Florentino Luís

Médio, 25 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2019-2020, 2021-), 149 jogos (10183 minutos), 3 golos
Em 2024/2025: 18 jogos (1478 minutos), 2 golos

Equipa B: 3 épocas, 69 jogos, 1 golo

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (2)

Flirt4ever

Interessante ver que não se lembravam antes do Fejsa.... :P  he he he.

benficaslb1

Enquanto continuarem a dar a responsabilidade ao rapaz de construir jogo ele vai continuar a jogar mal, se meterem o Araújo a ponta de lança depois vão dizer que o jogador é mau. O Florentino é um recuperador de bolas, não é ele que tem que andar a descobrir passes entre linhas, nem a organizar jogo, faz o que pode.

Cosme2001

Citação de: Vulcan em Hoje às 14:23A bajulação do Florentino por parte de um adepto Benfiquista é, automaticamente, sinónimo de uma coisa: total alheamento dos padrões mínimos para o Benfica.

O Florentino é um médio com grande capacidade de desarme.
Certo.

E acabou.

O Benfica, maior clube de Portugal e, esperamos nós, um histórico europeu que quer sempre mostrar algo lá fora, não pode ter num 11, sistematicamente a titular, um jogador como o Florentino. NÃO PODE.

Não é questão de táticas. Se o treinador do momento achar que o Benfica deve usar um trinco ou um médio defensivo, mesmo assim o Florentino não serve.
Da mesma forma que ninguém tem dúvidas que um GR do Benfica não pode ser um tipo com bons reflexos e mau em tudo o resto (típico GR de engate dos pequenos) ou um avançado que é trabalhador mas faz 3 golos em 40 jogos na liga.

Até temos um exemplo recente: FEJSA. Um incrível trator no desarme, uma segurança defensiva enorme que não sendo bom no passe, segurar a bola na pressão ou na vertente ofensiva, era DECENTE.
Aqui reside o problema, um jogador titular do Benfica no meio campo tem de pelo menos ter os "mínimos olímpicos". O Tino faz muitos desarmes é verdade, o problema é que para aí metade dos desarmes que faz são bolas que perdeu, seja porque foi pressionado, seja porque passou mal a bola mesmo sem pressão.

É um jogador que devia estar no plantel mas nunca titular absoluto. Não é o único problema? não. É um grande problema? é.
O Florentino é muito melhor que o Fejsa com bola
O problema do Florentino é vir de onde vem, tem de jogar 5x o que jogam outros para ter o mesmo reconhecimento
Basta ver que depois de uma exibição coletivamente péssima é este tópico que anda sempre a rondar o topo, e nunca o dos fetiches caros da malta que têm rendido 0

Flirt4ever

Citação de: cernache1 em Hoje às 13:16
Citação de: Flirt4ever em Hoje às 12:27
Citação de: cernache1 em Hoje às 12:22
Citação de: Flirt4ever em Hoje às 11:24
Citação de: Endless em Hoje às 11:22
Citação de: cernache1 em Hoje às 11:21
Citação de: futeboldelite em Hoje às 11:11
Citação de: cernache1 em Hoje às 11:09
Citação de: GloriosoSLB1904 em Hoje às 09:43
Citação de: cernache1 em Hoje às 09:41
Citação de: Migas75 em Hoje às 09:10
Citação de: cernache1 em Hoje às 07:26Figura simpática mas um cepo como vi poucos a 6 no Benfica.

Um Gilles Binya, titular crónico.

Não exageres, o Tino é melhor que o Binya.

É um excelente recuperador de bolas, apenas isso. Para ser um 6 do Benfica tem de ser bem mais que um recuperador de bolas.

Mas temos outros que custaram muitos milhões que não convencem, nomeadamente Kokcu e Pavlidis!

De facto, nem o Kokçu nem o Pavlidis me convencem.

Mas ter um cepo a 6, barata tonta que perde mais bolas que aquelas que ganha, dita muita da qualidade do nosso futebol.

