Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Phuket

Citação de: Slb23 em 02 de Setembro de 2015, 10:29
A solidez do Sporting já lhes valeu 3 golos em 30 minutos em Moscovo.

Muita fortes.
Esses sim, boa ou má (veremos no futuro), criaram uma estrutura para o futebol. Uma estrutura onde se sabe quem manda.

A estrutura do Benfica confunde-se com infra-estrutura!

Slb23

Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:36
Citação de: Slb23 em 02 de Setembro de 2015, 10:29
A solidez do Sporting já lhes valeu 3 golos em 30 minutos em Moscovo.

Muita fortes.
Esses sim, boa ou má (veremos no futuro), criaram uma estrutura para o futebol. Uma estrutura onde se sabe quem manda.

A estrutura do Benfica confunde-se com infra-estrutura!
Neste momento já lhes custou metade do orçamento da época.

A seu tempo veremos :)

VALEBEM

Ver-se-à essa estrutura dos maus momentos...
E, de facto, o sporting tem estado fortíssimo. Não tivesse o Murillo cometido aquele erro...

Tipet

Citação de: KunAguero16 em 02 de Setembro de 2015, 10:29
Citação de: Vieri em 02 de Setembro de 2015, 10:28
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 10:09
Eu acho que deviamos jogar em 4-4-3.
Aliás, se desse para jogar com 4-5-3 ainda era melhor.

Mas foi assim que ganhamos ao Moreira, marcando 3 golos, em 443:

                    JC

NS        Luisão     Lis     Gaitán

G Guedes  Samar Talisca  Gaitan

     Mitro     Jonas   Jimenez

12 gajos  :metal:

O Gaitan vale por dois :)))

Phuket

Citação de: Slb23 em 02 de Setembro de 2015, 10:36
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:36
Citação de: Slb23 em 02 de Setembro de 2015, 10:29
A solidez do Sporting já lhes valeu 3 golos em 30 minutos em Moscovo.

Muita fortes.
Esses sim, boa ou má (veremos no futuro), criaram uma estrutura para o futebol. Uma estrutura onde se sabe quem manda.

A estrutura do Benfica confunde-se com infra-estrutura!
Neste momento já lhes custou metade do orçamento da época.

A seu tempo veremos :)
Por isso é que escrevi "boa ou má", se tivesse a certeza não tinha escrito.

Almareado

Citação de: VALEBEM em 02 de Setembro de 2015, 09:53
Eu olho para o plantel do porto, e sobretudo para o 11 base, e não vejo lacunas tão gritantes como as que nós temos.
Nós temos os 2 melhores jogadores do campeonatos, mas temos posições em que estamos muito áquem.
Não acho de todo que o Lopetegui seja melhor do que o Rui Vitória, muito menos que isso possa ser afirmado já.
O Porto não tem um central da qualidade do Luisão, independentemente do estado de forma do Luisão neste momento.

A dupla de centrais do Porto é o equivalente a uma dupla Lisandro Jardel. O Danilo Pereira não é superior a Samaris ou Fejsa. Falta-lhes claramente um 10, que faça o trabalho de Oliver Torres do ano passado. O lateral esquerdo é uma incógnita.

Almareado

Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:13
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?
Para mim vão lutar taco a taco com o porto, Deus queira que esteja enganado.
Em termos de jogadores, o Sporting ainda não está ao nível de Benfica e Porto. Diminuiu a diferença, mas não está ao nível.

O que pode acontecer é Jorge Jesus criar um colectivo mais forte ainda que com individualidades mais fracas!

VALEBEM

Não sei se o Danilo é inferior a Samaris ou Fejsa...
Nós não temos muitas incógnitas. Temos jogadores, inclusive no 11, que sabemos que não chegam para o nosso nível, e nada foi feito, o que é pior.

Phuket

Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:41
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:13
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?
Para mim vão lutar taco a taco com o porto, Deus queira que esteja enganado.
Em termos de jogadores, o Sporting ainda não está ao nível de Benfica e Porto. Diminuiu a diferença, mas não está ao nível.

O que pode acontecer é Jorge Jesus criar um colectivo mais forte ainda que com individualidades mais fracas!
Eu acho que ainda é cedo para ter uma opinião fundamentada sobre isso. O que me parece é que a prata da casa já está mais experiente, foram cirúrgicos nas contratações e juntaram maturidade à equipa, e finalmente têm um treinador que não precisa de se adaptar ao futebol português e tem o respeito de todos no clube.

