Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

sbremoved_28408

Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2015, 16:29
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 22 de Dezembro de 2015, 16:24
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2015, 16:17
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 22 de Dezembro de 2015, 16:16
Nós marcamos muitos golos porque o tugão é miserável e porque,dentro desta realidade,temos o melhor ataque (em termos de qualidade individual) do campeonato.

Nico,Jonas,Mitro e Raul,ainda que "estragados" pela falta de jogo colectivo,fazem a diferença nesta miséria de liga.

E já nem vale a pena falar do quão patético era o nosso grupo na Champions.

Vejam os jogos contra equipas decentes e contem as oportunidades que criamos. Precisamos de 2 ou 3 jogos desses para contar todos os dedos de uma mão.

Os anos anteriores foram só grupos fortíssimos.

Epá, não precisam de mentir para chupar a piça ao mesmo de sempre, cmon...
Detecto aí alguma obsessão com o passado. Em nenhum momento no meu comentário falei de anos anteriores,nem de treinadores anteriores.

Mas já que vais por aí,este grupo era o mais fácil que tivemos. Mais fácil ainda que o de 2011/2012 quando passamos aos oitavos,porque o Basel era 10x mais equipa que Galatasaray e Astana. O que não invalida que tenhamos falhado clamorosamente em alguns anos (2012/2013 e 2013/2014,essencialmente).

Todos sabemos onde querias chegar com a tirada do grupo patético, eu apenas o clarifiquei.

Um grupo com o campeão turco, um Atletico que foi vice-campeão europeu há 2 anos e um estreante Astana com vários condicionantes extra-futebol é mais fácil que um grupo com Hapoel, Lyon e Schalke ou Spartaks e Celtics. Tudo bem...
Clarificaste mal porque a mim interessa-me pouco o que foi feito em anos anteriores. Interessa-me o que se está a fazer este ano,até porque é sobre o treinador que cá está esta época que estamos a falar.

E acho ridículo que se continue a puxar para aqui o antigo treinador,quer de um lado quer do outro. Passou,ganhou,perdeu e foi embora. Ultrapassem lá isso.

Felizmente que o Benfica não tem 6 anos de existência. A história e os pergaminhos do Benfica exigem um determinado nível,é isso que discuto neste tópico. Se vocês acham que o nível a que estamos é aceitável para o Benfica, então devem ter perdido alguma coisa pelo caminho.

Pedro Nunes 28

Citação de: supersueca em 22 de Dezembro de 2015, 16:41
Receio bem que esta nova euforia à volta de RV se desvaneça depois de jogo de Guimarães.
RAP é que definiu bem o que é ser adepto, quando disse que no 7-0 em vigo acreditava que se marcassemos um golo nos últimos 20 minutos ainda tinhamos hipóteses.
Podem vir com as análises que quiserem. A união continua a ser a equipa com a qual fizemos um dos piores jogos da década, e RV continua a ser RV. O que mudou foram os 5 pts e a seguir há um sporteng-porto e se empatarem nós ganharmos em guimarães ficamos a 3 e passamos a depender de nós. O essencial é isto. O GRANDE problema é que continuamos a ser treinados por RV.
É manter a esperança que o RV seja o nosso Di Mateo e que ao invés de fazer do Benfica campeão Europeu...que consiga o TRI  :)

VALEBEM

Citação de: supersueca em 22 de Dezembro de 2015, 16:41
Receio bem que esta nova euforia à volta de RV se desvaneça depois de jogo de Guimarães.
RAP é que definiu bem o que é ser adepto, quando disse que no 7-0 em vigo acreditava que se marcassemos um golo nos últimos 20 minutos ainda tinhamos hipóteses.
Podem vir com as análises que quiserem. A união continua a ser a equipa com a qual fizemos um dos piores jogos da década, e RV continua a ser RV. O que mudou foram os 5 pts e a seguir há um sporteng-porto e se empatarem nós ganharmos em guimarães ficamos a 3 e passamos a depender de nós. O essencial é isto. O GRANDE problema é que continuamos a ser treinados por RV.

