Futebol Formação - Juvenis A (2015-2016)

Gonçalo_SLB

Desfecho previsível. O jogo que perdemos no Seixal já tinha decidido este Campeonato.

Temos neste escalão muitos miúdos com um potencial bastante promissor.

Anti-Corruptos

Não me tira o sono, mas foi um campeonato perdido de forma patética.

JohnT

Citação de: Gonçalo_SLB em 26 de Junho de 2016, 23:06
Desfecho previsível. O jogo que perdemos no Seixal já tinha decidido este Campeonato.

Temos neste escalão muitos miúdos com um potencial bastante promissor.

Nao ganhar em Braga daquela forma abalou por completa a equipa!

silvio santos

Isto até é bom para muitos aqui do fórum deixarem de endeusar o Renato Paiva como o melhor técnico da nossa formação.nestes jogos finais teve muito mal com várias  decisões em que colocou jogadores a jogar fora da sua posição e outros que jogaram o tempo todo e agora nas finais perderam sua posição para outros .

O-Rível

Citação de: André Sousa em 26 de Junho de 2016, 15:55
Também acho exagerado.

Do Sporting, da geração de 99, gosto do Daniel Bragança, do Miguel Luís e do David Tavares. Fora isso... o Tomás Silva é bom, mas vamos ver o que é que lhe acontece agora na transição para júnior. Do trio da frente... meh. São todos uma incógnita. O Tipote está tão largo... não o via há algum tempo, mas está um grande armário. Ele sempre foi bem constituído, mas deu um salto do caraças. Gosto do Elves, acho que tem qualidade. O Rafael é o que me suscita mais dúvidas.

Acrescento:
O João Oliveira é um lateral muito, muito bom.
O Thierry idem. E até acho que podia jogar noutras posições, tem características para isso.
O Frederico Duarte faz-me lembrar o Bernardo Silva. Não fosse o contexto onde está inserido, e quem sabe não seria dos que mais se destacariam.

Quanto ao Rafael Leão, é provavelmente o mais talentoso dos 3 a nível técnico, mas também é aquele de quem menos gosto. É um puto parvo, demasiado burrinho, com caca na cabeça. Se o tipo se endireitasse, encontrasse Jesus, ou um disparate qualquer, acho que era dos jogadores mais brutais desta geração.

O-Rível

Citação de: JMG1904 em 26 de Junho de 2016, 15:52
Citação de: O-Rível em 26 de Junho de 2016, 15:50
Citação de: JMG1904 em 26 de Junho de 2016, 15:34
Citação de: O-Rível em 26 de Junho de 2016, 14:40
Isto pode não ser muito popular por aqui, mas o Sporting tem uma equipa globalmente mais forte, e merecem ser campeões. Isso vale o que vale... em termos de talento não sei se haverá uma diferença muito grande, mas penso que eles conseguem ter mais jogadores acima da média, enquanto nós temos provavelmente dois dos maiores craques desta geração, e mais três ou quatro bastante bons. A geração de 99, nos três grandes, é muito nivelada por cima... se não se estragar, é provavelmente a fornada mais forte de que me lembro desde que acompanho futebol de formação. Muita qualidade.
Não lixem é a evolução dos miúdos só por causa da campeonite. Ganhar nem sempre é possível, mas controlar os estímulos que se dão e o percurso dos jogadores é mais que realizável. Que se vá por esse caminho, e que a "estrutura" cague para o palmarés e para a medição de pilinhas com Sporting e Porto. É preciso jogar para ganhar, dar tudo para ser competitivo, mas não vale a pena querer ganhar a todo o custo só para as folhas de excel ficarem mais vermelhas.

Vamos ver os craques de 99 quando chegarem à idade sub19 e sub21. Eu discordo que seja uma geração assim tão boa.

Estás no teu direito. Para mim é a melhor. A de 97 também é muito boa, mas esta tem praticamente um (ou mais) jogadores talentosos por posição. Alguns dos que foram ao Europeu nem sequer são os melhores. Foram porque estão desenvolvidos e têm rendimento. Alguns desses não acredito que cheguem muito longe... mas outros há que podem fazê-lo. Sobretudo aqui e no Sporting. O Porto tem um sector defensivo que cuidado...

Cá estaremos para ver, por mim iam todos para o Real Madrid. A de 97 para mim não dá hipóteses a esta, resultado já que Sanches no Bayern MUNIQUE e Rúben Neves no Porto, pronto para saltar ainda mais. E só para o ano chegará a geração a sénior.

De 99 veremos quantos chegam a este patamar.

