Época 2016/2017

ShelbyCo

O basquetebol em Portugal vai continuar a penar infelizmente.

Ainda pensei que o regresso dos corruptos pudesse ser aproveitado pela federação para capitalizar um pouco a competição e atrair parceiros. Parece-me é que a vontade é nula. Há um conformismo tal com o estado das coisas que não se vê qualquer tentativa de evolução. Sinceramente, acho que a modalidade se vai tornar residual em Portugal se nenhuma acção séria for tomada.

faneca_slb4ever

Citação de: Walter Morgan em 21 de Junho de 2016, 19:50
Maia e Eléctrico vão aceitar o convite para ficarem na Liga?

Penso que sim.

Paulie Gualtieri

o mini basket é muito importante.
mas para muitos clubes o que importa é ter miudos. ter miudos que paguem as mensalidades para sustentar outras loucuras a nível sénior.

isso e qualquer puto ser "treinador" de mini... que falta de noção. já vi cada coisa

Coach_Gouveia

A história de se apostar no mini basket é muito engraçada, mas fosse esse o maior problema...
O problema é outro e nada tem que ver com o mini...
E quanto a treinadores, ser treinador de minis é diferente de ser de outro qualquer escalão, é preciso uma vocação especial para os miúdos. Mas o maior problema no mini é que em idades iguais noutros desportos os miúdos competem todos os fins-de-semana e existe mesmo competição, no mini basket achasse que até aos 12 anos devem andar a brincar e muitas vezes brincam de mês a mês com os de outros clubes...
Depois existem decisões que são no minimo comicas, ora desde se andar a preocupar com A ou B defesa até X ou Y escalão... E ainda andar à boca cheia a dizer que os miúdos tem muitos jogos e os seniores pouco, e que os miudos tem é que treinar (dito por Mário Gomes), quando existem n treinadores de nível duvidoso por esse país fora e o ideal é mesmo que os miúdos joguem e muito, pois se não existir competição ou o que seja todos acabam por desistir... Mas em Portugal achasse que os nossos treinadores são todos top e que os miúdos devem é treinar 5 vezes por semana e jogar de 2 em 2 semanas...

JP.

há tanta coisa errada no nosso basquetebol que o mais difícil é mesmo não melhorar. e, incrivelmente, é o que temos vindo a fazer nos últimos 20 anos. sempre a piorar.

Slipknot_BMC

parece incrivel cm este desporto esta exactamente = a 20 anos atrás.

Anteriormente era o 2 desporto mais praticado , agora provavelmente deve ser o 4 ou 5

faneca_slb4ever

Citação de: Slipknot_BMC em 22 de Junho de 2016, 10:21
parece incrivel cm este desposto esta exactamente = a 20 anos atrás.

Anteriormente era o 2 desporto mais praticado , agora provavelmente deve ser o 4 ou 5

Está bem pior.

Tamen

Citação de: Coach_Gouveia em 21 de Junho de 2016, 21:23
Citação de: Theroux em 21 de Junho de 2016, 21:07
Antes de tudo o resto o grande problema é a formação, a meu ver.

Como é que um desporto sobrevive se não formar jogadores minimamente competitivos a nível internacional? O andebol forma, o futsal forma, o voleibol forma, o hóquei forma... e o basket é o que se sabe, quando é o 2º desporto europeu.

E como é de longe o desporto mais caro, sem formação Benfica e porto são totalmente irrelevantes a nível europeu, o que arrasta para baixo todo o campeonato, e o ciclo vicioso continua, agravado pelas restrições aos estrangeiros e a inexistência de bons técnicos estrangeiros.

Quando nos sub-16 se perde 94-40 com a Estónia, e quando se ocupa a mesma posição no ranking mundial que o Sri Lanka, não vale a pena perder tempo a discutir mais nada, porque não se vai a lado nenhum nas próximas décadas.
Só para dizer que esses 94-40 que levamos da Estónia se explicam assim:
1º o país adora basket;
2º Tem uma liga de 9! (sim apenas 9) equipas, onde jogam a 4 voltas. 1 dessas equipas joga no campeonato russo. Por norma 2 ou 3 equipas vão às competições europeias. 3 ou 4 equipas (que não o Kalev por já jogar no campeonato russo) jogam uma liga dos países bálticos... E das 9 equipas, existe uma que é amadora, essa equipa é constituída por jovens sub20 (é uma escola) que por norma são o top dos que estão na capital (nas outras equipas existem jovens que vão jogando). Essa mesma equipa chega a jogar (e até muitos minutos) miúdos sub16, alguns dos que nos deram essa abada já tinham pelo menos 1 época de seniores, os nossos nem sonhavam com isso...