Não é nova euforia.
A seguir ao jogo da Madeira, vim aqui dizer basicamente o mesmo.
Foi um péssimo jogo, em que ficaram a nu algumas debilidades de criatividade e de qualidade na equipa. Obviamente que o treinador teve as suas responsabilidades, mas não alterou a minha opinião sobre o treinador e sobre a qualidade da equipa.

Luis1904

Citação de: VALEBEM em 22 de Dezembro de 2015, 16:23
Citação de: Luis1904 em 22 de Dezembro de 2015, 16:15
Citação de: VALEBEM em 22 de Dezembro de 2015, 16:07
Quem lê este tópico, pensa que estamos no apocalipse. Não temos criatividade nem ideias, não fazemos 3 passes, e depois observa-se que, mesmo com tantos erros de arbitragem contra, com vários penaltys por assinalar, só no campeonato marcámos mais 10 golos do que a equipa que liderava até agora, e mais 5, salvo erro, do que o novo líder.
E na Champions creio que foi a época em que marcámos mais golos, na fase de grupos.
Algo não bate certo aqui.

Muito mau seria se com um orçamento e disponibilidade financeira acessível a jogadores individualmente talentosos e num campeonato tão pouco competitivo (onde ganham sempre os mesmos) e cujas ideias dos treinadores de equipas pequenas são as mesmas que as de Rui Vitória é evidente que as individualidades sobressaem se nenhuma equipa tiver bons comportamentos colectivos dignos desse nome...

Ano em que se marcam mais golos na Champions? Duvido... Mas isso é um dado pouco significativo por si só...
Na época 2013/2014 tínhamos individualidades e um colectivo de excelência e fomos à Grécia perder 1-0 depois de os massacrarmos o jogo todo com excelente futebol...Éramos pior equipa que este ano por marcarmos menos golos?!Trocávamos pior a bola? O nosso bloco defensivo comportava-se de forma deplorável?O modelo de jogo expunha as debilidades das individualidades como nesta época?

Curioso que na altura em que fomos à Grécia massacrar estávamos tudo menos a jogar bom futebol.
Aliás, foi na altura em que a saída do Jesus esteve por um fio, depois do 0-3 em Paris. Aquela vitória na Amoreira salvou-o.

Bem, eu não vou insistir como jogávamos dantes (ou relatar jogada por jogada), mas sei como jogámos nesse jogo na Grécia. Lembro-me dos blocos juntos, das linhas de passe criadas, da forma como a equipa tinha entrosamento e o futebol que apresentava...Se era eficaz? Nem sempre...E de um ponto de vista resultadista, a  forma de abordar o jogo contra o Atlético foi mais eficaz...

Agora fica a questão qual das formas de jogar futebol permite mais títulos a nível interno a uma equipa como o Benfica? Posse de bola segura e objectiva (com bons processos colectivos bem "oleados") ou jogar futebol directo com passes longos/cruzamentos abdicando de futebol apoiado e jogando apenas no erro do adversário?

...

Delirium Tremens

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 22 de Dezembro de 2015, 16:28
Citação de: Delirium Tremens em 22 de Dezembro de 2015, 16:23
Citação de: odistraido em 22 de Dezembro de 2015, 16:18
Ver isto quando havia qualidade de jogo e a equipa sabia o que fazer em campo...

https://m.youtube.com/watch?v=5TTcd4vWwy4

E depois assistir ao bico para a frente...

É um exemplo de uma jogada que não acho que seja trabalhada, mas sim fruto da capacidade, inspiração e sentido de oportunidade de jogadores como Salvio, Lima, Gaitán e Maxi.

Repara que o Maxi ainda hesita antes de abrir linha de passe ao Gaitán... Numa fração apercebe-se que é por ali que tem de entrar.

E nem vou referir o facto de já estarem 3-0 aos 35 minutos...


