Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Tiago1982

Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 17:22
Citação de: Lorne Malvo em 03 de Fevereiro de 2016, 17:03
Apesar de continuar a achar que o Jesus é melhor treinador, há algo em que o Rui Vitória se destaca: é humilde e isso permite-lhe saber mudar as coisas e não bater na mesma tecla até à exaustão. Procura novas soluções para os problemas da equipa enquanto o Jesus é apologista do "antes quebrar que torcer".

Em meia época já evoluiu mais como treinador do que o Jesus em 6 anos de Benfica, que só na época passada mostrou o pragmatismo necessário para ganhar o campeonato sem recorrer ao futebol vertiginoso.
O Jesus transcendeu-se de 2011/2012 para 2012/2013. Em quase tudo.

Em termos de gestão, não diferem muito mas cada um ganha à sua maneira. O Rui Vitória não receia em apostar na B, tendo até ter ido ao extremo de dar a titularidade ao Vítor Andrade e ao Clésio. E o Jesus inventava soluções, umas vezes muito bem outras vezes muito mal.

O Rui Vitória só tem que provar que também ele é o real deal. Venha de lá fevereiro e os grandes jogos.

Também estou ansioso!

E novamente com fé no Rui Vitória. Espero que não me desiluda!

E que acabe este azar com as lesões.

VodkaBoy

Citação de: Mestre em 03 de Fevereiro de 2016, 12:27
Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 23:53

É estranho, parece que andamos todos com "vergonha" de assumir que este é de facto um grande Benfica, um Benfica que já não se via há décadas.

És livre de ter a tua opinião, eu tenho a minha. E com os jogadores que enumeraste conquistámos muitos campeonatos, só perdemos a hegemonia a partir de 1994, e sobre isso o tema já foi muito discutido. As más linguas culparam o Gaspar Ramos e o elevado investimento, o facto é que passámos anos na penúria porque entendiamos que um treinador tinha que chegar e ganhar. Não conseguimos ter um treinador a fazer duas épocas seguidas, e isso mostrou bem a falta de visão de quem nos liderava. Até porque iamos ao mercado "com um saco de caramelos", como disse um diretor desportivo da altura.

Sobre as ultimas seis épocas, só não concordo que digam que o sucesso foi devido ao treinador, ele foi uma parte do processo. Se o Fernando Santos na época dele tivesse as soluções de 2009/2010 era campeão de certeza, ficámos a dois pontos do Porto com um jogo brilhantes em casa frente ao Boavista onde mandámos 4 bolas ao ferro - para a história ficou um treinador "pé frio" que metade do forum criticou. Giro é que o JJ não teve um banco com Beto, Manduca, João Coimbra, Paulo Jorge ou Manu.

Para fechar, o JJ tem qualidades, defeitos, fez coisas boas mas fez outras muito más, e a historia vai mostrar o que ele irá fazer no futuro fora do Benfica. Pessoalmente, acho que vai fazer muito pouco e acaba nas arábias a ganhar algum mas longe dos grandes palcos do futebol.

Quanto a este treinador, voltando a recentrar o tópico, foi criticado pela onda jesuíta mas ao contrário do que agora se escreve por aqui não foi eram 90% do forum, houve pessoas (como eu) que acharam que a pré-época e a ausencia de reforços merecia algum tempo. Sempre assumi quando jogámos mal, tivemos jogos onde jogámos bem e perdemos, mas sempre defendi que qualquer treinador nas condições do RV dificilmente faria diferente:  substituir um treinador que esteve 6 anos no clube, fraca preparação na pré-época, imposição que alguns jogadores fossem titulares - caso do Ola John, para o colocar no mercado - alteração de sistema de jogo, lesões, etc.
Depois da vergonha que foi a 2ª época do Santos, acho que todos já deviamos ter aprendido que demitir à 1ª jornada não tem resultados, mas a maioria já se esqueceu.