Podia ficar aqui o resto do dia a dizer tantas coisas boas que se faz aqui na Estónia e o que é qualquer desporto para eles.
Vejo na TV desde futebol, a basket, a volei, enfim imensas coisas e todas tem espaço...

Sempre idolatrei/adorei a visão que existia e ainda existe na Estónia e antigas repúblicas soviéticas em relação ao desporto.

O problema do nosso basket é vasto e dificil de explicar, mas tem muita ligação com:

- Zero conhecimento de outros desportos na nossa sociedade.
- Zero vontade em conhecer outros desportos.
- Falta de cultura desportiva. Só se quer ganhar a todo o custo. No futebol principalmente.
- Não há projectos a longo prazo. E os que existem morrem pelo caminho.
- Pouco profissionalismo nas estruturas federativas.
- Ideias pré-concebidas (vindas dos EUA por exemplo) completamente desaquadas à nossa realidade. Temos menos quantidade de gente, temos menos etc etc.... logo não vale apena copiar por aí.
- Treinadores fracos e sem planeamentos claros para várias épocas.
- Os nossos governos pouco se preocupam com o desporto colectivo: escolar, universitário, amador e profissional. Não há planos de nada para futuro.

Falo do que presenciei durante 10 anos a jogar basket federado e do que acompanho agora.

Posso dar um exemplo: quando estava no Seixal fui treinado pelo Valentin Melnichuk e a diferença de treino era basicamente brutal.
Exigência máxima, novos métodos e comportamento exemplar.
Tem de ser assim. Daí ele ter atingido os melhores resultados na selecção nacional e no Seixal.

Dando outro exemplo que pouco tem ligação com este tema: o meu filho anda na natação. Por isso presencio muitas aulas de competição de miúdos com 9/10/11 anos.
Só posso dizer que até irrita ver essas aulas. Não exigem nada aos múdos e estão-se borrifando para corrigir o que quer que seja.....Assim será dificil atingir algo.

bellamy

Citação de: TiagoJorge6 em 22 de Junho de 2016, 00:20

Ainda pensei que o regresso dos corruptos pudesse ser aproveitado pela federação para capitalizar um pouco a competição e atrair parceiros. Parece-me é que a vontade é nula. Há um conformismo tal com o estado das coisas que não se vê qualquer tentativa de evolução. Sinceramente, acho que a modalidade se vai tornar residual em Portugal se nenhuma acção séria for tomada.
Não vai regressar o Sporting também?

faneca_slb4ever

Citação de: bellamy em 22 de Junho de 2016, 11:33

Só com escalões mais jovens.

bellamy

Citação de: faneca_slb4ever em 22 de Junho de 2016, 11:36

Seria bom para a modalidade o Sporting voltar a ter seniores.

SAL.

Que me desculpem os verdadeiros amantes da modalidade e ex-praticantes q por aqui há, mas eu era miúdo qdo ia ao pavilhão ver o Lisboa, Jean Jacques e outros, e o que vejo agora custa mmo muito a "aceitar"...

Sinceramente, fui ver um jogo ou outro, tto do masculino como do feminino, e acho que, face ao expectável, se joga melhor no feminino q no masculino.

Mas não pretendo beliscar quem quer q seja, é apenas a sensação q tenho enquanto leigo na modalidade.

Adepto10

Slipknot_BMC

Paulie Gualtieri

Citação de: bellamy em 22 de Junho de 2016, 11:39
Citação de: faneca_slb4ever em 22 de Junho de 2016, 11:36

Seria bom para a modalidade o Sporting voltar a ter seniores.

tinham as miúdas.. acabaram com a equipa