Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Godescalco

Citação de: brazio em 16 de Junho de 2015, 02:17
Agora do ponto de vista afetivo e junto da massa adepta a imagem do catedrático nunca será reabilitada depois do que fez

Isso depende agora mais do tempo e da maneira como ele se comportar como adversário.

andereberna

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:15
Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:11
Simples. Basta olhar para o remate do Salvio, em que a bola não entra porque faz um efeito para fora ao bater no chão/corpo do guarda-redes.

Achas que isto é controlável por alguém?

Se a bola entra... ninguém estaria a ter esta conversas.

O lance do Lima é só azelhice dele.

Finalizar as oportunidades depende dos jogadores, não do treinador.



Eu acho que não pode ser tão linear.
No momento do remate, num jogo decisivo, não é só a qualidade do jogador que entra na equação, no momento do remate.
Passa pelo treinador todo um trabalho de preparação mental para esse momento.


O Benfica do Jesus, nos jogos decisivos, revelou-se sempre uma equipa perdulária.
O Benfica do Jesus, marcou frente ao Chelsea na final da Liga Europa. Marcou contra esse mesmo Chelsea nos quartos de final da Champions. Marcou 3 golos ao Porto, sendo 2 deles em inferioridade numérica, na meia final decisiva da Taça de Portugal. Marcou 2 golos à Juventus na meia final da liga europa. Marcou 3 golos na meia-final decisiva contra o Fenerbahce... marcou em praticamente todos os clássicos. Ganhou todas as finais da taça da liga, inclusive por 3-0 contra o Porto... venceu 2 dos 3 campeonatos ao ganhar os seus jogos decisivos.
Mesmo no campeonato da Kelvinada, marcámos no Dragão... no jogo decisivo.

Falta de estofo mental ? Porra...

Godescalco

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:18
Citação de: Gottschalk em 16 de Junho de 2015, 02:13
Pela última vez que isto é chão que já deu uvas:

1. Uma equipa "cagada" não subjuga um adversário com argumentos superiores da maneira que o Benfica subjugou e até banalizou o Chelsea em Amesterdão. Se juntares a isso a "kelvinada" que tinham sofrido dias antes, só torna a exibição ainda mais estrondosa. Falar de falhar na finalização é conversa para boi dormir. Uma equipa "cagada" nem chega lá à frente, quanto fará dominar o adversário daquela maneira.

2. Em Turim jogámos inferiorizados sem titulares importantes e mesmo assim fizemos o suficiente para vencer o jogo. Com uma arbitragem mais feliz, tínhamos ganho.

Ponto.

1. Uma equipa "cagada" não chega lá à frente por quê?

2. Em Turim fizemos o suficiente para vencer o jogo? Fizemos golos?

1. Pá...a sério?

2. Já chega, Hiawatha. Ou estás a trollar ou não percebes nada de futebol.

André Sousa

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:19
Eu acho que não foi o PRINCIPAL factor.
Foi um dos factores.

Exacto. O principal factor foi a ausência dos que referi. Era engraçado ver o Benfica na máxima força e ver o Sevilha sem Rakitic, M'Bia e Reyes. E chegar aos 15' e ver o Bacca a sair lesionado.

Sei lá, algo deste género.

Hiawatha

Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:18
Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:15
Eu acho que não pode ser tão linear.
No momento do remate, num jogo decisivo, não é só a qualidade do jogador que entra na equação, no momento do remate.
Passa pelo treinador todo um trabalho de preparação mental para esse momento.


O Benfica do Jesus, nos jogos decisivos, revelou-se sempre uma equipa perdulária.

No momento do remate, o jogador, por muito bom que seja, não consegue controlar a bola com sensibilidade de 10/20 cms. E, às vezes, é só essa a diferença entre ser golo e não ser.

O que é que é um jogo decisivo?

Era interessante perceber isso, sinceramente. É que, há uns tempos atrás, jogos decisivos só eram aqueles que o Benfica não ganhava.


Jogos decisivos foram todos aqueles que o JJ, com as suas virtudes, nos colocaram a disputar títulos.


Porto 3-1 Benfica
Benfica 2-1 Rio Ave
Porto 2-0 Benfica
Porto 2-1 Benfica
Benfica 1-2 Chelsea
Benfica 1-2 Vitória
Benfica 2-0 Olhanense
Benfica 0-0 Sevilha
Benfica 1-0 Rio Ave
Benfica 0-0 Rio Ave
Vitória 0-0 Benfica

Godescalco

Citação de: andereberna em 16 de Junho de 2015, 02:21
Falta de estofo mental ? Porra...

Agora que o homem bazou e foi para o Sporting, vale tudo.

ricardoslb1988

Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:11
Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:07
Explica por que é "coise".
É uma coisa que penso muito... Há equipas que nos momentos decisivos baqueiam em frente à baliza e outras que não. Por que será?


Guimarães 0-0 Benfica, 2014-2015.
Valeu o Caeiro.

Simples. Basta olhar para o remate do Salvio, em que a bola não entra porque faz um efeito para fora ao bater no chão/corpo do guarda-redes.

Achas que isto é controlável por alguém?

Se a bola entra... ninguém estaria a ter esta conversas.