Isso de jogadas treinadas hoje em dia é mais mito que outra coisa. Trabalha-se princípios, ideias de jogo.

Não se treina a jogada A, B, C e D. Onde o lateral mete sempre no médio, o médio sempre no extremo. Um analista adversário vê isso duas, três vezes e num instante sabe como parar isso. Claro que há jogadas básicas, tabelinhas tradicionais. Mas no geral treinam dinâmicas de jogo, ideias, princípios, apoios, passe sob pressão. Situações de jogo, no fundo. Quando temos bola do lado esquerdo, quando não temos bola e o adversário está na defesa, quando temos menos 1 jogador, quando temos mais 1 jogador. Os exs são sempre assim. Em termos tácticos as coisas também são diferentes. Uma equipa a defender pode estar em 4-3-3 e a atacar em 4-2-4. Treinam-se dinâmicas e situações de jogo.

Epa... Nem me vou dar ao trabalho de desmontar o que escreveste, porque não tem nada a ver com o que eu refutei ao teu post com o 4º golo ao Estoril o ano passado.



"Ver isto quando havia qualidade de jogo e a equipa sabia o que fazer em campo..."

https://youtu.be/0EDOUfM-eW0?t=237


... Tens de entender que o teu post com o golo ao Estoril não prova merda nenhuma.

SLB É O REI DO MUNDO

Pronto, agora é o Semedo a fórmula do sucesso. Dantes era o Guedes, depois passou a ser o Renato. Não sei qual é o problema em admitir que o treinador é fraco. Não é a primeira vez, nem será a última, que um conjunto de bons jogadores (são quase os mesmos da época passada) fracassa com um treinador fraco quando uma época antes ganharam títulos. Olhai para o Inter de 2010 com Mourinho e para o Inter de 2011 com o Fat Spanish.

À qualidade do plantel pode-se apontar erros da #structure. Há lacunas em várias posições. DE logo a abrir. Não é atirando putos da formação que essas lacunas se preenchem. O Benfica é um clube para ganhar já, no presente, não é para esperar 3, 4 anos. Isso é regredir 10 anos.

Agora, à qualidade daquilo que os jogadores fazem, é culpa do treinador, sim. E se são os mesmos da época passada... pá, a variável que mudou foi uma.

Vieri

Citação de: Benfica hoje e sempre em 22 de Dezembro de 2015, 16:35
Citação de: Vieri em 22 de Dezembro de 2015, 16:33
Citação de: Benfica hoje e sempre em 22 de Dezembro de 2015, 16:22
Citação de: pinheiro3 em 22 de Dezembro de 2015, 16:13
Citação de: Vieri em 22 de Dezembro de 2015, 16:12
Citação de: VALEBEM em 22 de Dezembro de 2015, 16:07
Quem lê este tópico, pensa que estamos no apocalipse. Não temos criatividade nem ideias, não fazemos 3 passes, e depois observa-se que, mesmo com tantos erros de arbitragem contra, com vários penaltys por assinalar, só no campeonato marcámos mais 10 golos do que a equipa que liderava até agora, e mais 5, salvo erro, do que o novo líder.
E na Champions creio que foi a época em que marcámos mais golos, na fase de grupos.
Algo não bate certo aqui.

A malta é muito histérica e exagerada. Depois agora há demasiados gifs de autopsias a jogadas que correram mal e vai tudo atrás daquilo, como se tudo se resumisse àquilo...


Mesmo sem querer, disseste tudo.

Estava na cara que esse dia chegaria caro pinheiro3.

Pensavas que te safavas? É que nem um Ukra dos gifs és, quanto muito um Pizzi.

Pronto, agora vai começar a vitimização do Pinheiro3 e eu vou passar a ser alguém que o ataca.
Repito: eu gosto de ver análises com imagens como as do Pinheiro3, nem sei se alguém mais faz isso, mas fica já incluído.
Ok Pinheiro? Calma!

