Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

hugo1904

Não soubemos honrar os ases que nos honraram o passado.

Ainda há resquícios dele mas o Benfica na sua essência já não existe. Não será possível resgatá-lo, nem somos dignos disso.

Sinto-me manifestamente impotente, conformado, anestesiado, inconsolável, manietado, depauperado, resignado, destroçado, inerte, envergonhado.

Abílio Meireles, Amadeu Rocha, António Rosa Rodrigues, António Severino, Cândido Rosa Rodrigues, Carlos França, Daniel Brito, Eduardo Corga, Francisco Calisto, Francisco Reis, João Ignácio Gomes, João Goulão, Joaquim Almeida, Joaquim Ribeiro, Jorge Augusto Sousa, Jorge da Costa Afra, José Linhares, José Rosa Rodrigues, Manuel Gourlade, Manuel França, Raul Empis, Henrique Teixeira, Virgílio Cunha, Cosme Damião, Félix Bermudes, entre tantos outros ilustres e briosos benfiquistas, não mereciam este desfecho.

Rikurveojmal

Citação de: Kurt Cobain 10 em 02 de Fevereiro de 2021, 16:43




vais ficar calado ?

o facto de jogarmos uma merda não podemos estar calados com isto. é ganhar o jogo na secretaria. nem é cena dos 3 pontos e ainda ficarmos na luta mas sim andarem a fazer o que querem. voltamos ao tempos em que podemos ser sempre roubados forte e feio em campo mas como não jogamos nada não serve de desculpa. já mete nojo essa narrativa.

Trezeguet

https://www.zerozero.pt/coluna.php?id=1483

Luís Filipe Vieira devia demitir-se

"Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto
"Se estivesse aqui um demagogo qualquer, queria era investir para apresentar uma super equipa [nas eleições], mas imagine que aquilo não resultava, a queda era grande." - Luís Filipe Vieira, 24/09/2019

Um Benfica que investiu 100 milhões em reforços, que gastou 24 milhões num ponta-de-lança, que gastou 38 milhões em 2 extremos brasileiros, que foi buscar Jorge Jesus ao Brasil, que prometeu jogar o dobro e arrasar, apresentou-se em Alvalade para jogar contra uma equipa do Sporting com um orçamento significativamente menor, carregado de jovens jogadores a darem os primeiros passos no futebol profissional e um treinador também ele com apenas 2 anos de futebol de 1ª divisão.

Um Benfica que falhou o apuramento para a Liga dos Campeões, que não conseguiu ficar em 1º lugar no seu grupo da Liga Europa contra uma equipa escocesa, uma belga e uma polaca, que perdeu a Supertaça Cândido de Oliveira, que foi eliminado da Taça da Liga, que estava a 6 pontos do líder à 15ª jornada apresentou-se em Alvalade para jogar contra uma equipa do Sporting organizada, moralizada e disciplinada e com um treinador a mostrar ser talentoso.

E o que se viu, num jogo talvez decisivo para o clube e para a equipa? Um Benfica a adaptar-se ao adversário, jogando com 3 centrais e revelando uma incapacidade tremenda de criar ocasiões de golo e ambição de chegar à vitória que tanto precisava. Sofreu o golpe de misericórdia no minuto 90 e sai de Alvalade a ter que recuperar 14 pontos aos seus 2 rivais.  E com apenas mais 5 pontos que o... Paços de Ferreira.

Como se explica isto? Haverão várias razões menores, mas é importante parar de olhar para as árvores e olhar para a floresta. O Benfica vive claramente um final de ciclo de uma liderança que está podre de gasta. O problema do clube é estrutural, é de cultura. Nos últimos anos os seus dirigentes aburguesaram-se, desleixaram-se, desinteressaram-se, estiveram mais preocupados com problemas de justiça e com interesses económicos e o clube caiu num marasmo desportivo que nem 100 milhões atirados para cima resolveram. O futebol tem esta coisa maravilhosa: quando um clube é bem gerido tem sucesso, quando é mal gerido tem insucesso. E esta gente pouco percebe de futebol, não tem paixão e é incompetente. Repare-se neste pormenor, no meio de tanto absurdo: no dia em que o clube tem um jogo decisivo dispensa 2 centrais durante o dia para à noite a equipa apresentar-se com 3 centrais em campo, um deles lesionar-se e não haver ninguém no banco para o substituir, tendo que se recorrer a uma adaptação que certamente não se pretendia (perder Weigl no meio-campo).

