Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Red Bullet

O lorpa da pocilga meteu o lugar À disposição, espero q o senil n aceite.

ricardofslp

Citação de: pinheiro3 em 10 de Dezembro de 2015, 12:57
Citação de: ricardofslp em 10 de Dezembro de 2015, 02:19
Citação de: pinheiro3 em 10 de Dezembro de 2015, 01:49
Citação de: ricardofslp em 10 de Dezembro de 2015, 01:10
Citação de: pinheiro3 em 10 de Dezembro de 2015, 00:49
Citação de: ricardofslp em 09 de Dezembro de 2015, 23:36
Citação de: pinheiro3 em 09 de Dezembro de 2015, 22:21
Bem, está aqui a análise. Não vou aqui colocar gifs porque tem havido problemas com isso aqui no site como já devem ter reparado. Não é nenhuma estratégia para ter mais views porque não ganhamos dinheiro nenhum a fazer isto. A questão é mesmo o que disse em cima. Quem quiser, já sabe. :)

http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/analise-ao-benfica-vs-atletico-madrid-22223

Parabéns excelente análise mais uma vez :)

Relativamente a essa análise gostava de fazer alguns comentários:

- Há um gif em que o Renato tem bola e o Fejsa com espaço para receber está a descer. Isto mostra bem o quanto perdemos ofensivamente por jogar com ele da forma que jogamos atualmente pois ele não se sente confortável a receber entre linhas. Penso que a forma de a equipa sofrer menos com isso é permitir que ele possa jogar de frente para o jogo (à la javi garcia) numa linha de três defesas com os laterais bem projectados e o renato a receber entre linhas (e nunca lado a lado com o fejsa).

- Como já referi ontem nota-se em vários momentos o receio dos jogadores mais recuados em jogar entre linhas. Nota-se que mal recebem a bola que pensam em lateralizar da forma mais segura possível ou se essa opção não existe acaba por acontecer o "chutão para a frente". Esta lateralização ontem significou grande parte da posse de bola que o Benfica teve o que acaba por ter pouco significado. Como exemplo de posse de bola positiva aconselho a que deiam uma vista de olhos à circulação de passes entre o joão carvalho, o guga e o pedro rodrigues ontem no jogo dos juniores.

- Noto que os jogadores estão muitas vezes a receber bolas com os apoios trocados e como tal não visualizam logo as linhas de passe e dão sempre um ou dois toques a mais o que faz com que as poucas que existem se fechem. Notei principalmente isso na defesa o que levou a termos dificuldade em sairmos da pressão alta do atlético.

- A defesa é muitas vezes levada pela movimentação do homem o que faz com que a linha além de desalinhar muitas vezes faz com que esta fique muito larga porque não existe ajuste dos colegas (noto muito isso na zona central onde o jardel e o lisandro muitas vezes estão muito afastados). Ainda do ponto de vista da defesa assim que um jogador adversário recebe entre linhas não existe uma ação rápida de nenhuma das linhas para encurtar o espaço e raio da ação. Acho que isto foi o que fez com que os jogadores do atlético mal recebessem entre linhas tivessem bastante tempo para decidir a fazer a seguir.

E para já é só isto :)

Como ponto positivo grande parte disto que falei é resolvido com trabalho de treinador com treino, treino, treino e treino.

O ponto negativo é que este treinador não sei se consegue ver isto e se consegue pelo menos não o sabe corrigir porque 6 meses é mais do que suficiente para pelo menos se notarem melhorias.


Excelente. :)

Preferias o Samaris a titular?

O problema da defesa em sair a jogar é que não é estimulada. A bola entrar ou não nos apoios com qualidade, vai depender da qualidade do passe, mas quando um jogador nem sequer pensa e recebe logo com os apoios para trás, é porque essa hipótese nem é colocada. Treino.

O Benfica defende em zona mista. O que é que isto quer dizer é que há situações em que defendemos zonas e outras homem a homem. Nessas alturas, o todo tem que pensar o mesmo dependendo da situação. Se um acha que aquela situação é de estar no homem e vai, o outro que tem de compensar não pode pensar que é zona e ficar. E isto traz uma enorme confusão naquelas cabeças.