Eu sou fã da geração de 97, bastante talento ali. Mas vamos lá ver... o Neves e o Bulo, independentemente do talento, estão já neste patamar porque foram aposta dos seus clubes. Às vezes isso é tão ou mais importante que simplesmente "ter qualidade". O João Carvalho é craque da cabeça aos pés. Andou a jogar o tempo todo na 2ª Liga, (des)treinado pelo Hélder, e no fim não sei se isso foi bom para a sua evolução. Parece que vai fazer a pré-época com a equipa principal, mas mais importante que isso é que treine o resto da época com os melhores, e que tenha alguns minutos.

O Renato, se o Jesus estivesse cá, duvido que fizesse 1 minuto que fosse pela equipa A. Andaria a jogar com os Feirenses, Orientais e Mafras a época toda. Seria por isso que teria menos talento? Isso dá pano para mangas. Vejo no global esta geração de 99 mais forte do que a de 97, mas reitero que é apenas a minha perceção, e não posso saber qual o enquadramento que os clubes vão garantir a esses jogadores. No caso de 97, o nosso grupo era de longe o mais talentoso. O Sporting tinha pouquíssimo talento, e o Porto conseguia ter 2 ou 3 jogadores muito bons e pouco mais. A geração de 99, por outro lado, tem muita qualidade distribuída pelos maiores clubes.

O Vinagre, por exemplo, que fez um europeu porreiro, não tem, quanto a mim, grande talento. Já o Dalot... que jogador brutal. Vamos ver é quem vai aparecer primeiro ao mais alto nível. Não me admirava que fosse o Vinagre, por onde está, e pelo projeto onde está inserido.

JMG1904

Citação de: O-Rível em 27 de Junho de 2016, 05:58
Isto pode não ser muito popular por aqui, mas o Sporting tem uma equipa globalmente mais forte, e merecem ser campeões. Isso vale o que vale... em termos de talento não sei se haverá uma diferença muito grande, mas penso que eles conseguem ter mais jogadores acima da média, enquanto nós temos provavelmente dois dos maiores craques desta geração, e mais três ou quatro bastante bons. A geração de 99, nos três grandes, é muito nivelada por cima... se não se estragar, é provavelmente a fornada mais forte de que me lembro desde que acompanho futebol de formação. Muita qualidade.
Não lixem é a evolução dos miúdos só por causa da campeonite. Ganhar nem sempre é possível, mas controlar os estímulos que se dão e o percurso dos jogadores é mais que realizável. Que se vá por esse caminho, e que a "estrutura" cague para o palmarés e para a medição de pilinhas com Sporting e Porto. É preciso jogar para ganhar, dar tudo para ser competitivo, mas não vale a pena querer ganhar a todo o custo só para as folhas de excel ficarem mais vermelhas.

Vamos ver os craques de 99 quando chegarem à idade sub19 e sub21. Eu discordo que seja uma geração assim tão boa.

Estás no teu direito. Para mim é a melhor. A de 97 também é muito boa, mas esta tem praticamente um (ou mais) jogadores talentosos por posição. Alguns dos que foram ao Europeu nem sequer são os melhores. Foram porque estão desenvolvidos e têm rendimento. Alguns desses não acredito que cheguem muito longe... mas outros há que podem fazê-lo. Sobretudo aqui e no Sporting. O Porto tem um sector defensivo que cuidado...

Cá estaremos para ver, por mim iam todos para o Real Madrid. A de 97 para mim não dá hipóteses a esta, resultado já que Sanches no Bayern MUNIQUE e Rúben Neves no Porto, pronto para saltar ainda mais. E só para o ano chegará a geração a sénior.

Eu sou fã da geração de 97, bastante talento ali. Mas vamos lá ver... o Neves e o Bulo, independentemente do talento, estão já neste patamar porque foram aposta dos seus clubes. Às vezes isso é tão ou mais importante que simplesmente "ter qualidade". O João Carvalho é craque da cabeça aos pés. Andou a jogar o tempo todo na 2ª Liga, (des)treinado pelo Hélder, e no fim não sei se isso foi bom para a sua evolução. Parece que vai fazer a pré-época com a equipa principal, mas mais importante que isso é que treine o resto da época com os melhores, e que tenha alguns minutos.

O Renato, se o Jesus estivesse cá, duvido que fizesse 1 minuto que fosse pela equipa A. Andaria a jogar com os Feirenses, Orientais e Mafras a época toda. Seria por isso que teria menos talento? Isso dá pano para mangas. Vejo no global esta geração de 99 mais forte do que a de 97, mas reitero que é apenas a minha perceção, e não posso saber qual o enquadramento que os clubes vão garantir a esses jogadores. No caso de 97, o nosso grupo era de longe o mais talentoso. O Sporting tinha pouquíssimo talento, e o Porto conseguia ter 2 ou 3 jogadores muito bons e pouco mais. A geração de 99, por outro lado, tem muita qualidade distribuída pelos maiores clubes.

