Rui Vitória

Treinador, 56 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

O-Rível

Citação de: VALEBEM em 01 de Setembro de 2015, 12:00
Adoro os momentos em que um Peseiro, que era enxovalhado cada vez que se falava do seu nome para o Benfica, agora é um expert de futebol...
Como também é delicioso apreciar o momento em que se constata que tudo o que Jesus fazia, era bem feito, e com sentido.
E eu estou à vontade, porque sempre valorizei o trabalho de Jesus...
Mas o meu Clube é o Benfica, não o treinador x ou y. E é justo que o actual treinador do Benfica tenha tempo para poder desenvolver o seu trabalho... Já aqui o referi: depois da 8ª jornada farei o primeiro balanço mais profundo sobre o seu trabalho.

O plantel é limitado, sobretudo para o que temos tido nos últimos anos... Passámos de uma ala direita de um nível Ferrari, com 2 grandes jogadores, para uma ala direita de aprendizes... Já tínhamos lacunas evidentes, desde a saída do Enzo, na posição 8, e na posição de lateral esquerdo...
Ok, vieram Mitroglou e Jimenez, mas não é em 15 dias que ganham o entrosamento com a equipa que o Lima já possuía.
O problemas dos termos de comparação utilizados é que se compara o início do trabalho de Rui Vitória com o que sabemos ser o auge das equipas de Jesus. Que normalmente nem começavam bem as épocas. E tinham uma qualidade individual bem superior.

Em relação ao texto do redeagle, apenas dizer que concordo na substância com o que ele diz, mas acho impensável que um clube que é bicampeão, assuma não ser candidato no ano seguinte... A menos que haja um cataclismo financeiro, por exemplo, não faz sentido.

O Peseiro sempre foi um homem que sabe imenso de futebol. Não me viste certamente a dizer o contrário. O José Peseiro foi inclusive professor universitário na ESDRM, e é alguém que procura permanentemente estar actualizado do que se passa em termos de treino e de desempenho desportivo. Tem lacunas, como é óbvio, mais notoriamente em termos de liderança e de "saber estar" no mundo do futebol.
Quanto ao Jesus, sempre fui defensor da sua qualidade como técnico, basta ir ao meu histórico, é fácil.

Balanços? Uma coisa é ter paciência, outra coisa é fechar os olhos. É que com o Jesus sempre tive paciência porque notava-se evolução em termos de organização colectiva. Até o Cortez, que veio para aqui sem saber o mínimo exigível a um Iniciado, saiu daqui pelo menos a saber posicionar-se minimamente em campo em boa parte das situações de jogo. Mesmo que o Jesus tivesse resultados tímidos na pré-época, e exibições pouco brilhantes, a realidade é que a equipa tinha claramente um modelo trabalhado.

O Rui Vitória está cá há 2 meses e não houve evolução. Pelo contrário, houve regressão, pois os bons princípios adquiridos no passado estão a ser substituídos por um vazio de ideias, por uma anarquia táctica como não me lembro de ver neste Benfica.

Continua a tapar o sol com a peneira que quando apanhares um escaldão não digas que ninguém te avisou.

RRocha

Citação de: redeagle7 em 01 de Setembro de 2015, 10:54
Tenho escrito muito pouco sobre o RV no fórum.
Tenho partilhado as minhas ideias mais com o pessoal do staff porque falamos muito no nosso dia a dia e acabamos por nos envolver em debates sobre tudo o que rodeia o Benfica.
Desde o 1º dia que assumi para comigo, que fosse qual fosse o novo técnico, ia receber da minha parte não só o apoio, mas também muita paciência.

Fosse ele Rui Vitória, Marco Silva ou até José Mourinho, pareceu-me, a minha sensibilidade de mais de 30 anos a acompanhar este desporto, levou-me a concluir, que fosse quem fosse o treinador, ia ter um trabalho muito complicado...o mais complicado dos treinadores dos 3 grandes.
Substituir um treinador com 6 anos de casa e com um passado recente cheio de títulos, ia ser sempre muito complicado. Um trabalho desses, com essa duração e também pelo perfil da pessoa que o desempenhava, deixa marcas profundas. Há coisas que estão mecanizadas e que saem com uma naturalidade enorme. Deve ter sido complicado, principalmente para quem lidou mais tempo com toda essa mecanização, de repente desligar o botão e fazer reset.

