Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Theroux

Citação de: david_slb em 21 de Junho de 2015, 12:49
Lá por não falar de táctica no livro não significa que não perceba...
Olha, o Jorjus nem um livro era capaz de escrever

A questão é que não tenho memória de alguém lhe apontar qualquer tipo de mérito a nível táctico ou de treino.

Se agora demonstrar qualidade acima da média nessas áreas será uma novidade completa, pelo menos para mim.

Simao88

será que vai ter mãos para o que ai vem? E não vai ser nada fácil

arriosta

Citação de: Theroux em 21 de Junho de 2015, 13:28
Citação de: david_slb em 21 de Junho de 2015, 12:49
Lá por não falar de táctica no livro não significa que não perceba...
Olha, o Jorjus nem um livro era capaz de escrever

A questão é que não tenho memória de alguém lhe apontar qualquer tipo de mérito a nível táctico ou de treino.

Se agora demonstrar qualidade acima da média nessas áreas será uma novidade completa, pelo menos para mim.

pois o problema para mts de nós é q o RV vem rotulado como bom homem, bom coração, benfiquista, amigo dos jogadores, mentalmente bom disciplinador... mas de táctica, de técnica, de leitura de jogo mt pouco ou nada (eu pelo menos!)
e se estamos com mais certezas no abandono de caminhos anteriores e de jogadores que nos guiaram até lá, de entradas com qualidade está curto!

Soundwave

Citação de: Karel Alinho em 21 de Junho de 2015, 11:37
Portanto, se as pessoas tirassem ilações do suposto sucesso ou insucesso de uma pessoa pelo que diz ou pela forma como diz, então JJ nunca teria sido treinador do Benfica.

Jesus entrou no Benfica a dizer que ia pôr a equipa a jogar o dobro. "E se calhar o dobro é pouco"

Tem tudo a ver com o Rui "Vou à apresentação e depois vou para Cuba" Vitória.

Soundwave

Citação de: tsubasaslb em 21 de Junho de 2015, 11:57
Citação de: Esbutenado em 21 de Junho de 2015, 07:57
JJ ganhou na primeira época com um plantel recheado de jogadores excelentes, tirando o frangueiro do Quim.
Se LFV der ao RV um plantel semelhante e eventualmente não ganharmos, então sim poderemos criticar. Por enquanto isso ainda é uma incógnita, há que esperar até vermos mais definição nas entradas e saídas.
Uma coisa é mantermos Maxi, Gaitan e Jonas, e acrescentarmos Coentrão, Ramires e Mitrovic.
Outra coisa é sairem Maxi, Gaitan e Jonas, e acrescentarmos Marçal, Diego Lopes e Hassan.

Coentrão não era excelente antes do JJ. Aliás era bem menos cotado que o Quim.
Mesmo o Di Maria, David Luiz e Maxi Pereira tiveram uma evolução, e rendimento, com o JJ.
Não esquecer que o Javi antes do JJ lhe pôr as mãos era um "paqueton"

Di Maria era o gajo que por 10M ia de lacinho ao aeroporto. Maxi Pereira nem para suplente de lateral servia. David Luiz bom suplente. Javi García dispensado do Real, é porque não prestava. Coentrão? Puto fixe mas com pouca cabeça, não vai dar jogador.

Bons eram o Cardozo, o Luisão e o Aimar. Mesmo assim Luisão começou a ser mais patrão, Cardozo começou a facturar a sério e o Aimar parecia outro em relação ao ano passado.

Um gajo não gostar do Jesus é uma coisa. Dizer à boca cheia que tinha grande plantel quando chegou já é menos verdade, já que muita da qualidade que apareceu foi ele que a produziu. Verdadeiramente grande plantel teve em 2011/12 e 2013/14, tirando um ou outro pato feio. No resto teve de ser ele a inventar as soluções. "Não joga o Matic joga o Manel".

Eu já o disse 1000 vezes: não era totalmente contra a saída de JJ embora considere um tremendo erro após o bicampeonato. Mas mandar embora o Jesus para ir buscar um Rui Vitória? Mas a malta viu como jogavam as equipas dele? Viram os resultados sofríveis na maior parte das épocas? E experiência europeia? É que Jesus tinha já umas boas dezenas de jogos europeus quando veio para o Benfica e só por isso vinha com essa experiência de exigência mais alta.

