Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

André Sousa

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 27 de Agosto de 2015, 03:14
Ruiz??sério??

gajo tem sido bem banal, desde que chegou.

unico reforço a meu ver a dar nas vistas é o Teo, porque tem marcado golos...de resto não vejo grandes reforços no sporting.

Contra o Benfica foi dos melhores. E contra o Tondela também.

Mas pá... só se fizeram três jogos.

Será curioso ver como irão gerir William, João Mário e Aquilani.

E claro, o Téo não vale metade do Montero, mas isso é JJ vintage.

20Nico Gaitan20

RV esta farto de dar sinais ao NGL para comprar a merda de um DE durante os jogos, mas mesmo assim o gajo não faz um esforço...é incrivel. :rir:

Shoky

Citação de: André Sousa em 27 de Agosto de 2015, 03:17
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 27 de Agosto de 2015, 03:14
Ruiz??sério??

gajo tem sido bem banal, desde que chegou.

unico reforço a meu ver a dar nas vistas é o Teo, porque tem marcado golos...de resto não vejo grandes reforços no sporting.

Contra o Benfica foi dos melhores. E contra o Tondela também.

Mas pá... só se fizeram três jogos.

Será curioso ver como irão gerir William, João Mário e Aquilani.

E claro, o Téo não vale metade do Montero, mas isso é JJ vintage.

Juro-te que pensei que o Montero ia ser o jogador fetiche do Jesus e este o ia pôr a jogar nas horas.
Em vez disso vem o trambolho do Guterres...:rir:

Alves86

Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 03:01
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:57
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:54
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:48
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:43
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:40
Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:38
Citação de: BBpT em 27 de Agosto de 2015, 02:31
Citação de: Jaime_PN em 27 de Agosto de 2015, 02:29
Ri-me que nem um perdido ao lembrar-me dos comentários que li aqui ontem da espetacular linha defensiva do Sporting e hoje mamarem 3 golos com bolas nas costas  ;D

dizer que o primeiro golo do CSKA é uma bola nas costas é esticar bastante.

O primeiro golo é uma carambola. Acontece.

Nos outros dois golos do CSKA não existe existe falha de organização da linha defensiva.

No último, aliás, o mérito vai para o ataque russo e para a grande diagonal (e finalização) do Mousa.

Nem eu esperava que dissesses outra coisa. Admitir que o mestre Jorge falha não é contigo  :)

Admito que o Jorge faz e continua a fazer merda.

Gostava era que apontasses os erros a nível de organização da linha defensiva e dos tais "3 golos com bolas nas costas" que te fizeram rir que nem um perdido.

O Flirt já meteu por aí os gifs, basta ver.

Eu gostava era de ver o que dizias caso o Zus fosse treinador do Benfica e sofressemos aqueles 3 golos.

Tu riste que nem um perdido ao veres "3 golos com bolas nas costas."

Vamos a ver mais de perto e só 1 golo é que pode ser classificado como "golo com bola nas costas," golo esse no qual a defesa do Sporting sobe coordenada e em linha para o fora-de-jogo.

Se me fores a falar das substituições à Jorge e o momento ridículo do "já estava a preparar a equipa para o prolongamento", aí concordo contigo. São as falhas de sempre.

Na questão da defesa nota-se trabalho feito.

Nos 2 ultimos golos há falhas, há descoordenação. No 1º foi a abordagem do Patrício e de toda a defesa que demorou muito a reagir, boa demais.

Claro que há falhas. Falhas individuais. Não há falha de processo colectivo em si que se vê que está treinado, nem tão pouco são "3 golos com as bolas nas costas," Jaime.

Isso é tudo muito relativo...

Aqui está a ser criada uma excelente teoria. A defesa está em linha...então não existe falhas.
Eu não sou nenhum entendido. Mas acho que o processo defensivo é bem mais do que isso.

E o facto da defesa estar em linha não significa que não existam falhas no processo.

No 3º golo (e aconteceu várias vezes naquela zona do campo) o jogador que fez a assistência teve todo o tempo do mundo para receber, pensar e desmarcar o Musa.
E com jeitinho...tb teria colocado no Dumbia que já estava solto e sem oposição.

Defensivamente esta equipa do Sporting está longe de estar no ponto...

Reed

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 27 de Agosto de 2015, 03:14
Ruiz??sério??

gajo tem sido bem banal, desde que chegou.

unico reforço a meu ver a dar nas vistas é o Teo, porque tem marcado golos...de resto não vejo grandes reforços no sporting.

Eu tenho gostado de ver o Ruiz. Acho-o um jogador muito interssante e que quando estiver adaptado a 100% ao Sporting pode ser um dos melhores jogadores do campeonato.

dfernandes


Citação de: 20Nico Gaitan20 em 27 de Agosto de 2015, 03:18
RV esta farto de dar sinais ao NGL para comprar a merda de um DE durante os jogos, mas mesmo assim o gajo não faz um esforço...é incrivel. :rir:

Ninguém percebe as indicações do Rui Vitória.