E de onde são esses dados? Da tua cabeça?

Poses guardar os dados na tua.

É um cepo sem sentido posicional. Zero. Ainda ontem ia oferecendo um golo.

se há coisa que ele tem é sentido posicional..

Claro. Quantas vezes aparece nas alas e deixa um buraco no meio ?

Sabes porque é que ele foi à ala não sabes?
Saber, saber... eu acho que ele sabe. Mas depois não dava jeito na sua "narrativa" :P

Dizer que é não ter sentido posicional porque  vai às linhas compensar os colegas que não estão lá, mas a bola está....  É outro nível de análise de jogos.....

Sim, obviamente. Um craque. Que, este, ninguém vem buscar. Porque será ?
Acho que identificaste o teu problema de análise aos jogadores... Ou se é um cepo ou se é um craque.

Enquanto não saíres desse tipo de "catálogo", vais sempre achar que a maioria dos jogadores são cepos autênticos.

A tua conclusão é patética. Mas não tanto como o nível do jogador em questão.
Pois não me parece. A realidade desmente-te, e sem grandes dúvidas.

Chamas o jogador de "cepo", o que é óbvio que não é. Faz de ti alguém que não tem razão.

Há quem não concorde contigo, logo dizes que acham que é um "craque", quando ninguém  o disse. Novamente, faz de ti alguém que não tem razão.

Isto, é um padrão. O padrão é que tu não tens razão. É o que é.

Por muito que tentes passar para o insulto individual, não é com isso que vais justificar algo que simplesmente não tens razão. Tens de tentar lidar com isso, e seguir em frente. A vida são só 2 dias, e já são 14:41.

Vidito

Citação de: Flirt4ever em Hoje às 11:52
Citação de: Vidito em Hoje às 11:38
Citação de: Flirt4ever em Hoje às 11:28
Citação de: Cardia em Hoje às 11:25Temos aqui um problema.

As outras equipas já perceberam que se nos pressionarem alto, dificilmente conseguimos sair a jogar e isso deve-se em muito às lacunas que o Tino tem quando tem a bola.

Para tentar ultrapassar esse problema, Kokçu é obrigado muitas vezes a recuar, ficando a equipa ainda com menos linhas de passe mais à frente com menos um homem.

Lage tem a obrigação de encontrar urgentemente uma solução para este problema.
O Florentino está lá é para recuperar bolas, não é para fazer a equipa jogar.  Supostamente isso é a função dos outros 2 médios. Mas muitas vezes estão "escondidos" e não dão linhas de passe. E acaba por ser o Florentino o jogador em campo que mais linhas de passe dá, e é inevitável que acabe todos os jogos como sendo dos jogadores com mais ações com bola.

A função do Florentino não é pegar no jogo, é impedir que o adversário pegue no jogo.

Dá linhas de passe. E depois? De que vale dar linhas de passe se depois não sabe o que fazer à bola? Zero, não é?
O Florentino é curtíssimo para o Benfica. O resto é conversa de quem engraçou com ele, vá-se lá saber porquê.
Ignorando o último parágrafo, que não tem grande interesse para a discussão.

Fazes uma boa questão. Que é o que é suposto o Florentino fazer depois de ter a bola, isto porque é o jogador que mais recupera bolas e o jogador que mais linhas de passe dá aos colegas de equipa.

Nesse sentido lembro-me sempre do nosso saudoso Fejsa. Enorme jogador. Enorme recuperador de bolas. E.... só. Esse nem passes a 10m fazia. E.... pasme-se, não tinha mal nenhum, porque a função dele é especificamente essa. E cumpria-a na perfeição. Um autêntico "trator". Que saudades.

Embora com estilos muito diferentes (onde no jogo físico é notária a diferença), mas as "funções" são as mesmas. Recuperar bolas e dar ao colega do lado. Dar linhas de passe para o colega não perder a bola e dar a bola ao colega mais próximo.