Além de tudo isto, não sei porquê, mas senti que a politica desportiva do Benfica ia mudar. Mentalizei-me que os nomes sonantes não iam aparecer e que o caminho ia ser outro...muito mais complicado e mais difícil de aceitar por parte dos Benfiquistas e a escolha do treinador deu-me ainda mais certezas disso.
Depois de dois anos a vencer, é complicado apresentar isto aos Benfiquistas e esperar que o pessoal aceite numa boa.
Eu não entro em teorias sobre o BES ou qualquer outro malabarismo financeiro e muito menos sobre falcatruas, máfias, etc...sobre isso eu não percebo um pirilau e por isso também não invento. Como vos disse, tudo o que falo é com base naquilo que é a minha sensibilidade para com o futebol.

A paciência que decidi ter para com o Rui Vitória não faz com que eu seja cego e não seja critico com o seu trabalho. Tenho debates acesos e intensos com o Fly13 e o Magnusson por exemplo, onde tento explicar isso mesmo, mas onde acabo sempre por absorver e aprender algo com duas pessoas que considero que têm sempre algo para me ensinar.
Aprendendo algo com esses debates, ajuda-me também a reforçar a posição que assumi e considero a mais correcta, ou seja, serei paciente com Rui Vitória, mas não, não estou nada satisfeito com o que vi até agora.
Com o fecho do mercado e a concretização daquilo que disse no inicio sobre a mudança de politica desportiva no Benfica, passei a ter duas ideias vincadas para a época que começou e mais concretamente perante o treinador do Benfica:

1ª Serei paciente como seria com qualquer outro treinador. Tenho o meu próprio deadline para ver uma evolução clara na equipa (para já estou insatisfeito) mas terei sempre a tabela classificativa como principal ponto de referência, porque no fim das contas os pontos são mais importantes que as exibições.

2ª Quero ganhar tanto como qualquer Benfiquista que se preze, o meu objectivo será sempre o Título Nacional, mas em consciência, não posso exigir a Rui Vitória que seja campeão. Tem um plantel desequilibrado, com 2 ou 3 posições demasiado frágeis, com uma época mal preparada. Para quem é novo no clube e tem que fazer um trabalho de raiz, são demasiadas condicionantes.
Ainda assim, devia estar a fazer melhor.

Vou já ser atacado porque disse que não exijo o Campeonato ao treinador...
Foda-se, quero ser campeão, vou estar sempre com essa ilusão, mas caramba, páro um pouquinho para pensar, faço uso do cérebro que não serve apenas para encher o crânio e percebo que posso desejar, mas exigir é tudo menos justo!

Termino dizendo que espero MUITO MAIS do treinador do Benfica, e que partilho muitas das criticas que lhe são feitas, mas aqui dentro, aquele lado irracional também quer ter uma palavra a dizer e faz-me pensar que tenho que lhe dar uma chance e espero que ele a mereça. Espero e desejo que o treinador Rui Vitória ainda nos possa surpreender a todos e dar-nos muitas alegrias.
Para já, não me parece.

PS: Desculpem, comecei a escrever e quando dei conta tinha mais páginas que Os Maias  ;D

O que sinto é precisamente isto!!! Palavra a palavra!!

Ramiro Lopes

Estou curioso para ver como vai resolver a falta de um 8 para jogar em 442 com a obrigatoriedade de jogar com 2 avançados face à aposta da direcção nesse lugar.

Tendo isso em conta além da falta de ligação entre os sectores do número elevado de jogadores com talento para a zona central mas que dificilmente jogarão a 8 ou nas costas do avançados, acho que está na altura de apostar num losango.

Trinco a segurar a casa;
Interior direito mais defensivo a permitir as investidas do Nelson Semedo;
Interior esquerdo com maior mobilidade;
Médio Ofensivo a fazer toda a largura nas costas dos avançados;
Dupla forte na frente a garantir golos.

