Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Louco_da_Cabeça

Citação de: Juan Mata em 31 de Janeiro de 2016, 22:53
Vou fazer um paralelismo que estará completamente condicionado pelo contexto, pois desconheço se é este o futebol que o Rui Vitória ambiciona para o Benfica ou se ainda estamos num processo de metamorfose.

Remeto para o Bayern de Munique.
O Jorge Jesus é o Heynckes. Um treinador que imprime um futebol vertiginoso, muito ofensivo, muito vertical e agressivo. É um futebol que não espera pelo erro do adversário, simplesmente força o erro.

O Rui Vitória é o Guardiola. Um treinador com um futebol mais horizontal, temporizado, com uma equipa sem posições definidas onde Eliseu é 3º central, Jimenez e Jonas andam pelas faixas, Pizzi e Nico surgem pela zona 9 e 10 e etc. Uma equipa imprevisível que desorienta os adversários e arrasta-os para qualquer zona do terreno.

Claro que temos que adaptar os exemplos ao nosso universo, onde na nossa escala ambos os treinadores não chegam ao valor do Jupp e do Pep mas o futebol idealizado seja o mesmo.

E aqui faço a minha achega, tendo esta um cunho subjectivo, como é lógico. Prefiro o futebol idealizado pelo Pep e tenho-o como mais imprevisível, mais eficaz e resultadista. E hoje ao ver os nossos primeiros dois golos vi uma equipa muito forte e faço o apelo ao pinheiro8 que quando preparar a análise que faça também o upload desses golos mas com as jogadas desde início. São top e merecem ser vistas e revistas.

E quem diria que o Rui iria conseguir mecanizar o futebol de pé para pé que tanto apregoou. Resta melhorá-lo ainda mais, consolidá-lo e defensivamente falta um mundo de trabalho mas que tem que ser feito.
Estás a render-te à nossa org. ofensiva!  ;D ;D ;D
Boa comparação by the way.
Que seja para continuar que há muita coisa para afinar.

André Sousa

Citação de: Jaime_PN em 31 de Janeiro de 2016, 22:27
Com o Jesus os desequilíbrios ofensivamente eram quase sempre individuais. Ora pelo Salvio, ora pelo Gaitán.

Estás a falar a sério?

Thrain

Está a trilhar o seu caminho.

Agora vêm os testes mais a sério...

Mas já tem um mérito: Quem pensava que o Benfica vinha por aí abaixo com a saída do catedrático apanhou uma valente desilusão.

J_PN

Citação de: André Sousa em 31 de Janeiro de 2016, 22:56
Citação de: Jaime_PN em 31 de Janeiro de 2016, 22:27
Com o Jesus os desequilíbrios ofensivamente eram quase sempre individuais. Ora pelo Salvio, ora pelo Gaitán.

Estás a falar a sério?

Não, estou só a brincar.

André Sousa

Coiso123

Criticava o jogo ofensivo da equipa há uns meses, principalmente contra estas equipas fechadas mas desde há uns valentes jogos que o Benfica é a melhor equipa a jogar futebol em Portugal. Dá-me prazer ver este treinador a ter sucesso após tudo o que se passou.
Vamos agora entrar numa fase diabólica mas esta equipa tem uma confiança e entrega que me fazem crer que vamos ganhar a tudo e todos.

Juan Mata

Citação de: Louco_da_Cabeça em 31 de Janeiro de 2016, 22:55
Vou fazer um paralelismo que estará completamente condicionado pelo contexto, pois desconheço se é este o futebol que o Rui Vitória ambiciona para o Benfica ou se ainda estamos num processo de metamorfose.

O Jorge Jesus é o Heynckes. Um treinador que imprime um futebol vertiginoso, muito ofensivo, muito vertical e agressivo. É um futebol que não espera pelo erro do adversário, simplesmente força o erro.

O Rui Vitória é o Guardiola. Um treinador com um futebol mais horizontal, temporizado, com uma equipa sem posições definidas onde Eliseu é 3º central, Jimenez e Jonas andam pelas faixas, Pizzi e Nico surgem pela zona 9 e 10 e etc. Uma equipa imprevisível que desorienta os adversários e arrasta-os para qualquer zona do terreno.

Claro que temos que adaptar os exemplos ao nosso universo, onde na nossa escala ambos os treinadores não chegam ao valor do Jupp e do Pep mas o futebol idealizado seja o mesmo.

E aqui faço a minha achega, tendo esta um cunho subjectivo, como é lógico. Prefiro o futebol idealizado pelo Pep e tenho-o como mais imprevisível, mais eficaz e resultadista. E hoje ao ver os nossos primeiros dois golos vi uma equipa muito forte e faço o apelo ao pinheiro8 que quando preparar a análise que faça também o upload desses golos mas com as jogadas desde início. São top e merecem ser vistas e revistas.

E quem diria que o Rui iria conseguir mecanizar o futebol de pé para pé que tanto apregoou. Resta melhorá-lo ainda mais, consolidá-lo e defensivamente falta um mundo de trabalho mas que tem que ser feito.
A atacar assim, o Fernando Valente não será preciso. Mas contratava-o à mesma.

Flirt4ever

Há mesmo malta com memória curta sobre os últimos anos. Sobretudo das nossas 2.ªas voltas em praticamente em todos os jogos fora da "Luz"....

J_PN

Keiroxes

Nao gostei das substituiçoes e de ter sentado o carcela, defensivamente ainda temos muito que crescer, ofensivamente tamos top, só chocolate, e se o gaitan passasse pra 10, entao o que seria :drool:

enzogaitan

Eu vou tentar dar alguma racionalidade a isto.