Neste momento se for para jogar os médios lado a lado preferia o Samaris mas se fosse para jogar mais atrasado entre centrais com laterais projectados neste momento preferia o Fejsa porque é mais competente a defender e joga mais simples pois por vezes o Samaris arrisca demasiado. Mas o Samaris é um jogador mais completo e com um bom treinador que lhe desse na cabeça e o corrigisse preferia o Samaris em ambas as situações.
Mas quem eu gostava mesmo de ver a ter uma oportunidade era o Cristante porque a capacidade de passe dele poderia fazer estragos.

Eu confesso que para uma equipa que tem de jogar em organização ofensiva sempre achei ser uma perda grande ter um médio sem capacidade ofensiva e principalmente de passe mesmo sendo mais defensivo.

Qual é a tua opinião sobre os três?


Um bom exemplo da má saída a jogar é logo o primeiro gif que pões no artigo. O Julio Cesar passa ao Jardel e ele em vez de manter a posição e analisar a situação e em principio teria a linha de passe do lisandro, do Júlio César e do Renato (que estava a descer) porque não me parece que o atletico conseguisse fechar as três linhas. Foi recuando antes de receber a bola para se meter junto a linha lateral e assim deu mais tempo para lhe fecharem as linhas de passe e ficar sem opções.

Sobre os 3, o melhor era existir um que juntasse o melhor dos 3. A capacidade de posicionamento do Fejsa, a disponibilidade do Samaris e a qualidade de passe do Cristante. ;D

Eu gosto do Cristante, mas tem de existir ali algo mais para ele não jogar. Não sei o quê, mas passa-se algo. Ele nos primeiros treinos, foi logo posto de lado. Fazia de central nas peladas até vir o Lindelof.

O Fejsa é o ideal para os jogos como em Braga ou em Alvalade. Ganha ali muitas bolas, limpa aquela zona e tem uma boa capacidade posicional, apesar de andar sempre mal fisicamente. O Samaris é mais completo, como tu dizes. Não é tão bom a defender, mas é melhor a atacar e consegue andar em muitos lados ao mesmo tempo. É um dos seus problemas, quer andar em todo o lado e depois não anda em lado nenhum. Só precisava de perceber as abordagens e o que tem de dar e onde ir em cada momento do jogo. Aí o seu nível de jogo seria muito maior, pese os maus passes que costuma fazer. O Cristante é quase como jogares com um 10 a trinco. Visão de jogo e muito bom no passe, mas depois precisa de ser protegido, que sozinho não dá conta do recado. Ele e Renato, poderia ser algo de muito bom.

A equipa não procura os apoios ao meio. Se reparares, a bola cada vez que chega mais perto da linha, é para bater ou ser atrasada. E quando a recebem, os apoios dizem tudo. Isto não pode ser por acaso. É o que é - ou não - trabalhado.

Se fosse para fazer fusões então juntaria o Samaris com o Talisca. Já que ao Talisca falta-lhe tudo o que é mental e táctico. Um enorme desperdício de talento porque tem passe, remate, fisico, altura, ...

Sim concordo que o fejsa é o ideal para esses jogos e para a função que o André Almeida fez no Dragão mas está demasiadas vezes lesionado... é dificil ter continuidade assim.

Quanto ao Cristante creio que ele o ano passado andava a ser preparado para ser titular um pouco a imagem do Matic andaria um ou dois anos "escondido" até explodir.
Este ano creio que tem a ver com a posição do campo. Tendo em conta a noção rudimentar de jogo do Rui Vitória não me parece que alguma vez quisesse jogar com um trinco para não dizer médio com "intensidade" alta.
Mas chegaste ao ponto que queria que é faltava um "queima-linhas" e médio de grande intensidade para poderes ter um jogador como o Cristante.