Portanto, Jorge Jesus tem muita culpa. Chegou ao Benfica com o rei na barriga, a prometer arrasar e jogar o triplo e a equipa joga o triplo de zero. Não se consegue entender o que aquela equipa treina, não há automatismos, não há consistência. Portanto, os jogadores do Benfica têm muita culpa. São um conjunto de jogadores desmotivados, resignados, sem intensidade, sem futebol e que não conseguiram ganhar um único jogo a uma equipa de valor semelhante: PAOK, Rangers, Braga, Porto, Sporting. Nem um. Zero. Portanto, a "estrutura" tem muita culpa. Todos aqueles elementos que rodeiam o Presidente e habituaram-se a trabalhar e comunicar para desculpabilizar os insucessos. Que vivem de atirar areia aos olhos dos adeptos. Que escrevem newsletters diárias com um chorrilho de desculpas constantes, como a do dia seguinte a esta derrota com o Sporting em que consideram os 9 pontos de distância à 16ª jornada "desafiantes". Já se dão ao desplante de achar que os adeptos comem isto. Portanto, os sócios têm muita culpa. Falharam nas recentes eleições. Não entenderam os sinais de uma liderança desgastada, perdida, finita. Não perceberam que este Benfica precisa de sangue novo como o Eusébio precisava de golos. E tiveram mais uma vez medo da mudança (mérito da comunicação do clube que há anos lhes lava o cérebro com o fantasma Vale e Azevedo). Aceitam que a comparação seja sempre com o Benfica do ano 2000 e vão achando que então está tudo bem. Quando está tanta coisa mal.

Mas a maior culpa é de Luís Filipe Vieira. Um Presidente do Benfica, do maior clube Português, do clube que tem o dobro dos adeptos dos outros e por obrigação devia ter o dobro das receitas, que se está a pôr a jeito para perder o 11º campeonato em 18 anos e que nesse período também só ganhou 3 Taças de Portugal. Um Presidente populista, que anda há 18 anos a prometer o Benfica Campeão Europeu aí ao virar da esquina e que passado duas décadas continua a revelar uma incapacidade gritante de ser sequer desportivamente consistente e hegemónico a nível interno. E que este ano atirou todo o seu projeto dos últimos 10 anos, que goste-se ou não, estava definido (apostar no Seixal e em jovens jogadores para valorizar, vender e apresentar relatórios positivos. Pelo meio ter sucesso desportivo, se possível) por um medo pessoal apenas: a de perder as eleições. Com isso mais mostrou como o seu tempo no Benfica acabou. Até as obras de cimento pararam. Já nada tem a fazer.

Depois deste all-in total, depois de prometer que este era o "mandato desportivo", se se confirmar que o Benfica perde o campeonato (e até novamente o acesso à Liga dos Campeões do ano seguinte) Luís Filipe Vieira só devia ter um caminho: assumir o falhanço, acatar responsabilidades, apresentar a demissão e convocar eleições antecipadas. Dirão: "mas foi eleito para 4 anos ainda há 5 meses!". Pois Bruno Lage também renovou até 2024 e 6 meses depois foi despedido. O futebol é assim. Porquê perdoar mais um ano de insucesso? De onde vem esta paciência eterna de uma maioria (cada vez mais pequena) de Benfiquistas para com este Presidente? Adeptos que assobiam jogadores passado 5 jogos, que mostram lenços brancos a treinadores passado 5 meses, mas que são incapazes de apontar o dedo ao seu Presidente passados 18 anos? Chega. Basta.

