Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Juan Mata

PA, tu precisas assim tanto da aceitação dos outros relativamente ao Jorge Jesus?

Phuket

Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 11:26
PA, tu precisas assim tanto da aceitação dos outros relativamente ao Jorge Jesus?
Eu não, mas como é que se pode ter um diálogo profícuo e saudável a discutir com pessoas que põem os seus ódios pessoais à frente de tudo?

GiiB_10

Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 11:25
Citação de: GiiB_10 em 03 de Fevereiro de 2016, 11:18
Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 10:50
Citação de: Jaime_PN em 03 de Fevereiro de 2016, 10:46
Citação de: Slb23 em 03 de Fevereiro de 2016, 10:29
Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 09:45
Estagnação no sentido que ficou claramente a ideia de que não conseguíamos subir de patamar com ele especialmente na questão da gestão dos jovens valores do Seixal e das performances na LC.

De resto, no cômputo geral dos 6 anos de Benfica, e com simpatias ou antipatias pessoais à parte, o Jorge fez um trabalho digno de "imortal" aqui. Não há como desmenti-lo.
Como as coisas mudam...

Também existe o contrário, quem fazia dele um Deus e agora faz dele uma merda. Não consigo entender nenhum dos casos  ;D
E depois há aqueles que sempre fizeram dele uma merd@ como é o teu caso, mesmo vencendo títulos atrás de títulos!
Pelo menos é coerente.
Achava-o uma merda quando cá estava, e agora que está no Sporting continua a achá-lo uma merda. Concordes ou não, é coerente.

Já de outros, não se pode dizer o mesmo. E para os dois lados, pois havia quem o considerasse o maior e agora é uma merda, e havia quem considerasse uma merda e agora é o maior...
Exato, mas o problema não está aí, o problema é achar que um treinador que ganha tudo numa época, não presta!
São os tais ódios pessoais que alguns recusavam a admitir! Esses ódios são muito maus, fazem muito mal e fazem perder clarividência na análise e percepção da realidade.
Tu achavas que um treinador que perdeu basicamente tudo, durante 3 anos seguidos, era o melhor de todo o sempre. Portanto, não tens muita moral para falar.
Como há os ódios de estimação, também há os amores. E o teu pelo Jorge, é enorme. Tanto que as derrotas nunca eram culpa dele.

A única coisa em que tu foste coerente este tempo todo, foi em considerá-lo o maior do mundo. Lá nisso, respeito-te. Não mudaste a tua opinião, por ele ir para um rival. Mesmo não concordando em nada com a tua opinião.

blog benficaatemorrer

olha voltou...

será que se deu a metamorfose?

J_PN

Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 11:28
Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 11:26
PA, tu precisas assim tanto da aceitação dos outros relativamente ao Jorge Jesus?
Eu não, mas como é que se pode ter um diálogo profícuo e saudável a discutir com pessoas que põem os seus amores pessoais à frente de tudo?

Concordo.

Juan Mata

Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 11:28
Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 11:26
PA, tu precisas assim tanto da aceitação dos outros relativamente ao Jorge Jesus?
Eu não, mas como é que se pode ter um diálogo profícuo e saudável a discutir com pessoas que põem os seus ódios pessoais à frente de tudo?
Não se pode, evita-se.

Também já lavei a cara com vergonha alheia de alguns membros que fazem parecer que já sabiam que o Benfica estaria tão bem em Fevereiro quando andava a bater recordes históricos pela negativa há uns meses atrás.

Há certas coisas que já nem são coerência, são irracionalidade.

sazuke

É outra vez a altura do mês. A verse passamos para a frente rapidamente para se poder ter novamente paz.

zefo

Há coisas que nunca mudam no SB esta discussão é uma delas. Felizmente nesta altura estamos a recuperar terreno ao jj e espero no fim se formos campeões o PA escrever (gritar acredito que o faça) incha FDP.

J_PN

Quanto ao treinador do tópico, que é o que interessa, tem uma postura, uma personalidade e um discurso muito mais condizente com o nosso clube. Conseguindo juntar as competências técnicas (como está a fazer) e títulos, estará aqui um treinador à Benfica. Porque aqui não interessa só ganhar, isso é mais a Norte.

Çula

Citação de: Boban10 em 03 de Fevereiro de 2016, 09:14
Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 23:53
Mestre, no meio de tanta coisa só consigo concordar mesmo com os 23 anos passados desde a ultima final europeia. São de facto 23 e não 25.