Ter alguém como o Cristante com a capacidade de passe que tem é um luxo para uma equipa grande quando joga muito em organização ofensiva. A capacidade de passe que tem é o suficiente para queimar linhas (Ainda me recordo de um passe brutal dele contra o Covilhã creio para uma finalização fantástica do Jonas).

A falta de apoios ao meio infelizmente foi algo que reparei logo e creio que também foi por isso que o Renato caiu tão bem aos olhos de toda a gente. Ele acabou por vir colmatar uma lacuna gigantesca no nosso jogo com a sua capacidade de queimar linhas que era a inexistência de jogo interior que não tivesse como inicio uma tabela vinda da ala. Mas não pode ser por falta de plantel que é a desculpa para isso não existir porque fomos buscar um jogador ideal para dar os apoios ao centro (Mitroglou).

Sim, foi na Covilhã esse passe. Top.

Ele tem muito bons pés, mas depois não ocupa o espaço que Fejsa o Samaris fazem ou não tem a intensidade de nenhum dos outros. E Rui Vitória quer ali alguém que vá destruir o jogo e não alguém que ajude muito na construção. Contra a Académica, fazia todo o sentido ter ali Cristante. Era mais um homem a construir, já que Fejsa é muito limitado nisso e os centrais não o faziam, dando logo nos médios. Renato e Cristante seria algo engraçado de ver, mas não me parece que seja para breve.

Verdade. Renato procura muito os espaços para receber e a equipa estava sem ninguém a fazer isso, muito devido a jogarem os dois médios a par. Mitroglou é top nos apoios frontais, podíamos explorar tanto isso, mas não sabemos jogar com ele. Ele raramente perde a frente do lance e ganha muito espaço. Com apoios perto e muito mais dinâmica, os autocarros de nada valiam.

Sim eu percebo isso da intensidade e também percebo que o Rui Vitória o faça visto que é uma boa forma de se defender! A intensidade é boa para esconder a falta de trabalho do treinador ou lacunas do jogador (usando como exemplo o David Luiz ele também escondia algumas falhas graças à intensidade, velocidade e poderio físico).
O meu problema principal é que não gosto de médios com características apenas defensivas num clube grande (mesmo defesas não gosto muito xD).

O mitroglou impressionou-me na primeira vez que o vi ao vivo na Luz com a qualidade com que entregava as tabelas e a forma como ganha a frente do lance e não a perde. O mitroglou será sempre mais perigoso quanto mais próximo tiver da área visto que não é nenhum "cepo" com a bola nos pés e tem muita qualidade técnica e concordo aí não haveria autocarros que resistissem.

Mas como ele há mais jogadores que estão mal aproveitados. Este ano há tantos jogadores que nem parecem os mesmos que até doí.

Só por curiosidade e apenas tendo em conta o potencial dos jogadores (visto que há muita coisa sobre a qual eu pelo menos não consigo opinar por desconhecer como treinam) qual é o melhor 11 que arranjarias?

Eu tendo em conta o que tenho dito optaria por
Júlio César
Nélson Semedo, Luisão (não confio no Lisandro ainda e ser capitão tem peso) , Jardel, Nuno Santos
Cristante mais recuado, Samaris e Renato Sanches mais a frente
Gaitan e Jonas nas "alas" e Mitroglou na meio

Neste meu onze vejo o risco do nuno santos ao nível defensivo mas tendo em conta com a falta de profundidade como lateral que o eliseu dá valeria a pena o risco. Digo isto porque vejo um grande ganho em por o Nuno Santos a lateral devido ao grande pé esquerdo e capacidade de colocação que tem com este pé. E apesar de achar que não tem criatividade suficiente para ser extremo para ser lateral teria de sobra.

Coloco o Jonas e o Gaitan como "alas" porque na prática jogariam como apoios interiores dando os dois laterais a profundidade pelo corredor. Saindo a equipa a jogar com uma linha de três com o Cristante a recuar para o centro entre os centrais e os laterais bem abertos a dar linhas de passe.