Eu acho que a real pergunta não devia ser porque é e que o Florentino não conseguiu fintar ou passar a "x" bola, mas sim porque é que não tinha uma boa linha de passe para o fazer.

O Frederick, excelente jogador, passou a estar preocupado com o Di Maria e o Kokçu parece estar, novamente, com o cu muito pesado....

O Pavlidis que vimos todos na pré-época, parece que desapreceu....

Epá desculpa lá mas não estás a ser sincero. Tens a noção da quantidade de vezes que o Florentino tem boas linhas de passe e não os faz? Seja lá por que razão for...
Isto não é ser limitado? Claro que é. E se nem a função dele cumpre tão bem como a malta diz, imagina outras coisas que vocês dizem que não as tem que fazer...
É limitado e o Benfica tem que ter muito melhor. O resto é conversa.

ajnogueira

Citação de: Cosme2001 em Hoje às 15:21
Citação de: Vulcan em Hoje às 14:23A bajulação do Florentino por parte de um adepto Benfiquista é, automaticamente, sinónimo de uma coisa: total alheamento dos padrões mínimos para o Benfica.

O Florentino é um médio com grande capacidade de desarme.
Certo.

E acabou.

O Benfica, maior clube de Portugal e, esperamos nós, um histórico europeu que quer sempre mostrar algo lá fora, não pode ter num 11, sistematicamente a titular, um jogador como o Florentino. NÃO PODE.

Não é questão de táticas. Se o treinador do momento achar que o Benfica deve usar um trinco ou um médio defensivo, mesmo assim o Florentino não serve.
Da mesma forma que ninguém tem dúvidas que um GR do Benfica não pode ser um tipo com bons reflexos e mau em tudo o resto (típico GR de engate dos pequenos) ou um avançado que é trabalhador mas faz 3 golos em 40 jogos na liga.

Até temos um exemplo recente: FEJSA. Um incrível trator no desarme, uma segurança defensiva enorme que não sendo bom no passe, segurar a bola na pressão ou na vertente ofensiva, era DECENTE.
Aqui reside o problema, um jogador titular do Benfica no meio campo tem de pelo menos ter os "mínimos olímpicos". O Tino faz muitos desarmes é verdade, o problema é que para aí metade dos desarmes que faz são bolas que perdeu, seja porque foi pressionado, seja porque passou mal a bola mesmo sem pressão.

É um jogador que devia estar no plantel mas nunca titular absoluto. Não é o único problema? não. É um grande problema? é.
O Florentino é muito melhor que o Fejsa com bola
O problema do Florentino é vir de onde vem, tem de jogar 5x o que jogam outros para ter o mesmo reconhecimento
Basta ver que depois de uma exibição coletivamente péssima é este tópico que anda sempre a rondar o topo, e nunca o dos fetiches caros da malta que têm rendido 0

Como é óbvio, isto está ao contrário.

Por vir de onde vem é que o Florentino continua no Benfica.

Se tivesse vindo do Brasil, fazia 6 ou 7 jogos, ia para o banco e depois rodava em empréstimos até ao fim do contrato.

Flirt4ever

Citação de: Vidito em Hoje às 16:22
Citação de: Flirt4ever em Hoje às 11:52
Citação de: Vidito em Hoje às 11:38
Citação de: Flirt4ever em Hoje às 11:28
Citação de: Cardia em Hoje às 11:25Temos aqui um problema.

As outras equipas já perceberam que se nos pressionarem alto, dificilmente conseguimos sair a jogar e isso deve-se em muito às lacunas que o Tino tem quando tem a bola.

Para tentar ultrapassar esse problema, Kokçu é obrigado muitas vezes a recuar, ficando a equipa ainda com menos linhas de passe mais à frente com menos um homem.