O que digo é que muitos, que se calhar nem os jogos vêem) tomam aquilo como sendo o jogo do Benfica.
É como se eu fizesse uma análise às jogadas falhadas pelo João Sousa, sem colocar as jogadas em que esteve bem. Quem não visse o jogo, ficaria com a ideia de que o homem é um marreta e nada no seu jogo se aproveita.

Dá para perceber isto?!

Repito a ideia que deixei atrás, faz uma análise de jogadas bem concebidas.

Deve ser fácil comprovar que a maioria do que é feito em campo é bem feito, e que será apenas e exclusivamente por deficit qualitativo dos jogadores que se erra.


Como sei que és inteligente, vou repetir e vais perceber:
A minha mensagem relativa ao formar opinião através dos gifs não era uma critica aos gifs em si (que até gosto de ver), mas a quem tira todas as conclusões exclusivamente a partir dali.

Já o Aimar dizia que no futebol sobram análises e se calhar nunca tinha vindo aqui.
O que eu mais critico em 70% das análises de amadores como eu, é a tónica desmesurada que metem na teoria, no 433, nas basculações e transições e outros "ões",  e a forma como relativizam o mais importante numa equipa: a qualidade dos jogadores!

Eu não percebo nada de futebol, mas joguei o suficiente, vejo futebol há tempo suficiente, leio e ouço coisas há tempo suficiente para perceber que o futebol é muito mais simples do que o querem fazer hoje em dia.

Phuket

Acho piada quando escrevem "o problema esteve na escolha deste treinador", sejamos realistas, quem era o bom treinador que aceitava vir para o Benfica nestas condições? O presidente a dizer que é para desinvestir; que o clube atravessa vacas magras; que era obrigatório ter 5 putos da formação no plantel é obrigatório apostar nos jogadores da formação; que vê fugir 2 jogadores que tinham peso na equipa e o presidente a dizer que o que temos chega perfeitamente...!
Só se fosse um maluco, ou então doente pelo Benfica como nós!

VALEBEM

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 22 de Dezembro de 2015, 16:43
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2015, 16:29
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 22 de Dezembro de 2015, 16:24
Citação de: Jaime_PN em 22 de Dezembro de 2015, 16:17
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 22 de Dezembro de 2015, 16:16
Nós marcamos muitos golos porque o tugão é miserável e porque,dentro desta realidade,temos o melhor ataque (em termos de qualidade individual) do campeonato.

Nico,Jonas,Mitro e Raul,ainda que "estragados" pela falta de jogo colectivo,fazem a diferença nesta miséria de liga.

E já nem vale a pena falar do quão patético era o nosso grupo na Champions.

Vejam os jogos contra equipas decentes e contem as oportunidades que criamos. Precisamos de 2 ou 3 jogos desses para contar todos os dedos de uma mão.

Os anos anteriores foram só grupos fortíssimos.

Epá, não precisam de mentir para chupar a piça ao mesmo de sempre, cmon...
Detecto aí alguma obsessão com o passado. Em nenhum momento no meu comentário falei de anos anteriores,nem de treinadores anteriores.

Mas já que vais por aí,este grupo era o mais fácil que tivemos. Mais fácil ainda que o de 2011/2012 quando passamos aos oitavos,porque o Basel era 10x mais equipa que Galatasaray e Astana. O que não invalida que tenhamos falhado clamorosamente em alguns anos (2012/2013 e 2013/2014,essencialmente).

Todos sabemos onde querias chegar com a tirada do grupo patético, eu apenas o clarifiquei.

Um grupo com o campeão turco, um Atletico que foi vice-campeão europeu há 2 anos e um estreante Astana com vários condicionantes extra-futebol é mais fácil que um grupo com Hapoel, Lyon e Schalke ou Spartaks e Celtics. Tudo bem...
Clarificaste mal porque a mim interessa-me pouco o que foi feito em anos anteriores. Interessa-me o que se está a fazer este ano,até porque é sobre o treinador que cá está esta época que estamos a falar.