Soundwave

Citação de: Karel Alinho em 21 de Junho de 2015, 12:17
Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 12:01
Citação de: Karel Alinho em 21 de Junho de 2015, 11:37
Portanto, se as pessoas tirassem ilações do suposto sucesso ou insucesso de uma pessoa pelo que diz ou pela forma como diz, então JJ nunca teria sido treinador do Benfica.
Não me parece. Quando o JJ fala, vê-se que não sabe nada de gramática, mas percebe-se que sabe bastante de futebol. Quando se lê o livro do Mourinho, percebe-se que ele sabe de futebol. Até porque ele explica o raciocínio por trás de opções tácticas, métodos de treino, modelos de jogo (coisas que, segundo já li aqui, nenhum treinador no seu juízo perfeito revelaria).
Quando se lê o livro do Vitória, fica-se com a sensação de que estamos perante um vendedor de banha da cobra que não sabe muito do que fala. "para ganhar um jogo é preciso marcar golos", diz ele. Sabias disto? Eu por acaso também tinha esta ideia.
No entanto, é só um livro. Foi apenas o que eu disse: li o livro e fiquei desiludido porque é uma merda. Caiu o Carmo e a Trindade. Pessoas que já formaram opinião positiva do Vitória por causa do "discurso" dele em entrevistas e conferências de imprensa, não concebem que se avalie o "discurso" dele num livro que escreveu.
Lamento. Já sei que ele vai "dar a vida pelo clube". Isso é que é bonito e as pessoas gostam. Além de que é verdade, de certeza. Imagino que o Benfica possa vir a estar distraidamente numa linha de caminho de ferro e, nisto, vem um comboio que vai matar o Benfica. Mas o Vitória atravessa-se à frente da locomotiva e dá a vida pelo Benfica.
Deve ser isto. Eu, pessoalmente, preferia que ele desse troféus. Acho que a vida dele não fica bem no museu.

Só passaste a saber mais do futebol do JJ depois do primeiro ano no Benfica, porque até ali era apenas mais um. Mais, quando ele veio com alguns sound-bite do mesmo género que agora apontas ao RV, também muita gente ficou de pé atrás e lembraram-se mais depressa dos fracassos enquanto treinador do que o resto. Os treinadores têm formas de querer passar confiança ou mensagens, seja através do "Dar a vida pelo Benfica" como de "Acho que sou o melhor treinador do mundo, mas isso só vou poder justificar quando ganhar a Champions".

Portanto, podes ter a tua opinião sobre o que leste ou ouviste do RV, mas a verdade é que ele (como até o JJ) veio para o Benfica pelo trabalho que desenvolveu nos clubes por onde passou; e RV mostrou competência por onde passou, nunca tendo sido despedido ou ficado desempregado (Já o outro..). O facto do RV - ou outro - dizer isto ou aquilo é irrelevante, porque - e aí penso que concordamos - ilações tiram-se no fim.

Não é verdade. Jesus sempre jogou assim, ao ataque e a envolver o adversário. A defender com poucos.

Soundwave

Citação de: ricardoshearer em 21 de Junho de 2015, 12:49
Não me preocupa as saidas, porque pelo que vejo e a confirmar-se tudo o que se tem falado, vamos ter o melhor plantel dos três crónicos candidatos, preocupa-me sim se RV vai ter unhas, e fundamentalmente se fará os jogadores terem atitude, garra e determinação durante os 90 min.

Se se confirmasse tudo o que se fala o Bale, o Tozic e o Pavlyuchenko eram jogadores do sporting.

As saídas é que devem preocupar porque é um costume as debandadas no verão.

Soundwave

Citação de: Theroux em 21 de Junho de 2015, 13:28
Citação de: david_slb em 21 de Junho de 2015, 12:49
Lá por não falar de táctica no livro não significa que não perceba...
Olha, o Jorjus nem um livro era capaz de escrever

A questão é que não tenho memória de alguém lhe apontar qualquer tipo de mérito a nível táctico ou de treino.

Se agora demonstrar qualidade acima da média nessas áreas será uma novidade completa, pelo menos para mim.

Já se viu o contrário, até. De jogadores treinados pelos 2.

As diferenças são gigantes. Um é um paz de alma para o grupo mas tecnicamente medíocre. O outro uma besta mas altamente criativo e funcional no treino.

BENFIKA

Por acaso, quando ainda nao tinha sido anunciado, já tinha falado aqui que me preocupa muito o facto de não se ouvir elogios sobre os seus treinos, metodologia, questões taticas, leitura de jogo, etc.
Gira tudo á volta da boa personalidade, bom homem, aposta nos jovens.

Espero que não seja indicador de incapacidade no campo técnico, porque se for vamos passar um mau bocado.

Red Eyes


Baron_Davis

o que se diria aqui se, qd precisa de ir atrás do resultado, tira o trinco e põe o terceiro avançado..

tsubasaslb

Citação de: Soundwave em 21 de Junho de 2015, 14:01
Citação de: tsubasaslb em 21 de Junho de 2015, 11:57
Citação de: Esbutenado em 21 de Junho de 2015, 07:57
JJ ganhou na primeira época com um plantel recheado de jogadores excelentes, tirando o frangueiro do Quim.
Se LFV der ao RV um plantel semelhante e eventualmente não ganharmos, então sim poderemos criticar. Por enquanto isso ainda é uma incógnita, há que esperar até vermos mais definição nas entradas e saídas.
Uma coisa é mantermos Maxi, Gaitan e Jonas, e acrescentarmos Coentrão, Ramires e Mitrovic.
Outra coisa é sairem Maxi, Gaitan e Jonas, e acrescentarmos Marçal, Diego Lopes e Hassan.