Em tempos terminei uma crónica dizendo "Do Benfica não se desiste". E que ninguém tenha qualquer dúvida, continuo a achar o mesmo. Não estou a atirar a toalha ao chão, não estou a desistir do meu querido Benfica! Porque o meu Benfica é aquele clube digno, hegemónico, de mística pura, o Glorioso clube do povo, pelo povo e para o povo que em tempos existiu. É esse que temos que ir buscar de volta! Doa a quem doer.

mistersilva74

Impressionante como até o Varandas já demonstra mais astúcia desportiva do que este presidente que lá está há mais de 15 anos. Fico triste que assim seja. Poderia ter saído do clube como uma espécie de salvador e assim vai sair pela porta pequena, como aquele que não foi capaz de ter a lucidez de delegar as competências desportivas em alguém que não o próprio.

É um facto que estabilizou o clube, criou infraestruturas de elevada reputação e que até conseguiu, por vezes, criar equipas fortes e de qualidade, mas também não deixa de ser um facto que as boas ideias esgotaram há muito.

Investiu forte na formação, para agora não saber o que fazer com ela. Deu condições de luxo aos jogadores para agora não saber o que fazer com eles. Colocou um treinador no pedestal e agora não o pode mandar embora. Rodeou-se de Yes, Men! que precisam muito mais do clube do que o clube deles. Tudo o que era talento foi vendido, ou murchou, inclusivamente o próprio. Quem o podia mandar embora, optou por deixá-lo lá mais 4 anos.

Tenho pena disto tudo. Podíamos estar aqui a gozar o período de maior domínio do nosso clube e estamos cair num fosso tal que mais parece a continuação dos nossos piores anos de Vale e Azevedo. Não vejo a hora para que este homem de lá saia. Farto dele até à ponta dos cabelos. Quase choro de imaginar que a salvação deste clube nos últimos 10 anos foi o NES ter dispensado o Jonas e ele ter vindo para cá, mesmo depois do fecho de mercado. Tivesse o brasileiro escolhido outra paragem e todo o nosso passado recente seria ainda bem pior.

MaFd_R@_SLB

Nada?? não dizes nada?? Tá tudo bem não é?

B.Verissimo

Ja só pedia umas palavras do Noronha para a chama da mudança continuar acesa  :-X


Kinkolas

Ele sabe lá se dá para ganhar o jogo na secretaria.

Além disso deve dar bastante trabalho.

É uma canseira.

IloveSLB2014

Citação de: B.Verissimo em 02 de Fevereiro de 2021, 17:12
Ja só pedia umas palavras do Noronha para a chama da mudança continuar acesa  :-X
Ia ser já acusado de oportunismo aparecer hoje

fpie

Citação de: MaFd_R@_SLB em 02 de Fevereiro de 2021, 17:09
Nada?? não dizes nada?? Tá tudo bem não é?


os processos estão parados, os cartões de crédito têm dinheiro, de vez enquando dá um saltinho ao Brasil, não lhe deve faltar nada.
O Benfica tem de habituar que no futebol há 3 resultados possiveis.


RUA

CGUERREIRO_1904

Até a estrumeira do Universus Benfica dobrou a espinha  ;D

arodrigues84

Citação de: Kinkolas em 02 de Fevereiro de 2021, 17:13
Ele sabe lá se dá para ganhar o jogo na secretaria.

Além disso deve dar bastante trabalho.

É uma canseira.

Pah, não o censuro pois se bem me lembro quando chegas a uns níveis mais avançados do Candy Crush é foda...

Tosta Mistica

Apesar de já não podermos ser campeões Vieira ainda tem uma decisão difícil para esta época: como jogamos com Sporten e Puerto na 2a volta terá de decidir a quem damos o título...

Para que lado penderá o seu coração?

::bater:: :tickedoff: :knuppel2:

Baron_Davis

surto no Penalfiel, isolamento profilático e jogo adiado


a incompetência destes mediocres é total, ou então dava jeito jogar como justificação para as cagadas...

Nojo

Dr.Lecter


rppc

Quando é a assembleia geral destitutiva?