A ver se finalmente se reduz os espaços entre os sectores, se se criam mais linhas de passe aumentando a fluidez de jogo e se se encaixa os jogadores nas posições onde mais podem render.

É só um esboço com 23 jogadores. Faltam 7 e ainda não se sabe quem poderá ficar. Eu optava por manter Gonçalo Guedes, Víctor Andrade e Ould-Chick que podem oferecer mais largura e irreverência à equipa e ir actuando na B quando não tiverem espaço

Filipa Mendes

Citação de: VALEBEM em 01 de Setembro de 2015, 12:00
Adoro os momentos em que um Peseiro, que era enxovalhado cada vez que se falava do seu nome para o Benfica, agora é um expert de futebol...
Como também é delicioso apreciar o momento em que se constata que tudo o que Jesus fazia, era bem feito, e com sentido.
E eu estou à vontade, porque sempre valorizei o trabalho de Jesus...
Mas o meu Clube é o Benfica, não o treinador x ou y. E é justo que o actual treinador do Benfica tenha tempo para poder desenvolver o seu trabalho... Já aqui o referi: depois da 8ª jornada farei o primeiro balanço mais profundo sobre o seu trabalho.

O plantel é limitado, sobretudo para o que temos tido nos últimos anos... Passámos de uma ala direita de um nível Ferrari, com 2 grandes jogadores, para uma ala direita de aprendizes... Já tínhamos lacunas evidentes, desde a saída do Enzo, na posição 8, e na posição de lateral esquerdo...
Ok, vieram Mitroglou e Jimenez, mas não é em 15 dias que ganham o entrosamento com a equipa que o Lima já possuía.
O problemas dos termos de comparação utilizados é que se compara o início do trabalho de Rui Vitória com o que sabemos ser o auge das equipas de Jesus. Que normalmente nem começavam bem as épocas. E tinham uma qualidade individual bem superior.

Em relação ao texto do redeagle, apenas dizer que concordo na substância com o que ele diz, mas acho impensável que um clube que é bicampeão, assuma não ser candidato no ano seguinte... A menos que haja um cataclismo financeiro, por exemplo, não faz sentido.
"O meu Clube é o Benfica, não o treinador x ou y". Exactamente. Isso inclui o Rui Vitória. O meu clube é o Benfica, não o Rui Vitória. Aquilo a que se chama "dar tempo a Rui Vitória" serve os interesses do Rui Vitória, não os do Benfica. Não quero comparar com antigos plantéis do Benfica nem com antigos treinadores do Benfica. É muito simples: o plantel que tem agora pode não chegar para ser campeão. Mas chega e sobra para não perder com o Arouca em terreno neutro e para fazer melhor do que ganhar à rasquinha em casa ao Moreirense. Chega e sobra para não termos adversários cara a cara com o Júlio César com esta frequência. Chega e sobra para o guarda-redes não ter de ser o melhor em campo jogo sim, jogo não. E, sim, chega e sobra para ganhar ao Sporting. Volto a dizer: o Samaris sozinho custou o mesmo que o 11 inteiro do Sporting.

O-Rível

Citação de: Trezeguet em 01 de Setembro de 2015, 11:55
Citação de: O-Rível em 01 de Setembro de 2015, 11:52
Citação de: B_B em 01 de Setembro de 2015, 11:16
Citação de: NSC em 01 de Setembro de 2015, 11:03
Citação de: Trezeguet em 01 de Setembro de 2015, 10:59
na volta saindo o RV, ainda aparece  Peseiro.

Infelizmente, é pé frio. Mas é 20 vezes mais treinador de futebol do que o professor de Educação Física Rui Vitória.
Vale 20 vezes mais que o RV?? Se RV é 0, 20 vezes 0 dá 0, e realmente é o que vale o Peseiro também...

O Peseiro percebe mais de futebol e de treino em coma induzido do que o RV com estimulantes. É que nem há comparação possível.  :-X
O Peseiro em metodologia de treino é excelente, talvez lhe falte o tal pulso mas isso com um bom adjunto pode ser algo contornado.

