa).

Diz-se que o LFV gere o clube como uma empresa. Sucede que, se isso fosse verdade, após estas duas falhas estrondosas algo teria que mudar. Mas nada vai mudar, como nunca mudou.

Vou dar um exemplo concreto e puramente teórico: Supondo que a Coca-Cola é líder mundial nos últimos anos na venda daquele refrigerante, tem as melhores infraestruturas, os melhores profissionais, a tecnologia mais avançada. Supondo que a Pepsi (ou outra fabricante), apesar de vários períodos positivos, de grandes vendas e de equilíbrio concorrencial, nunca conseguiram chegar as calcanhares da Coca-Cola, seja a nível de vendas, de qualidade, de prestígio, etc.

Imaginemos que, de um momento para o outro, na conjuntura de um período de crise que vivemos, a Administração da Coca-Cola resolve:
-   Alterar o director-geral porque, apesar de o considerar um dos melhores naquela área, este é um indivíduo sem princípios, que ganha muito bem e que, além disso, só quer ter as melhores matérias primas disponíveis no mercado;
-   Poupar na matéria prima, utilizando em excesso produtos locais que, apesar de ainda não estarem suficientemente desenvolvidos, já apresentam sinais de no futuro estarem à altura da matéria-prima anterior;
-   Contratar um novo director-geral da Spur Cola, não dos melhores da área, mas uma excelente pessoa e com grande conhecimento na nova matéria prima.

Por sua vez, neste "conto", a Pepsi:
-   Contratou a "peso de ouro" o anterior director geral da Coca-Cola;
-   Apesar de não ter dinheiro para tal, comete loucuras para investir em melhores matérias;
-   Sabendo do domínio da Coca-Cola nas vendas e, principalmente, na história e no prestígio, começa por tentar atacar esse prestígio e historial da Coca-Cola – principalmente através de anúncios e da comunicação social – para, desde logo, atacar as vendas e describilizar o produto concorrente.

Os resultados imediatos foram os seguintes:
-   Como a Coca-Cola optou por não reagir aos ataques da Pepsi, viu o seu produto começar a perder prestígio;
-   A Pepsi aumentou as vendas e a Coca-Cola decresceu as vendas, sendo que, em alguns locais do globo, a Pepsi ultrapassou mesmo a Coca-Cola em vendas.

Eu creio que todos sabemos qual seria a reacção da Administração da Coca-Cola neste caso hipotético:
a)   Reestruturar o plano traçado que levou ao decréscimo de vendas, fazendo um equilíbrio necessário e criterioso na escolha das matérias primas locais e exteriores;
b)   Após uma escolha criteriosa e exaustiva, contratar um novo director-geral que fosse um dos melhores daquela área e tivesse os princípios mínimos que a marca defenda;
c)   Ter uma reacção eficaz, inquestionável e sustentada que abalasse de forma definitiva a Administração da Pepsi e a própria marca.

Se a Administração gere o Benfica de uma forma empresarial, então era isto que devia fazer. Vamos ver se o fará. Se não o fizer – como é o mais provável – é porque não gere de uma forma empresarial.

P.S. Peço desculpa pela referência à Coca-Cola vs. Pepsi. Podia ser ao contrário. Gosto das duas de forma igual e são ambas excelentes  :)


interessante. não fazia ideia. Isso da pepsi / coca-cola aconteceu quando? 

Não aconteceu, apenas quis apresentar uma imagem de qual seria a reacção de uma grande empresa dominadora (como o Benfica) a uma situação similar

Dennis

Citação de: LeandroSLB em 27 de Outubro de 2015, 21:19
A Estrutura é um mito.

Eu até aceito que se possa chamar "estrutura" a tudo aquilo que foi mostrado naquela propaganda "norte-coreana" dos programas da SIC.
Que possa ser toda a infraestrutura do Seixal, o software, a maquinaria, os arquivos, as filmagens, pessoal especializado a rodear a equipa, enfim, todas as condições que são dadas.
Mas trocava isso tudo por uma equipa de qualidade, com um treinador que sabe o que faz. Preferia que treinassem num pelado e se equipassem num balneário imundo, mas fossem jogadores de topo, bem treinados.
De que vale essa "estrutura" sem treinador e sem jogadores ao nível do Benfica?

GlennStrombergh

Eu só espero que no caso de haver candidatura concorrente que possa pelo menos fazer sentir o "bafo" de uma oposição, aqueles que são críticos como eu e que aqui se dão ao trabalho de defender essa posição, tenham votos para entregar no dia das eleições. Eu tenho e não vou em propagandas.

VIVA O BENFICA!

Pedro84

Ainda não despediste o teu amigo? Nem o vais fazer, né? Talvez para o mês que vem...

Enzo90

Citação de: Gottschalk em 27 de Outubro de 2015, 22:52
Citação de: Vieri em 27 de Outubro de 2015, 22:45
Estamos a fazer leituras parecidas mas de ângulos diferentes.
Eu gosto muito de ler nas entrelinhas, porque nas linhas raramente se lê alguma coisa de jeito.
Acho sinceramente que ele criou uma coisa que o deslumbrou, depois o orientou no pior sentido e, pior, o libertou para aquilo que ele faz pior.

O RGS quer o poleiro. É a conclusão a que se chega das suas intervenções "entre linhas" de há uns anos a esta parte.

Se Deus quiser, nunca há-de ter. Tipo medíocre.

Nada é pior que este vieira

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Enzo90 em 27 de Outubro de 2015, 23:07
Citação de: Gottschalk em 27 de Outubro de 2015, 22:52
Citação de: Vieri em 27 de Outubro de 2015, 22:45
Estamos a fazer leituras parecidas mas de ângulos diferentes.
Eu gosto muito de ler nas entrelinhas, porque nas linhas raramente se lê alguma coisa de jeito.
Acho sinceramente que ele criou uma coisa que o deslumbrou, depois o orientou no pior sentido e, pior, o libertou para aquilo que ele faz pior.

O RGS quer o poleiro. É a conclusão a que se chega das suas intervenções "entre linhas" de há uns anos a esta parte.

Se Deus quiser, nunca há-de ter. Tipo medíocre.

Nada é pior que este vieira


Há sempre pior...infelizmente.

trucatruca


Despertar

"Do ceu ao inferno em poucos meses"
      subtitulo: Estrutura procura-se. Alvissaras

proximo documentario do Nuno Luz  :smokin: