Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

MBACANO


glorioso41


paulomaia1972


Reflexão:


Nas discussões recorrentes sobre o Estado Novo (Benfica), nunca se produz uma boa explicação de "cultura política" para o facto de termos aguentado 48 anos (20 anos) com a canga em cima. A pobreza, a ignorância e a passividade medrosa da espécie foram mais determinantes na longevidade da ditadura do que todos os mecanismos de repressão. (estatutos, BTV, etc).


ravie

Hoje é o último dia deste gajo, tem de ser!

sergio.fil25

Vi agora o Medina nas notícias a falar que não sabia de nada quando esteve na comissão de honra.

Mais um, que ou é amigo de criminosos e tem honra  ( o que aconteceu), ou é muito burro que não viu o que estava a vista de todos - se ainda fosse para mandar emails as embaixadas isso ele estava apto.

lancadordedois

Citação de: Vitor84 em 09 de Julho de 2021, 09:19



Luís Filipe Vieira e Vale e Azevedo: o que os une nas suspeitas e separa no Benfica

Em Fevereiro de 2001, o ex-presidente do Benfica era chamado à Justiça por suspeitas de desvio de dinheiros do clube. Duas décadas depois, Vieira poderá ter de responder em tribunal pelo mesmo crime, caso a tese do Ministério Público seja confirmada na fase de instrução.



Usar a dimensão e o prestígio da instituição Benfica para benefício pessoal e apropriar-se indevidamente de dinheiros do clube: apesar de o número e tipologia de crimes – bem como os esquemas financeiros imputados pelo Ministério Público para estes alegados desvios – serem diferentes, a base das suspeitas que pairam sobre Luís Filipe Vieira são as mesmas que João Vale e Azevedo enfrentou no dia 17 de Fevereiro de 2001, data em que o ex-presidente das "águias" foi ouvido por um juiz de instrução criminal e soube que ficaria detido em prisão domiciliária.

Além deste ponto comum existe ainda, no modus operandi que o Ministério Público atribui a Luís Filipe Vieira, outra semelhança com as imputações feitas a Vale e Azevedo há 20 anos: em ambos casos, suspeitava-se que os supostos desvios de dinheiro do clube tivessem acontecido nas verbas de comissão na transferência de jogadores.

"Com Vale e Azevedo existiram um conjunto de propostas demagógicas, explorando o pior que há na condição humana: levar as pessoas a acreditarem em mentiras, levar as próprias pessoas a quererem ser enganadas. Houve alguém que se aproveitou disso e que fez da mentira a principal razão do seu mandato. Há um caso de um pagamento ao Manchester United em que ele durante meses disse que o dinheiro já tinha seguido e a verba continuava sem ser paga. Perdeu as eleições – não havia voto electrónico naquela altura – e depois foi o que se sabe", relembra Rui Gomes da Silva, antigo vice-presidente do Benfica, em declarações ao PÚBLICO.


A principal diferença entre os dois processos prende-se com a posição de Vieira e Vale e Azevedo no Benfica quando começaram as investigações. O presidente "encarnado", ao longo dos anos, fez questão de relembrar aos sócios e simpatizantes a situação de ruína financeira e reputacional em que encontrou o clube quando foi eleito para o primeiro mandato, resultante da gestão danosa de Vale e Azevedo.

"Vieira quis ser um novo Cosme Damião"
Vale e Azevedo, presidente do clube entre Outubro de 1997 e Novembro de 2000, já tinha abandonado a Luz quando foi chamado à Justiça. Já tinha, inclusive, formado um estatuto de persona non grata no clube antes de ser detido. Exemplo disso foi a própria reacção do Benfica à detenção: várias figuras de proa dos encarnados à época criticaram o antigo dirigente. Manuel Vilarinho, o único membro da direcção a comentar o caso nesse dia, não escondeu o "momento muito triste" que a detenção simbolizava para o Benfica.


Já Luís Filipe Vieira, líder do Benfica há 17 anos – de longe, o presidente mais duradouro dos "encarnados" – possui, pelo menos por enquanto, o cargo máximo no clube, com 22 títulos conquistados na equipa principal do Benfica. Contudo, nos comunicados publicados pelo clube, foi notório o afastamento face às investigações ao presidente. Aos sócios e simpatizantes, a direcção mostrou-se empenhada em defender "os interesses do clube", mostrando-se disponível para apoiar o trabalho das autoridades "até às últimas consequências".

Rui Gomes da Silva não hesita em traçar uma grande distinção entre Vale e Azevedo e Vieira, de quem foi vice-presidente, em apenas dois pontos: obra feita e títulos conquistados. Reconhecendo a Vieira a transformação feita no clube, o antigo dirigente – e candidato à presidência nas últimas eleições – diz que já esperava este desfecho para o actual presidente do Benfica, que se prolongou no cargo.

"O erro dele [de Vieira] foi querer ser um segundo Cosme Damião e achar que era o maior do Benfica. Se ele tem saído a tempo...", afirma Rui Gomes da Silva, garantindo que tentou transmitir esta mensagem internamente. "[A detenção de Vieira] é surpreendente? É, porque era um presidente ainda em funções e toda a gente dizia que isso [uma detenção] não acontecia. O que achei é que, mais tarde ou mais cedo, ia acontecer", relembra.


