Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Mestre

Citação de: Fernando Ferreira em 19 de Agosto de 2015, 13:11
Já percebi que estavam a falar de livres directos em específico. Desculpem a minha intromissão.  ;D

Não foi intermissão. Até porque a conversa inicial era um ponta de lança de area + 1 no apoio, vs 2 avançados moveis, e fui eu que "descambei" isto para a bola parada. :)

É verdade que olhando para as tuas estatisticas, aprofundei um pouco os numeros e a memória às vezes prega-nos umas partidas, tivemos na epoca passada o Luisao com 8 golos, na anterior o Garay com 8, tantos como o Katso na 1ª época dele. No entanto algumas goleadas baralharam-me, eu ainda me lembro de sermos campões com o Vata, em que vários jogos foram ganhos por 1-0 em golos de canto.

Sobre os livres, o tema é consensual  :slb2:

nfgl

De qualquer modo há um problema que não é nada fácil de resolver.
Jonas, ficando entre nós, precisa de um companheiro no ataque.

Isto implica que estejam 4 homens no meio campo.

Se queremos ter alas, temos que entender quais são os perfis dos homens que queremos para o miolo.

Concluindo, parece, à imagem da época passada, que falta um patrão para o meio campo.

nfgl

Mestre, ter uma dupla do género Jonas e Guedes pode funcionar em determinados jogos.

_coal

Citação de: Fernando Ferreira em 19 de Agosto de 2015, 12:55
Citação de: _coal em 19 de Agosto de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 19 de Agosto de 2015, 12:41
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2015, 12:37
Citação de: Manto Sagrado em 19 de Agosto de 2015, 12:34
Citação de: Mestre em 19 de Agosto de 2015, 09:33

Citação de: slutsky em 17 de Agosto de 2015, 23:56

Mestre, discordo da tua análise!

Como podem os centrais ter liberdade no processo ofensivo se o esquema obriga à pressão imediata do portador da bola?

O Estoril teve no mínimo meia dúzia de situações claras de golo!

E o JJ com esse esquema, que resultou, devia ter sido campeão 5 vezes em 6...

Tens a tua opinião, eu tenho a minha :)

Sempre gostei de ver uma equipa com uma referencia de área, um Cardozo, um Magnusson. Nos jogos do autocarro da jeito, especialmente quando não temos um jogador forte na bola parada, como o Katso com o Fernando Santos, onde cada canto era meio golo.

Pior, há quantos anos não marcamos um golo de livre direto, como fazia o Simão ou o Diamantino?

Cada sistema tem os seus pontos fortes e fracos, dizes que Cardozo + Lima não ganharam nada mas nessa época Rodrigo também fez muitos jogos. O Porto nas últimas épocas teve uma referencia de área - Falcão, Jackson, e jogava num sistema diferente do que defendes. A realidade é que depende muito dos jogadores disponíveis.

Sobre a "tática" do Jesus, na década de 90 o Porto já jogou assim (Domingos e Kostadinov), o Manchester fez furor com a dupla Andy Cole/Dwight York, e tantos por aí.

Mas qual é a ligação das bolas paradas com o sistema táctico? Podes jogar em 4-3-3 ou em 4-4-2 e marcares as bolas paradas da mesma forma. Quanto aos livres directos lembro-me de bastantes com o Cardozo, mas neste ponto claro que depende da qualidade individual dos jogadores, e neste momento não tens nenhum grande marcador de bolas paradas (livres directos). Realmente com o Simão um livre era meio golo como com o Sinisa Mihajlovic!!

A conversa era de ter um ponto de lança de área vs dois avançados tipo Rodrigo/Lima. Eu comentei que um avançado tipo Cardozo / Mitroglou trás mais "poder" nos lances de bola parada, nos jogos do autocarro. Apenas isso.

Sobre o tema do não aproveitamento dos livres/cantos, é constrangedora a nossa ineficiencia nas ultimas 4 épocas.

Dafuq?!
Concordo. Para o número de cantos e livres,  o aproveitamento era baixo

Isso é a gozar, certo? Sem pesquisar muito, época passada: 37 ocasiões criadas por bolas paradas, 16 golos.

