Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Snowyork

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...
Maritimo,Estoril,Rio Ave. Pelo menos estes são dos jogos mais difíceis fora de casa do campeonato.

O Marítimo sim. Estes Estoril e Rio Ave nem tanto assim.

blog benficaatemorrer

Citação de: Phuket em 07 de Janeiro de 2016, 14:36
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 14:32
Citação de: Phuket em 07 de Janeiro de 2016, 14:31
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 14:29
Citação de: Phuket em 07 de Janeiro de 2016, 14:28
Citação de: Trezeguet em 07 de Janeiro de 2016, 14:19
se tu concordasses é que me admirava
Trezeguet, eu escrevo sempre aquilo que penso, e olha que penso pela minha cabeça.... Seria muito mais fácil vir para aqui concordar com tudo, era o gajo mais porreiro deste fórum, era só likes!
é pena usares a cabeça errada...
Disso percebes tu, és especialista.
naaaa...

chupar cabeças a treinadores nunca foi a minha onda...

penso que a esse nível estarás completamente a um nível superior...

não te dediques é a adivinhar a derrota do Benfica, é que esta época não tens acertado nada de jeito, chega a ser constrangedor...
Ainda vou acertando alguma coisa, já tu é sempre ao lado.

Ainda bem que lês os meus comentários todos, é sinal que escrevo coisas importantes...
infelizmente... mas acredita que é só porque a moderação não tem a coragem de te meter onde já deverias estar à muito tempo... na rua.

e quanto à piadinha da treta...

enquanto tu previste a derrota com o gala, com o boavista e ainda ontem com o marítimo, eu adivinhei vitórias...

tá bem, ontem disse que ficava 4-0 e ficaram 6... na realidade falhei, mas falhei pelo resultado positivo e não pelo negativo como tu gostavas que fosse...

JPSilva

Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:29
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...

É só olhar para os jogos, é só olhar. O união se calhamos a marcar 1 golo dávamos 3 ou 4, e não era por isso que teríamos jogado bem.

Tá bem.
Tu gostas do Jemez, Favre e Bielsa que metem equipas a jogar a bola para ganhar zero títulos e eu gosto de Mourinhos que jogam para o resultado e limpam tudo no país para onde vão.

Vamos lá ver o cv do RV no fim do ano. Uma coisa é certa é bem melhor que muitos treinadores portugueses com a idade que tem.

Eu nunca falei sequer desses nomes para o Benfica. E estar a dizer que o RV é como um Mourinho que joga para o resultado é um bocadinho excessivo.

Ricardo Maia

O Mourinho  quando lhe respondeu (a JJ)a respeito  do Talisca deu-lhe com uma força tal que o parolo enfiou-se logo na toca.Depois era:" Não  vou por aí, conheço  o Zé há  muitos anos...".Este cabrao  e o gordo têm  que ser postos em sentido ,senão  ninguém  os segura. O incrível  de tudo isto é  que JJ é  tão  estúpido ao não  perceber  que apenas está  a ajudar a unir a família  benfiquista em torno de Rui Vitória, e a onda vermelha  está  para breve!

VALEBEM

Citação de: Snowyork em 07 de Janeiro de 2016, 14:37
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...
Maritimo,Estoril,Rio Ave. Pelo menos estes são dos jogos mais difíceis fora de casa do campeonato.

O Marítimo sim. Estes Estoril e Rio Ave nem tanto assim.

Mas são campos teoricamente menos complicados do que Braga e Guimarães. Até porque a pressão do público adversário é muito menor. E, como equipa, e mesmo ao nível da qualidade dos jogadores, o Estoril está bem mais fraco do que nos últimos anos.

jglx28

Citação de: Despertar em 07 de Janeiro de 2016, 12:23
os sapos ja conseguiram

unir o forum em torno do Vieira

unir o forum em torno do Guerra

unir o forum em torno do Rui Vitoria

:smokin:
o guerra são peaners como diz o parolo, n entra nestas contas

já a união (não a união cega, mas leal) em torno do presidente e a união (nos mesmo moldes da do presidente) em torno do treinador do benfica, devia ser algo natural para quem s diz benfiquista... eu pelo menos n preciso de nenhum sportinguista para fazer isso ;)

Rikurveojmal

Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:38
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:29
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...

