Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Endless

Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 21:14
Citação de: Endless em 25 de Agosto de 2015, 21:11
Koeman, na minha opinião, flopou em Portugal porque não lhe deram os reforços no mercado de Inverno que ele pedia (obrigado Veiga).

O Koeman sobretudo "flopou" porque a partir de certa altura só quis saber da LC.

Eram preciso reforços a sério (e era preciso termos mais cheta do que tínhamos na altura) mas isso por si só não explica o facto de ficarmos atrás do Sporting do estreante Paulo Bento, levando um baile de bola deles na Luz por exemplo.

Fomos buscar Manduca, Marco Ferreira, Laurent Robert, Moretto (mais o José Fonte) e o Marcel chega também de empréstimo nesse ano, quando o homem pede o Toldo ou Lobont...
Se não estou em erro a discrepância dos alvos falado no mercado de inverno, não foi só com o gr.

SLBCARLOS


Godescalco

Citação de: Leonzo em 25 de Agosto de 2015, 21:19
O pessoal esquece se que o Luisão tem 34 anos e meio feitos, e muitos minutos nas pernas de alta competição, para mim não está há procura de melhor forma nenhuma, está, hoje e agora é a melhor forma possivel, a partir daqui vai ser cair a pique...

Estamos a falar do mesmo Luisão que até há sensivelmente 2 meses e meio atrás era como o vinho e melhorava com a idade, certo?

Um Luisão que raramente conheceu nestes últimos 6 anos de veterania (28 a 34 anos) grandes oscilações exibicionais e que mostrou sempre ser um patrão como nunca o tínhamos visto antes.

Em dois meses e meio passou de um patrão incontestável a um gajo que já não dá mais que isto, que está a cair a pique e que deverá ser despachado à próxima oportunidade.

De certeza que o novo treinador nada terá a ver com isto.


André Sousa

Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 21:19
Eu estou a falar em abstrato.

É óbvio que o treinador tem de definir e trabalhar o que quer, como também me parece óbvio que há comportamentos individuais quem influenciam comportamentos colectivos.

Mas pegando no caso do Benfica: durante seis anos, trabalhou-se a defesa em linha. Em dois meses, os jogadores deixaram de saber o que é uma defesa em linha? O Rui Vitória pode ser o pior treinador do Mundo, mas daí a ser treinador que em dois meses destruiu uma forma de defender perfeitamente enraizada em 95% dos jogadores que tem à disposição, parece-me puxado.

No comportamento da linha defensiva, qual é o comportamento individual que influencia isto? Um possível comportamento? Mais direto que isto, não consigo ser.

Há Nelsinho. E há Lisandro, que nunca foi opção à frente do Jardel, por algum motivo. Aliás, o Lisandro tem sido muito elogiado quando, do ponto de vista posicional, é alguém que está completamente fora dela. O que é pena, porque tecnicamente tem coisas que faziam dele uma melhor opção que o Jardel.

Além disso, o comportamento da linha defensiva, está relacionado com o comportamento de toda a equipa. E claro, as coisas não saem sem treino, e foi nisso que as declarações do JJ se basearam, quando falou no "cérebro".

Se assim fosse, as coisas faziam-se por etapas, e quando se atingisse a perfeição, era deixar em piloto automático.

Era bonito o RV chegar ao CFC e dizer "joguem como faziam com o JJ" e depois meter uma ou duas alterações de cunho pessoal.

slbenfica_croft

Neste momento devido ao Jonas e considerando as especificidades de muitos jogos a nível interno o BENFICA tem dado primazia ao 4-4-2, mas honestamente creio que mais dia menos dia o BENFICA vai ter que evoluir para um meio campo a 3 e apenas um avançado.

Seja num 4-2-3-1 seja num 4-3-3.

Jonas neste momento é totalmente indiscutível porque é dos poucos que constrói jogo numa equipa que não tem ligação entre sectores e tem dificuldades em construir futebol de qualidade, mas mais dia menos dia estou convencido que as exigências obrigarão a um meio campo a 3 e consequentemente a um avançado apenas. Nesse desenho o Jonas perde influência porque o seu rendimento a acompanhado é totalmente diferente de quando joga só na frente.

É inevitável, pelo menos nos jogos mais exigentes é cada vez mais evidente essa necessidade.

Claro está que neste momento a equipa pura e simplesmente não funciona e naturalmente estas questões passam a secundárias para muitos, mas em breve chegará o momento...

E ainda mais considerando as características dos nossos homens de meio campo, aos quais falta intensidade e rotatividade. Ao mais alto nível não vai haver espaço para meio campos a dois e dois avançados.

