As 10 maiores alegrias que o Benfica vos deu.

Nicolau

Aquele que perdemos 2-1 contra o Rosenborg em Throndeim.

Vi jogos melhores, muito melhores, do nosso Benfica. Vi jogos em que ganhamos, arrasamos. Vi jogos em que erguemos Taças e Campeonatos.

Mas nunca vi nenhum jogo que me tivesse feito sentir o que senti neste que perdemos mas passamos a eliminatória.

Estive à beira de enfartar, e não me conseguia levantar do sofá e sair da frente da televisão, porque se o fizesse e os nossos fossem eliminados, ficaria com remorsos de não ter estado com eles até ao fim.

Foi nesse jogo que vivi o hino do Liverpool com o nosso Benfica: "You`ll never walk alone".
:bandeiraslb:

mochila

Sou jovem. Por isso claramente: Benfica-Sporting e Liverpool-Benfica (1-0 e 0-2)

Ouriço

Acho que o mais marcante, em que me vieram as lágrimas aos olhos, pelo culminar de semanas e semanas de ansiedade (muita,muita) foi o tal Boavista-Benfica do último título.
Curiosamente a confirmação da festa aparece com o golo da Académica na Antas.

Antes tinha o jogo do César Brito (Avé César), o 6-3, Marselha e Steaua na Luz (este pelo espectáculo).
Tmb me lembro de um jogo no Bessa com o Paulo Sousa (ARRRGGGHHHHH ptfffffff!!! - escarro) a acabar a partida a guarda redes. Foi épico.
Para terminar, Arsenal e, claro, Leverkusen.

iceman01

Melhor:
Benfica-Marselha: 1-0. Quando o Vata marca (estava a ouvir o relato), mandei um grito que pôs a minha mãe em estado de choque.

Pior:
Os 7-1 com os lagartos. Tinha uns 12 anos e nunca me senti tão humilhado.

Zlatan

Zlatan

Benfica 1 - Milan 1

A emoção e a convicção de que podiamos ganhar ao Campeão do Mundo era tanta, apesar do empate grande jogo !

No final bati palmas, de pé pela excelente exibição de ambas as partes  :bow2:

Dixi

Benfica-Marselha: 1-0 da Taça dos Campeões;

Arsenal 1 - Benfica 3

Leverkusen 4 - Benfica 4

Foram das maiores alegrias que senti.

Quem me dera voltar a reviver isto nos próximos tempos.

Allen76Iverson3

Dos que assisti ao vivo:

Positivo: Benfica 1-0 Marselha 1990

Porto 0-2 Benfica 1991

Benfica 5-2 Boavista final da taça 1993

Porto 3-3 Benfica 1993

Benfica 2-1 Parma 1994 

Benfica 1-0 Sporting 2005

Boavista 1-1 Benfica 2005

Porto 0-2 Benfica

Benfica 2-1 Manchester 2005

Benfica 1-0 Liverpool 2006

Benfica 0-0 Barça (fizemos frente a melhor equipa do mundo de entao)

Pela Negativa

Celta Benfica

5 ou 6 anos consecutivos a ver o benfica perder nas antas

e muitos outros...é a realidade!!

Elvecchio

Pra mim o melhor jogo de sempre foi a estreia do João "Biana" Pinto na Luz como titular. Tinha como missão marcar o nosso extremo esquerdo da altura ... um tal de Fernando Chalana! O rapazinho esteve mais tempo sentado e deitado do que em pé!!!

Olhem ... ganhámos mas nem me lembro do resultado final. Nesse dia fui com a intencão de ver uma máquina de futebol chamada Benfica (aquilo era KO ao fim de 20m) e acabei por ver não só essa máquina, como a maior humilhação de um jogador de futebol em toda a minha vida!

Quando anos mais tarde esse jogador foi considerado o melhor lateral direito da Europa, tive pena dos jogos na altura não serem televisionados (e muito menos gravados) para os mais novos poderem ver o mesmo que eu vi!

Saudações!

Bakero

Estava a conversar com um amigo benfiquistas sobre as grandes alegrias que o Benfica já nos proporcionou, e comecei a organizar um top ten dos melhores jogos/maiores alegrias.

