Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Iron Mask

Próximo mandato vai ser penoso.

Deve ser o último antes de ir curtir a fortuna vai ser rapar o tacho até fazer buraco no fundo.

cristiano_1904

Daily reminder que o tópico do Rui Costa e do Mendes ainda não estão abertos e isto tem que ser revisto rapidamente.

RUA com quem não faz nada pelo Benfica.

Dia 1.

Chappu

Citação de: magoslb em 21 de Novembro de 2019, 10:44
Citação de: Perth em 21 de Novembro de 2019, 08:59
Citação de: magoslb em 20 de Novembro de 2019, 21:23
Citação de: Ricardo Cavalkante em 20 de Novembro de 2019, 21:13
Citação de: magoslb em 20 de Novembro de 2019, 07:54
Citação de: xiribiti em 20 de Novembro de 2019, 07:41
Não esquecer as 2 CL a UEFA  e a LE ganha pelo seu outro clube do coração

Podem fazer as lavagens que quiserem, os números ninguém os apaga, a era Vieira no Benfica coincide com a melhor era da história do porto. Obtiveram 10 campeonatos, 2 LE, 1  LC e uma TI.

" O maior presidente da história do Benfica" permitiu que isto acontecesse.

Fica para reflexão.
Portanto, o Benfica naquela altura estava financeiramente, pior que o Sporting actualmente. Tal como o Sporting agora, o Benfica não tinha condições para competir de igual para igual com os corruptos, e nem conto com as benesses dos apitos e o crl! Contudo, no mundo dos unicórnios, ganhar naquela altura,  era dado adquirido. Tá certo

Quando o porco ganha a 2a LE em 2011 já o presi tinha prometido há muito que o Benfica ia ser maior que o Real Madrid. Claro que pelo meio, entre 2005 e 2011, afirmou que "se calhar fez mal aos benfiquistas ganharem um título em 2005".

Mas pronto, isto para o Benfica criado em 2001 está fantástico.

Obrigado por te lembrares agora dum post meu feito antes das 8h da manhã. Agradeço.
Estavamos tao mal que quando este senhor entrou ja andavamos a pagar 12M pelo Simao Sabrosa. Que no inicio dos anos 2000 era o equivalente a uns 30 milhoes hoje em dia. E ainda encontramos um poco de petroleo para construir um estadio novo.

E vao la ver o plantel do FCP campeao europeu, quem eram as vedetas da equipa e quanto custaram. Mas cuidado, podem descobrir que contas feitas talvez o plantel do Benfica era mais caro ou de igual valia.

O porto europeu teve um contributo benfiquista de proporções bíblicasl, só um Mourinho dado de mão beijada. Era preciso um espião na equipa dum treinador que já sabia mais de futebol que a estrutura toda junta.

Ainda bem que não sou o único a lembrar-me do Simão l. Ainda no outro dia referi isso, mas às vezes parece algo que nem ocorreu, passa completamente ao lado. O tal Benfica falido, era só pedras da calçada, no princípio do século arrancou com um Simão vindo do Barcelona por 12M(à altura a transferência mais cara era de Figo por 60M do Barça para o Real), o que era um valor brutal para o futebol português. Foi o jogador mais caro do Benfica até há muito pouco tempo. Agora no momento mais "mais pujante" da história do clube, vêm Yonys.

"A dívida do Benfica não assusta ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso europeu, para não dizer mundial." – 21/09/2006.


Já agora, pq foi só há quase 8 anos,


"Vamos baixar as quotas e os bilhetes até Janeiro. Esta medida já estava a ser pensada e não é demagogia. Quero um estádio sempre cheio e não meia casa." - 2012.

Alguém viu o valor das quotas baixar?

Areia, areia e mais areia.

A Netflix não se paga sozinha.

xiribiti


fact121


Foi mostrado um ao utilizador em questão por ter excedido o nº de amarelos permitidos.
O utilizador estará banido durante 21 dias.

_JonasThern_

Parabéns por mais uma jornada europeia à Benfica. Ao teu Benfica. Safa-se o volei porque ainda não deves ter percebido que o treinador e a equipa são dos bons senão já os tinhas despachado também.

Baron_Davis

quer lá saber do futsal, nem deve saber o nome de um par de jogadores

Brain

Isto de andar a renovar os contratos de meio em meio ano tem de ser marosca, alguém anda a meter dinheiro ao bolso...