Quanto ao resto dava para pegar ponto a ponto e inverter a coisa quase de cima a baixo, e sabes porquê? Porque olhando para o passado recente quase dá para escalpelizar à lupa as coisas boas e as coisas más, enquanto que se formos ao passado mais longínquo apenas nos guiamos pelos livros. Mas se quisermos abrir algumas gavetas........

Queres falar de investimento? Imagina quanto pagarias hoje por um Mozer, por um Aldair, por um Valdo, por um Thern, por um Magnusson, por um Schwarz, por um Isaías, por um Elzo, por um Kulkov, por um Yuran, por um Mostovoi, por um JVP, por um Isaías, etc etc etc......
Agora deste grupo pegas no primeiro a vir (talvez o Mozer) e vais até ao ultimo a ser contratado (JVP, salvo erro), analisas os plantéis, analisas a concorrência e depois faz as contas ao que se ganhou nesse espaço temporal. Se esse Benfica era um grande Benfica, o que dizer deste mais recente que até ganhou mais coisas em menos tempo?

Queres falar de erros de gestão? Imagina um treinador do Benfica ir para uma final da TCE com um  defesa central a jogar a defesa esquerdo quando havia 3 de raíz no plantel, quando o próprio jogador disse a esse mesmo treinador que não se sentia confortável a jogar nessa posição. O que é que dirias?

Imagina um treinador perder um jogador como o Ricardo Gomes e achar que o substituto ideal seria um ex junior. O que é que dirias?

Imagina um treinador que empresta um jogador ao Estoril, dias depois perde um jogador da mesma posição e tendo a hipótese de resgatar o jogador emprestado prefere integrar um miudo no plantel e no final da época vem para os jornais dizer que se equivocou na decisão, que talvez tivesse sido mais sensato repescar o jogador emprestado e ter emprestado o miudo que ficou no plantel. O que é que dirias?

Imagina um treinador acabar uma época sem ganhar nada e no final da mesma vir-se chorar para a imprensa que se precipitou ao "largar" 4 miudos sem experiência no plantel principal. O que é que dirias?

E podia-te dar mais uma mão cheia de exemplos de má gestão deste treinador. Felizmente estão apagados dos livros, esses apenas mostram (e bem) aquilo que ganhou e aquilo que perdeu, deixando os erros cometidos guardados na memória de quem se lembra deles. E olha que era um treinador do cacete. Mas tal como todos os treinadores havia dias em que também falhava de forma grosseira.

Uma coisa é certa, estes ultimos anos foram o devolver de um grande Benfica, do verdadeiro Benfica. E aí por mais vontade que se tenha em mostrar o contrário (incluindo alguns benfiquistas) os livros de história estarão lá para mostrar o que se ganhou e o que se perdeu. E olha que no final das contas este Benfica só poderá ser comparado aos ultimos grandes Benficas que vimos antes daquela descida aos infernos.

O engraçado nisto tudo é que eu achava que isto deveria ser motivo de satisfação e orgulho por parte dos adeptos, mas pelos vistos não. Armamos-nos em finos e entramos numa de "recuperámos o domínio do futebol português? o que é que isso interessa se pelo meio houve tanta coisa mal feita".

Faz-me lembrar o Diamantino quando diz que no tempo dele é que era, que ganhar 3 campeonatos em 6 não foi nada de especial e depois quando vamos a ver esse mesmo Diamantino em 11 anos de SLB foi campeão 4 vezes.

É estranho, parece que andamos todos com "vergonha" de assumir que este é de facto um grande Benfica, um Benfica que já não se via há décadas.
É verdade, mas o Benfica com o Jesus dá a sensação que ficou aquém do que poderia ter sido. Se chegou a esse patamar foi também muito devido ao treinador, mas a estagnação também se deve a ele. Para mim foi um Benfica a 80% do que podia ter sido. Sempre perto de ser gigante foi apenas um bom Benfica. Talvez se tivessemos mantido alguns jogadores em determinada fase ... talvez se não tivessemos perdido aquele campeonato no Dragão... se não andassemos pela liga Europa...
É no meio destes talvezes que está a discussão.

