Rui Vitória

Treinador, 55 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

sbremoved_28739

Citação de: dfernandes em 11 de Setembro de 2017, 13:36
Citação de: LeandroSLB em 11 de Setembro de 2017, 13:31
Citação de: dfernandes em 11 de Setembro de 2017, 13:29
Citação de: Edu em 11 de Setembro de 2017, 13:24
O problema principal não está no sistema táctico mas na forma como o todo está trabalhado. Isso parece-me claro.

Tanto que este é o sistema táctico que deu 5 títulos nacionais ao Benfica desde 2009/2010.

Mas também tens que ter peças para o fazer funcionar. Centrais rápidos, laterais que consigam apoiar o ataque, um guarda redes que funcione como líbero, um meio campo forte com um médio defensivo e um box to box, etc.

O problema é que neste momento não tens nada disto. O guarda redes treme como varas verdes, os laterais são limitados, os centrais são lentos ou irregulares, o Fejsa só joga em part time, o Pizzi se anda mal fisicamente limita todo o jogo da equipa e nem sequer é 8 de origem.

Epá... Demasiados problemas no mesmo onze. Se o ataque carbura bem a coisa ainda se disfarça. Se não, todos os defeitos do colectivo vêm ao de cima de forma evidente e rápida, especialmente contra adversários que saibam jogar à bola e não remeter-se à defesa.

E qual foi a alternativa que RV arranjou perante esses factos todos? Mudou o sistema? Exigiu reforços para continuar com o mesmo sistema?

Nada, nem uma coisa nem outra. Siga.

O Vitória não é esse tipo de treinador. É extremamente conservador e arrisca o mínimo possível. E... tendo em conta as últimas substituições que tem feito, se calhar é o melhor...
Isso é verdade.

BENFIKA

O problema principal não está no sistema táctico mas na forma como o todo está trabalhado. Isso parece-me claro.

Para mim o problema está na capacidade do RV em mudar as coisas, implementar novas ideias, novos sistemas. Desde que chegou que acho isso e ao fim de 3 anos não mudei de opinião.

Tudo o que seja fugir ao sistema atual é para esquecer, no máximo altera para um 4-2-3-1. Mudar para sistemas como o 4-3-3 que implica rotinas diferentes, ou ainda pior os esquemas com 3 defesas, é impossível para o RV.

Bastou ver como a equipa reagiu no ultimo jogo depois de dar a volta e com um esquema diferente....ninguém sabia o que andava a fazer em campo, parecia uma equipa de amigos a jogar ao fim de semana.

dfernandes

Citação de: rotepa em 11 de Setembro de 2017, 13:34

Tanto que este é o sistema táctico que deu 5 títulos nacionais ao Benfica desde 2009/2010.

Mas também tens que ter peças para o fazer funcionar. Centrais rápidos, laterais que consigam apoiar o ataque, um guarda redes que funcione como líbero, um meio campo forte com um médio defensivo e um box to box, etc.

O problema é que neste momento não tens nada disto. O guarda redes treme como varas verdes, os laterais são limitados, os centrais são lentos ou irregulares, o Fejsa só joga em part time, o Pizzi se anda mal fisicamente limita todo o jogo da equipa e nem sequer é 8 de origem.

Epá... Demasiados problemas no mesmo onze. Se o ataque carbura bem a coisa ainda se disfarça. Se não, todos os defeitos do colectivo vêm ao de cima de forma evidente e rápida, especialmente contra adversários que saibam jogar à bola e não remeter-se à defesa.
Pronto, isso é tudo certo.

Mas como é que se muda o rumo das coisas?

Se os jogadores não encaixam na tactica, pode haver outro modelo que encaixe nas caracteristicas dos jogadores. O certo é que é preciso tempo para se trabalhar é verdade.

Mas de trabalho ja vejo pouco, ja que o essencial do jogo de futebol que é saber controlar uma bola e fazer passes em condições não o vejo ha muito tempo.

Como é que se muda o rumo das coisas?

A curto prazo não há forma de se mudar tudo tacticamente de forma eficaz e sustentada. Essas mudanças começam a fazer-se nas pré temporadas e mesmo assim demoram meses até serem assimiladas. Agora é tarde para isso, e a emenda seria pior que o soneto.

O mal está feito.

rohff

E qual foi a alternativa que RV arranjou perante esses factos todos? Mudou o sistema? Exigiu reforços para continuar com o mesmo sistema?

O Vitória não é esse tipo de treinador. É extremamente conservador e arrisca o mínimo possível. E... tendo em conta as últimas substituições que tem feito, se calhar é o melhor...

O Problema é que para revolucionar o futebol do Benfica vamos precisar mesmo destas substituições da defesa até ao ataque. Senão...bem nem quero pensar...