AnotherDoom

Citação de: Brain em 21 de Novembro de 2019, 12:26
Isto de andar a renovar os contratos de meio em meio ano tem de ser marosca, alguém anda a meter dinheiro ao bolso...

CitaçãoO Benfica é o clube que paga mais comissões na transferência de jogadores, como também na renovação de contratos, tendo despendido no espaço de um ano, entre 1 de abril de 2018 e 31 de março de 2019, quase 18 milhões de euros, quase mais dois milhões do que o FC Porto e mais oito milhões do que o Sporting, segundo os números divulgados esta sexta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol.

Os números do Benfica dizem respeito a um total de 36 transações envolvendo intermediários, doze relativas à compra e vendas de jogadores e outras 24 relativas a renovações de contratos. A FPF divulga apenas o valor total que o Benfica pagou aos intermediários ou representantes dos jogadores – 17.883.893,02€ - mas não revela os valores parciais.

https://maisfutebol.iol.pt/liga/sporting/benfica-volta-a-ser-o-que-paga-mais-comissoes-a-intermediarios

Achas?

BENFIKA

Ha que pagar comissões pra manter toda a gente contente.

pjmorce



nuno16577

Citação de: Brain em 21 de Novembro de 2019, 12:26
Isto de andar a renovar os contratos de meio em meio ano tem de ser marosca, alguém anda a meter dinheiro ao bolso...
Só não vê quem não quer.


Avante

Citação de: danny82 em 21 de Novembro de 2019, 13:30
https://eco.sapo.pt/opiniao/nem-8-nem-80-benfica-da-premio-de-81/

CitaçãoA SAD liderada por Luís Filipe Vieira foi alvo de uma OPA por parte da SGPS liderada por Luís Filipe Vieira que vai comprar ações do acionista Luís Filipe Vieira com um prémio de 81%.

Foi em 2006 que a Sonae lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom. Belmiro de Azevedo propôs-se a pagar 9,50 euros por cada ação da PT, mas, no início de 2007, os títulos da operadora já negociavam em bolsa acima dos 10 euros, com os investidores a especularem que o patrão do grupo Sonae iria rever em alta o preço da OPA.

Na altura, confrontado com este facto, Belmiro de Azevedo disse uma daquelas frases que ficou para a história do mercado de capitais em Portugal: "Pago mais se descobrir um poço de petróleo debaixo da sede da Portugal Telecom".

Esta história vem a propósito da OPA que a Sport Lisboa e Benfica SGPS lançou esta semana sobre o capital da SAD do próprio Benfica, oferecendo um prémio estrondoso e inaudito de 81%. Nem 8, nem 80, o prémio é de 81%.

Numa altura em que o Benfica está a mudar o relvado do estádio da Luz, é caso para perguntar se Luís Filipe Vieira encontrou algum poço de petróleo quando estava a mudar a relva?

Esta OPA da Benfica SGPS sobre a Benfica SAD levantas várias dúvidas.

A primeira é naturalmente o preço. As ações da SAD estavam a cotar em bolsa a 2,76 euros e a SGPS propõe-se na OPA a pagar 5 euros por cada título, ou seja, um prémio de 81%. É razoável do ponto de vista financeiro pagar um prémio tão elevado por uma OPA que é voluntária, não obrigatória? Faz sentido desembolsar 32 milhões de euros para comprar uma fatia de capital de uma SAD sobre a qual já se tem o controlo total e absoluto?

O capital da SAD do Benfica está completamente blindado. 40% das ações são da categoria A, têm direitos especiais e estão nas mãos do clube. Das ações da categoria B (cotadas em bolsa), a Benfica SGPS controla 23,65% e o presidente Luís Filipe Vieira 3,28%, ou seja, já são imputados ao Benfica dois terços do capital da SAD. Se a OPA parcial tiver sucesso, o Benfica ficará com 95%.



O parágrafo anterior creio que também deita por terra aquela outra tese de que o Benfica estará a lançar uma OPA para se defender preventivamente de algum eventual ataque de um fundo abutre que poderia querer entrar no capital da SAD de forma hostil. Com o controlo quase absoluto da SAD, a águia está completamente a salvo de qualquer ataque de um abutre ou de um outro passaroco qualquer.

Isto levanta uma segunda questão: se o Benfica com 67% da SAD tem basicamente o mesmo poder que terá com 95%, então porquê lançar a OPA?

