Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

dfernandes

Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 01:48
Ainda não perceberam que o Juan Mata é que escreveu aquilo?

He's that good.

;D

Não me parece de muito bom tom fazer passar mensagens como se fossem notícias de jornal. É um bocado enganador.

JustMe

Ó Juan, com uns toques aqui e ali, esse texto até podia passar por algo verdadeiramente escrito na comunicação social.

Red Bullet

Citação de: JustMe em 27 de Agosto de 2015, 01:49
Ó Juan, com uns toques aqui e ali, esse texto até podia passar por algo verdadeiramente escrito na comunicação social.
já vi bem pior!

Juan Mata

Citação de: JustMe em 27 de Agosto de 2015, 01:49
Ó Juan, com uns toques aqui e ali, esse texto até podia passar por algo verdadeiramente escrito na comunicação social.
Falhei em dois termos e corrigi prontamente. Podem consultar a versão original e trazê-la 'cá para a frente'. :)

-Miccoli

Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:17
Citação de: franciscoafonso em 27 de Agosto de 2015, 01:06
O 442, 433, 4231 ou outra merda qualquer é uma falsa questão.

Se a equipa se soubesse posicionar defensivamente, se houvesse ideias atacantes, se houvesse sequer uma ideia de transição (no fundo, se existissem ideias de jogo) podia discutir-se se determinado conjunto de jogadores beneficiaria mais de jogar com 3 médios, com 2 avançados, com 3 centrais, o que quer que seja.

Quando não há nada, não é trocas de tácticas que vão resolver. Porque a base continua a ser nada.
Trago o maior contorcionista do futebol à baila:

3-1-6 contra o City. Entrou com 6 avançados ou algo do género? Nem por isso, os jogadores sabem-se posicionar.

E isto não vai lá com a verbalização do modelo de jogo. Não vais lá gritando:
Hey, passa a bola!

Não, tens que mecanizar isto com modelos de treino. Formatar o jogador para no primeiro instante procurar oferecer uma linha de passe. E o portador tem que procurar decidir bem e rapidamente.

Só que pronto, enquanto não trouxerem alguém que o ajude a mecanizar as ditas ideias estamos bem lixados. E a solução já conhecida, tem vindo a ganhar força e consenso entre os adeptos. Basta o ok da Estrutura.
A questão aqui é que me parece seriamente que o modelo de treino do Rui Vitória é muito fraco. Os exercícios devem ser muito rudimentares, devem vir do tempo do Paços e do Vitória Sport Clube. Portanto, esses exercícios "antigos" são para trabalhar um modelo de jogo específico que inclui ter 3 médios, 2 extremos, e um Avançado.

E é nesse aspeto que entra o "Sistema de jogo", ou táctica, como preferirem.

Cada equipa tem o seu modelo de jogo, os seus princípios, ou mais simples ainda, as suas ideias de jogo. Jogar curto, jogar longo, jogo exterior, jogo interior, fazer o campo pequeno ou campo grande. E este Benfica não tem princípios de jogo, não tem ideias. Meter uma equipa a jogar em posse não é dizer: Joguem curto. Enquanto se faz gestos com as mãos.

Se o problema for os exercícios no treino, o Rui Vitória que procure o Guia de treinos do Guardiola no Barcelona que foi publicado há uns tempos.

SorcereR

Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:41
Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:35
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:30
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 01:28
Juan Mata és agente do Zé Nando?
Não e o Valente está desempregado pela ausência de compadrios em Portugal. Não tomou a vitamina C(unha) para crescer na carreira.

Qualidade é qualidade, para a estrutura técnica chega e sobra. Os que lá estão não dominam certos conceitos e o reflexo disso são os 7 maus resultados e o péssimo futebol praticado.

Ele disse que teve proposta para ir treinar uma equipa B mas que rejeitou, no entanto gostaria de um dia treinar uma.
E quem sabe se não começa em B essa mesma equipa B.

Se deres a vitamina C à estrutura, quem sabe..