Por isso, vou dizer a minha lista e proponho que apresentem a vossa. Afinal de contas, os tempos são maus e deprimentes e este poderá ser um cantinho de boa disposição e boas memórias  :)

Eu tenho 24 anos, tenho recordações do Benfica desde 1990, mas a minha 1ª época a sério é a de 92/93 e por isso é esse o meu intervalo temporal.

10º- Benfica-3 Sporting-1 de 1996 - Esta é um bocado politicamente incorrecta, dado o triste falecimento do adepto sportinguista, mas estaria a ser hipócrita se dissesse que este não foi um dia lindíssimo para mim. Tinha 13 anos, já estava completamente imbuído na vida do Benfica e andava muito preocupado com o rumo que o clube seguia, e de repente...vem esta alegria.
Vi o jogo em casa com bastantes amigos, lembro-me que a minha mãe foi comprar bolos e coca-colas para todos. Foi um máximo! Foi um dia de sol, e o Benfica jogou que foi um espectáculo! Chegamos a estar a vencer 3-0, os lagartos lá reduziram de penalty. No final, tinha a (errada) sensação que o Benfica ia voltar aos eixos e recordo-me de ver na tv um abraço entre o Preud'Homme e o Ricardo Gomes que me emocionou quase até às lágrimas!

9º- Sporting-1 Benfica-4 de 1998 - Já não vencíamos em Alvalade desde o 6-3, e isto foi um tirar a barriga de misérias! O resultado fala por si, naquela noite Alvalade foi completamente nossa! Quase 10.000 benfiquistas no estádio, o Vale e Azevedo a fazer uma algazarra na bancada (convenhamos, aí o homem esteve bem  ;D) e dentro de campo..."festival, festival!". No dia seguinte na escola...aaaahhh, soube mesmo bem gozar com a lagartada!  :dance:

8º- FCPorto-0 Benfica-2 de 2005 - Se não me engano, este jogo foi a um sábado e na 2ª feira tinha um exame importantíssimo para a faculdade. Um bocado à última da hora, e depois de pesar os prós e os contras, resolvi abdicar de practicamente um fim-de-semana de estudo (cheguei a casa às tantas e depois dormir e tal...) para ir ao Dragão. E o que dizer? Foi bom demais, foi sentir o Benfica sentado no trono do futebol português, nem que fosse por 1 hora e meia! Eramos os campeões (lembram-se do "sector campeão"  :cool2:), e aquela última meia-hora de golos (e o Nuno Gomes a apontar para as quinas), olés e "cheira bem, cheira a Lisboa" foram verdadeiramente maravilhosos! Claro, tive nega no exame, tive que repetir a cadeira, mas até hoje não me arrependo um segundo!

7º- Benfica-3 Sporting-3 de 2005 - O jogo nem foi muito bem jogado, o Benfica não jogou grande coisa, em determinados períodos o Sporting chegou a dar banho de bola. Who cares? Foi um daqueles jogos que pensávamos ser coisa do passado! Aos 5 minutos o Benfica fez o 1-0, 5 minutos depois o Sporting faz 1-1, aos 15´ os lagartos viram para 1-2, mas aos 20´ já o Benfica tinha empatado! 2-2! A 2ª parte foi emotiva até dizer chega, e o prolongamento ainda mais! Carlitos tem um remate em que a bola bate na barra, no poste e saí fora; Paíto tem a jogada da vida dele, e recordo-me de estar no estádio desolado a ver os lagartos a fazerem a festa quando o Simão faz um golaço e o 3-3! Antes dos penaltys, soou uma música fabulosa do Benfica (não me recordo agora do nome), ao mesmo tempo que passava nos ecrãs gigantes imagens de vitórias antigas do Benfica. Arrepiei-me todo! Nos penaltys ninguém falhava até "Miguel Garcia dissolve"! Jogaço!

6º- Leverkusen-4 Benfica-4 de 1994 - Foi talvez a 1ª grande, grande alegria que o Benfica me deu. 93/94 foi a 1ª época que acompanhei "de lés a lés" e o que dizer deste jogo? Que já não se fazem coisas assim! O Benfica tinha empatado 1-1 na 1ª mão, e aos 60' perdia 2-0 na Alemanha. Mas estava o Miguel Prates a dizer que "a diferença entre as duas equipas está no capítulo da finalização" quando o Abel Xavier manda um balázio! Ainda está um gajo a festejar e já o João Pinto tinha feito o 2-2! E pouco depois o 3-2! E depois o 3-3! E o 3-4! E o 4-4! E o final do jogo! Fabuloso, o Benfica avançava para as 1/2 finais da Taça das Taças, comigo convencido que depois deste jogo iriamos juntar este troféu ao campeonato.