A justificação oficial aparece no anúncio preliminar da OPA: afirma a sociedade que o preço visa "assegurar que os acionistas que adquiriram as suas ações na oferta pública de distribuição em 2001 possam vender a um preço semelhante ao preço nominal a que as mesmas foram então subscritas (1.000 escudos, ou seja, 5 euros), permitindo-se, reflexamente, nos termos legais, aos demais acionistas venderem ao mesmo preço".

Benfica, uma SGPS ou uma IPSS?
Por que motivo o Benfica vai ressarcir os investidores que perderam dinheiro em bolsa? É uma SGPS ou uma IPSS? Quem perdeu o dinheiro achava que estava a fazer um depósito bancário no Benfica? Se é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SAD, tem de defender os interesses dos acionistas do clube, também é verdade que Luís Filipe Vieira, presidente da SGPS, tem a obrigação de defender os interesses patrimoniais da sociedade e do clube do qual também é presidente da direção.

Mesmo que fizesse sentido esse argumento de ressarcir aqueles que perderam dinheiro a investir em bolsa, e não faz, se quisesse realmente compensar os investidores teria outras formas de o fazer, nomeadamente através da distribuição de dividendos. Ou não quer que os seus acionistas tenham de pagar impostos ao Estado?

O argumento de devolver o dinheiro que eles investiram em 2001 perde todo o sentido quando se olha para a estrutura acionista da SAD e se vê que muitos dos atuais acionistas nem sequer lá estavam em 2001, pelo menos com posições relevantes. É o caso da Olivedesportos, da empresa de produtos alimentares Quinta de Jugais ou de José António dos Santos. E de outros tantos milhares de acionistas que foram vendendo as suas ações ao longo dos últimos quase 20 anos.

Esta história tem abutres, águias e ainda mais aves. José António dos Santos é dono da Valouro, empresa que se dedica à produção e comercialização de aves, sendo atualmente o maior acionista do Benfica em nome individual, com 12,71% do capital. José António dos Santos é o exemplo de um investidor que não era acionista em 2001 e que agora vai encaixar 14 milhões de euros na OPA. Há dois anos comprou ações do Benfica a 1 euro e agora pode vendê-las a 5 euros. Jackpot.

A outra dúvida que levanta esta OPA é por que razão é uma oferta parcial e não total? Num cenário em que todos aceitem a oferta, não faria mais sentido baixar o valor do prémio da OPA e com o que se poupa alargar a oferta a todas as ações dispersas em bolsa? Se esta oferta tiver sucesso, e não levando em linha de conta os 3,28% detidos por Luís Filipe Vieira, o Benfica ficará com apenas 5% do seu capital disperso. Faz sentido continuar cotado com um free float tão reduzido?

Finalmente, a última dúvida que suscita esta OPA é um aparente conflito de interesses. Luís Filipe Vieira aparece do lado do comprador e do vendedor. Numa OPA parcial, está proibido de vender as suas ações, mas fez um acordo com o Benfica para que quando ele e os restantes membros dos órgãos sociais cessarem funções, terem direito a vender as suas ações pelos mesmos 5 euros da OPA.

Filipe Garcia, economista da IMF, dizia ontem ao Jornal de Negócios, que os "órgãos sociais estão a definir um preço para eles próprios saírem do capital" e que estão "a decidir em causa própria". Numa OPA em que existe esta suspeita de "decidir em causa própria", e com um prémio tão estapafúrdio de 81%, os benfiquistas deveriam confrontar o presidente com estas dúvidas e não fazer o papel de avestruzes. Numa história com tantos pássaros, enterrar a cabeça na areia não é a melhor estratégia.

No caso de Luís Filipe Vieira, quando sair do Benfica poderá vender as suas ações aos 5 euros da OPA e levar para casa 3,8 milhões de euros. Com esta OPA, ajuda-se a si próprio, ajudando os outros.

Em 2007, depois da estreia do Benfica em bolsa, Joe Berardo também chegou a lançar uma OPA sobre o Benfica com um prémio de 30% para, segundo ele, "ajudar o clube do coração". Aparentemente os benfiquistas têm um coração grande — alguns ainda se lembrarão da "Operação Coração" — e são uns mãos-largas a pagar prémios nas OPA. Ao menos Berardo quis ajudar com dinheiro dele e não com dinheiro do próprio Benfica.