Lage tem a obrigação de encontrar urgentemente uma solução para este problema.
O Florentino está lá é para recuperar bolas, não é para fazer a equipa jogar.  Supostamente isso é a função dos outros 2 médios. Mas muitas vezes estão "escondidos" e não dão linhas de passe. E acaba por ser o Florentino o jogador em campo que mais linhas de passe dá, e é inevitável que acabe todos os jogos como sendo dos jogadores com mais ações com bola.

A função do Florentino não é pegar no jogo, é impedir que o adversário pegue no jogo.

Dá linhas de passe. E depois? De que vale dar linhas de passe se depois não sabe o que fazer à bola? Zero, não é?
O Florentino é curtíssimo para o Benfica. O resto é conversa de quem engraçou com ele, vá-se lá saber porquê.
Ignorando o último parágrafo, que não tem grande interesse para a discussão.

Fazes uma boa questão. Que é o que é suposto o Florentino fazer depois de ter a bola, isto porque é o jogador que mais recupera bolas e o jogador que mais linhas de passe dá aos colegas de equipa.

Nesse sentido lembro-me sempre do nosso saudoso Fejsa. Enorme jogador. Enorme recuperador de bolas. E.... só. Esse nem passes a 10m fazia. E.... pasme-se, não tinha mal nenhum, porque a função dele é especificamente essa. E cumpria-a na perfeição. Um autêntico "trator". Que saudades.

Embora com estilos muito diferentes (onde no jogo físico é notária a diferença), mas as "funções" são as mesmas. Recuperar bolas e dar ao colega do lado. Dar linhas de passe para o colega não perder a bola e dar a bola ao colega mais próximo.

Eu acho que a real pergunta não devia ser porque é e que o Florentino não conseguiu fintar ou passar a "x" bola, mas sim porque é que não tinha uma boa linha de passe para o fazer.

O Frederick, excelente jogador, passou a estar preocupado com o Di Maria e o Kokçu parece estar, novamente, com o cu muito pesado....

O Pavlidis que vimos todos na pré-época, parece que desapreceu....

Epá desculpa lá mas não estás a ser sincero. Tens a noção da quantidade de vezes que o Florentino tem boas linhas de passe e não os faz? Seja lá por que razão for...
Isto não é ser limitado? Claro que é. E se nem a função dele cumpre tão bem como a malta diz, imagina outras coisas que vocês dizem que não as tem que fazer...
É limitado e o Benfica tem que ter muito melhor. O resto é conversa.
Nessa parte eu não concordo nada.

Mas também não somos obrigados a concordar um com o outro.

Atenção, eu não estou a dizer que o Florentino é excelente a construir jogo. Nada disso, nem nada parecido com isso.

Estou é a tentar argumentar que é um jogador na linha do  grande "Fejsa". É recuperar bolas e dar ao colega do lado. Apenas isso. Se os colegas do lado se "escondem", é normal falhar mais vezes o passe.

Eu não estou a dizer que o Florentino é o melhor do mundo. Estou é a dizer que não é nenhum "cepo" como alguns repetem aqui exaustivamente, independentemente do jogo que faz, e que é o melhor médio defensivo do Benfica, e como consequência disso, tem de jogar sempre a titular, para mim.

Endless

Citação de: Flirt4ever em Hoje às 15:18
Citação de: Jamal em Hoje às 13:03Um dia ainda vamos ver alguma evolução na maneira de jogar.
Para mim continua a não convencer.
Eu acho que não.

Tal como não houve no Fejsa.

Este tipo de jogadores não é para evoluírem na construção de jogo. Não estou a ver nenhum caso assim.

O Florentino é bom naquilo que já escrevi minhentas vezes, sendo sobretudo no aspeto defensivo.

Se o que querem é no aspeto ofensivo, o Florentino terá pouco mais a evoluir nesse sentido, porque não é da natureza dele.
Há um caso

Mas eram outros tempos.
Redondo era capaz de conduzir e progredir com bola para o ataque com relativa qualidade. No Real Madrid, aparecia no momento da construção ofensiva, apesar de jogar a trinco.