Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

O Soberbo

Citação de: Mufete em 21 de Junho de 2015, 18:06
Quanto aos jogadores: acho que as contratações do Taarabt e do Carcela são bons sinais. Estamos atentos aos bons valores e não vamos contratar "promessas", mas sim jogadores já com alguma experiência. E as contratações que vierem (as principais) não devem fugir deste perfil, segundo parece.

Quanto à "estrutura" (direcção, comunicação, etc): parece-me que a saída do JJ tem tido um efeito motivador. Contrariamente ao que é habitual, acredito no que a CS disse sobre o "orgulho ferido" e a uma aproximação aos agentes para tentar ter uma equipa a sério para acalmar os efeitos do caso JJ e para responder, pelo menos, ao Sporting.

Vejo um Benfica (não falo dos adeptos, que ainda estão cépticos, mas do clube internamente) determinado em não deixar o JJ a rir.

Problemas no meio disto tudo?
1 - A capacidade de Rui Vitória lidar com isto tudo, eventualmente.
2 - O FCP, que pela calada, pode ficar a rir disto tudo.
Gostava de concordar contigo. O único bom sinal que vejo nas contratações dos marroquinos é o facto de a comunicação social não ter sabido de nada. De resto, receio que se tenha voltado aos tempos em que o Benfica contratava jogadores muito habilidosos mas pouco profissionais e/ou problemáticos disciplinarmente. Há um cheirinho a Roger no ar. As notícias sobre novo desmantelamento da equipa campeã também são inquietantes. Fala-se insistentemente das saídas de Maxi, Gaitan, Jonas, Lima... Salvio só volta em Janeiro. Ou seja, há um treinador novo e, se calhar, meia equipa nova. E o primeiro troféu disputa-se um mês e uma semana depois do início dos trabalhos. Parece-me curto.
Não duvido que a estrutura esteja motivada para responder ao Sporting, mas a principal ameaça é o Porto. Parece-me que o Flopetegui aprendeu duas ou três coisas e já percebeu que a rotatividade é capaz de não ser boa ideia. Na segunda volta, já fez mais pontos que o Benfica.

misticaslb

Estive agora a ver o jogo em Guimarães (em que nos tornámos campeões). No final aparece a equipa toda a festejar e mostram uma imagem do Rui, estava com um sorriso de gajo feliz da vida  ;D

Mufete

#7277
Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 18:27
Gostava de concordar contigo. O único bom sinal que vejo nas contratações dos marroquinos é o facto de a comunicação social não ter sabido de nada. De resto, receio que se tenha voltado aos tempos em que o Benfica contratava jogadores muito habilidosos mas pouco profissionais e/ou problemáticos disciplinarmente. Há um cheirinho a Roger no ar. As notícias sobre novo desmantelamento da equipa campeã também são inquietantes. Fala-se insistentemente das saídas de Maxi, Gaitan, Jonas, Lima... Salvio só volta em Janeiro. Ou seja, há um treinador novo e, se calhar, meia equipa nova. E o primeiro troféu disputa-se um mês e uma semana depois do início dos trabalhos. Parece-me curto.
Não duvido que a estrutura esteja motivada para responder ao Sporting, mas a principal ameaça é o Porto. Parece-me que o Flopetegui aprendeu duas ou três coisas e já percebeu que a rotatividade é capaz de não ser boa ideia. Na segunda volta, já fez mais pontos que o Benfica.

Concordamos quanto ao FCP. Mas lembro que eles também vão ter alterações significativas no plantel.
No entanto, não estou tão céptico como tu quanto às entradas no Benfica. Partilho, sim, a preocupação com as saídas.
Como disse, a minha única (e importante) fonte de cepticismo é mesmo o treinador. Porque o JJ ao menos tinha as manhas necessárias para ser bem sucedido no Benfica e no Tugão. O Rui Vitória? Veremos.

pguerreiro

Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 18:02
Citação de: O_OZORIO em 21 de Junho de 2015, 17:53
Concordo em absoluto.