De que foi condenado Vale e Azevedo?
João Vale e Azevedo chegou a julgamento acusado de um total de 15 crimes: 14 de peculato e um de branqueamento de capitais. Após dois meses de audições, o colectivo de juízes, presidido por Anabela Marques, apenas deu como provado um dos crimes de peculato, no âmbito da transferência do guarda-redes russo Serguei Ovchinnickov do clube da Luz para o Alverca.

Como o PÚBLICO noticiou em Abril de 2002, a juíza deu como provado "a apropriação efectiva do arguido de dinheiro do Benfica para as contas da Vale e Azevedo e Associados e da JFI [a empresa de offshore com sede nas Ilhas Virgens, que ficou provado pertencer ao próprio]".

Nesta transferência, Vale e Azevedo era acusado de se ter apropriado indevidamente de dois cheques no valor de 1,3 milhões de euros. Esta verba teria sido posteriormente usada na compra do iate "Lucky me" através da empresa JFI.


O dirigente seria condenado a uma pensa de prisão efectiva de quatro anos e meio — a que se juntaria, mais tarde, um ano e meio de prisão por três crimes de falsificação num outro caso do futebol, o Euroárea. Aos quatro anos e meio foram deduzidos os 14 meses que o ex-dirigente "encarnado" passou em prisão preventiva. Em resultado de outros processos, Vale e Azevedo seria condenado a um total de 11 anos e meio de prisão.

De que é Vieira suspeito?
O Ministério Público (MP) suspeita que Luís Filipe Vieira tenha criado uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a SAD do Benfica para recompensar José António dos Santos, o "rei dos frangos", pelos investimentos feitos nas empresas detidas por ambos. De acordo com os mandados das investigações e buscas da Operação Cartão Vermelho, o líder do grupo Valouro terá adiantado 44,7 milhões de euros ao presidente do Benfica para a concretização de vários negócios.

Esta operação financeira, com a qual o "rei dos frangos" poderia lucrar 11 milhões de euros era, na tese do MP, uma forma de Vieira devolver parte dos quase 45 milhões. Ou seja, com dinheiro do Benfica, o dirigente pagaria ao empresário, o maior accionista particular da SAD "encarnada", os investimentos nas empresas pessoais.

De acordo com o MP, esta acção seria replicada também nas comissões das transferências de jogadores, com recursos a sociedades instrumentais e contratos forjados. No centro destes alegados esquemas está Bruno Geraldes de Macedo, advogado e agente de jogadores.

O Ministério Público diz que o empresário aumentava indevidamente as comissões inerentes à venda de jogadores, que depois reverteriam para as empresas do universo de Luís Filipe Vieira, para onde terão sido desviados quase 2,5 milhões de euros.

https://www.publico.pt/2021/07/08/desporto/noticia/luis-filipe-vieira-vale-azevedo-une-suspeitas-separa-benfica-1969673

Fora os outros processos e lesados....nao esquecendo o irmao ...

Ginkgo

Como é que nenhum jornal ainda aproveitou para fazer a manchete "um novo Vale e Azevedo"?

fpie


Phantaminum

Houve nova info de jeito desde as 8 de ontem? Vi que houve a merda do dinheiro vivo, e a enxurrada de propaganda de merda para o Rui Armani assumir.

Harlem

Citação de: sergio.fil25 em 09 de Julho de 2021, 09:24
Vi agora o Medina nas notícias a falar que não sabia de nada quando esteve na comissão de honra.

Mais um, que ou é amigo de criminosos e tem honra  ( o que aconteceu), ou é muito burro que não viu o que estava a vista de todos - se ainda fosse para mandar emails as embaixadas isso ele estava apto.

Medina, André Ventura, António Costa, Duarte Pacheco, Telmo Correia, Cristina Ferreira... todos da comissão do Vieira, "ninguém" sabia

joaom86

Citação de: Ginkgo em 09 de Julho de 2021, 09:25
Como é que nenhum jornal ainda aproveitou para fazer a manchete "um novo Vale e Azevedo"?

porque não é

o Vale e Azevedo comparado com este é um menino do coro

desembargador 1

Citação de: Lkiller80 em 09 de Julho de 2021, 07:39

O record está em campanha anti-Benfica e tudo o que possa dizer é meramente especulativo e incendiário...como não sabem inventam, e só espero que não façamos o jogo que eles querem que pôr o Benfica a ser a faixa de gaz como o sporting que eles defendem..

Repare-se que há uma enorme serenidade nos adeptos nesta fase, que está a irritar os nossos rivais, e muito!
Até incluindo a oposição que tem sido muito responsável! Espero que depois das medidas de coação serem conhecidas, possamos sim, a partir desse momento e formalmente começarmos todos a pensar no futuro do clube... :slb2: :slb2: :slb2:
claro que agora a dragartagem, e seus avençados na CS, vai tentar aproveitar ao máximo esta situação para criar ainda mais confusão...é inevitável.

por isso é urgente clarificar a situação no Clube o mais depressa possível e neste caso a melhor clarificação são eleições atendendo à gravidade da situação.

p.s. agora espera-se também que a PJ e o MP façam o mesmo tipo de limpeza no resto do futebol português, o que parece não faltar são casos idênticos a estes.

hornet_slb

A conta deste senhor de quem o apoiou cegamente até outubro passado, vamos mergulhar numa crise financeir e desportiva, quiça, pior do que aquela que vivemos nos anos 90, surreal esta merda.

luvas-pretas