Tsu

Ganhar amanhã ou imediatamente para a rua!

orlando77

Os nossos adversários têm cada vez mais melhores jogadores e melhores líderes... e o que precisamos, na minha opinião, é de ter jogadores que nas suas ações ganhem quase sempre qualquer coisa... por isso eu defender muito os "velhotes" salvio, jonas, eliseu,... pois salvo raras exceções ganham uma falta, um canto, um lançamento, um penalty,... e os jogos de futebol ganham-se muito com bolas paradas... A média de idades do BENFICA está alta mas não me importo nada com isso... desde que quem entre mantenha a experiência e a ratisse...

Onde defendo que o RV tem estado menos bem esta época é claramente nas substituições... pois nunca o vi a inventar tanto... Se o seferovic não está bem que o troque diretamente com o raúl... sem inventar... pois durante um jogo quando se mexe em mais que uma posição é bom para o adversário... e mexer na defesa aumentando ou diminuindo o número de atletas também costuma ser bom... para o adversário...

Sejemos honestos... nós como qualquer outra equipa temos as nossas referências... e quando não joga no 11... o jonas, o salvio, o feija,... fica tudo mais difícil... quer gostem ou não deles...
o pizzi com bola está ao nível deles... mas sem bola pode jogar outro que não há diferença nenhuma... (se calhar até melhoramos) por isso é que nunca se lesionou... e por este andar chega aos 40 e impeq!

Na champions a coisa pia de outra forma... e temos de ser mais perfecionistas ao nível do passe e das decisões quando temos bola... pois se continuamos a jogar o que temos jogado, e perdido as posses de bola como as temos perdido, não vai ser nada fácil... por isso eu ser fã dos velhotes!  :)

Never

Citação de: Edu em 11 de Setembro de 2017, 13:20
Citação de: dfernandes em 11 de Setembro de 2017, 13:18
Citação de: Edu em 11 de Setembro de 2017, 13:15
Citação de: rotepa em 11 de Setembro de 2017, 13:09
                                  Varela
                                    (JC)

Almeida       Luisão      Jardel
             (Lisandro)    (R. Dias)  (Samaris)

Salvio                Fejsa          Pizzi              Grimaldo
(Douglas)          (FA)          (Krovinovic)      (Cervi)

Jonas                            Zivkovic
           (J. Carvalho)                        (Rafa)
                                  Seferovic
                                    (Raul)

Faz como os italianos caraças!! Mete gente naquele meio-campo de caca que criaste.

O problema do Benfica não é o sistema táctico mas a forma como o todo está a jogar.

No entanto, também partilho uma ideia que venho alimentando na cabeça à muito. Temos jogadores no nosso meio-campo semelhantes, em características e não em qualidade, aos do Real. Não há jogadores iguais mas acho que teríamos a ganhar em copiar o losango deles: Fejsa-Pizzi-Krovinovic-Zivkovic e ainda tínhamos J. Carvalho para interior, o Chrien.. Era bom ainda contar com o Horta mas infelizmente já fora emprestado.

O Salvio, se este visse com bons olhos a ideia, faria o corredor direito assim como Marcelo faz no Real. Embalado detrás e mais longe da baliza, o seu jogo é outro. É o melhor a interpretar a nossa fase de construção, a dar apoios e a carregar pela direita a equipa. E até o Cervi seria a minha alternativa ao Grimaldo na esquerda.
Mas eu sou maluco. Em todo o caso, preferia perder com as minhas ideias.

Ó Edu, o Salvio a fazer o flanco todo ao fim de 30 minutos não se mexia. O homem até costuma dar o berro por volta dos 60 minutos, mesmo jogando a extremo, quanto mais a lateral.

Isso não é solução.
Não é a minha perspectiva e não menosprezo o Salvio como muito boa gente. Apesar de nesse sistema ele recuar, continuaria a ser uma peça fulcral e onde acho que renderia mais.

Mas, como eu disse, eu sou maluco. E também o que defendo é que se aperfeiçoe a máquina e n se deite tudo a perder.
Até podia resultar, mas acho que se perdia algumas das melhores qualidades do Salvio, que seria os movimentos de ruptura (nessa posição até podia continuar a fazer mas não com tanta frequência) e o bom posicionamento na área, mais concretamente aparecer bem ao segundo poste.

Mas acho que o Salvio já esteve pior. Nos últimos jogos, apesar de alguns erros sui generis que comete, já o vejo a sair da linha para entrar no bloco e a ajudar o meio campo, criando mais uma linha de passe.

Um dos grandes erros do Benfica é não haver gente a ajudar o meio campo. Ficam normalmente nas suas posições à espera que Pizzi e o trinco (seja ele quem for) façam o trabalho de lhes colocar a bola.