Agora parece que o homem foi um Deus mas a verdade é que em 6 anos fez muita merda e ia continuar a fazer. Agora o caminho é do Vitória.
Sem dúvida. Em 6 anos fez muita merda e ia continuar a fazer. Com o Vitória, não vai haver merda. Ele vai acertar em todas as decisões, como aliás é normal num treinador. Nunca mais vai haver dispensas questionáveis de jogadores. Toda a gente vai concordar sempre com o 11 inicial. Preparem-se para a perfeição.
Mas isso aconteceu com todos os treinadores do nosso clube, não recordo alguém que tenha sido consensual. Coisas que te posso garantir desde já; não vamos abdicar de contratar A ou B com qualidade porque o treinador prefere apostar no jogador-fetiche; não vamos deixar de apostar em jogadores da formação porque o que dá visibilidade e afaga o ego são adaptações; last but not the least, quando a coisa apertar a culpa não vai ser apenas dos outros.

O Soberbo

Citação de: pguerreiro em 21 de Junho de 2015, 18:53
Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 18:02
Sem dúvida. Em 6 anos fez muita merda e ia continuar a fazer. Com o Vitória, não vai haver merda. Ele vai acertar em todas as decisões, como aliás é normal num treinador. Nunca mais vai haver dispensas questionáveis de jogadores. Toda a gente vai concordar sempre com o 11 inicial. Preparem-se para a perfeição.
Mas isso aconteceu com todos os treinadores do nosso clube, não recordo alguém que tenha sido consensual. Coisas que te posso garantir desde já; não vamos abdicar de contratar A ou B com qualidade porque o treinador prefere apostar no jogador-fetiche; não vamos deixar de apostar em jogadores da formação porque o que dá visibilidade e afaga o ego são adaptações; last but not the least, quando a coisa apertar a culpa não vai ser apenas dos outros.
Sem dúvida. Agora é que a culpa vai ser partilhada. Chega de desresponsabilização. Finalmente, deixamos de ter no Benfica alguém que sacode a água do capote quando as coisas correm mal.

"LFV: Eu? Demitir-me? Mas porque é que vou pensar em demitir-me?
HÉLDER CONDUTO: Se houver maus resultados.
LFV:Mas espere aí, mas porquê maus resultados? Acha que eu dou um pontapé na bola? Não dou. Não dou pontapé na bola. Nunca ninguém me pode avaliar por ser campeão ou não ser campeão."

Benfica TV. Agosto de 2013.

pguerreiro

Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 19:03
Citação de: pguerreiro em 21 de Junho de 2015, 18:53
Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 18:02
Sem dúvida. Em 6 anos fez muita merda e ia continuar a fazer. Com o Vitória, não vai haver merda. Ele vai acertar em todas as decisões, como aliás é normal num treinador. Nunca mais vai haver dispensas questionáveis de jogadores. Toda a gente vai concordar sempre com o 11 inicial. Preparem-se para a perfeição.
Mas isso aconteceu com todos os treinadores do nosso clube, não recordo alguém que tenha sido consensual. Coisas que te posso garantir desde já; não vamos abdicar de contratar A ou B com qualidade porque o treinador prefere apostar no jogador-fetiche; não vamos deixar de apostar em jogadores da formação porque o que dá visibilidade e afaga o ego são adaptações; last but not the least, quando a coisa apertar a culpa não vai ser apenas dos outros.
Sem dúvida. Agora é que a culpa vai ser partilhada. Chega de desresponsabilização. Finalmente, deixamos de ter no Benfica alguém que sacode a água do capote quando as coisas correm mal.

"LFV: Eu? Demitir-me? Mas porque é que vou pensar em demitir-me?
HÉLDER CONDUTO: Se houver maus resultados.
LFV:Mas espere aí, mas porquê maus resultados? Acha que eu dou um pontapé na bola? Não dou. Não dou pontapé na bola. Nunca ninguém me pode avaliar por ser campeão ou não ser campeão."

Benfica TV. Agosto de 2013.
De facto em 2012/13 não tinha dado condições nenhumas ao JJ, ainda por cima como sabemos bazou para o Brasil e por via disso não ganhámos em casa um jogo decisivo contra o colosso Estoril. Sem dúvida que a responsabilidade de 2013 foi dele. Aliás, nem sem como não assumiu as culpas na íntegra, ao fim ao cabo era o mínimo que podia fazer estando na presença de um treinador tão altruísta como o JJ. Segurou-o quando todos pediam a cabeça, não foi mau de todo, e desde então quando a equipa tropeça e não joga um crl, é ele que vai motivar as tropas ao balneário porque o grande treinador que defendes é um líder de pacotilha.