Ou seja, não só criávamos perigo, como materializávamos o mesmo. Agora uma comparação:

Porto: 23 ocasiões, 6 golos.
Sporting: 27 ocasiões, 9 golos.

É abissal a diferença!
Não tenho tempo de pesquisar agora.
Mas podes indicar onde viste esses dados?
É que digamos que não acho nada...
Eu falo de cantos e livres e sinceramente acho que temos mau aproveitamento.

nogueira

Citação de: nfgl em 19 de Agosto de 2015, 14:44

Se queremos ter alas, temos que entender quais são os perfis dos homens que queremos para o miolo.

Concluindo, parece, à imagem da época passada, que falta um patrão para o meio campo.
Pois falta....

nfgl

Citação de: nogueira em 19 de Agosto de 2015, 14:48

Pois falta....

E não é um problema fácil de resolver

Sickness:SLB

Já não estamos no México e a pressao da primeira jornada já lá vai. Daí que espero ver algum crescimento e níveis de confiança altos!

nogueira

Citação de: nfgl em 19 de Agosto de 2015, 14:50

Pois falta....

Também admito que sim. Com um jogador como Pizzi precisávamos de um Ramires para equilibrar a coisa.
Com um jogador como Salvio/Carcela na ala precisámos de um Enzo/Witsel.

Não é fácil.

nfgl

Citação de: nogueira em 19 de Agosto de 2015, 14:53

Pois falta....

Também admito que sim. Com um jogador como Pizzi precisávamos de um Ramires para equilibrar a coisa.

Não é fácil.

É uma questão do entendimento do perfil.
E parece-me que é no miolo que está o nosso maior problema neste momento.

nogueira

Citação de: nfgl em 19 de Agosto de 2015, 15:01

Pois falta....

Não é fácil.

Um dos nossos maiores.
Eu continuo a achar que falta alguém para o miolo, para a lateral esquerda e direita.

VALEBEM

Fala-se do não aproveitamento da Formação por parte do anterior treinador do Benfica, no entanto faz agora 3 anos que, face à saída do Javi e do Witsel, ele foi à equipa B buscar os dois Andrés, que se estavam a destacar, e o André Gomes fez alguns jogos de grande personalidade a titular, como em Camp Nou e em alvalade...
E falo no André Gomes, como poderia falar no Manuel Fernandes, há 11/12 anos...
Creio que o Renato Sanches faz parte deste grupo restrito de jogadores que se vê ao longe que têm uma qualidade acima dos demais. A menos que venha um 8 de gabarito, gostava que fossem dadas ao Renato oportunidades para mostrar se está à altura da equipa principal do Benfica. Se o Talisca jogasse sempre como no último jogo, seria também uma forte opção para o lugar.

nfgl

Certo, se o Talisca jogasse sempre como entrou contra o Estoril seria dono e senhor do lugar.
A questão é que o Talisca não tem a maturidade para assumir essa estabilidade ao longo de uma época.
Talvez para o ano.

Mestre

Citação de: nfgl em 19 de Agosto de 2015, 15:13
Certo, se o Talisca jogasse sempre como entrou contra o Estoril seria dono e senhor do lugar.
A questão é que o Talisca não tem a maturidade para assumir essa estabilidade ao longo de uma época.
Talvez para o ano.

Fica na mão do treinador ir gerindo estes minutos. Lembraste no 1º campeonato do Jasus, a gestão do Aimar / Carlos Martins foi muito importante, pois nenhum deles tinha condição fisica para jogar os 90 min. No ano a seguir, o brilhantina ainda se lembrou de por o Carlos Martins a fazer de Ramires e só deu merd@.

Considerando que Fejsa/Samaris e Cristante podem oferecer certezas, o dificil é encontrar alternativas semelhantes para o 8.

Cosme Damião 1904

Rui, faz-nos só um favor, não metas o Ola John a titular, aliás, convocá-lo é um desperdício, pois ocupa um lugar precioso no autocarro.

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Vieri

Citação de: nfgl em 19 de Agosto de 2015, 15:01

Pois falta....

Não é fácil.

Concordo.
Se jogas com 2 no meio campo, não podes ter um Pizzi, a menos que tenhas um Ramires numa das alas, o que nunca acontecerá.

Precisamos ali de um jogador com o perfil de um Witsel, por exemplo.