220373

Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 21:14
Citação de: Endless em 25 de Agosto de 2015, 21:11
Koeman, na minha opinião, flopou em Portugal porque não lhe deram os reforços no mercado de Inverno que ele pedia (obrigado Veiga).

O Koeman sobretudo "flopou" porque a partir de certa altura só quis saber da LC.

Eram preciso reforços a sério (e era preciso termos mais cheta do que tínhamos na altura) mas isso por si só não explica o facto de ficarmos atrás do Sporting do estreante Paulo Bento, levando um baile de bola deles na Luz por exemplo.
explica, explica

o Holandês começou a puxar os treinos para estar no pico contra o Liverpool (?), contra os lagartos os gajos estavam numa fase em que andava tudo roto

2 cadeiras, 1 rabo

André Sousa

Citação de: aplane em 25 de Agosto de 2015, 21:21
Se a jogada for do lado direito da nossa defesa, o Luisão marca, e o Jardel "sobra" sendo ele a referência.. E vice versa...

Mas marca o quê?  :huh:

redfox1904

Citação de: Toronto_SLB em 25 de Agosto de 2015, 21:18
Citação de: redfox1904 em 25 de Agosto de 2015, 21:15
Citação de: Toronto_SLB em 25 de Agosto de 2015, 21:11
Dois jogos de campeonato e ja' se avaliou tudo o que ha' para avaliar.   :estrelas:

Avaliar quando já não se pode recuperar, para mim não tem valor nenhum... Chegar a meio do campeonato, com 10 pontos de diferença para os rivais e dizer que este treinador não serve, até a minha filha de 8 anos consegue....

Mas isso e' fazer futurologia.  Ninguem tem uma bola de cristal para dizer que vai ser assim ou assado.  Mas 2 jogos e' muito pouco tempo para avaliar seja o que for tao cedo numa temporada.  Basta so' olhar para muitos dos campeonatos da europa que se ve logo clubes de topo que estao longe do seu melhor. 

Acho que é mais ao contrário: futurologia e ver o futebol que praticamos e pensar que podemos renovar o título de campeão.

Zezito10

Que bem joga o Rapid. É estar atento a este Basiric.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 20:54
Quando falas no Roderick, que até entrou bem no Dragão, para jogar à frente da defesa, e não para central... eu percebo que não vale a pena continuar com esta conversa.

Continuas a ser intelectualmente desonesto André. O Roderick entrou para ser mais um terceiro central do que apenas um médio defensivo, até porque o Porto estava à procura do seu golo. Então quando o Liedson entra fica muito mais atrás.

Engraçado verificar que foi por não ser carne, nem peixe, ou seja, não ter havido uma boa operacionalização no treino de Judas que perdemos esse encontro, até porque a substituição estava.

Depois, quem te disse a ti que a linha defensiva é apenas formada pelos 4 defesas habituais? Quando um médio adversário penetra na linha defensiva, o nosso médio não acompanha e não tem que muitas vezes fazer o papel de central também?

aplane

Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 21:26
Citação de: aplane em 25 de Agosto de 2015, 21:21
Se a jogada for do lado direito da nossa defesa, o Luisão marca, e o Jardel "sobra" sendo ele a referência.. E vice versa...

Mas marca o quê?  :huh:

O avançado..


Soundwave

O Benfica tem Gaitán, Mitroglou, Jonas, Jiménez e Ola John. Não marca golos.

A culpa é dos jogadores todos? O Luisão, o Gaitán e o Jonas parecem os Marafonas e os Tomanés do Tugão. Um clube que não conhecesse o Gaitán agora e o quisesse comprar ria-se dos 30M pedidos pelo Benfica.

André Sousa

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 25 de Agosto de 2015, 21:28
Continuas a ser intelectualmente desonesto André. O Roderick entrou para ser mais um terceiro central do que apenas um médio defensivo, até porque o Porto estava à procura do seu golo. Então quando o Liedson entra fica muito mais atrás.



Depois, quem te disse a ti que a linha defensiva é apenas formada pelos 4 defesas habituais? Quando um médio adversário penetra na linha defensiva, o nosso médio não acompanha e não tem que muitas vezes fazer o papel de central também?

Sim, foi um terceiro central.

Engraçado verificar que foi por não ser carne, nem peixe, ou seja, não ter havido uma boa operacionalização no treino de Judas que perdemos esse encontro, até porque a substituição estava.

Agora a culpa foi da falta de boa operacionalização no treino... porque é claro que o Benfica trabalha os jogos de acordo com o adversário que tem. Um adversário novo, uma semana de treinos completamente nova e uma ideia diferente. E

A linha defensiva é de quantos quiseres. Podem ser 2, 3, 4, 5, 6, os que quiseres. Não tem nada a ver com isso.