No jogo contra o Belenenses houve Cervi e Salvio a entrarem no bloco, ajudando o meio campo. Os laterais tiveram mais espaço para subir no terreno, bem encostados à linha. Os laterais, por isso, não tiveram a necessidade de estarem tão colados à linha.

Na sexta, com o Portimonense atento a não permitir que os laterais subissem muito, o alas ficaram um pouco presos à linha.
Mas sempre que daí saíam para entrar no bloco, o Benfica criava jogadas com perigo.

Por isso é que acho que a qualidade dos jogadores está a afectar ainda mais a qualidade do nosso jogo, a começar pelos laterais, visto que são peça importante para a construção de jogo. Com laterais que só sobem quando existe espaço ( O Eliseu às vezes nem com espaço sobe, parece que não gosta de ultrapassar o meio do meio campo adversário) fica difícil os alas poderem sair um pouco da sua posição e virem ajudar ao meio.

dfernandes

Citação de: rohff em 11 de Setembro de 2017, 13:45

O Problema é que para revolucionar o futebol do Benfica vamos precisar mesmo destas substituições da defesa até ao ataque. Senão...bem nem quero pensar...

Não vai acontecer. Só se muita gente se lesionar.

E mudanças radicais em plena competição nunca são boas a curto prazo. Acredito na sustentabilidade e estabilidade acima de tudo.

O que era para ter sido mudado já devia ter acontecido há uns meses atrás, e mesmo assim, nunca, jamais em tempo algum um clube com as exigências do Benfica pode ficar sem 3 titulares da zona defensiva, especialmente se essas posições depois não foram devidamente reforçadas com jogadores para entrar imediatamente no onze.

Todas as conjecturas de salvação que nós possamos fazer nesta altura, tanto a nível táctico como de "simples" trocas de jogadores não passam de desenrasques.

Trezeguet

honestamente, até pode ser de mim, mas mesmo no discurso já se sente algum inchaço por parte do homem e não consegue ser tão aglutinador como antes.

+1benfiquista

O problema é o de sempre, Grimaldo e Fejsa são essenciais mas também de cristal. Grimaldo daria qualidade na saída a partir da defesa e o Fejsa equilibra a defesa e recupera bolas para lançar contra golpes. O problema é eles passarem tanto tempo na bancada e as alternativas no plantel serem muito diferentes.

Depois temos o Luisão, que neste momento já não tem qualidade para ser titular. E infelizmente o Jardel está a tornar-se um Fejsa/Grimaldo.

O Florentino podia perfeitamente passar a ser a alternativa ao Fejsa. O Ruben Dias deverá ser testado ao lado do Jardel. Defesas esquerdos é que é mais difícil...

_1904_

O Zidane tem os colhões no sitio para sentar o Bale ou Benzema porque ele foi aquilo que eles nunca serão dentro de um campo de futebol.

Zidante tem uma historia que fala por si.

Jamais um desses se não jogar mandam a mulher vir mandar postas no Instagram para influenciar a sua decisão e o colcoar de novo em campo.

Leonzo

Jogo importantíssimo para o RV e para o sucesso do Benfica a curto prazo o de amanhã, se ganhar mos e jogarmos melhor, é uma lufada de ar fresco enorme para a equipa e para ele... Se ganhar mos e voltar mos a fazer um jogo de porcaria, mantém se tudo igual, os mais cépticos como eu e outros vamos continuar alerta e com o coração nas mãos e os que apoiam incondicionalmente continuaram de pedra e cal...
Se não ganhamos, e jogar mos mal, os pontos de interrogação vão aumentar na massa adepta e os índices da equipa vão ficar ainda mais abalados...

Vamos ver, não acredito em milagres, mas apesar de nao gostar deste treinador ele duma maneira mais convincente ou menos convincente tem sabido dar a volta ao texto, apesar de eu sentir que desta vez não vai ser tão simples, até porque teima em ganhar "vícios" estranhos algo que no passado não evidenciava...

LeandroSLB

Citação de: Trezeguet em 11 de Setembro de 2017, 13:56
honestamente, até pode ser de mim, mas mesmo no discurso já se sente algum inchaço por parte do homem e não consegue ser tão aglutinador como antes.

Também já reparei.

+1benfiquista

Sinto que ele ficou lixado com o ultimo mercado. As substituições do outro dia dão a entender que não acredita neste plantel.
Está na hora de arregaçar as mangas e construir o futuro. O primeiro a cair será sempre ele, que se cuide...

dfernandes

Os discursos para a comunicação social valem o que valem.

Mas o Vitória que se desinche rapidamente porque o mais díficil não é chegar ao topo mas sim manter-se lá. É um velho cliché mas aplica-se bem ao mundo do futebol.

Se não evoluis, estagnas. E o Vitória tem evoluído zero, apesar dos títulos conquistados.