5º- Benfica-2 Man Utd-1 de 2005 - Há muitos anos que ia à Luz e uma coisa me causava tristeza: "e as famosas noites europeias, quando voltam?" Porque ou a vitória não era propriamente uma grande vitória, ou o Benfica falhava ao receber adversários mais categorizados. E para este jogo, o Benfica não tinha Simão, não tinha Miccoli, nem Manuel Fernandes! E o Man Utd na máxima força, e com aquela coisa de nunca ter falhado o apuramento para uma fase seguinte da Champions! Pior ainda, quando fizeram o 0-1 logo aos 5 minutos...Mas pouco depois o Benfica fez o 1-1, e o Beto, meu Deus, o Beto a fazer o 2-1! E aí sim, o Inferno da Luz acordou e aquela 2ª parte é qualquer coisa de assustador (aliás, estou farto de rever o jogo e nessa noite, a transmissão televisiva não fez juz ao som que a Luz soltou!). Aquelas assobiadelas sempre que os ingleses tinham a bola...só visto (ou ouvido!).

4º- Benfica-2 FCPorto-1 de 2004 - Há 8 anos que o Benfica nada vencia. Tinha passado dos 13 aos 21 anos, sem qualquer título para festejar. Uns meses antes o Fehér tinha falecido, e na noite anterior o Bruno Baião...e pela frente no Jamor o FCPorto do Mourinho. O Benfica entra em grande, mas o FCPorto marca mesmo a acabar a 1ª parte. Lembro-me de pensar "porra, porque é que são sempre os gajos a festejar?". Aos 60´o Benfica leva uma bola no poste, mas no minuto seguinte o Fyssas passa-se e faz uma jogada fabulosa e o 1-1! Pouco depois o Jorge Costa é expulso, mas só no prolongamento é que o Benfica consegue marcar. Seguiu-se a grande alegria do apito final, 1 hora deliciado em frente à tv a ver os festejos e ala para o Marquês de Pombal. Nunca esquecerei a visão do autocarro do Benfica rodeado de milhares e milhares de benfiquistas em delírio!

3º- Benfica-1 Sporting-0 de 2005 - Depois da derrota em Penafiel, foi uma semana muito dura. Ora pensava que tinhamos lixado o título, ora pensava que ainda bem que tinhamos perdido, que assim íamos jogar para vencer. Pouco consegui dormir na noite anterior e foi um jogo de tremor, de suores frios. Mantinha-se a esperança, mas os minutos a passar, a passar, a passar...até que o Luisão marca e eu desesperado para ver se o árbitro dava golo! Dá e festejei esse golo como nunca festejei outro!! E o final do jogo e a sensação de que finalmente, merda finalmente, o meu Benfica ia voltar a ser campeão nacional!

2º- Liverpool-0 Benfica-2 de 2006 - Tenho uma pequena desilusão com este jogo: é que durante algumas semanas andei a programar a minha ida a Anfield, e depois por problemas pessoais tive que desistir de tudo. Mas apesar disso, foi simplesmente perfeito! Eu sempre fui apaixonado pelo Liverpool e pelo Kop, e ver o meu Benfica a vencer, e em grande estilo, foi do melhor que pude ver e sentir! Foram 2 horas de prazer intenso, de alegria, de "eu não acredito que isto está a acontecer!". No final do jogo, pela 1ª vez na minha vida, passou-me pela cabeça que, se calhar, se calhar, o Benfica até pode chegar à final da Liga dos Campeões! Há noites mágicas, e a de 8 de março de 2006 foi uma delas!