André Sousa

Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 03:16
(...)Não é "copiar" tudo, é utilizar alguns exercícios. Deves concordar comigo se eu disser que a primeira fase de construção do Benfica este ano é medonha, o 8 anda perdido e escondido.

Um exercício de construção de jogo a partir de trás resolvia isso, e não cria conflito com a ideia de jogo do treinador.

Com tanta coisa para criticar e até é das poucas coisas em que o Benfica não mostra muita fragilidade. Isto porque, também, não temos sido muito pressionados. O Estoril e o Arouca defenderam em 40 metros, por isso permitiu ao Benfica jogar com facilidade. O pior é o resto.

E, na pré-época, foi a única coisa decente que se viu. A forma como saímos a jogar com bola, quando éramos pressionados.

20Nico Gaitan20

Citação de: André Sousa em 27 de Agosto de 2015, 03:17
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 27 de Agosto de 2015, 03:14
Ruiz??sério??

gajo tem sido bem banal, desde que chegou.

unico reforço a meu ver a dar nas vistas é o Teo, porque tem marcado golos...de resto não vejo grandes reforços no sporting.

Contra o Benfica foi dos melhores. E contra o Tondela também.

Mas pá... só se fizeram três jogos.

Será curioso ver como irão gerir William, João Mário e Aquilani.

E claro, o Téo não vale metade do Montero, mas isso é JJ vintage.
tenho gostado do Aquilani também...mas parece-me que não é o 6 que dê certo no esquema do JJ.

E parece-me que fisicamente não dura mais que 65 minutos por jogo....Mas qualidade tem.

Juan Mata

Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 03:16
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 03:11
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 03:05
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:59
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:52
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:50
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:47
Citação de: Juan Mata em 27 de Agosto de 2015, 02:45
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 02:37
Aí já estamos a entrar na categoria, ou falta dela, do treinador.

Isto é muito complexo, vou tentar simplificar um bocado só para ser mais fácil para mim de escrever alguma coisa perceptível.

Disse o RV que queria uma equipa com mais posse, e nota-se pelas suas gesticulações para dentro do campo que a ideia é jogar curto. Guardiola tem a mesma ideia para as suas equipas como todos sabemos, sendo que usa um modelo totalmente diferente, com mais médios, etc.

No Benfica está-se a notar dificuldades na primeira fase de construção, será que nesse "manual" de exercícios ele não arranjaria alguma coisa que achasse útil para aplicar no seu treino? Moldando, claro à sua ideia.
Que Deus me perdoe mas eu vejo o Rui Vitória a tentar implementar um futebol apoiado fazendo meínhos com limites de dois toque e peladinhas com limites de toques.

E vai falando: Passa a bola, joga curto. De pé para pé.
Então mas foi isso que eu disse atrás, estamos a discordar dizendo a mesma coisa.
O que eu quis dizer é que o Rui Vitória deve utilizar esses exercícios rudimentares do limite de toques.

Aposto que faz um quadrado, mete um gambuzino lá dentro e os vértices têm que trocar a bola de primeira.

O que eventualmente torna-se redundante.
No manual que falei deve ter algo mais evoluído que ele poderia utilizar, mas vocês dizem que era copiar e que não pode porque não ia saber usar no seu modelo...
Eu nem te sei dizer qual é o modelo.

Imaginemos que somos treinados pelo José Mourinho. Ele a ir beber ao futebol do Guardiola, como iria adaptar ao seu futebol de bloco baixo e assente em rasgos individuais, na explosão e vertigem.

Teria que subir a linha defensiva, compassar o futebol, contemporizar os momentos ofensivos, procurar promover apoios frontais e laterais e tentar exercer superioridade ou igualdade numérica perto do portador da bola.

Teria que deixar de jogar com 2 e 3 trincos contra equipas de valor equivalente, etc.

Nós ainda não temos ideia de jogo, infelizmente.
Concordo com tudo, nem disse o contrário antes. Mas estás logo a dar o exemplo de dois Treinadores com ideias completamente opostas. Mourinho não quer linhas subidas nem criar superioridade numérica a atacar, o Guardiola procura sempre isso. Mas não impede que o Mourinho use um exercício do Guardiola por exemplo no último terço do campo,  para criar uma situação de finalização. É tão simples quanto isso, o que estou a dizer.
Dei-te estes dois exemplos porque eu próprio não domino o treino e não quero induzir-te a ti e a quem lê em erro.

Ainda tentei fazer um paralelismo entre Jorge Jesus ir buscar ideias ao Guardiola mas ambos são da escola Cruyff e as semelhanças estão lá.

O Jorge Jesus difere pela vertigem do seu futebol, a velocidade com que metíamos 5 e 6 jogadores a rodear a grande área adversária era algo sádico.

Mas também sabíamos parar e respirar. Fomos a uma final graças a isso. Adormecemos a Juventus e arrombámos o cofre com pés de veludo.
https://youtu.be/ENiXJBbdq1E

Parece um vídeo do Fernando Valente mas não é, é um golo do Benfica.
Lá está, ideias diferentes sobre o momento ofensivo, mas parecenças na primeira fase de pressão por exemplo, e na linha defensiva.