O-Rível

Citação de: MOZ em 02 de Setembro de 2015, 09:14

Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 07:44
O problema não é o sistema, é a dinâmica. Qualquer sistema é funcional e perfeitamente passível de ser posto em prática, porque o que conta é como o treinador joga (no treino) com as vantagens e limitações de cada sistema. O Jesus, por exemplo, mesmo em 4-4-2, tinha a equipa quase sempre em equilíbrio no corredor central no momento da perda de bola. Não havia com frequência espaço para que o adversário pudesse fazer livremente a transição ofensiva, nem que para isso os jogadores recorressem à falta em situações ainda de disputa da bola no seu processo ofensivo. São detalhes, e outros há que são mais que isso, que fazem a diferença entre controlar o jogo e fazermos figura de patetas alegres.

Equilíbrio no corredor central? Com Jesus? Por amor de Deus. Tivemos jogos que aquilo era um passador. É o aspecto mais fraco no modelo do Jesus.

Na maior parte dos momentos conseguias ter equilíbrio mesmo que teoricamente estivesses em inferioridade numérica no corredor central. Na prática não estavas, porque as linhas subiam, os sectores juntavam, e os jogadores do corredor encurtavam o espaço.
Se fosse um passador,  não concedíamos tão poucas oportunidades de golo ao longo de cada jogo. Se tens dúvidas, revê os jogos do ano passado e verifica quantas oportunidades de golo concedemos em situações de inferioridade numérica no sector defensivo, e quantas concedemos agora.

nogueira

Temos uma bela banda de música para atacar a época. Sim senhora.

A equipa Bicampeã vai tentar o Tri sem:
DD, DE, MC, MD....

Não é para qualquer treinador.

Almareado

Citação de: VALEBEM em 02 de Setembro de 2015, 10:42
Não sei se o Danilo é inferior a Samaris ou Fejsa...
Nós não temos muitas incógnitas. Temos jogadores, inclusive no 11, que sabemos que não chegam para o nosso nível, e nada foi feito, o que é pior.
Não tenho duvidas que Danilo é inferior a Samaris ou Fejsa. Isso não faz dele mau jogador.


cavpacores

Citação de: Julio_slb em 02 de Setembro de 2015, 02:00
Ora vamos lá ver. Já queria ter vindo aqui escrever isto há algum tempo mas, vou ser honesto, tenho andado tão em baixo com o estado das coisas que não me tem apetecido.

Começo por dizer que sou totalmente contra a presença, neste momento, de Rui Vitória como treinador do Benfica. (A culpa é de quem o meteu lá, mas isso são outras... Guerra(s))

Agora, se já era difícil com uma equipa boa e rotinada de trás, ainda mais complicado fica quando, não só herda um plantel espremido ao máximo, não é reforçado nas posições em que é mais precário e, no topo de tudo isto, tem algumas sinergias entre jogadores muito complicadas para resolver no mesmo sistema de jogo.

Ora, todos sabemos que não são os jogadores que se adaptam ao sistema mas sim o contrário, não é verdade?

Neste momento temos andado a jogar numa espécie de 4-4-2 que não é carne nem é peixe porque a) o treinador não sabe que tipo de movimentações deve imputar nos jogadores; b) tem experimentado jogadores novos todos os jogos.

Um dos maiores bicos que o treinador tem neste momento é criar um sistema que se adeque às características dos (bons) jogadores que temos, especialmente no ataque em que há Mitro, Jonas e Raúl, por exemplo, todos jogadores muito diferentes.

Acho que ele está a errar em tentar ir por um modelo fixo... não me parece que com os jogadores que temos possamos enveredar por um 4-4-2 ou 4-3-3 clássicos sem abdicar ora de um avançado que 'tem' de ser titular ora de solidez no meio campo.

As minhas principais dúvidas recaem em duas zonas, uma vez que creio que na baliza e na defesa não há muito a inventar (ainda que o meu lado sonhador deseje ver um 3-4-3 com este plantel, nem que seja num jogo a feijões...).