É só olhar para os jogos, é só olhar. O união se calhamos a marcar 1 golo dávamos 3 ou 4, e não era por isso que teríamos jogado bem.

Tá bem.
Tu gostas do Jemez, Favre e Bielsa que metem equipas a jogar a bola para ganhar zero títulos e eu gosto de Mourinhos que jogam para o resultado e limpam tudo no país para onde vão.

Vamos lá ver o cv do RV no fim do ano. Uma coisa é certa é bem melhor que muitos treinadores portugueses com a idade que tem.

Eu nunca falei sequer desses nomes para o Benfica. E estar a dizer que o RV é como um Mourinho que joga para o resultado é um bocadinho excessivo.

Tenho dúvidas que ele chegue ao nível do Mourinho. Mas isso quase ninguém chega. O inicio do Mourinho no Porto não me lembro. No entanto no Villas Boas no Porto teve um péssimo começo a nível exibicional.
A sorte dele foi o fdp do JJ dar-lhe a supertaça e fazer cagadas no campeonato. Isto juntando o facto de o Porto ganhar as primeiras jornadas devido a factor externos.
É mais que sabido que qualquer cagalhão é campeão no Porto. Se não for é porque é uma diarreia. Já no Benfica não é bem assim.

Snowyork

Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 14:40
Citação de: Snowyork em 07 de Janeiro de 2016, 14:37
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...
Maritimo,Estoril,Rio Ave. Pelo menos estes são dos jogos mais difíceis fora de casa do campeonato.

O Marítimo sim. Estes Estoril e Rio Ave nem tanto assim.

Mas são campos teoricamente menos complicados do que Braga e Guimarães. Até porque a pressão do público adversário é muito menor. E, como equipa, e mesmo ao nível da qualidade dos jogadores, o Estoril está bem mais fraco do que nos últimos anos.

Exactamente.

fjorge

Unir o forúm em nome do Benfica, isso sim.

sbremoved_28408

Citação de: Snowyork em 07 de Janeiro de 2016, 14:37
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...
Maritimo,Estoril,Rio Ave. Pelo menos estes são dos jogos mais difíceis fora de casa do campeonato.

O Marítimo sim. Estes Estoril e Rio Ave nem tanto assim.
O Rio Ave é a 5ª melhor equipa do campeonato.

Snowyork

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 07 de Janeiro de 2016, 14:43
Citação de: Snowyork em 07 de Janeiro de 2016, 14:37
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...
Maritimo,Estoril,Rio Ave. Pelo menos estes são dos jogos mais difíceis fora de casa do campeonato.

O Marítimo sim. Estes Estoril e Rio Ave nem tanto assim.
O Rio Ave é a 5ª melhor equipa do campeonato.

Não concordo muito. Mas não anda longe.

O que é certo é que o Benfica é quem tem de longe o melhor calendário.

Bola7

Citação de: Trezeguet em 07 de Janeiro de 2016, 14:31
Citação de: Bola7 em 07 de Janeiro de 2016, 14:30
um dia o que se passa neste fórum vai passar-se no fórum lagarto... :-X
quando ele for para o varzim?
se fosse para o Leixões seria tramado...deve ser um pouco mais a sul...

dfernandes

Acredito mais no segundo lugar nesta fase. Se o Lopetegui lá ficasse durante muito mais tempo, o que não acredito. Depois desse sair virá um gajo que entende mais o Tugão e eles melhorarão naturalmente.

Lá o treinador está à beira da saída. O nosso, com os mesmos pontos, o treinador do bicampeão nacional, está calmo e seguro no seu lugar. É um paradoxo, mas que revela o nível actual de exigência do Benfica.

E desejo estar errado, mas tenho as mesmas ilusões nesta época que tinha a partir do final dos anos 90. Queria acreditar muito muito, mas lá no fundo não ia dar em nada. Esta equipa à próxima contrariedade de um jogo qualquer dará novamente o berro, tal como davam essas dos anos 90, mesmo as que andavam perto do primeiro lugar mais tempo.