Coentrão não era excelente antes do JJ. Aliás era bem menos cotado que o Quim.
Mesmo o Di Maria, David Luiz e Maxi Pereira tiveram uma evolução, e rendimento, com o JJ.
Não esquecer que o Javi antes do JJ lhe pôr as mãos era um "paqueton"

Di Maria era o gajo que por 10M ia de lacinho ao aeroporto. Maxi Pereira nem para suplente de lateral servia. David Luiz bom suplente. Javi García dispensado do Real, é porque não prestava. Coentrão? Puto fixe mas com pouca cabeça, não vai dar jogador.

Bons eram o Cardozo, o Luisão e o Aimar. Mesmo assim Luisão começou a ser mais patrão, Cardozo começou a facturar a sério e o Aimar parecia outro em relação ao ano passado.

Um gajo não gostar do Jesus é uma coisa. Dizer à boca cheia que tinha grande plantel quando chegou já é menos verdade, já que muita da qualidade que apareceu foi ele que a produziu. Verdadeiramente grande plantel teve em 2011/12 e 2013/14, tirando um ou outro pato feio. No resto teve de ser ele a inventar as soluções. "Não joga o Matic joga o Manel".

Eu já o disse 1000 vezes: não era totalmente contra a saída de JJ embora considere um tremendo erro após o bicampeonato. Mas mandar embora o Jesus para ir buscar um Rui Vitória? Mas a malta viu como jogavam as equipas dele? Viram os resultados sofríveis na maior parte das épocas? E experiência europeia? É que Jesus tinha já umas boas dezenas de jogos europeus quando veio para o Benfica e só por isso vinha com essa experiência de exigência mais alta.

Concordo contigo.

pguerreiro

O ADN de vitória é do Clube e não do JJ, uma sucessão de alguém carismático com 6 anos de Clube nunca é fácil, mas temos de ter alguma calma e acreditar que estávamos longe da perfeição por muito que parecesse em função de comparações com épocas como a de 2008/09.

O RV poderá muito bem estar à altura do desafio, vai ter matéria-prima para trabalhar, não se desgasta com coisas estúpidas porque sabe delegar e sabe que tem a estrutura a remar para o mesmo lado, e perdendo em alguns aspectos certamente ganharemos noutros. Claro que o outro era aquela máquina que respirava futebol 24/7 com a infalibilidade que lhe reconhecemos de contar com Bebés em vez de Bernardos Silvas no plantel, mas é evitarmos as comparações e percebermos que é uma mudança obrigatória.

Eu também vou ter saudades dos arranques avassaladores dos anos anteriores, das prestações honrosas na Champions e dos banhos tácticos em Vila do Conde e Capital do Móvel numa 2.ª volta que só não fugiu porque os andrades desperdiçaram sucessivas hipóteses de nos fazer tremer. Não se pode ter tudo e o medo de muitos é legítimo.

hertz

Preocupa-me que ele dê demasiada importância aos aspectos emocionais.
Ficarem parados numa estação de serviço na final da Taça só para não apanhar os adeptos do Benfica. Houve uma vez, acho que foi no seu primeiro clube, em que o motorista tinha de dar marcha atrás e por isso ele fez a equipa toda sair do autocarro.  :buck2:

A parte psicológica é importante mas é o menos num jogo de futebol

O Soberbo

Citação de: pguerreiro em 21 de Junho de 2015, 14:28
O ADN de vitória é do Clube e não do JJ, uma sucessão de alguém carismático com 6 anos de Clube nunca é fácil, mas temos de ter alguma calma e acreditar que estávamos longe da perfeição por muito que parecesse em função de comparações com épocas como a de 2008/09.

O RV poderá muito bem estar à altura do desafio, vai ter matéria-prima para trabalhar, não se desgasta com coisas estúpidas porque sabe delegar e sabe que tem a estrutura a remar para o mesmo lado, e perdendo em alguns aspectos certamente ganharemos noutros. Claro que o outro era aquela máquina que respirava futebol 24/7 com a infalibilidade que lhe reconhecemos de contar com Bebés em vez de Bernardos Silvas no plantel, mas é evitarmos as comparações e percebermos que é uma mudança obrigatória.

Eu também vou ter saudades dos arranques avassaladores dos anos anteriores, das prestações honrosas na Champions e dos banhos tácticos em Vila do Conde e Capital do Móvel numa 2.ª volta que só não fugiu porque os andrades desperdiçaram sucessivas hipóteses de nos fazer tremer. Não se pode ter tudo e o medo de muitos é legítimo.

Nos 15 anos anteriores ao JJ fomos campeões uma vez. O ADN devia estar avariado. Estas frases, "ADN de vitória", o que é que significam? Na prática, sem recurso a metáforas, o que é que quer dizer? O Benfica ganha independentemente de quem lá trabalhe? As camisolas têm poderes mágicos?
Cada um sente saudades à sua maneira. Eu vou sentir de ser bicampeão ao fim de 31 anos. De ir a finais europeias ao fim de 25.