Fiquei feliz pela vinda do RV e resta ter paciencia, deixar trabalhar quem é profissional (por aqui os virtualista do treino até criticavam que o homem no seixal não fazia puto com os jogadores) e constatar que jogamos com nota artistica, sem 1/4 da arrogancia. Só dependemos de nós e as contas fazem-se no fim. Agora é cerrar fileiras e encher o país com a onda vermelha, porque como no passado o velho capitão disse "quem treina o Benfica arrisca-se a ser campeão".

:slb2: :drunk:
Tiraste-me as palavras da boca em relação ao Rui Vitória.

Mestre

Citação de: Çula em 03 de Fevereiro de 2016, 13:07

Portanto das duas uma, ou o que se fez nestes ultimos anos foi de facto muito bom e só pode ser comparado aos grandes momentos do passado, ou então assumimos todos que em 2016 estamos com um espírito crítico muito mais aguçado do que aquele que havia no tempo do 3º anel, e que afinal o tempo desses jogadores afinal não foi lá grande coisa.

Sabes qual é o problema, Mestre? Too much internet, too much canais deportivos, too much jornais desportivos online, too much tudo e mais alguma coisa. Deixou-se de ter tempo para se saborear as conquistas para se dar importância a meia duzia de palavras ditas numa CI e mais mil mariquices dessas.

As mesmíssimas conquistas que nos enchiam de orgulho no passado, são as mesmas que hoje tanto tentamos banalizar.
Hoje parece que para retomarmos o caminho vitorioso dos jogadores que mencionei acima ainda teremos que fazer mais do que temos feito, o engraçado é que mesmo sem nos apercebermos estamos a fazer melhor do que essa malta fez.

Estou a cortar umas coisas para isto não se alongar muito na citação, não é para descontextualizar :)

É verdade o que dizes, mas podes ver noutro prisma:

O Edmundo teve no Benfica 2 anos, ganhou um campeonato e uma taça
O Oliveira esteve 4 épocas, ganhou dois campeonatos e três taças
O Nunes esteve 4 épocas, ganhou um campeonato, três taças e uma ST

Como tantos outros, nenhum destes jogadores ficava no goto da atual geração, com toda a certeza não serviria para os ultimos 6 anos e dificilmente teriam feito historia para muitos dos users aqui.

Concordo contigo que o que se fez foi de relevo no Benfica, mas a conquista não é de um treinador. Ou achas que com o plantel do Trappa o JJ tinha sido campeão? Se pensarmos que o passivo do Benfica quintiplicou entre a saída do Vale e Azevedo e o final de 2014, é muito fácil ver que os recursos ao dispor de Koeman, Trappa ou Fernando Santos estavam a anos luz do que foi colocado à disposição do ultimo treinador. Negar isso e assumir que as conquistas são fruto do trabalho do treinador é ver a arvore e ignorar a floresta.

Sobre o conceito de imortais, basta ver como é tratado o JVP aqui no forum, só quem o viu jogar sabe o que ele deu ao clube. A propria forma como se banalizou o despedimento do RV nas primeiras jornadas mostram bem o peso da "boa imprensa" nos dias de hoje, a primeira chicotada que vi no Benfica chamava-se Skovdahl e estávamos em 1988 e na década de 90 andámos de vergonha em vergonha.

Isto retira mérito ao que foi feito nos ultimos seis anos? Não, conquistámos 3 campeonatos, podiamos ter conquistado mais dois, estivemos em duas finais e uma meia final europeias. Agora achas que conquistámos isto devido a treinador?

Strata

Apesar de continuar a achar que o Jesus é melhor treinador, há algo em que o Rui Vitória se destaca: é humilde e isso permite-lhe saber mudar as coisas e não bater na mesma tecla até à exaustão. Procura novas soluções para os problemas da equipa enquanto o Jesus é apologista do "antes quebrar que torcer".

Em meia época já evoluiu mais como treinador do que o Jesus em 6 anos de Benfica, que só na época passada mostrou o pragmatismo necessário para ganhar o campeonato sem recorrer ao futebol vertiginoso.