Eu tenho pena por ele, é uma pessoa impecável, um tipo verdadeiramente humilde e terra-a-terra. É daquelas pessoas que quando um tipo conhece percebe logo "este tipo é demasiado boa gente para estar no mundo do futebol". E é isso que o tem tramado, pois não há muita gente por aqui que tenha a mesma experiência que ele tem, e a sua qualidade em construir exercícios de treino vocacionados para o seu modelo de jogo. É de top nesse aspecto.

Acho é que ele daria um bom adjunto. Uma espécie de Carlos Queiroz no United. Aí libertava o Vitória para escrever cartas e o diabo a quatro.

Almareado

O que vi no jogo com o Moreirense não é aceitável.

Parecia o futebol de rua do antigamente. Os gajos talentoso, técnicamente superiores só atacavam, os gajos mais fraquinhos eram só os defesas e só tinham o trabalho de recuperar a bola e dar para o gajo talentoso que estava mais perto.

Não há uma articulação do futebol do Benfica, o Benfica simplesmente não tem transições defensivas nem compensações o que faz com que qualquer equipa possa marcar golos ao Benfica, por mais fraca que seja, como foi o caso do Moreirense.

Não há um único jogador do Benfica a render a um nível próximo do que nos habituou.

Não auguro nada de bom, e esta (não) actuação final do Benfica no mercado de transferência parece já um desacreditar da direcção (que tem toda a responsabilidade na escolha) na competência do treinador!

JoaoPedroLopes

Rui,

Aquele abraço.

Depois do ultimo jogo, como já te disse, a minha confiança desceu. A equipa apresenta muita posse, muitos ataques e remates, mas, para além da eficácia baixíssima, preocupa-me a ineficácia defensiva. Fica a sensação que basta um ataque para uma equipazita qualquer fazer o golito e depois é sofrer.

Agora que acabou o mercado, ainda falta Inglaterra, Turquia e Rússia, mas não parece que nada de significativo, no que a saídas diz respeito, vá acontecer, e, aproveitando a pausa para as selecções, põe em pratica e treina o 4x1x3x2 e 4x2x3x1. São as tácticas que melhor se aplicam ao que tens.

AGORA TRABALHA MESMO pq contra o Belenenses esperamos ver muito mais do que aquilo que se tem visto até hoje.

Bom trabalho!

VALEBEM

Em relação a ganharmos à rasca ao Moreirense em casa, basta recuar um ano.
Em relação ao Arouca, foi um péssimo resultado. Nada a dizer. No passado também tivemos péssimos resultados... Lembro-me das derrotas em Paços e Vila do Conde na época passada, onde não criámos metade das oportunidades que criámos em Aveiro...
Portanto, demagogia não cola comigo! Se querem já proferir sentenças e despedir o treinador, é convosco. Eu não entro nisso. Como qualquer trabalhador, em qualquer área, ninguém pode ser julgado por 1 ou 2 meses de trabalho...

aplane

Citação de: Ramiro Lopes em 01 de Setembro de 2015, 12:18
Estou curioso para ver como vai resolver a falta de um 8 para jogar em 442 com a obrigatoriedade de jogar com 2 avançados face à aposta da direcção nesse lugar.

Tendo isso em conta além da falta de ligação entre os sectores do número elevado de jogadores com talento para a zona central mas que dificilmente jogarão a 8 ou nas costas do avançados, acho que está na altura de apostar num losango.

Trinco a segurar a casa;
Interior direito mais defensivo a permitir as investidas do Nelson Semedo;
Interior esquerdo com maior mobilidade;
Médio Ofensivo a fazer toda a largura nas costas dos avançados;
Dupla forte na frente a garantir golos.

A ver se finalmente se reduz os espaços entre os sectores, se se criam mais linhas de passe aumentando a fluidez de jogo e se se encaixa os jogadores nas posições onde mais podem render.