J_PN

Mete lá a equipa a jogar um bocadinho mais que os outros não jogam uma piça. Campeonato à Trapp  :metal:

Red Bullet

Citação de: Jaime_PN em 10 de Dezembro de 2015, 23:33
Mete lá a equipa a jogar um bocadinho mais que os outros não jogam uma piça. Campeonato à Trapp  :metal:
vais ficar em 3º, qto mto em 2º se os corruptos entrarem em parafuso...

stanley

Citação de: Salinho em 10 de Dezembro de 2015, 22:08
Citação de: Red Eyes em 10 de Dezembro de 2015, 22:05
Citação de: stanley em 10 de Dezembro de 2015, 21:58
Citação de: pinheiro3 em 10 de Dezembro de 2015, 17:35
Citação de: PB em 10 de Dezembro de 2015, 17:28
O Taarabt e o Carcela parece-me que foram aquisições do JJ.

Logo... estão queimados! xD

Errado. Contratações do JJ foram outros, que até nem estão no plantel.

Infelizmente o Eliseu está no plantel
Todos os males do Benfica fossem o Eliseu. :-X

O Eliseu não é o nosso maior mal, mas o JJ era de longe, o nosso maior bem.

O treinador do sporting se não fosse o Benfica hoje não seria ninguém.


SLBCARLOS

Citação de: Jaime_PN em 10 de Dezembro de 2015, 22:52
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 21:46
Citação de: Bailey em 10 de Dezembro de 2015, 20:09
Citação de: Shoky em 10 de Dezembro de 2015, 20:06
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 15:33
Citação de: LeandroSLB em 10 de Dezembro de 2015, 15:26
Dos três campeonatos perdidos com JJ o de 11/12 é uma ferida bem aberta ainda.
Está aberta porque não gostam do homem, nas últimas 2 épocas ele redimiu-se.

Não. Está aberta porque as derrotas marcantes doem. Vai doer sempre...em 2050...ainda vai doer.
Como aquele campeonato estupidamente perdido em 1992/93 por exemplo. Ou o de 2005/06, em que se ganha 6 pontos ao Porto e se acaba a 15 pontos.

A Taça de Portugal de 2010/11 também nunca será esquecida tamanha a incompetência.

Claro que nos 6 anos de Jesus também há o reverso da medalha, as vitórias inesquecíveis.

agora pelo menos nao há derrotas marcantes, há só derrotas naturais, já vai em 7
Exato, isso das derrotas marcantes era no tempo que o Benfica lutava por todos os títulos.

Realmente as derrotas de 2010/11 deveram-se ao facto de lutarmos por todos os títulos.
mentira


Rikurveojmal

Citação de: Salinho em 10 de Dezembro de 2015, 22:08
Citação de: Red Eyes em 10 de Dezembro de 2015, 22:05
Citação de: stanley em 10 de Dezembro de 2015, 21:58
Citação de: pinheiro3 em 10 de Dezembro de 2015, 17:35
Citação de: PB em 10 de Dezembro de 2015, 17:28
O Taarabt e o Carcela parece-me que foram aquisições do JJ.

Logo... estão queimados! xD

Errado. Contratações do JJ foram outros, que até nem estão no plantel.

Infelizmente o Eliseu está no plantel
Todos os males do Benfica fossem o Eliseu. :-X

O Eliseu não é o nosso maior mal, mas o JJ era de longe, o nosso maior bem.

Então muda de clube.

SaviAimar

Citação de: Rikurveojmal em 10 de Dezembro de 2015, 23:46
Citação de: Salinho em 10 de Dezembro de 2015, 22:08
Citação de: Red Eyes em 10 de Dezembro de 2015, 22:05
Citação de: stanley em 10 de Dezembro de 2015, 21:58
Citação de: pinheiro3 em 10 de Dezembro de 2015, 17:35
Citação de: PB em 10 de Dezembro de 2015, 17:28
O Taarabt e o Carcela parece-me que foram aquisições do JJ.

Logo... estão queimados! xD

Errado. Contratações do JJ foram outros, que até nem estão no plantel.