VALEBEM

Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:41
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:38
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:34
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:29
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:26
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:17
Citação de: Rikurveojmal em 07 de Janeiro de 2016, 14:11
Citação de: JPSilva em 07 de Janeiro de 2016, 14:10
Citação de: VALEBEM em 07 de Janeiro de 2016, 13:58
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:40
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:24
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:16
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 12:10
Citação de: Luis1904 em 07 de Janeiro de 2016, 12:00
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:58
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:53
Citação de: Thorondor em 07 de Janeiro de 2016, 09:46
Citação de: blog benficaatemorrer em 07 de Janeiro de 2016, 09:34
isto já não são balões de oxigénio... 6-0 aos gajos que espetaram 3 ao espanhol é um dirigível de oxigénio...

excelente resultado.

mas o jogo é sofrível, muito mau... e não é por falta de táctica ou de jogadores.

o RV é muito temeroso, não quer arriscar, não entendeu ainda o que os seus jogadores lhe podem dar e o que ele lhes pode pedir. não entendeu também a grandeza do clube, não sabe ainda que quem joga de peito aberto somos nós e que se os jogadores que temos custam milhões é porque estão prontos a arriscar as suas qualidades e a tornar o futebol bonito...

aquela saída da defesa com o central a por a bola no centro campista que desce à área e a mais que provável devolução da bola ao mesmo é a prova disso.

saem da cabine com as palavras "não arrisquem passes de ruptura a menos que tenham a certeza que ele chega lá" e depois andam ali cheios de medo de falhar os primeiros passes...
desta mesma instrução nasce o pontapé para a frente. que outra maneira temos de arriscar sem comprometer muito? chutamos longo para a desmarcação do jonas, do carcela ou de outro nessas posições e esperamos que dê alguma coisa...

este é o aspecto medroso...

o outro aspecto é como os jogadores assumem este comando.

ontem só jonas e carcela olhavam imediatamente para a frente após receber a bola. não têm medo de desiquilibrar. quando está gaitan ele faz o mesmo e espero que o sálvio também o faça. a espaços o renato também arrisca mas só com muito espaço.

o RV tem de abrir a sua visão do futebol. ele sabe-o fazer mas não quer desiludir os adeptos e o seu presidente... ainda está fechado na táctica de um clube à escala do guimarães ou braga.

acho que se tivesse um jogador no meio campo que com a sua visão de jogo conseguisse rasgar a defesa adversária ele ganharia mais confiança e mudaria a sua forma de orientar a equipa. um enzo ou um aimar... custa-me ver o jonas vir à nossa área buscar a bola para finalmente alguém olhar para a frente e não para o seu colega na defesa... e é por isto também que raramente conseguimos uma triangulação eficaz, em vez de fazermos o passe e depois o corte pelas costas do adversário, é frequente ver o corte ser feito para trás (oferecendo uma linha de passe fácil) ou ver o jogador que recebeu a bola tentar desequilibrar sozinho...

não estamos no caminho certo, mas acho que com um pouco mais de coragem podemos chegar a um nível visivelmente superior.

basta RV acreditar mais nas capacidades dos seuis homens e de si mesmo...

Concordo com a análise que fazes dos problemas que a equipa tem. Mas não concordo com os motivos que apresentas. Para mim não é medo, é não saber mais. Tb não concordo que a solução da saída de bola esteja apenas no 8. Acho que o problema está também na incapacidade dos laterais em subir em velocidade para efectuar as triangulações que referiste com o extremo desse lado ou com um dos plc que desça. Nesse aspecto acho que é metade de incapacidade do RV e outra metade por falta de qualidade dos nossos laterais. Pode ser que com o Grimaldo e o Nelsinho se resolva uma parte dos nossos problemas. Mas o principal é o RV não ter mãos para o carro que lhe deram para conduzir. E isso preocupa-me.
os laterais não sobem porque têm medo das compensações que possam não aparecer e sim, não têm qualidade para garantir o desequilibro e o risco de levar a bola...

as triangulações também deviam acontecer não só com a subida dos laterais, mas também entre o meio campo e as unidades de ataque e é aí que verificas o que escrevi...

de resto, quem consegue conceber um esquema como o que usamos hoje se desbloquear o factor medo de arriscar penso que consegue ser mais ambicioso e abrir mais o jogo dando aos seus homens mais espaço de risco e por consequência de qualidade de jogo.

mas também entendo que a forma como vejo o nosso jogo seja mais com a vontade do que ele poderia ser do que realmente ele é.