Interessa-me pouco escalpelizar o Jesus, acho que ganharíamos muito mais em tê-lo connosco do que estar sem ele, mas a vida segue. Acho sim super intrigante assistir a uma quase vergonha escondida relativamente àquilo que o Benfica conseguiu nestes anos apenas e só porque não se gosta do homem. É que às vezes parece mesmo que o pessoal preferia não ter ganho o que se ganhou só para não ter que associar este Benfica à pessoa que o comandou nestes ultimos anos.

Boban, este Benfica não estagnou, este Benfica saiu da fase mais negra da sua história e em 6 anos voltou à situação (melhor situação, até) em que se encontrava antes daquela trapalhada dos anos 90.
Podíamos ter ganho mais? É lógico, tal como podíamos ter ganho mais campeonatos no tempo em ano após ano tinhamos a melhor equipa em Portugal, e não o fizemos.

Historicamente começámos a dominar o futebol português nos anos 60, continuámos a dominá-lo até meados dos anos 70 e a partir dos anos 80 passámos a dividir esse domínio com o fcp até 1994. É exactamente nesta ultima fase que nos encontramos, a dividir o domínio com o fcp, com a diferença que vimos de um passado recente muito mais favorável com um score de 6-0 relativamente a títulos.

É por tudo isto que me causa uma confusão do caraças quando leio que não se fez nada de especial nestes anos, muito mais ainda quando são os próprios adeptos do clube a dizê-lo.
Para esse pessoal estes últimos tempos devem ter sido uma guerra interior do caraças.
Entre apreciar as vitórias do clube mas ao mesmo tempo ter que "engolir" uma personagem que se odeia há por ali um jogo de prioridades que não deve ter sido fácil de gerir.

Faz-me lembrar alguns figurões do meu bairro que no ano passado quase que choraram quando o fcp se deixou empatar na Choupana, depois de termos perdido em Vila do Conde. Ali estavam eles (muito mais que adeptos, odiadores profissionais) de cachecol do glorioso ao pescoço e fulos da vida porque o fcp não tinha aproveitado a nossa derrota, porque ao que parece que era isso que o Jesus merecia (o Benfica, esse, era secundário).

São tempos esquisitos estes.

SCunha11

Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 13:06
Citação de: bnfc em 02 de Fevereiro de 2016, 11:37
Citação de: Despertar em 02 de Fevereiro de 2016, 11:33
Citação de: bnfc em 02 de Fevereiro de 2016, 11:16
Citação de: Despertar em 02 de Fevereiro de 2016, 10:41
Citação de: Mestre em 02 de Fevereiro de 2016, 10:27
Citação de: Despertar em 02 de Fevereiro de 2016, 10:17
judas lover  ;D

nao é preciso é estar a comparar o Benfica com o Benfica, acho isso uma parvoice. O judas é um merdas, mas ficara na historia do clube e especialmente por essa epoca.

Tem graça, para mim ficará na história do clube pelo ajoelhar no Dragão.

Ser campeão com essa equipa era fácil, dificil foi ser campeão com a equipa do Trappa, depender de um avançado que coxeava e saber lançá-lo para conquistar pontos preciosos na conquista do título.

isso é uma parvoice. Os porcos é que devem recordar isso nao nós.

o judas é que pos aquela gente a jogar, merito dele. como agora é merito do RV ter posto o semedo, o renato a jogar desta maneira.

Mas que maneira de jogar foi essa? Para quem estava habituado a jogar mal e porcamente, foi uma melhoria considerável, mas essa maneira de jogar sempre nos custou muito caro contra equipas do nosso nível ou melhores. Perdemos 2 campeonatos nos confrontos directos com o porto e na champions só passámos aos oitavos uma vez em 5 anos. Foi isso que nos valeu essa maneira de jogar, eficaz apenas contra os fracos. O Rui Vitória já privilegia muito mais a posse de bola, à equipa grande, temos um futebol mais maduro e tb por isso conseguimos passar aos oitavos da champions, mesmo numa fase menos boa.

a frase que escrevi foi "o judas é que pos aquela gente a jogar, merito dele". Nao vale a pena ser cego pelo odio. Tinhamos uma grande equipa naquele ano, mas se pensarmos antes dele os jogadores eram os mesmos e nao se via nada de nada. Queriamos despachar o di maria, o aimar ja nao dava e por ai fora.
O0

Mas o teu mal está em avaliar o trabalho de um a partir do trabalho do seu antecessor. A avaliação não tem que ser relativa, tem que ser objectiva. O que ele fez com craques de dimensão mundial não foi nada de especial, aliás, até foi muito pouco se pensarmos na época 2012/13. Se estiveres habituado a gajas absolutamente horrendas, uma feia já te vai parecer bem boa. Deixa de usar como argumento essa falácia de ter posto grandes jogadores a jogar um futebol aceitável para o nível destes e comenta os factos de forma objectiva, de acordo com o que ele conquistou com as equipas que teve à disposição, e a forma como se comportou em momentos decisivos, e o desempenho que teve quando o grau de dificuldade se aproximou do nível da sua equipa.