Não é "copiar" tudo, é utilizar alguns exercícios. Deves concordar comigo se eu disser que a primeira fase de construção do Benfica este ano é medonha, o 8 anda perdido e escondido.

Um exercício de construção de jogo a partir de trás resolvia isso, e não cria conflito com a ideia de jogo do treinador.
O Jorge Jesus e o Guardiola formaram-se com o Cruyff. Directa e indirectamente, respectivamente.

O Jesus foi lá estagiar e desenvolver um modelo de jogo com base num futebol que idealiza. O da Dream Team, suponho.

O Guardiola é uma consequência do trabalho com o Cruyff.

Ambos têm em comum o talento para o treino. Vivem aquilo e é uma verdadeira paixão.

O Vitória diz que quer jogar de pé para pé porque foi médio do Vilafranquense. O Pés de Chumbo...

É como eu digo: Fernando Valente tem que ser integrado.

-Miccoli

Citação de: André Sousa em 27 de Agosto de 2015, 03:15
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 03:07
É assim que queres acabar a conversa? Ta bem.

Eu não sei o que é que é suposto responder-te, a sério.

O que tu disseste podia ser uma qualquer frase do RV que, consequentemente, geraria aqui uma onda de riso. Porque é banal, vazia. Não tem conteúdo. Uma ideia de jogo é algo mais abrangente que isso.

Um exercício para a primeira fase de construção, tem de estar suportado numa ideia de jogo. Tu idealizas a forma como queres pôr a tua equipa a jogar e, de seguida, tentas criar exercícios que façam isso acontecer. Tentes padronizar algo e, posteriormente, oferecer soluções aos jogadores.

Ou seja, o tal exercício para a primeira fase de construção, tem de finalizar de uma forma que suporte um hipotético exercício para a fase seguinte. Para que tudo fique ligado, para que tudo fique bem oleado.

Por isso é que ninguém se torna um grande treinador ao copiar os outros. Não basta decorar. Tem de perceber o jogo. Tem de ter uma ideia daquilo que quer ver a funcionar em todos os momentos.
Se não tens ideia de jogo nenhuma, não te piora nada teres alguma coisa bem feita a partir de trás. Ou vais dizer que este Benfica tem alguma ideia de jogo.

maxi04

Citação de: Gottschalk em 27 de Agosto de 2015, 02:09
O Mourinho uma vez disse que hoje em dia tens todo o tipo de exercícios de treino na internet. Quase que já não há segredos.

Mas que ninguém vai lá simplesmente por copiar a informação.
https://www.youtube.com/watch?v=m1r5IuZ8FKU

André Sousa

Citação de: Shoky em 27 de Agosto de 2015, 03:18
Juro-te que pensei que o Montero ia ser o jogador fetiche do Jesus e este o ia pôr a jogar nas horas.
Em vez disso vem o trambolho do Guterres...:rir:

O Montero era uma cópia barata do Saviola. Muito, muito forte em apoio frontal. Não com tanta disponibilidade para movimentos horizontais como o Lima fazia aqui over and over again, mas para jogar dentro do bloco, o Montero é qualquer coisa...

O Slimani é que me tem surpreendido, confesso. Não esperava que fosse tão capaz a nível de jogo jogado. Isto para o seu nível, claro.

-Miccoli

Citação de: André Sousa em 27 de Agosto de 2015, 03:20
Citação de: -Miccoli em 27 de Agosto de 2015, 03:16
(...)Não é "copiar" tudo, é utilizar alguns exercícios. Deves concordar comigo se eu disser que a primeira fase de construção do Benfica este ano é medonha, o 8 anda perdido e escondido.

Um exercício de construção de jogo a partir de trás resolvia isso, e não cria conflito com a ideia de jogo do treinador.

Com tanta coisa para criticar e até é das poucas coisas em que o Benfica não mostra muita fragilidade. Isto porque, também, não temos sido muito pressionados. O Estoril e o Arouca defenderam em 40 metros, por isso permitiu ao Benfica jogar com facilidade. O pior é o resto.


E, na pré-época, foi a única coisa decente que se viu. A forma como saímos a jogar com bola, quando éramos pressionados.
Com que então o Estoril não pressionou, ta bem então.

dfernandes

Agora a sério... como é que o Benfica fodeu uma equipa daquelas em 2 anos... É um case study. Fodeu-se tudo. Em 2 anos...

Nada de novo no nosso clube, no entanto. No início dos anos 90 aconteceu exactamente o mesmo. Com os resultados conhecidos.

20Nico Gaitan20

Citação de: dfernandes em 27 de Agosto de 2015, 03:19

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 27 de Agosto de 2015, 03:18
RV esta farto de dar sinais ao NGL para comprar a merda de um DE durante os jogos, mas mesmo assim o gajo não faz um esforço...é incrivel. :rir:

Ninguém percebe as indicações do Rui Vitória.
desculpa lá, mas aquela de retirar o Eliseu, quando ate nem estava mal, e colocar o Carcela...por amor de deus....é sinal claro a dizer ''Quero um lateral que me dê profundidade''

O Homeem chora por reforços...e isso vê-se bem, quando é abordado nas CI.