É só um esboço com 23 jogadores. Faltam 7 e ainda não se sabe quem poderá ficar. Eu optava por manter Gonçalo Guedes, Víctor Andrade e Ould-Chick que podem oferecer mais largura e irreverência à equipa e ir actuando na B quando não tiverem espaço
Gosto muito desta tática.. E penso que é a que melhor se encaixa no nosso plantel. E acima de tudo a que poderá disfarçar melhor as lacunas do mesmo , ou seja minimizá-las...

aplane

Rui, estas duas semanas têm que ser suficientes para arrumares a casa.. E para trabalhares a equipa..

E não te esqueças que desde os 5 anos que vinhas ao Estádio da Luz.. Lembra-te o que nós adeptos queremos da equipa... ;)

Pedro Nunes 28

Citação de: redeagle7 em 01 de Setembro de 2015, 10:54
Tenho escrito muito pouco sobre o RV no fórum.
Tenho partilhado as minhas ideias mais com o pessoal do staff porque falamos muito no nosso dia a dia e acabamos por nos envolver em debates sobre tudo o que rodeia o Benfica.
Desde o 1º dia que assumi para comigo, que fosse qual fosse o novo técnico, ia receber da minha parte não só o apoio, mas também muita paciência.

Fosse ele Rui Vitória, Marco Silva ou até José Mourinho, pareceu-me, a minha sensibilidade de mais de 30 anos a acompanhar este desporto, levou-me a concluir, que fosse quem fosse o treinador, ia ter um trabalho muito complicado...o mais complicado dos treinadores dos 3 grandes.
Substituir um treinador com 6 anos de casa e com um passado recente cheio de títulos, ia ser sempre muito complicado. Um trabalho desses, com essa duração e também pelo perfil da pessoa que o desempenhava, deixa marcas profundas. Há coisas que estão mecanizadas e que saem com uma naturalidade enorme. Deve ter sido complicado, principalmente para quem lidou mais tempo com toda essa mecanização, de repente desligar o botão e fazer reset.

Além de tudo isto, não sei porquê, mas senti que a politica desportiva do Benfica ia mudar. Mentalizei-me que os nomes sonantes não iam aparecer e que o caminho ia ser outro...muito mais complicado e mais difícil de aceitar por parte dos Benfiquistas e a escolha do treinador deu-me ainda mais certezas disso.
Depois de dois anos a vencer, é complicado apresentar isto aos Benfiquistas e esperar que o pessoal aceite numa boa.
Eu não entro em teorias sobre o BES ou qualquer outro malabarismo financeiro e muito menos sobre falcatruas, máfias, etc...sobre isso eu não percebo um pirilau e por isso também não invento. Como vos disse, tudo o que falo é com base naquilo que é a minha sensibilidade para com o futebol.

A paciência que decidi ter para com o Rui Vitória não faz com que eu seja cego e não seja critico com o seu trabalho. Tenho debates acesos e intensos com o Fly13 e o Magnusson por exemplo, onde tento explicar isso mesmo, mas onde acabo sempre por absorver e aprender algo com duas pessoas que considero que têm sempre algo para me ensinar.
Aprendendo algo com esses debates, ajuda-me também a reforçar a posição que assumi e considero a mais correcta, ou seja, serei paciente com Rui Vitória, mas não, não estou nada satisfeito com o que vi até agora.
Com o fecho do mercado e a concretização daquilo que disse no inicio sobre a mudança de politica desportiva no Benfica, passei a ter duas ideias vincadas para a época que começou e mais concretamente perante o treinador do Benfica:

1ª Serei paciente como seria com qualquer outro treinador. Tenho o meu próprio deadline para ver uma evolução clara na equipa (para já estou insatisfeito) mas terei sempre a tabela classificativa como principal ponto de referência, porque no fim das contas os pontos são mais importantes que as exibições.

2ª Quero ganhar tanto como qualquer Benfiquista que se preze, o meu objectivo será sempre o Título Nacional, mas em consciência, não posso exigir a Rui Vitória que seja campeão. Tem um plantel desequilibrado, com 2 ou 3 posições demasiado frágeis, com uma época mal preparada. Para quem é novo no clube e tem que fazer um trabalho de raiz, são demasiadas condicionantes.
Ainda assim, devia estar a fazer melhor.