O Soberbo

Citação de: pguerreiro em 21 de Junho de 2015, 19:13
De facto em 2012/13 não tinha dado condições nenhumas ao JJ, ainda por cima como sabemos bazou para o Brasil e por via disso não ganhámos em casa um jogo decisivo contra o colosso Estoril. Sem dúvida que a responsabilidade de 2013 foi dele. Aliás, nem sem como não assumiu as culpas na íntegra, ao fim ao cabo era o mínimo que podia fazer estando na presença de um treinador tão altruísta como o JJ. Segurou-o quando todos pediam a cabeça, não foi mau de todo, e desde então quando a equipa tropeça e não joga um crl, é ele que vai motivar as tropas ao balneário porque o grande treinador que defendes é um líder de pacotilha.
Pois é. Até porque é dos poucos treinadores que, quando perde, a culpa é dele; quando ganha, a culpa é da "estrutura".

Red Eyes

Citação de: misticaslb em 21 de Junho de 2015, 18:49
Estive agora a ver o jogo em Guimarães (em que nos tornámos campeões). No final aparece a equipa toda a festejar e mostram uma imagem do Rui, estava com um sorriso de gajo feliz da vida  ;D
Mais feliz do que eu não estava de certeza mas se me puserem a treinar o Benfica... :-X

RodrigoVivo

Citação de: misticaslb em 21 de Junho de 2015, 18:49
Estive agora a ver o jogo em Guimarães (em que nos tornámos campeões). No final aparece a equipa toda a festejar e mostram uma imagem do Rui, estava com um sorriso de gajo feliz da vida  ;D

Também reparei nisso  :police: Não se conseguiu conter  :bandeiraslb2:

É um dos nossos!

Godescalco

O próprio Luisão admitiu que o Jorge Jesus lhe ensinou bastante sobre a sua posição e que passou a entender o jogo de outra maneira.

É evidente que existe um Luisão pré-Jorge Jesus e um Luisão pós-Jorge Jesus. Como existe outros tantos exemplos.

Uma das grandes qualidades do Jorge era precisamente tirar o máximo dos seus jogadores.

Godescalco

Citação de: pguerreiro em 21 de Junho de 2015, 18:53
Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 18:02
Citação de: O_OZORIO em 21 de Junho de 2015, 17:53
Concordo em absoluto.

Agora parece que o homem foi um Deus mas a verdade é que em 6 anos fez muita merda e ia continuar a fazer. Agora o caminho é do Vitória.
Sem dúvida. Em 6 anos fez muita merda e ia continuar a fazer. Com o Vitória, não vai haver merda. Ele vai acertar em todas as decisões, como aliás é normal num treinador. Nunca mais vai haver dispensas questionáveis de jogadores. Toda a gente vai concordar sempre com o 11 inicial. Preparem-se para a perfeição.
Mas isso aconteceu com todos os treinadores do nosso clube, não recordo alguém que tenha sido consensual. Coisas que te posso garantir desde já; não vamos abdicar de contratar A ou B com qualidade porque o treinador prefere apostar no jogador-fetiche; não vamos deixar de apostar em jogadores da formação porque o que dá visibilidade e afaga o ego são adaptações; last but not the least, quando a coisa apertar a culpa não vai ser apenas dos outros.

Claro.

Porque esse fenómenos são exclusivos do Jorge Jesus. Nunca antes houve um treinador com jogadores-fetiche ou vacas sagradas, ou que não privilegiou a formação, ou que não assumia imediatamente para si todas as culpas de um desaire.

rolf03

Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 15:16
Citação de: rolf03 em 21 de Junho de 2015, 15:07
Depois de ouvir da boca do Bernardo Silva que só saiu depois de ouvir do treinador que tinha muita gente à frente dele fico com a certeza que muitos dos erros do planeamento são da responsabilidade do JJ.

Em Janeiro reconheço que a direcção arriscou , e muito , na venda do Enzo e aí o mérito vai para o treinador que soube compensar a saída.

Caso não tivesse dito ao BS que não contava com ele teria mais um opção , mais do que válida , para o meio campo.

Entre erros e acertos por parte da direcção e treinador o Benfica conseguiu ser BI campeão e o mérito é de todos não só de um.

Agora é trabalhar para voltar a vencer.

P.S. -  JJ nunca tinha ganho nada antes de entrar no SLB ( ADN ganhador!!)
Jupp Heynckes tinha sido campeão da Europa antes de entrar no SLB, onde não ganhou rigorosamente nada. ADN ganhador!!