E acho ridículo que se continue a puxar para aqui o antigo treinador,quer de um lado quer do outro. Passou,ganhou,perdeu e foi embora. Ultrapassem lá isso.

Felizmente que o Benfica não tem 6 anos de existência. A história e os pergaminhos do Benfica exigem um determinado nível,é isso que discuto neste tópico. Se vocês acham que o nível a que estamos é aceitável para o Benfica, então devem ter perdido alguma coisa pelo caminho.

Acho que aqui ninguém está contente com o nível actual do Benfica. Apesar de estarmos nos oitavos da Champions, ou seja, no top 16 da Europa, e na luta pelo título. Mesmo num ano de mudanças, e com tantos handicaps.
Agora, uns acham que a responsabilidade principal reside no treinador, outros acham que o motivo principal está no défice de qualidade do plantel, e na deficiente preparação da época.

odistraido

Não se vê nada neste tipo. A equipa não tem qualidade de jogo nenhuma. O tiki caca usado no meio campo com passes laterais ou atrasados qq um faz. Depois quando já não da mais sai o chutao ou alguém pega na bola e corre ate a perder.

Nas CI eh outro desastre. Banalidades e um discurso que chega a roçar o patetico.

Não tem carisma algum. Eh a treta do pa-pa-pa e dos cruzamentos a granel.

Do piorzinho que já vi no Benfica.

Almareado

Eu vejo a equipa do Benfica a jogar com André Almeida, Lisandro, Jardel, Pizzi todos suplentes nas últimas épocas (tirando o Jardel o ano passado), vejo dois putos com 18 anos com muito para aprender independentemente do potencial, vejo jogadores com manifesta falta de qualidade como o Eliseu, outros com manifestas insuficiências físicas como Silvio e Fejsa...

TODOS SÃO OU TÊM SIDO TITULARES RECORRENTEMENTE NO BENFICA.

Tem havido muitas lesões, muitos indisponíveis...Se desculpa tudo ou limpa erros no RV? Claro que não, mas há que dar tempo ao tempo, e esperar que a equipa mais forte do Benfica se junte toda disponível, e aí sim não haverá desculpas, principalmente se se reforçar a equipa com um lateral esquerdo e um médio em Janeiro.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Delirium Tremens em 22 de Dezembro de 2015, 16:45
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 22 de Dezembro de 2015, 16:28
Citação de: Delirium Tremens em 22 de Dezembro de 2015, 16:23
Citação de: odistraido em 22 de Dezembro de 2015, 16:18
Ver isto quando havia qualidade de jogo e a equipa sabia o que fazer em campo...

https://m.youtube.com/watch?v=5TTcd4vWwy4

E depois assistir ao bico para a frente...

É um exemplo de uma jogada que não acho que seja trabalhada, mas sim fruto da capacidade, inspiração e sentido de oportunidade de jogadores como Salvio, Lima, Gaitán e Maxi.

Repara que o Maxi ainda hesita antes de abrir linha de passe ao Gaitán... Numa fração apercebe-se que é por ali que tem de entrar.

E nem vou referir o facto de já estarem 3-0 aos 35 minutos...


Isso de jogadas treinadas hoje em dia é mais mito que outra coisa. Trabalha-se princípios, ideias de jogo.

Não se treina a jogada A, B, C e D. Onde o lateral mete sempre no médio, o médio sempre no extremo. Um analista adversário vê isso duas, três vezes e num instante sabe como parar isso. Claro que há jogadas básicas, tabelinhas tradicionais. Mas no geral treinam dinâmicas de jogo, ideias, princípios, apoios, passe sob pressão. Situações de jogo, no fundo. Quando temos bola do lado esquerdo, quando não temos bola e o adversário está na defesa, quando temos menos 1 jogador, quando temos mais 1 jogador. Os exs são sempre assim. Em termos tácticos as coisas também são diferentes. Uma equipa a defender pode estar em 4-3-3 e a atacar em 4-2-4. Treinam-se dinâmicas e situações de jogo.