Até certa altura da nossa história (até meio da década de 90) sempre tivemos jogadores de classe mundial e não foi por isso que ganhámos sempre ou atingimos sempre os nossos objectivos.

Quando se minimiza o que conquistámos nestes ultimos anos, das duas uma, ou não nos demos ao trabalho de "estudar" o que ficou para trás ou então temos que ser coerentes e admitir que afinal a nossa história não é assim tão rica como dizemos.

Minimizar este Benfica dos ultimos tempos é minimizar a melhor fase dos ultimos trinta e tal anos. Pessoalizando a coisa (e correndo o risco de estar completamente errado) se calhar até estás a minimizar o melhor Benfica que viste em toda a tua vida.

Não caiam no ridículo de desmerecer aquilo que o vosso clube conquistou no passado recente só porque odeiam quem liderou esse caminho, não faz qualquer sentido. Superámos a nossa média histórica de campeonatos ganhos, se quisermos apagar os anos negros (94/95 até 2008/2009) igualámos a média histórica de campeonatos ganhos, atingimos uma final europeia 25 anos depois da ultima vez, celebrámos uma dobradinha 27 anos depois da ultima vez, sagrámos-nos bicampões nacionais 31 anos depois da ultima vez.............

Pá, entre uma boa lista de borradas e outra igual de méritos a grande realidade é que finalmente voltámos a ver o Benfica no seu verdadeiro lugar, gostemos mais ou menos do treinador, identifiquemos-nos mais ou menos com a personagem.
_________________________________

Falando do presente, está bom demais.
Acreditava 0 nas capacidades do RV, e aquele início de época não melhorou a coisa. A partir do momento em que entram Renato para o miolo e Pizzi para direita tudo mudou, aliás foi a chave da mudança, mexeu com a dinâmica da equipa e com todos os sectores.

Mérito a quem o tem, mérito ao treinador por este momento fantástico que a equipa está a passar.
À dois meses atrás eu nem o podia ver à frente...é giro como as coisas mudam no futebol! Rumo ao 35!

blog benficaatemorrer

Citação de: zefo em 03 de Fevereiro de 2016, 11:33
Há coisas que nunca mudam no SB esta discussão é uma delas. Felizmente nesta altura estamos a recuperar terreno ao jj e espero no fim se formos campeões o PA escrever (gritar acredito que o faça) incha FDP.
sim, sim...

há uns meses dizia que mais valia esquecer esta época e começar a planear a próxima...

espera sentado.

zefo

Citação de: SCunha11 em 03 de Fevereiro de 2016, 11:42
Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 13:06
Citação de: bnfc em 02 de Fevereiro de 2016, 11:37
Citação de: Despertar em 02 de Fevereiro de 2016, 11:33
Citação de: bnfc em 02 de Fevereiro de 2016, 11:16
Citação de: Despertar em 02 de Fevereiro de 2016, 10:41
Citação de: Mestre em 02 de Fevereiro de 2016, 10:27
Citação de: Despertar em 02 de Fevereiro de 2016, 10:17
judas lover  ;D

nao é preciso é estar a comparar o Benfica com o Benfica, acho isso uma parvoice. O judas é um merdas, mas ficara na historia do clube e especialmente por essa epoca.

Tem graça, para mim ficará na história do clube pelo ajoelhar no Dragão.

Ser campeão com essa equipa era fácil, dificil foi ser campeão com a equipa do Trappa, depender de um avançado que coxeava e saber lançá-lo para conquistar pontos preciosos na conquista do título.

isso é uma parvoice. Os porcos é que devem recordar isso nao nós.

o judas é que pos aquela gente a jogar, merito dele. como agora é merito do RV ter posto o semedo, o renato a jogar desta maneira.

