Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

VALEBEM

Citação de: nightcrowler em 19 de Agosto de 2015, 12:18
Citação de: VALEBEM em 19 de Agosto de 2015, 12:14
É um treinador que, se for obtendo resultados, pode ser aquilo que o Benfica precisa...
Porque além dos resultados, que é o fundamental, é um treinador com características que permitem ter uma gestão mais racional e equilibrada, porque tenta buscar as soluções de qualidade que existem no Clube.
Por exemplo, com ele, o Guimarães passou a obter melhores resultados do que anteriormente, e gastando bastante menos na equipa de futebol.

importante agora é ele mostrar qualidade no trabalho diário, temos que ver a equipa a subir patamares a todos os níveis, fisicos e tácticos.

conseguindo alcançar um bom nível, estou a 100% contigo. pode ser o que precisamos. alguém sério, honesto, sem tiques de vedeta, que pode ser associado ao futuro do clube sem a perspectiva de a qualquer momento assinar por um rival, com um salário em conta e que tem coragem em apostar nos miudos.

o Guimarães ficou mais competitivo, baixou os orçamentos e ainda conseguiu fazer vendas extraordinárias ao longo desse percurso! Bernard, Tiago Rodrigues, Paulo Oliveira, Ricardo Pereira são talvez os melhores exemplos. jogadores da equipa B que subiram, ganharam lugar e foram vendidos, e ainda deixou no plantel Josué e João Afonso, por exemplo que poderiam ser facilmente vendidos.

A questão é que, ao contrário do anterior treinador, não me parece que os horizontes do Rui Vitória, se tiver sucesso, se esgotem em Portugal.
Mas cada coisa no seu tempo! Agora, é altura de mostrar trabalho, e resultados!

vermelhao_33

O futuro do Benfica terá de passar por um treinador que saiba trabalhar e dar oportunidades aos jogadores da casa.

Obviamente que também tem de ter qualidade e um nucleo de jogadores experientes e com provas dadas. 

Manto Sagrado

Citação de: Fernando Ferreira em 19 de Agosto de 2015, 13:11
Já percebi que estavam a falar de livres directos em específico. Desculpem a minha intromissão.  ;D

Não, fizeste bem, a conversa era sobre bolas paradas em geral!
Eu por exemplo tinha a ideia que em cantos não éramos muito maus, e pelos vistos não somos. Nos livres directos realmente temos estado muito mal!

jpcafe

Citação de: Manto Sagrado em 19 de Agosto de 2015, 13:24
Já percebi que estavam a falar de livres directos em específico. Desculpem a minha intromissão.  ;D

Eu por exemplo tinha a ideia que em cantos não éramos muito maus, e pelos vistos não somos. Nos livres directos realmente temos estado muito mal!

O ultimo grande marcador de livres directos foi o Simao, na minha opiniao.

Manto Sagrado

Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2015, 13:09
Citação de: Fernando Ferreira em 19 de Agosto de 2015, 12:55
Citação de: _coal em 19 de Agosto de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 19 de Agosto de 2015, 12:41
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2015, 12:37
Citação de: Manto Sagrado em 19 de Agosto de 2015, 12:34
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2015, 09:33

Citação de: slutsky em 17 de Agosto de 2015, 23:56

Mestre, discordo da tua análise!

Como podem os centrais ter liberdade no processo ofensivo se o esquema obriga à pressão imediata do portador da bola?

O Estoril teve no mínimo meia dúzia de situações claras de golo!

E o JJ com esse esquema, que resultou, devia ter sido campeão 5 vezes em 6...

Tens a tua opinião, eu tenho a minha :)

Sempre gostei de ver uma equipa com uma referencia de área, um Cardozo, um Magnusson. Nos jogos do autocarro da jeito, especialmente quando não temos um jogador forte na bola parada, como o Katso com o Fernando Santos, onde cada canto era meio golo.

Pior, há quantos anos não marcamos um golo de livre direto, como fazia o Simão ou o Diamantino?

Cada sistema tem os seus pontos fortes e fracos, dizes que Cardozo + Lima não ganharam nada mas nessa época Rodrigo também fez muitos jogos. O Porto nas últimas épocas teve uma referencia de área - Falcão, Jackson, e jogava num sistema diferente do que defendes. A realidade é que depende muito dos jogadores disponíveis.

Sobre a "tática" do Jesus, na década de 90 o Porto já jogou assim (Domingos e Kostadinov), o Manchester fez furor com a dupla Andy Cole/Dwight York, e tantos por aí.

Mas qual é a ligação das bolas paradas com o sistema táctico? Podes jogar em 4-3-3 ou em 4-4-2 e marcares as bolas paradas da mesma forma. Quanto aos livres directos lembro-me de bastantes com o Cardozo, mas neste ponto claro que depende da qualidade individual dos jogadores, e neste momento não tens nenhum grande marcador de bolas paradas (livres directos). Realmente com o Simão um livre era meio golo como com o Sinisa Mihajlovic!!