Vou já ser atacado porque disse que não exijo o Campeonato ao treinador...
Foda-se, quero ser campeão, vou estar sempre com essa ilusão, mas caramba, páro um pouquinho para pensar, faço uso do cérebro que não serve apenas para encher o crânio e percebo que posso desejar, mas exigir é tudo menos justo!

Termino dizendo que espero MUITO MAIS do treinador do Benfica, e que partilho muitas das criticas que lhe são feitas, mas aqui dentro, aquele lado irracional também quer ter uma palavra a dizer e faz-me pensar que tenho que lhe dar uma chance e espero que ele a mereça. Espero e desejo que o treinador Rui Vitória ainda nos possa surpreender a todos e dar-nos muitas alegrias.
Para já, não me parece.

PS: Desculpem, comecei a escrever e quando dei conta tinha mais páginas que Os Maias  ;D
Por tudo o que disseste, seria conveniente o presidente do clube aparecer na BTV para explicar esta "nova" fase....ao invès de se escudar neste silêncio....
Concordo com praticamente tudo o que escreves.

Red_Fraction

Citação de: O-Rível em 01 de Setembro de 2015, 11:50
Acho, mais uma vez, que há uma (des)ilusão muito grande quanto à qualidade deste plantel. Sem ser mais forte que alguns plantéis que tivemos no passado recente, é um conjunto de jogadores que serve para limpar este campeonato com os concorrentes que temos. A maioria está em subrendimento, e vai andar assim porque não existem referências em termos de dinâmica colectiva, algo que é imprescindível nos dias que correm e que sempre tivemos com o Jesus. A maior parte dos nossos não-titulares seriam titularíssimos em quase todas as equipas deste campeonato. Mesmo alguns dos nossos suplentes são melhores que alguns titulares do Sporting.

Por isso não digo que é milagre o Rui Vitória fazer deste plantel campeão, mas sim este plantel fazer do Rui Vitória um vencedor.

Quem dos nossos suplentes era titular no sporting por exemplo? é que não estou a ver ninguém...

mas vejo alguns suplentes do sporting serem titulares no Benfica, como o lateral esquerdo e o 8 por exemplo, já nem falo do Mane para extremo direito, atualmente é mais jogador que o Vitor ou o Guedes.

outra coisa:
"Sem ser mais forte que alguns plantéis que tivemos no passado recente, é um conjunto de jogadores que serve para limpar este campeonato com os concorrentes que temos"

Com os concorrentes que temos? O Porto não tem um plantel claramente melhor que o nosso?

Ghost.Of.Red

Citação de: Red_Fraction em 01 de Setembro de 2015, 12:36
Acho, mais uma vez, que há uma (des)ilusão muito grande quanto à qualidade deste plantel. Sem ser mais forte que alguns plantéis que tivemos no passado recente, é um conjunto de jogadores que serve para limpar este campeonato com os concorrentes que temos. A maioria está em subrendimento, e vai andar assim porque não existem referências em termos de dinâmica colectiva, algo que é imprescindível nos dias que correm e que sempre tivemos com o Jesus. A maior parte dos nossos não-titulares seriam titularíssimos em quase todas as equipas deste campeonato. Mesmo alguns dos nossos suplentes são melhores que alguns titulares do Sporting.

Por isso não digo que é milagre o Rui Vitória fazer deste plantel campeão, mas sim este plantel fazer do Rui Vitória um vencedor.

Quem dos nossos suplentes era titular no sporting por exemplo? é que não estou a ver ninguém...

mas vejo alguns suplentes do sporting serem titulares no Benfica, como o lateral esquerdo e o 8 por exemplo, já nem falo do Mane para extremo direito, atualmente é mais jogador que o Vitor ou o Guedes.

uishhhhhh

sammer

Raul Jimenez.

Ghost.Of.Red

Citação de: sammer em 01 de Setembro de 2015, 12:39

Raul Jimenez.

Não sei se é melhor que o Gutierrez e o Slimani.

Pior não é, mas daí a ser melhor, tenho dúvidas.