Epa... Nem me vou dar ao trabalho de desmontar o que escreveste, porque não tem nada a ver com o que eu refutei ao teu post com o 4º golo ao Estoril o ano passado.



"Ver isto quando havia qualidade de jogo e a equipa sabia o que fazer em campo..."

https://youtu.be/0EDOUfM-eW0?t=237


... Tens de entender que o teu post com o golo ao Estoril não prova merda nenhuma.

Eu estava a falar no geral, não de um golo em específico, quando falas em jogadas treinadas. Isso é muito prof. Jorge Castelo.

Kvatch

Como é possível o Benfica permitir que o treinador da equipa principal (ou de qualquer outra equipa de qualquer modalidade do clube) tenha este cabelo?

Isto já não se usa desde o tempo em que o Vieira era apenas o Ventoínhas.





rogojin82

Citação de: VALEBEM em 22 de Dezembro de 2015, 16:07
Quem lê este tópico, pensa que estamos no apocalipse. Não temos criatividade nem ideias, não fazemos 3 passes, e depois observa-se que, mesmo com tantos erros de arbitragem contra, com vários penaltys por assinalar, só no campeonato marcámos mais 10 golos do que a equipa que liderava até agora, e mais 5, salvo erro, do que o novo líder.
E na Champions creio que foi a época em que marcámos mais golos, na fase de grupos.
Algo não bate certo aqui.
Concordo. Parece que os golos são todos  frutos do acaso. Que a motivação e a garra dos jogadores que tem sido evidente é de origem desconhecida. Os dados estatísticos na maioria dos jogos são apenas números que não significam nada. A integração dos jovens é uma benece dos Deuses. A qualificação na champions, sorte claro.
Está tudo bem? Não, longe disso. Está tudo mal? Não, longe disso.
O Rui Vitória é um funcionário da Sad, foi-lhe apresentado um projeto muito diferente daquilo que foi apresentado ao Jorge Jesus no início da sua carreira no Benfica. O presidente mudou o paradigma como ele mesmo diz, está errado? Talvez, talvez não. É uma aposta dele, o Rui Vitória foi contratado para implementar essa mudança de paradigma na equipa A.
Não gosto de ver o futebol praticado pelo Benfica na maioria do tempo de jogo mas negar vários aspectos positivos ou atribui-los ao acaso parece me absurdo.
Quer a mudança de paradigma de que fala o presidente, quer o trabalho do treinador na implementação dessa mudança precisam de mais tempo para percebemos da sua validade, mudar nesta altura seria na minha perspectiva o pior.

VALEBEM

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 22 de Dezembro de 2015, 16:45
Pronto, agora é o Semedo a fórmula do sucesso. Dantes era o Guedes, depois passou a ser o Renato. Não sei qual é o problema em admitir que o treinador é fraco. Não é a primeira vez, nem será a última, que um conjunto de bons jogadores (são quase os mesmos da época passada) fracassa com um treinador fraco quando uma época antes ganharam títulos. Olhai para o Inter de 2010 com Mourinho e para o Inter de 2011 com o Fat Spanish.

À qualidade do plantel pode-se apontar erros da #structure. Há lacunas em várias posições. DE logo a abrir. Não é atirando putos da formação que essas lacunas se preenchem. O Benfica é um clube para ganhar já, no presente, não é para esperar 3, 4 anos. Isso é regredir 10 anos.

Agora, à qualidade daquilo que os jogadores fazem, é culpa do treinador, sim. E se são os mesmos da época passada... pá, a variável que mudou foi uma.

Nunca fui grande entusiasta do Guedes. E tornei-me num grande admirador do Semedo. Quando se lesionou era fundamental no nosso jogo, como mostrou em Madrid, no último jogo que fez, e com a chamada à selecção.
Chamando-se Semedo ou não, o fundamental é ter-se pelo menos 1 lateral que saiba ir à linha de fundo, que apoie sistematicamente o ataque...