As duas principais áreas problemáticas da escolha de sistema de jogo são a ligação entre sectores no meio campo e as movimentações posicionais dos avançados. Para nosso azar, estão muito ligados  :crazy2:

O nosso jogo tem recaído muito em rodar a bola lateral -> centrais -> lateral e depois tentar um passe para o meio para o Pizzi ou Samaris que, assim que se viram de frente para a baliza, têm logo dois jogadores a pressionar sendo que têm de devolver para trás. O problema aqui está em não haver uma subida no terreno apoiada. Se conseguíssemos povoar melhor o meio campo, podíamos gerar situações de superioridade em que dá para tabelar e bater o jogador adversário de forma a avançar, sendo que isto é uma grande vantagem para nós uma vez que os melhores jogadores são especialmente bons a jogar entre linhas. Veja-se Nico, Jonas.
Gostava muito de ver, por exemplo, Cristante a 6 e o Samaris um pouco mais à frente como primeira barreira defensiva e cobertura. O italiano tem mais visão para pensar o jogo de trás, não são à toa as ligações ao Pirlo. Nos jogos mais duros em que tenhamos de apostar numa postura mais defensiva, Fejsa é uma boa alternativa.

Depois, a questão do extremo/interior direito. Há aqui várias alternativas consoante a estratégia de jogo que adoptarmos. Se quisermos ser mais ofensivos, podemos meter lá o Guedes ou o Jimenez e manter Mitro + Jonas na frente, dado que o Gonçalo e o Nico flectem muito para dentro o que ajuda nas linhas de passe.
Para termos um pouco de contenção, o Carcela mostrou alguns apontamentos nesse campo. Para ainda mais contenção, Pizzi a fazer de Ramires pode ser útil. Não esquecer que o corredor direito é sensível porque temos um menino (com muito potencial) a lateral.

Passando para os homens de área, acho que está aqui o problema maior. Temos três avançados muito interessantes mas com características extremamente diferentes. Isto dá uma série de combinações que dependem muito da equipa que estiver atrás. Jonas funciona melhor se estiver mais apoiado, embora eu tenha as minhas dúvidas que consigamos construir jogadas em quantidade e qualidade usando apenas o corredor central. Mitro é mais ao estilo do Cardozo, desgasta os centrais e está lá para as meter lá dentro. O Jiménez é mais móvel mas também é bom finalizador, do pouco que conheço dele.

O plantel tem lacunas, é um facto... não há um 8 evidente que chegue ali e faça a ligação entre sectores como se fosse água. O Enzo era fortíssimo nesse campo. Mas há que trabalhar com o que temos!

Se for bem aproveitado, pode ser que ainda dê para um brilharete... vamos lá ver.

totlmente de acordo!

Almareado

Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:46
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:41
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 10:13
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:12
Citação de: Phuket em 02 de Setembro de 2015, 09:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 09:46
Honestamente considero que em termos de planteis há um equilíbrio nos 3 grandes. O Sporting ligeiramente mais atrás, o Benfica e o Porto ligeiramente mais fortes e equilibrados entre si.

Esta época quem vai fazer a diferença é o treinador. Já o ano passado assim o foi entre Benfica e Porto, e Jesus pode fazer a diferença.

O Benfica tem claramente o pior dos treinadores dos três grandes e arrisca-se a um 3º lugar vergonhoso.

Um treinador experiente e traquejado era capaz de pegar neste plantel, mesmo com as lacunas (porque lacunas existem em todos) que tem e lutar pelo título taco a taco, fazendo o Benfica jus ao título de bicampeão nacional!
Pois eu não tenho tanta certeza sobre isso no que diz respeito aos planteis.

Só te faço uma pergunta: esqueçamos os treinadores, qual foi o clube que mexeu menos no plantel em relação à época passada, e o reforçou mais para posições onde estavam mesmo carenciados?
O Sporting?
Para mim vão lutar taco a taco com o porto, Deus queira que esteja enganado.
Em termos de jogadores, o Sporting ainda não está ao nível de Benfica e Porto. Diminuiu a diferença, mas não está ao nível.

O que pode acontecer é Jorge Jesus criar um colectivo mais forte ainda que com individualidades mais fracas!
Eu acho que ainda é cedo para ter uma opinião fundamentada sobre isso. O que me parece é que a prata da casa já está mais experiente, foram cirúrgicos nas contratações e juntaram maturidade à equipa, e finalmente têm um treinador que não precisa de se adaptar ao futebol português e tem o respeito de todos no clube.
Estamos a falar de qualidade. Estás a confundir qualidade com estabilidade e experiência.


Baron_Davis

em 80% dos jogos na Luz:


                                         JC

             Nelson    Luisao            Lisandro    Silvio


                                  Samaris

           Renato Sanches                      Gaitan

                                   Jonas

                        Mitro                  Raul