Godescalco

Citação de: dfernandes em 27 de Agosto de 2015, 01:49
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 01:48
Ainda não perceberam que o Juan Mata é que escreveu aquilo?

He's that good.

;D

Não me parece de muito bom tom fazer passar mensagens como se fossem notícias de jornal. É um bocado enganador.

É uma brincadeira, D.

All in good spirit.

Juan Mata

Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:55
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:41
Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:35
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:30
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 01:28
Juan Mata és agente do Zé Nando?
Não e o Valente está desempregado pela ausência de compadrios em Portugal. Não tomou a vitamina C(unha) para crescer na carreira.

Qualidade é qualidade, para a estrutura técnica chega e sobra. Os que lá estão não dominam certos conceitos e o reflexo disso são os 7 maus resultados e o péssimo futebol praticado.

Ele disse que teve proposta para ir treinar uma equipa B mas que rejeitou, no entanto gostaria de um dia treinar uma.
E quem sabe se não começa em B essa mesma equipa B.

Se deres a vitamina C à estrutura, quem sabe..
Se dependesse de mim o Fernando Valente estaria no Benfica. O know-how do homem é enorme e de grande valia. A equipa B e a equipa principal ganhavam imenso com ele.

dfernandes

Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 01:55
Citação de: dfernandes em 27 de Agosto de 2015, 01:49
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 01:48
Ainda não perceberam que o Juan Mata é que escreveu aquilo?

He's that good.

;D

Não me parece de muito bom tom fazer passar mensagens como se fossem notícias de jornal. É um bocado enganador.

É uma brincadeira, D.

All in good spirit.

Por mim até é na boa, mas como neste tópico a moderação anda com os critérios tão apertados, ele que se ponha a pau.

SorcereR

Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:56
Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:55
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:41
Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:35
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:30
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 01:28
Juan Mata és agente do Zé Nando?
Não e o Valente está desempregado pela ausência de compadrios em Portugal. Não tomou a vitamina C(unha) para crescer na carreira.

Qualidade é qualidade, para a estrutura técnica chega e sobra. Os que lá estão não dominam certos conceitos e o reflexo disso são os 7 maus resultados e o péssimo futebol praticado.

Ele disse que teve proposta para ir treinar uma equipa B mas que rejeitou, no entanto gostaria de um dia treinar uma.
E quem sabe se não começa em B essa mesma equipa B.

Se deres a vitamina C à estrutura, quem sabe..
Se dependesse de mim o Fernando Valente estaria no Benfica. O know-how do homem é enorme e grande valia. A equipa B e a equipa principal ganhavam imenso com ele.

Se gostas assim tanto do homem chega-te à frente e tenta contactar a estrutura. Pelo menos vão ver quem é o senhor. Não sei se ele está disponivel/reticente, mas há mais lugares do que apenas a cadeira de treinador  O0

Godescalco

O Fernando Valente bem pode agradecer ao SB o facto de estar prestes a relançar a carreira.

Não há má publicidade.

Juan Mata

Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 01:53
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:17
Citação de: franciscoafonso em 27 de Agosto de 2015, 01:06
O 442, 433, 4231 ou outra merda qualquer é uma falsa questão.

Se a equipa se soubesse posicionar defensivamente, se houvesse ideias atacantes, se houvesse sequer uma ideia de transição (no fundo, se existissem ideias de jogo) podia discutir-se se determinado conjunto de jogadores beneficiaria mais de jogar com 3 médios, com 2 avançados, com 3 centrais, o que quer que seja.

Quando não há nada, não é trocas de tácticas que vão resolver. Porque a base continua a ser nada.
Trago o maior contorcionista do futebol à baila:

3-1-6 contra o City. Entrou com 6 avançados ou algo do género? Nem por isso, os jogadores sabem-se posicionar.

E isto não vai lá com a verbalização do modelo de jogo. Não vais lá gritando:
Hey, passa a bola!

Não, tens que mecanizar isto com modelos de treino. Formatar o jogador para no primeiro instante procurar oferecer uma linha de passe. E o portador tem que procurar decidir bem e rapidamente.