Infelizmente o Eliseu está no plantel
Todos os males do Benfica fossem o Eliseu. :-X

O Eliseu não é o nosso maior mal, mas o JJ era de longe, o nosso maior bem.

Então muda de clube.
De facto apetece responder assim. O Jesus já foi. Finito.

Não esquecem a ex namorada.


Juan Mata

Citação de: Jaime_PN em 10 de Dezembro de 2015, 22:52
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 21:46
Citação de: Bailey em 10 de Dezembro de 2015, 20:09
Citação de: Shoky em 10 de Dezembro de 2015, 20:06
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 15:33
Citação de: LeandroSLB em 10 de Dezembro de 2015, 15:26
Dos três campeonatos perdidos com JJ o de 11/12 é uma ferida bem aberta ainda.
Está aberta porque não gostam do homem, nas últimas 2 épocas ele redimiu-se.

Não. Está aberta porque as derrotas marcantes doem. Vai doer sempre...em 2050...ainda vai doer.
Como aquele campeonato estupidamente perdido em 1992/93 por exemplo. Ou o de 2005/06, em que se ganha 6 pontos ao Porto e se acaba a 15 pontos.

A Taça de Portugal de 2010/11 também nunca será esquecida tamanha a incompetência.

Claro que nos 6 anos de Jesus também há o reverso da medalha, as vitórias inesquecíveis.

agora pelo menos nao há derrotas marcantes, há só derrotas naturais, já vai em 7
Exato, isso das derrotas marcantes era no tempo que o Benfica lutava por todos os títulos.

Realmente as derrotas de 2010/11 deveram-se ao facto de lutarmos por todos os títulos.
18 vitórias consecutivas
Meia-final da Taça de Portugal
Vencedor da Taça da Liga
2º Lugar
Meia-final da Liga Europa
Pior temporada do Jesus.

O Rui Vitória já superou a questão europeia, tendo ido aos oitavos. Portanto, vamos ver se consegue atingir o patamar de pior Jesus :)

Phuket

Citação de: Juan Mata em 10 de Dezembro de 2015, 23:55
Citação de: Jaime_PN em 10 de Dezembro de 2015, 22:52
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 21:46
Citação de: Bailey em 10 de Dezembro de 2015, 20:09
Citação de: Shoky em 10 de Dezembro de 2015, 20:06
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 15:33
Citação de: LeandroSLB em 10 de Dezembro de 2015, 15:26
Dos três campeonatos perdidos com JJ o de 11/12 é uma ferida bem aberta ainda.
Está aberta porque não gostam do homem, nas últimas 2 épocas ele redimiu-se.

Não. Está aberta porque as derrotas marcantes doem. Vai doer sempre...em 2050...ainda vai doer.
Como aquele campeonato estupidamente perdido em 1992/93 por exemplo. Ou o de 2005/06, em que se ganha 6 pontos ao Porto e se acaba a 15 pontos.

A Taça de Portugal de 2010/11 também nunca será esquecida tamanha a incompetência.

Claro que nos 6 anos de Jesus também há o reverso da medalha, as vitórias inesquecíveis.

agora pelo menos nao há derrotas marcantes, há só derrotas naturais, já vai em 7
Exato, isso das derrotas marcantes era no tempo que o Benfica lutava por todos os títulos.

Realmente as derrotas de 2010/11 deveram-se ao facto de lutarmos por todos os títulos.
18 vitórias consecutivas
Meia-final da Taça de Portugal
Vencedor da Taça da Liga
2º Lugar
Meia-final da Liga Europa
Pior temporada do Jesus.

O Rui Vitória já superou a questão europeia, tendo ido aos oitavos. Portanto, vamos ver se consegue atingir o patamar de pior Jesus :)
Se ganharmos a Taça da Liga desta época já não será mau! É a única coisa que podemos ganhar...