O lance do Lima é só azelhice dele.

Finalizar as oportunidades depende dos jogadores, não do treinador.
Nao concordo. Sao os jogadores que definem os lances mas o treinador tem a tarefa de os motivar e dar-lhes confiança para nao vacilarem nos momentos decisivos. O que vimos nessas finais foi uma equipa ansiosa e com medo. E quando digo equipa estou a incluir o treinador. Faltou tranquilidade e confiança na hora da decisao.

Cachatra

Citação de: ricardoslb1988 em 16 de Junho de 2015, 02:10
Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:07
Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:04
Não se revelar preparado para finalizar, a nível mental, é um daqueles argumentos que...

Coise.


Explica por que é "coise".
É uma coisa que penso muito... Há equipas que nos momentos decisivos baqueiam em frente à baliza e outras que não. Por que será?


Guimarães 0-0 Benfica, 2014-2015.
Valeu o Caeiro.
Nem duvides. Seria mais uma semana de sofrimento...Nem é bom pensar! OBRIGADO CAEIRO!
Que eu me lembre, nesse jogo o Salvio meteu uma lá dentro, que só não foi golo porque o árbitro anulou (mal, muito mal) o lance.

Stanic

Gostei muito da entrevista. SEMPRE A REALÇAR O COLECTIVO.

Hiawatha

Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:22
Exacto. O principal factor foi a ausência dos que referi. Era engraçado ver o Benfica na máxima força e ver o Sevilha sem Rakitic, M'Bia e Reyes. E chegar aos 15' e ver o Bacca a sair lesionado.

Sei lá, algo deste género.


Então por que entrámos com Rodrigo e Lima e não se retirou um destes dois e se reforçou o meio-campo, para proteger a equipa, por exemplo?

brazio

Citação de: Gottschalk em 16 de Junho de 2015, 02:19
Citação de: brazio em 16 de Junho de 2015, 02:17
Agora do ponto de vista afetivo e junto da massa adepta a imagem do catedrático nunca será reabilitada depois do que fez

Isso depende agora mais do tempo e da maneira como ele se comportar como adversário.

Tenho sérias duvidas até pela personalidade peculiar de Jesus.

André Sousa

O 3-1 no Dragão foi claramente decisivo. Tanto foi que, na semana seguinte, fomos campeões na Luz.

O jogo com o Olhanense é outro, que de decisivo também pouco tinha. Era apenas para ver quando éramos campeões, pouco mais. Não é um jogo de grau de dificuldade elevado.

Mas já dei a minha opinião sobre isto noutras altura. São lugares comuns e falta de percepção daquilo que é o alcance e a função do treinador.

Os treinadores não jogam. Orientam. A partir daí, é só injusto responsabilizar o treinador por X ou Y falhar em frente à baliza, quando há oportunidades criadas. Isto sim, é que já é mais responsabilidade do treinador.

Hiawatha

Citação de: Pedro Cachatra em 16 de Junho de 2015, 02:24
Que eu me lembre, nesse jogo o Salvio meteu uma lá dentro, que só não foi golo porque o árbitro anulou (mal, muito mal) o lance.


Verdade.

andereberna

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:23
Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:18
Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:15
Eu acho que não pode ser tão linear.
No momento do remate, num jogo decisivo, não é só a qualidade do jogador que entra na equação, no momento do remate.
Passa pelo treinador todo um trabalho de preparação mental para esse momento.


O Benfica do Jesus, nos jogos decisivos, revelou-se sempre uma equipa perdulária.

No momento do remate, o jogador, por muito bom que seja, não consegue controlar a bola com sensibilidade de 10/20 cms. E, às vezes, é só essa a diferença entre ser golo e não ser.

O que é que é um jogo decisivo?

Era interessante perceber isso, sinceramente. É que, há uns tempos atrás, jogos decisivos só eram aqueles que o Benfica não ganhava.


Jogos decisivos foram todos aqueles que o JJ, com as suas virtudes, nos colocaram a disputar títulos.


Porto 3-1 Benfica
Benfica 2-1 Rio Ave
Porto 2-0 Benfica
Porto 2-1 Benfica
Benfica 1-2 Chelsea
Benfica 1-2 Vitória
Benfica 2-0 Olhanense
Benfica 0-0 Sevilha
Benfica 1-0 Rio Ave
Benfica 0-0 Rio Ave
Vitória 0-0 Benfica
Portanto, já deu para entender que uma meia final europeia não é um jogo decisivo. Nem as finais da taça da liga...

Godescalco

Citação de: Hiawatha em 16 de Junho de 2015, 02:25
Citação de: André Sousa em 16 de Junho de 2015, 02:22
Exacto. O principal factor foi a ausência dos que referi. Era engraçado ver o Benfica na máxima força e ver o Sevilha sem Rakitic, M'Bia e Reyes. E chegar aos 15' e ver o Bacca a sair lesionado.

Sei lá, algo deste género.

Então por que entrámos com Rodrigo e Lima e não se retirou um destes dois e se reforçou o meio-campo, para proteger a equipa, por exemplo?

Tiravas o Rodrigo do 11 titular e metias quem? O Almeida? O Djuricic?

O Benfica não deixou de ganhar a final de Turim por causa do meio-campo.