Estavamos a flar de JJ e do Benfica a comparação com o Jupp Heynckes é ridicula!!

Sabes ao menos o plantel que ele tinha disponivel?!

Manto Sagrado

Citação de: O Soberbo em 21 de Junho de 2015, 18:27
Citação de: Mufete em 21 de Junho de 2015, 18:06
Quanto aos jogadores: acho que as contratações do Taarabt e do Carcela são bons sinais. Estamos atentos aos bons valores e não vamos contratar "promessas", mas sim jogadores já com alguma experiência. E as contratações que vierem (as principais) não devem fugir deste perfil, segundo parece.

Quanto à "estrutura" (direcção, comunicação, etc): parece-me que a saída do JJ tem tido um efeito motivador. Contrariamente ao que é habitual, acredito no que a CS disse sobre o "orgulho ferido" e a uma aproximação aos agentes para tentar ter uma equipa a sério para acalmar os efeitos do caso JJ e para responder, pelo menos, ao Sporting.

Vejo um Benfica (não falo dos adeptos, que ainda estão cépticos, mas do clube internamente) determinado em não deixar o JJ a rir.

Problemas no meio disto tudo?
1 - A capacidade de Rui Vitória lidar com isto tudo, eventualmente.
2 - O FCP, que pela calada, pode ficar a rir disto tudo.
Gostava de concordar contigo. O único bom sinal que vejo nas contratações dos marroquinos é o facto de a comunicação social não ter sabido de nada. De resto, receio que se tenha voltado aos tempos em que o Benfica contratava jogadores muito habilidosos mas pouco profissionais e/ou problemáticos disciplinarmente. Há um cheirinho a Roger no ar. As notícias sobre novo desmantelamento da equipa campeã também são inquietantes. Fala-se insistentemente das saídas de Maxi, Gaitan, Jonas, Lima... Salvio só volta em Janeiro. Ou seja, há um treinador novo e, se calhar, meia equipa nova. E o primeiro troféu disputa-se um mês e uma semana depois do início dos trabalhos. Parece-me curto.
Não duvido que a estrutura esteja motivada para responder ao Sporting, mas a principal ameaça é o Porto. Parece-me que o Flopetegui aprendeu duas ou três coisas e já percebeu que a rotatividade é capaz de não ser boa ideia. Na segunda volta, já fez mais pontos que o Benfica.

Concordo a 100% com o que dizes, espero no entanto que todas essas saídas não se concretizem e que as entradas tenham sido mais ponderadas do que deixam antever!

Sou um Benfiquista com esperança...

E convenhamos que concordamos todos que nos últimos 7 anos o Benfica tem tido bons planteis (eu considero que o Quique tinha um bom plantel) e esses jogadores foram provavelmente escolhidos pela mesma equipa que escolheu estes dois marroquinos.

Por enquanto, não estou muito animado com os sinais que se vão vendo na imprensa, mas tenho que dar o benefício da dúvida até a bola começar a rolar!!

:slb2:

JPSilva

Citação de: Gottschalk em 21 de Junho de 2015, 20:19
O próprio Luisão admitiu que o Jorge Jesus lhe ensinou bastante sobre a sua posição e que passou a entender o jogo de outra maneira.

É evidente que existe um Luisão pré-Jorge Jesus e um Luisão pós-Jorge Jesus. Como existe outros tantos exemplos.

Uma das grandes qualidades do Jorge era precisamente tirar o máximo dos seus jogadores.

Era e é porque o homem está vivo.

werty10

O JJ é um treinador que faz crescer jogadores como vários o fazem.

Não somos o único clube em Portugal que o fez nos últimos 6 anos e outros fazem-no há bem mais tempo do que nós e com vários treinadores diferentes.

O próprio RV potenciou uma porrada deles nos últimos anos.

JJ faz crescer alguns, mas com muitos, com grande potencial, não fez nada.

Acho que foi importante para nós, sobretudo porque fez aumentar os níveis de exigência e de qualidade, mas não há que ter medo da saída. Basta que se acerte no substituto.

Se fosse o Leonardo Jardim, por exemplo, a substituir JJ estava agora perfeitamente descansado.

Não sei obviamente o que RV vai fazer, nunca esteve num grande, há que esperar.