Juan Mata

Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 23:58
Citação de: Juan Mata em 10 de Dezembro de 2015, 23:55
Citação de: Jaime_PN em 10 de Dezembro de 2015, 22:52
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 21:46
Citação de: Bailey em 10 de Dezembro de 2015, 20:09
Citação de: Shoky em 10 de Dezembro de 2015, 20:06
Citação de: Phuket em 10 de Dezembro de 2015, 15:33
Citação de: LeandroSLB em 10 de Dezembro de 2015, 15:26
Dos três campeonatos perdidos com JJ o de 11/12 é uma ferida bem aberta ainda.
Está aberta porque não gostam do homem, nas últimas 2 épocas ele redimiu-se.

Não. Está aberta porque as derrotas marcantes doem. Vai doer sempre...em 2050...ainda vai doer.
Como aquele campeonato estupidamente perdido em 1992/93 por exemplo. Ou o de 2005/06, em que se ganha 6 pontos ao Porto e se acaba a 15 pontos.

A Taça de Portugal de 2010/11 também nunca será esquecida tamanha a incompetência.

Claro que nos 6 anos de Jesus também há o reverso da medalha, as vitórias inesquecíveis.

agora pelo menos nao há derrotas marcantes, há só derrotas naturais, já vai em 7
Exato, isso das derrotas marcantes era no tempo que o Benfica lutava por todos os títulos.

Realmente as derrotas de 2010/11 deveram-se ao facto de lutarmos por todos os títulos.
18 vitórias consecutivas
Meia-final da Taça de Portugal
Vencedor da Taça da Liga
2º Lugar
Meia-final da Liga Europa
Pior temporada do Jesus.

O Rui Vitória já superou a questão europeia, tendo ido aos oitavos. Portanto, vamos ver se consegue atingir o patamar de pior Jesus :)
Se ganharmos a Taça da Liga desta época já não será mau! É a única coisa que podemos ganhar...
É possível que consigamos vencer a Taça da Liga, seria bom.

A questão está em menosprezar aquela temporada de 2011 como se de um atentado ao clube se tratasse quando está longe disso. Fomos humilhados, é verdade. Chega até a dar uma vontade de tomar duche tais foram os desfechos com os dragões.

Só que fdç, este ano com o Sporting tem sido algo do género. Foram 3 na luz com direito a ovação de pé nas bancadas. Quando com o Jesus o tratamento era outro, desumano até. Tenho a plena certeza que tomava banho de escarros se fosse ele a levar 3 do Sporting.

Contudo, a questão não se prende no Jesus. Prende-se no Rui e na sua capacidade enquanto treinador. Está à vista que não fará uma temporada de estreia à Jesus, ok. Está visto que não fará uma temporada como a última do Jesus, ok. Está visto que também não fará uma temporada como a melhor do Jesus, ok.

A do quase fica impossibilitado por razões óbvias.

Relativamente à pior temporada do Jesus. Não sei se ainda há tempo para as 18 vitórias consecutivas, talvez não tendo em conta o contexto europeu. Às meias-finais da Taça de Portugal já não vamos. Resta o 2º lugar e aí sou céptico. Implicaria sermos melhores que o Porto ou o Sporting.

Isto é bastante simples, mudámos para pior. Para pior que o pior Jorge Jesus. O Rui Vitória não tem sequer a atenuante de apresentar um futebol bonito, que empolgue as bancadas e descanse os adeptos.

O processo também passa pelos adeptos, temos que nos afeminar em matéria de futebol. Esquecer a disposição táctica, modelo de jogo, transição defensiva, organização ofensiva. Basta ver chutes na bola e toques de calcanhar para estar tudo bem. E cruzamentos, sobretudo cruzamentos.

SLBCARLOS

Citação de: Red Bullet em 10 de Dezembro de 2015, 22:54
O lorpa da pocilga meteu o lugar À disposição, espero q o senil n aceite.
ate nisso o RV é pior.

SCunha11

Citação de: Red Bullet em 10 de Dezembro de 2015, 22:54
O lorpa da pocilga meteu o lugar À disposição, espero q o senil n aceite.
Depois do investimento monstruoso na equipa de futebol e ter ficado com o Lopatego para mais esta época, acho que era admitir que estava errado a dobrar ao despedi-lo agora...espero que teime até ao fim da época pelo menos...