Penso que o RV quis jogar num esquema (4-4-2) que não conhece e foi aí que fodeu tudo. Se ele se vira para o 4-3-3 com o Gaitan 10 e o Mitro na frente sozinho (implicava a venda do Jonas) tínhamos uma equipa mais sólida e mais certinha.

Venda do Jonas?!?

Eu não sei....Devo ser eu que sou muito burro...Eu não percebo a fixação destas ideias a sério....

Vender um dos jogadores mais importantes e inteligentes do plantel do Benfica?! Mas isto faz sentido onde?

Em que bíblia do futebol está escrito que o 4-3-3 se joga com um jogador portento físico num sistema rígido à base de cruzamentos dos avançados-ala para o cabeceamento do "pinheiro"?

Em que bíblia do futebol está escrito que numa formação em 4-3-3 existe ausência de tabelas ou combinações entre jogadores de linhas juntas (onde o Jonas é exímio)?

Acham que estamos nos anos 80/90 me que o Drulovic cruza para o Jardel? E o 4-3-3 se resume a um avançado matador sozinho com capacidade física a cabecear as bolas que apanha no chutão para a frente e o 4-4-2 a dois avançados lá na frente sozinhos a ajudarem-se um ao outro?

Com esses chavões o Xavi e o Iniesta nunca poderiam ser o meio-campo do Barcelona porque não são altos nem fortes fisicamente para conseguir destruir o jogo da equipa adversária porque nos anos 80/90 no meio-campo tinha de haver um "6" que destrói o jogo...

A evolução do futebol passou ao lado?

Daqui a pouco vem o argumento que o Jonas já jogou sozinho na frente na supertaça e que o resultado foi miserável. Mas vocês, honesta e intelectualmente, acham que a culpa é do 4-4-2 ou do 4-3-3 ou está relacionado com o modelo de jogo e a forma como ele é montado? É evidente que se metem os defesas a bater bolas na frente para o Jonas ganhar de cabeça destroem as capacidades do Jonas...Estão a reduzi-las se onde ele é bom é em futebol apoiado...Mas se puserem o Piqué a bater bolas altas para o Messi ganhar de cabeça se calhar também o resultado não é famoso...

O problema não é o sistema táctico...Se o jogo fosse só dizer "vocês agoram jogam em 4-3-3 em vez do 4-4-2" e fosse metê-los para dentro do campo a ver o que dá qualquer profissional do Football Manager fazia isso...

N percebeste, eu n defendo a venda do Jonas. Só disse que um 4-3-3 clássico com um pinheiro de área implicava vender o Jonas porque ele não tem características de pinheiro.

E tu achas que esse tipo de modelo de jogo é vantajoso para um clube como o Benfica que em, digamos, 94% dos jogos do campeonato (excluindo o ladrão e o alvalixo) tem de assumir o favoritismo e assumir o jogo?

Como é mais fácil desmontar um bloco baixo? Com futebol apoiado e linhas juntas a fazer combinações ou despejar a bola para dentro da área onde está a equipa contrária toda a defender?

Não. Mas como o RV n sabe trabalhar neste esquema, pensei que talvez se safasse em 4-3-3. No fundo o problema não é o esquema nem os jogadores, é o treinador... :cry2:

100% de acordo... Sad but true...

Eu estou-me bem cagando um bocado para as discussões Rui Vitória vs. Jesus.
A minha preocupação é o jogo jogado...O futebol do Benfica...
Eu quero um treinador à imagem do Benfica...Com um estilo de jogo ganhador e que privilegie a posse de bola e o futebol apoiado para assumir o jogo...Esse é o caminho para conseguir a hegemonia novamente...