Permitir-lhe-á, sobretudo, chegar a outros vôos que o Jorge Jesus não chegou nem chegará devido ao seu feitio. Dar o braço a torcer e assumir os erros jamais é uma fraqueza, mas sim um sinal de inteligência, pois só assim poderemos amanhã sermos melhores do que aquilo que somos hoje.

Strata

Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 17:38
Citação de: redfox1904 em 03 de Fevereiro de 2016, 17:35
Citação de: Phuket em 03 de Fevereiro de 2016, 16:12
Eu não vivo obcecado com isso!

Fico contente por o RV ser melhor treinador do que estava à espera, mas no final da época passada eu não teria mudado de treinador, acho até que seria muito mais fácil sermos campeões se não tivessemos mudado de treinador.
Os sapos sem o JJ, já estávamos a seis pontos deles.
Ou mais!
Seria o campeonato mais fácil da história do Benfica...

Os sapos com JJ mas sem os Cosmes Machados, já estaríamos nós na liderança.

É curioso que esta época não toques muito nesse assunto dos apitos, PA, que outrora serviu para desculpar muita coisa.

gabrigoal

É minha impressão ou o JJ vai começar a adoptar a tática do chuveirinho de inicio da época do RV?

10Baggio

Mostra-me que estou enganado, nunca terei tanto prazer em estar enganado...

Laparo

Citação de: Tiago1982 em 03 de Fevereiro de 2016, 17:58
Citação de: Juan Mata em 03 de Fevereiro de 2016, 17:22

O Jesus transcendeu-se de 2011/2012 para 2012/2013. Em quase tudo.

Em termos de gestão, não diferem muito mas cada um ganha à sua maneira. O Rui Vitória não receia em apostar na B, tendo até ter ido ao extremo de dar a titularidade ao Vítor Andrade e ao Clésio. E o Jesus inventava soluções, umas vezes muito bem outras vezes muito mal.

O Rui Vitória só tem que provar que também ele é o real deal. Venha de lá fevereiro e os grandes jogos.

Também estou ansioso!

E novamente com fé no Rui Vitória. Espero que não me desiluda!

E que acabe este azar com as lesões.

Não chames azar á incompetência. Os jogos tiveram lugar num período negro em que se jogava um futebol medonho. Nessa altura poucos acreditavam que o SLB pudesse vir a discutir o campeonato, por esta altura estaríamos a 12 ou 15 pontos do SCP, seria um passeio para  JJ.

alsohugo

Citação de: Strata em 03 de Fevereiro de 2016, 18:46

Fico contente por o RV ser melhor treinador do que estava à espera, mas no final da época passada eu não teria mudado de treinador, acho até que seria muito mais fácil sermos campeões se não tivessemos mudado de treinador.
Ou mais!

É curioso que esta época não toques muito nesse assunto dos apitos, PA, que outrora serviu para desculpar muita coisa.

https://www.youtube.com/watch?v=TZjpnXcGZ9w

J_PN

Citação de: Strata em 03 de Fevereiro de 2016, 18:46

Ou mais!

Ahahahah!

Red Eyes

Citação de: gabrigoal em 03 de Fevereiro de 2016, 18:47
É minha impressão ou o JJ vai começar a adoptar a tática do chuveirinho de inicio da época do RV?
Em que é que te baseias? :huh:

Despertar

Citação de: 10Baggio em 03 de Fevereiro de 2016, 18:51
Mostra-me que estou enganado, nunca terei tanto prazer em estar enganado...

Ainda vais andar com uma garrafa de agua nao pra gozar mas pra homenagear estilo cabeleiras

Vieri

Citação de: Strata em 03 de Fevereiro de 2016, 18:43

Permitir-lhe-á, sobretudo, chegar a outros vôos que o Jorge Jesus não chegou nem chegará devido ao seu feitio. Dar o braço a torcer e assumir os erros jamais é uma fraqueza, mas sim um sinal de inteligência, pois só assim poderemos amanhã sermos melhores do que aquilo que somos hoje.