1º- Sporting-3 Benfica-6 de 1994 - Tinha que ser, né? Este é um marco, nunca haverá melhor que isto! No jogo do título, quando o maior rival tem a sua melhor equipa de sempre, e um estádio completamente infernal...o Benfica espeta 6 golos! E olés, e calcanhares, e outras oportunidades desperdiçadas, e o João Pinto, e o Isaías, e o Paneira, e o...e o...Foi simplesmente a verdadeira serenata à chuva!  :bow2:

"Sou do Benfica e isso me envaidece"  :bandeiraslb2:

Bola7

Taça dos campeões..taça dos campeões...e acessos ás finais...outras vitorias históricas como o 5-1 ao Real madrid ou os célebre vitória contra o Feeynoord...

semifreak de bolacha

10º- Sporting- 0 Benfica - 1 Penso que foi em 2000, Os lagartos preparavam-se para ser campeões e acabar com o reinado tripeiro e o jogo que lhes daria o título seria nada mais nada menos que contra o Benfica. Ja todos diziam que íamos ser cabeçudos e os bobos da festa e os lagartos preparavam-se para fazer uma festa de arromba á nossa pala...  Mas um senhor do Egipto chamado Abdelsatar Sabry tratou de calar as goelas lagartas e ensinou, ao então central André Cruz dos lagartos, como se marcam livres. Ao minuto 90' ... Lindo

9º- Benfica-2 Porto-1 - em 96 ou 97, axo eu...O porto ja na segunda volta seguia imparável sem derrotas preparando-se para igualar o feito do benfica nos anos 80 em que foi campeao sem derrotas. A derradeira hipotese de os parar era na Luz. E parámos! 2-1 Golos de Valdo ( Penalty ) e Joao Pinto Um jogo que para o Benfica nada significava além do clássico em si. Mas que faz com que o record se mantenha na Luz  O0

8º- Benfica- 5 Boavista-2 - A primeira conquista que presenciei ao Vivo. Paulo Futre e companhia dizimaram o Boavista e proporcionaram uma grande tarde de futebol...

7º- Benfica-3 Sporting-3 de 2005 - Ja aki falado

6º- Benfica-2 Man Utd-1 de 2005 - idem...

5º- Leverkusen-4 Benfica-4 de 1994 - O jogo mais emocionante do Benfica desde que sou gente...

4º- Porto-0 Benfica-2 - Porque ja nao ganhavamos nas Antas ha + de 10 anos e o meu odio pelo Porto coloca este jogo no top....

3ºBenfica-2 Juventus-1 - Foi uma loucura para mim ganharmos a uma das ekipas mais fortes da Europa pq foi qd comecei a dar mais atenção a serio ao Futebol, acabaou por nao dar em nada pq em Turim levámos 3, mas na atlura Vibrei  :tonge:

2º- Liverpool-0 Benfica-2 de 2006 - ja aki falado tb....

1º- Sporting-3 Benfica-6 de 1994 - Claro!!!

Se houvesse um lugar suplente iria para o Arsenal 1 Benfica 3 q foi qd me iniciei como adepto fervoroso e apesar de ser novinho adorei o jogo

Beiranus

Não sei se se enquadram muito as seguintes palavras neste tópico,mas não arranjei melhor...
Não fez parte das minhas alegrias, mas decerto alegrou muitos dos nossos, dando-lhe 90min de paz.
Se ja as viram as desculpas, senão fica o que o Benfica já significou para este Pais, e para as nossas gentes.
Ja significou...já não é assim...que um dia volte a ser...
Palavras de um Homem, de um grande Homem;

"Aqui vai um excerto de uma entrevista de António Lobo Antunes à revista Visão (de há já uns tempos) onde, às tantas, se evoca a dita "guerra do Ultramar", em Angola, em que o ilustre Autor tomou parte. Não é em vão que este senhor é justamente considerado um dos maiores escritores portugueses vivos. [...]

V: Ainda sonha com a guerra?

ALA: (...) Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora, aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo havia coisas extraordinárias. Quando o Benfica jogava, punhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.

V: Parava a guerra?

ALA: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?

V: Não vou pôr isso na entrevista...

ALA: Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?"

E por isto sou Benfiquista

tavarex

a vitoria em anfield 0x2 !!
a vitoria na final da taça com os porcos 1x2.
a vitoria com o manchester na luz 1x2 .
e a grande vitoria em alvalade. 0x2 .
a vitoria no dragão 0x2

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

goncalo_88

pa mim um bom jogo do benfica que assiti foi o jogo de a uns 4 anos na primeira eliminatoria com o inter de milao, as bolas também ano entraram mas massacramos o inter