A conversa era de ter um ponto de lança de área vs dois avançados tipo Rodrigo/Lima. Eu comentei que um avançado tipo Cardozo / Mitroglou trás mais "poder" nos lances de bola parada, nos jogos do autocarro. Apenas isso.

Sobre o tema do não aproveitamento dos livres/cantos, é constrangedora a nossa ineficiencia nas ultimas 4 épocas.

Dafuq?!
Concordo. Para o número de cantos e livres,  o aproveitamento era baixo

Isso é a gozar, certo? Sem pesquisar muito, época passada: 37 ocasiões criadas por bolas paradas, 16 golos.

Ou seja, não só criávamos perigo, como materializávamos o mesmo. Agora uma comparação:

Porto: 23 ocasiões, 6 golos.
Sporting: 27 ocasiões, 9 golos.

É abissal a diferença!

A minha comparação não é com os rivais, era com o Benfica noutro horizonte temporal. Mas falando dos rivaisi, o Porto sagrou-se campeão com muitos golos de Branco e Geraldão, no Sporting o Andre Cruz foi decisivo nos anos que foram campões. Numa altura em que se fala por aqui no retrocesso do Benfica para o periodo Damásio, lembrei-me desta situação.

Sim, estamos todos de acordo que seria benéfico ter um bom marcador de livres directos no plantel! Há que trabalhar um!

Quanto à comparação com o Benfica do passado não faz muito sentido (digo eu), porque o futebol mudou muito, temos que nos comparar com a concorrência interna e externa para ver se somos bem sucedidos.

Mas ainda assim, se falas do Benfica do passado, continuas sem te referir por exemplo ao que disse sobre o facto do Benfica pré 1994 era forte mas sofria muitos golos de cantos, bem mais do que agora!

Manto Sagrado

Citação de: jpcafe em 19 de Agosto de 2015, 13:26

Mas o Simão eu já falei....esse era top...como ele havia o Sinisa Mihajlovic!! Neste momento tomara eu ter no plantel um com a qualidade do Cardozo...já dava para marcar uns quantos!!

Volto a sugerir o trabalho específico do Talisca que parece ter qualidades para marcar bem livres!!

nogueira

Citação de: Manto Sagrado em 19 de Agosto de 2015, 13:31
Citação de: jpcafe em 19 de Agosto de 2015, 13:26

Mas o Simão eu já falei....esse era top...como ele havia o Sinisa Mihajlovic!! Neste momento tomara eu ter no plantel um com a qualidade do Cardozo...já dava para marcar uns quantos!!

Volto a sugerir o trabalho específico do Talisca que parece ter qualidades para marcar bem livres!!
Tivemos um muito bom também, mas nem teve tempo de aquecer.

O Laurent Robert

fmatos

Neste momento quem normalmente marca os livres directos é sempre o Talisca. Veio do Brasil como um craque a bater livres mas até hoje ainda não conseguiu provar isso. Acho que tem qualidade para isso e como já aqui disseram deveria ser trabalhado especificamente para esse efeito. Só tínhamos a ganhar com isso.

De resto, no plantel temos o Gaitán que marca bem livres directos de curta distância e em jeito. Temos o Guedes que nos escalões anteriores mostrou ter qualidade neste aspecto. Acho que é outro jogador que poderia ser trabalhado nesse aspecto.

JPSilva

O Cardozo a dada altura marcava mais de livre do que de penalty.

nfgl

Sobre as bolas paradas, e os cantos em particular, há que rever a questão dos cantos marcados para a área com 11 jogadores adversários dentro dela.
A rever num futuro bem próximo.

Juan Mata

Temos Jonas e Nico para os livres directos.

Lembro-me do Simão numa entrevista dizer que tinha que fazer sessões no psicólogo por causa das bolas paradas, mais concretamente o livre directo. O receio de falhar era enorme e precisava de ajuda para ultrapassar isso. Só que este homem tinha pés de Chalana, não era um jogador qualquer.

nogueira

Citação de: nfgl em 19 de Agosto de 2015, 13:56
Sobre as bolas paradas, e os cantos em particular, há que rever a questão dos cantos marcados para a área com 11 jogadores adversários dentro dela.
A rever num futuro bem próximo.
Neste último jogo por acaso há um canto que é marcado de forma diferente.
Boa rasteira, para a entrada da área com remate do Pizzi. Ao lado.

nfgl

Citação de: Juan Mata em 19 de Agosto de 2015, 13:59
Temos Jonas e Nico para os livres directos.

Lembro-me do Simão numa entrevista dizer que tinha que fazer sessões no psicólogo por causa das bolas paradas, mais concretamente o livre directo. O receio de falhar era enorme e precisava de ajuda para ultrapassar isso. Só que este homem tinha pés de Chalana, não era um jogador qualquer.

O Simão tinha os pés do Chalana?????
O Simão até para carregar as chuteiras do Chalana devia pedir por favor.

TiagoSLB_10

Então e o Samaris? No Olympiakos além de marcar bem livres directos, também cruzava muito bem, devia ser aposta O0