Oh meu amigo Strata, "outros voos" ?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O RV já chegou ao topo!
Aliás, só o Mourinho chegou mais alto, ao treinar o Real Madrid,
De resto, depois do Benfica é sempre a descer...

Vê lá isso, fachabor!

Edit: A menos que te refiras a títalos :drool:

DANI BOY

Citação de: Mestre em 03 de Fevereiro de 2016, 12:27
Citação de: Çula em 02 de Fevereiro de 2016, 23:53

É estranho, parece que andamos todos com "vergonha" de assumir que este é de facto um grande Benfica, um Benfica que já não se via há décadas.

És livre de ter a tua opinião, eu tenho a minha. E com os jogadores que enumeraste conquistámos muitos campeonatos, só perdemos a hegemonia a partir de 1994, e sobre isso o tema já foi muito discutido. As más linguas culparam o Gaspar Ramos e o elevado investimento, o facto é que passámos anos na penúria porque entendiamos que um treinador tinha que chegar e ganhar. Não conseguimos ter um treinador a fazer duas épocas seguidas, e isso mostrou bem a falta de visão de quem nos liderava. Até porque iamos ao mercado "com um saco de caramelos", como disse um diretor desportivo da altura.

Sobre as ultimas seis épocas, só não concordo que digam que o sucesso foi devido ao treinador, ele foi uma parte do processo. Se o Fernando Santos na época dele tivesse as soluções de 2009/2010 era campeão de certeza, ficámos a dois pontos do Porto com um jogo brilhantes em casa frente ao Boavista onde mandámos 4 bolas ao ferro - para a história ficou um treinador "pé frio" que metade do forum criticou. Giro é que o JJ não teve um banco com Beto, Manduca, João Coimbra, Paulo Jorge ou Manu.

Para fechar, o JJ tem qualidades, defeitos, fez coisas boas mas fez outras muito más, e a historia vai mostrar o que ele irá fazer no futuro fora do Benfica. Pessoalmente, acho que vai fazer muito pouco e acaba nas arábias a ganhar algum mas longe dos grandes palcos do futebol.

Quanto a este treinador, voltando a recentrar o tópico, foi criticado pela onda jesuíta mas ao contrário do que agora se escreve por aqui não foi eram 90% do forum, houve pessoas (como eu) que acharam que a pré-época e a ausencia de reforços merecia algum tempo. Sempre assumi quando jogámos mal, tivemos jogos onde jogámos bem e perdemos, mas sempre defendi que qualquer treinador nas condições do RV dificilmente faria diferente:  substituir um treinador que esteve 6 anos no clube, fraca preparação na pré-época, imposição que alguns jogadores fossem titulares - caso do Ola John, para o colocar no mercado - alteração de sistema de jogo, lesões, etc.
Depois da vergonha que foi a 2ª época do Santos, acho que todos já deviamos ter aprendido que demitir à 1ª jornada não tem resultados, mas a maioria já se esqueceu.

Fiquei feliz pela vinda do RV e resta ter paciencia, deixar trabalhar quem é profissional (por aqui os virtualista do treino até criticavam que o homem no seixal não fazia puto com os jogadores) e constatar que jogamos com nota artistica, sem 1/4 da arrogancia. Só dependemos de nós e as contas fazem-se no fim. Agora é cerrar fileiras e encher o país com a onda vermelha, porque como no passado o velho capitão disse "quem treina o Benfica arrisca-se a ser campeão".

:slb2: :drunk:
somos 2 a respeito do RV! defendi sempre desde o inicio, e nao era a minha 1 escolha...tive aqui conversas que se tivesse paciencia para resgatar seriam bonitas de se ler hoje no actual contexto! grande post. rumo ao 35!! :slb2:

Theroux

Isto é completamente offtopic, mas parece-me bastante óbvio que o Jesus com o plantel do Trap ganhava o campeonato umas largas semanas antes da última jornada.

PS. Naturalmente estou-me a referir ao Jesus de 2016 e não ao de 2004.