O Vinagre, por exemplo, que fez um europeu porreiro, não tem, quanto a mim, grande talento. Já o Dalot... que jogador brutal. Vamos ver é quem vai aparecer primeiro ao mais alto nível. Não me admirava que fosse o Vinagre, por onde está, e pelo projeto onde está inserido.

Não sei se estás a falar a sério, mas o Leão? Um rapaz pobrezinho a nível técnico, recepção, primeiro toque, com dificuldades tremendas em espaços curtos, com potencial para ser o melhor da geração? Só se for a jogar permanentemente com espaços, em transições e mesmo assim é preciso contextualizar o nível em que está. Para além disso, bem pode esquecer posições mais abertas do campo e concentrar o seu futebol como avançado, fora isso terá muitas dificuldades.

Dalot brutal? Bem....avaliar um jogador por uma competição curta é sempre relativo, mas o Diogo é brutal apenas e só num aspecto......porte físico. Muito superior aos restantes, mais rápido que todos, mais forte no choque, mais resistente, um jogador feito basicamente, se já estivesse num patamar profissional ainda acreditava numa possível melhoria, agora como vai andar uns tempos a jogar nos júniores, duvido seriamente.

Quanto ao enquadramento que queres passar, mas isso é em todo o lado. Por essa lógica são todos craques, só que não tiveram oportunidades.

darkwolf

tal como o título de Iniciados no ano passado, este foi-se por erro de avaliação do treinador. no jogo com os lagartos montou mal a equipa e não soube ler o jogo.

O-Rível

Citação de: JMG1904 em 27 de Junho de 2016, 09:02
Citação de: O-Rível em 27 de Junho de 2016, 05:58

Não sei se estás a falar a sério, mas o Leão? Um rapaz pobrezinho a nível técnico, recepção, primeiro toque, com dificuldades tremendas em espaços curtos, com potencial para ser o melhor da geração? Só se for a jogar permanentemente com espaços, em transições e mesmo assim é preciso contextualizar o nível em que está. Para além disso, bem pode esquecer posições mais abertas do campo e concentrar o seu futebol como avançado, fora isso terá muitas dificuldades.

Dalot brutal? Bem....avaliar um jogador por uma competição curta é sempre relativo, mas o Diogo é brutal apenas e só num aspecto......porte físico. Muito superior aos restantes, mais rápido que todos, mais forte no choque, mais resistente, um jogador feito basicamente, se já estivesse num patamar profissional ainda acreditava numa possível melhoria, agora como vai andar uns tempos a jogar nos júniores, duvido seriamente.

Quanto ao enquadramento que queres passar, mas isso é em todo o lado. Por essa lógica são todos craques, só que não tiveram oportunidades.

O Leão não é fraco em espaços curtos, e muito menos tecnicamente. É fraco ao nível da decisão, e o facto de ter as características físicas que tem faz com que opte muito mais pelo desequilíbrio em velocidade do que por outros recursos que tem. A receção é provavelmente a ação técnica onde melhor se vê a qualidade de decisão de um jogador. Não me admira que digas isso, mas o problema tem a ver com a cabeça, e não com os pés.

Quanto ao Dalot, a qualidade dele é auxiliada pelo seu desenvolvimento físico, mas não se limita a isso. Agora, se me perguntares se ele devia andar a bater em mortos nos Juniores, acho que não. Se isso pode afetar o seu crescimento, é óbvio que sim.
Isso tem a ver com o enquadramento, e quanto a esta ideia... que queres que te diga? É óbvio que nem todos podem ser craques. No entanto, também é óbvio que se tiveres desafios adequados ao longo do teu processo de desenvolvimento vais evoluir mais, e mais rapidamente, do que se não os tiveres. Por alguma razão o Porto pôs o Rafa na Académica. E se calhar já vai tarde. O Miguel Rosa podia ter sido um jogador bem diferente, mas andámos a brincar com ele tempo demais, acabando por criar vícios difíceis de reverter. São exemplos. Como eles há muitos. Há muitos jogadores com talento que se perdem, e também alguns menos talentosos que fazem boas carreiras por lhes terem sido dadas oportunidades decisivas para crescerem como jogadores. No futebol muitas vezes também é preciso sorte. É estar no sítio certo, à hora certa.

Red skin

Gosto de jogadores como o João Félix... com uma classe do caraças, boa técnica e visão de jogo... o Benfica tem formado alguns destes, desde Rui Costa, passando pelo Bernardo e  João Carvalho...

Elpimba

Citação de: Red skin em 27 de Junho de 2016, 11:30
Gosto de jogadores como o João Félix... com uma classe do caraças, boa técnica e visão de jogo... o Benfica tem formado alguns destes, desde Rui Costa, passando pelo Bernardo e  João Carvalho...