O Rui Vitória não nos vai dar isso porque nunca jogou assim...
O Marco Silva no Estoril esboçou isso...Mourinho no Leiria...Klopp no Mainz...
Um treinador tem de fazer prevalecer as ideias e o modelo independentemente das individualidades (que executam)...O resultado será melhor ou pior mediante a execução mas as ideias têm de estar patentes..
Desde Julho que me ando a remoer porque nunca vislumbrei no Rui Vitória ideias de jogo que não visse na generalidade dos treinadores portugueses chavões do futebol, isto é- > não serve para a dimensão do Benfica...

O Benfica, historicamente, nunca se caracterizou por um jogo de posse. Nem o Jesus jogava assim, pelo contrário. Aliás, esta época até temos percentagens de posse de bola maiores nos nossos jogos, do que tínhamos no passado.
O Benfica sempre se caracterizou por um futebol em velocidade, incisivo, jogadores de fibra e garra, etc...

Essa mania de hoje em dia de que só as equipas que jogam em posse de bola é que jogam bom futebol, é algo de que discordo completamente.
Aliás, nem a maioria dos Benfiquistas gostam. Ontem, com 6-0, e com mais um jogo daqui a 3 dias, o Benfica estava a trocar a bola nos minutos finais, e havia uns pacóvios a assobiarem.

Especialmente porque esta posse de bola resume-se a trocar a bola na defesa. Chamar a isto jogo de posse é para dar umas gargalhadas.

Até parece que o Barcelona não fazia isso quando se apanhava a ganhar...

O Benfica faz isso desde o minuto 1 dos jogos. Não sabe fazer outra coisa.

Por isso é que ganhou ontem por 6.
Essa conversa já começa a chatear. Ah e tal empatamos com o autocarro do União. O Sporting foi lá perder. Ah e tal ganhamos em Braga sem saber como, o Sporting já lá foi perder e ainda vai lá na última jornada com o Porto.
Ah e tal ganhamos em Guimarães com sorte. Vamos ver o que o Sporting e Porto fazem por lá.

Ah e tal perdemos com o Arouca. Já o Sporting foi lá passear, até se deu ao luxo de marcar nos descontos só para dar esperança.
Facto é que o Benfica se ganhar na Choupana dá-se ao luxo de ter uma 2ª volta sem os campos mais complicados tirando o Sporting...

É só olhar para os jogos, é só olhar. O união se calhamos a marcar 1 golo dávamos 3 ou 4, e não era por isso que teríamos jogado bem.

Tá bem.
Tu gostas do Jemez, Favre e Bielsa que metem equipas a jogar a bola para ganhar zero títulos e eu gosto de Mourinhos que jogam para o resultado e limpam tudo no país para onde vão.

Vamos lá ver o cv do RV no fim do ano. Uma coisa é certa é bem melhor que muitos treinadores portugueses com a idade que tem.

Eu nunca falei sequer desses nomes para o Benfica. E estar a dizer que o RV é como um Mourinho que joga para o resultado é um bocadinho excessivo.

Tenho dúvidas que ele chegue ao nível do Mourinho. Mas isso quase ninguém chega. O inicio do Mourinho no Porto não me lembro. No entanto no Villas Boas no Porto teve um péssimo começo a nível exibicional.
A sorte dele foi o fdp do JJ dar-lhe a supertaça e fazer cagadas no campeonato. Isto juntando o facto de o Porto ganhar as primeiras jornadas devido a factor externos.
É mais que sabido que qualquer cagalhão é campeão no Porto. Se não for é porque é uma diarreia. Já no Benfica não é bem assim.

A época seria tão mais tranquila se o Conceição não tem perdido aquela Taça de Portugal...

blog benficaatemorrer

Citação de: Bola7 em 07 de Janeiro de 2016, 14:44
Citação de: Trezeguet em 07 de Janeiro de 2016, 14:31
Citação de: Bola7 em 07 de Janeiro de 2016, 14:30
um dia o que se passa neste fórum vai passar-se no fórum lagarto... :-X
quando ele for para o varzim?
se fosse para o Leixões seria tramado...deve ser um pouco mais a sul...
no leixões é só meninas...