Para mim, sendo a qualidade do Jonas e do Gaitán (com Pizzi, Renato e Mitro a acompanhar o ritmo dos outros dois) completamente absurda e irrisória para o campeonato em que estão inseridos, o Benfica beneficiou da entrada de um treinador com menos ideias para o seu modelo de jogo, um treinador que não é tão responsável pelo jogo da equipa, mas que mete as peças no sítio e deixa tudo fluir. Não sabe muito, mas também não inventa. E isso com jogadores desta qualidade por vezes é o melhor.

O Jesus, sendo indiscutivelmente melhor treinador, a equipa estava mais presa e tinha menos liberdade pois o Jesus é completamente obcecado por ser tudo como ele idealiza, dando menos espaço para os mágicos se libertarem. (No entanto no aspecto defensivo isto é melhor, no ofensivo a meu ver não é tanto)

A questão é ver se nos grandes palcos e nos confrontos directos a coisa vai correr para o nosso lado... A história costuma dizer o contrário... As equipas melhor organizadas e mais coesas costumam levar avante mas vamos ver.

Flirt4ever

Citação de: Keiroxes em 31 de Janeiro de 2016, 23:02
Nao gostei das substituiçoes e de ter sentado o carcela, defensivamente ainda temos muito que crescer, ofensivamente tamos top, só chocolate, e se o gaitan passasse pra 10, entao o que seria :drool:
Olha bem para a nossa defesa. E depois constata que "só" sofremos 14 golos no campeonato... é obra.

E já agora, perspetiva-se que nos próximos jogos (talvez Braga, Porto e Zenit) que a nossa defesa seja:

A. ALmeida..........Lindelöf..............Jardel............Eliseu

Surreal.

Louco_da_Cabeça

Citação de: Juan Mata em 31 de Janeiro de 2016, 23:00
Citação de: Louco_da_Cabeça em 31 de Janeiro de 2016, 22:55

A atacar assim, o Fernando Valente não será preciso. Mas contratava-o à mesma.
Esta organização ofensiva deixa-me muito mais tranquilo em relação ao JJ à excepção da 1º época.
Aquele ataque constante em vertigem, a promover 1X1 e a depender de capacidade física nunca me encheu as medidas. Apesar dos bons principios em jogos de maior exigência sempre nos tramamos porque a equipa não tinha a "paciência" para rodar e esperar pelo momento certo para fazer a rutura ou a combinação.
Esta org. ofensiva já me está a satisfazer, só falta gerir o jogo com bola para não deixar o adversário jogar.
E já agora em que achas que ele ainda poderia ser útill? (FV)

André Sousa

Citação de: Jaime_PN em 31 de Janeiro de 2016, 23:02
Ainda te mete nojo o Rui Vitória? ^-^

Depende. Se o Benfica continuar nesta toada, por mim está ótimo.

Se vier abaixo, então a coisa será diferente.

Até porque, como pode ser comprovado agora, o plantel não é fraco como muitos quiseram fazer parecer.

Diablo

Citação de: Ramiro Lopes em 31 de Janeiro de 2016, 22:52
Em Janeiro para o campeonato:

BenficaSportingPorto
(F) Guimarães (0-1)(C) Porto (2-0)(F) Sporting (0-2)
(C) Marítimo (6-0)(F) Setúbal (0-6)(C) Rio Ave (1-1)
(F) Nacional (1-4)(C) Braga (3-2)(F) Boavista (0-5)
(F) Estoril (1-2)(C) Tondela (2-2)(F) Guimarães (1-0)
(C) Arouca (3-1)(F) Paços (1-3)(C) Marítimo (1-0)
(F) Moreirense (1-4)(C) Académica (3-2)(F) Estoril (1-3)

Mês quase perfeito (só faltava ter recuperado a liderança mas os lagartos tiveram jogos acessíveis).

Mas não se pode pedir mais ao treinador. Num mês onde esteve sem o seu melhor lateral direito, o seu central e capitão, o mágico da equipa, onde perdeu o médio defensivo que estava numa forma brutal... e a equipa sempre a subir de rendimento.

Além disso, ao contrário dos seus adversários, rodámos o plantel e seguimos em frente na Taça da Liga.

Pena que a direcção não tenha recompensado esta subida de forma com um Siqueira e um Enzo.

Para Fevereiro temos:

BenficaSportingPorto
(F) Belenenses(C) Rio Ave(C) Arouca
(C) Porto(F) Nacional(F) Benfica
(F) Paços(C) Boavista(C) Moreirense
(C) U. Madeira(F) Guimarães(F) Belenenses

Além destes jogos:
- o Benfica terá mais 2 jogos: (C) Braga para a Taça da Liga, (C) Zenit para a Champions;
- o Sporting terá mais 2 jogos: (C) e (F) contra o Leverkusen para a Liga Europa;
- o Porto terá mais 3 jogos: (F) Gil Vicente para a Taça de Portugal, (C) e (F) contra o Dortmund para a Liga Europa.

Objectivos:
- Fazer 12 pontos para o campeonato para deixar o Porto pelo menos a 6 pontos e tentar recuperar a liderança;
- Chegar à Final da Taça da Liga;
- Fazer um bom resultado para a segunda mão da Champions;

Março vai arrancar com deslocações decisivas a Alvalade e S. Petesburgo.

Bom trabalho mister, vamos rumo ao Tri!

Excelente. E já conseguimos equilibrar o número de jogos em casa e fora (fizemos muitos jogos em casa no princípio da época). O jogo de Belém é o de viragem e passamos nós a ter vantagem neste aspecto.