Mas que maneira de jogar foi essa? Para quem estava habituado a jogar mal e porcamente, foi uma melhoria considerável, mas essa maneira de jogar sempre nos custou muito caro contra equipas do nosso nível ou melhores. Perdemos 2 campeonatos nos confrontos directos com o porto e na champions só passámos aos oitavos uma vez em 5 anos. Foi isso que nos valeu essa maneira de jogar, eficaz apenas contra os fracos. O Rui Vitória já privilegia muito mais a posse de bola, à equipa grande, temos um futebol mais maduro e tb por isso conseguimos passar aos oitavos da champions, mesmo numa fase menos boa.

a frase que escrevi foi "o judas é que pos aquela gente a jogar, merito dele". Nao vale a pena ser cego pelo odio. Tinhamos uma grande equipa naquele ano, mas se pensarmos antes dele os jogadores eram os mesmos e nao se via nada de nada. Queriamos despachar o di maria, o aimar ja nao dava e por ai fora.
O0

Mas o teu mal está em avaliar o trabalho de um a partir do trabalho do seu antecessor. A avaliação não tem que ser relativa, tem que ser objectiva. O que ele fez com craques de dimensão mundial não foi nada de especial, aliás, até foi muito pouco se pensarmos na época 2012/13. Se estiveres habituado a gajas absolutamente horrendas, uma feia já te vai parecer bem boa. Deixa de usar como argumento essa falácia de ter posto grandes jogadores a jogar um futebol aceitável para o nível destes e comenta os factos de forma objectiva, de acordo com o que ele conquistou com as equipas que teve à disposição, e a forma como se comportou em momentos decisivos, e o desempenho que teve quando o grau de dificuldade se aproximou do nível da sua equipa.



Até certa altura da nossa história (até meio da década de 90) sempre tivemos jogadores de classe mundial e não foi por isso que ganhámos sempre ou atingimos sempre os nossos objectivos.

Quando se minimiza o que conquistámos nestes ultimos anos, das duas uma, ou não nos demos ao trabalho de "estudar" o que ficou para trás ou então temos que ser coerentes e admitir que afinal a nossa história não é assim tão rica como dizemos.

Minimizar este Benfica dos ultimos tempos é minimizar a melhor fase dos ultimos trinta e tal anos. Pessoalizando a coisa (e correndo o risco de estar completamente errado) se calhar até estás a minimizar o melhor Benfica que viste em toda a tua vida.

Não caiam no ridículo de desmerecer aquilo que o vosso clube conquistou no passado recente só porque odeiam quem liderou esse caminho, não faz qualquer sentido. Superámos a nossa média histórica de campeonatos ganhos, se quisermos apagar os anos negros (94/95 até 2008/2009) igualámos a média histórica de campeonatos ganhos, atingimos uma final europeia 25 anos depois da ultima vez, celebrámos uma dobradinha 27 anos depois da ultima vez, sagrámos-nos bicampões nacionais 31 anos depois da ultima vez.............

Pá, entre uma boa lista de borradas e outra igual de méritos a grande realidade é que finalmente voltámos a ver o Benfica no seu verdadeiro lugar, gostemos mais ou menos do treinador, identifiquemos-nos mais ou menos com a personagem.
_________________________________

Falando do presente, está bom demais.
Acreditava 0 nas capacidades do RV, e aquele início de época não melhorou a coisa. A partir do momento em que entram Renato para o miolo e Pizzi para direita tudo mudou, aliás foi a chave da mudança, mexeu com a dinâmica da equipa e com todos os sectores.

Mérito a quem o tem, mérito ao treinador por este momento fantástico que a equipa está a passar.
À dois meses atrás eu nem o podia ver à frente...é giro como as coisas mudam no futebol! Rumo ao 35!

Sempre foste instável  ... nunca enganaste ninguém  :tomates:

Despertar

O RV vai entrar na historia ao trazer o tri ao fim de nao sei quantos anos (30 ou la o que é)

Vianense

Citação de: Gottschalk em 03 de Fevereiro de 2016, 11:03
O grande responsável por fazer esquecer um treinador marcante é outro treinador marcante.

É ter sucesso. É jogar bem. É fazer os adeptos vibrar.

Ruizão tem tudo nas mãos. Está ser testado pelo fogo purificador da massa adepta e da pressão brutal que é treinar um clube único como é o nosso. Resta provar (ou não) o seu valor.

Se até final do ano passado estava à vontade entre os piores treinadores de sempre do clube, em Janeiro parece ter dado a volta à situação. Esperemos que seja uma evolução consolidada e não apenas um tesão de mijo à Quique.