Já tinha comentado atrás, que quando der o salto físico, vai ser umas das grandes surpresas desta geração... Tem um recorte técnico de classe (Estilo Dani "O modelo")...

Apesar de colocarem o João Carvalho na linha destes jogadores... tenho opinião diferente... É mais explosivo... intenso... o que faz com que não seja tão "bailarino" com a bola nos pés (na forma como leva/transporta a bola... e como dribla ou domina)...

Estou com um feeling no Félix... Quero vê-lo daqui a 1/2 anos, como está...

Saudações

REDTHUNDER

1º O sc de Lisboa não tem uma equipa globalmente melhor que a nossa.Tem sim 3 jogadores que desequilibram e de que maneira.Se duvidaram da idade do Renato quando passou a Senior imagine-se estes 3 dos carneiros principalmente o Elves que vai de mota enquanto os outros vão a pé.Revejam o jogo SLB-sc de Lisboa no Seixal e vejam as jogadas dos golos deles.
2º Essa "teoria" de que interessa é formar e "cagar" para se ganhar não passa duma treta.Formar tb é ensinar a ganhar mas não fazendo disso um campeonato de vida ou morte.Nós não medimos as "pilinhas" e eles não fazem outra coisa.
Num adepto do SLB fica mal mas nos outros fica bem.Mais conversa da treta.
Esta equipa era a que tinha mais condições para passear no campeonato pois quase 100% da selecção campeã da Europa era com estes jogadores.
Não vivemos obcecados com o campeonato mas é importante os jogadores habituarem-se a serem campeões.
Os bons hábitos sempre fizeram bem à saúde.

O-Rível

Citação de: REDTHUNDER em 28 de Junho de 2016, 14:27
1º O sc de Lisboa não tem uma equipa globalmente melhor que a nossa.Tem sim 3 jogadores que desequilibram e de que maneira.Se duvidaram da idade do Renato quando passou a Senior imagine-se estes 3 dos carneiros principalmente o Elves que vai de mota enquanto os outros vão a pé.Revejam o jogo SLB-sc de Lisboa no Seixal e vejam as jogadas dos golos deles.
2º Essa "teoria" de que interessa é formar e "cagar" para se ganhar não passa duma treta.Formar tb é ensinar a ganhar mas não fazendo disso um campeonato de vida ou morte.Nós não medimos as "pilinhas" e eles não fazem outra coisa.
Num adepto do SLB fica mal mas nos outros fica bem.Mais conversa da treta.
Esta equipa era a que tinha mais condições para passear no campeonato pois quase 100% da selecção campeã da Europa era com estes jogadores.
Não vivemos obcecados com o campeonato mas é importante os jogadores habituarem-se a serem campeões.
Os bons hábitos sempre fizeram bem à saúde.

1º - Tá. Não tem. É preferível achar que só não fomos campeões por culpa do treinador, ou é porque eles têm catanados. Posso dizer-te que conheço pessoalmente os miúdos em questão, tal como conhecia o Renato, desde mais ou menos a mesma altura (o Tipote desde os 8, os outros desde os 10). O único que pode deixar algumas dúvidas quanto à idade é o Elves, e não estamos a falar de uma diferença de uns anos. Quando muito seria uns meses, e mesmo assim não sei. Como não sei, prefiro não ter atitude lagarta e desculpar-me com isso.
2º - Parto do pressuposto que não leste a parte do jogar para ganhar. Isto devia ser óbvio, pois ninguém joga para perder. Ninguém mais do que os miúdos e treinadores querem ganhar. Nem percebo onde queres chegar com esse discurso, já que acabas por dizer o que eu disse, e respondes a coisas que em momento algum mencionei. É óbvio que é melhor formar a ganhar e os jogadores terem cultura de vitória. O problema é que aquilo a que chamas "fazer disso um campeonato de vida ou morte" dá pano para mangas. Isso foi o que fizemos durante muito tempo, e que agora, felizmente, estamos a mudar aos poucos.

Gaizka

Não me preocupa perder o campeonato, os jogadores evoluiram e de miudos passaram a ser mais homemzinhos.

Alvaro, Felix, Gedson, Florentino, Jota, Zé Gomes, Dju... para mim são tudo certezas do futebol português. Acho que vão dar óptimos jogadores, independentemente de terem perdido o campeonato.

O capitão Filipe é que coiso, acho que se quer ser melhor que o irmão que nem titular é no Maritimo, precisa de melhorar bastante. Posso ter visto os jogos errados, mas na fase final, que foi o que assisti com maior atenção vi-o muito piscineiro e demasiado ausente do jogo. Espero estar enganado.