Só que pronto, enquanto não trouxerem alguém que o ajude a mecanizar as ditas ideias estamos bem lixados. E a solução já conhecida, tem vindo a ganhar força e consenso entre os adeptos. Basta o ok da Estrutura.
A questão aqui é que me parece seriamente que o modelo de treino do Rui Vitória é muito fraco. Os exercícios devem ser muito rudimentares, devem vir do tempo do Paços e do Vitória Sport Clube. Portanto, esses exercícios "antigos" são para trabalhar um modelo de jogo específico que inclui ter 3 médios, 2 extremos, e um Avançado.

E é nesse aspeto que entra o "Sistema de jogo", ou táctica, como preferirem.

Cada equipa tem o seu modelo de jogo, os seus princípios, ou mais simples ainda, as suas ideias de jogo. Jogar curto, jogar longo, jogo exterior, jogo interior, fazer o campo pequeno ou campo grande. E este Benfica não tem princípios de jogo, não tem ideias. Meter uma equipa a jogar em posse não é dizer: Joguem curto. Enquanto se faz gestos com as mãos.

Se o problema for os exercícios no treino, o Rui Vitória que procure o Guia de treinos do Guardiola no Barcelona que foi publicado há uns tempos.
Eu não acredito que haja modelo de jogo per se, pelo menos não o que nós estamos (bem)habituados a ver.

E convenço-me que ele verbaliza as ideias e não as mecaniza. Se ele anda lá a dizer para a defesa alinhar, pode repetir as vezes que quiser. Aquilo treina-se até à exaustão.

E o ataque então... nossa senhora. É uma carga dos diabos. Não é chegar lá e dizer:
Vamos lá rapaziada, futebol de pé para pé!

Isso não existe e os resultados estão à vista.

tiagoterceira

torre no Seixal? dasss...RV a Lopeteguiar os treinos? tamos fodidos...

André Sousa

Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 01:53
(...)
Se o problema for os exercícios no treino, o Rui Vitória que procure o Guia de treinos do Guardiola no Barcelona que foi publicado há uns tempos.

Isso não resolve nada.

Acho uma piada...

Acham que é só perguntar a alguém sobre uns exercícios e está feito. É preciso percebê-los, é preciso compreender o sentido daquilo dentro do jogo, é preciso saber evoluir esses mesmos exercícios, adicionando condicionantes, quando o nível já está bom...

Ser treinador não é fácil. E não se vai lá a copiar os outros.

Juan Mata

Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:57
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:56
Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:55
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:41
Citação de: SorcereR em 27 de Agosto de 2015, 01:35
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 01:30
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 01:28
Juan Mata és agente do Zé Nando?
Não e o Valente está desempregado pela ausência de compadrios em Portugal. Não tomou a vitamina C(unha) para crescer na carreira.

Qualidade é qualidade, para a estrutura técnica chega e sobra. Os que lá estão não dominam certos conceitos e o reflexo disso são os 7 maus resultados e o péssimo futebol praticado.

Ele disse que teve proposta para ir treinar uma equipa B mas que rejeitou, no entanto gostaria de um dia treinar uma.
E quem sabe se não começa em B essa mesma equipa B.

Se deres a vitamina C à estrutura, quem sabe..
Se dependesse de mim o Fernando Valente estaria no Benfica. O know-how do homem é enorme e grande valia. A equipa B e a equipa principal ganhavam imenso com ele.

Se gostas assim tanto do homem chega-te à frente e tenta contactar a estrutura. Pelo menos vão ver quem é o senhor. Não sei se ele está disponivel/reticente, mas há mais lugares do que apenas a cadeira de treinador  O0
Já o fiz. Senti-me nessa responsabilidade. Enviei um email e expliquei o meu ponto de vista. Duvido é que atendam à opinião de um simples adepto. Se no facebook censuram aquilo até à exaustão então no email aquilo deve ir directo para o spam.