A Taça Latina foi criada pela FIFA!

IPASLB

Citação de: gazetadosdesportos em 13 de Fevereiro de 2026, 17:29
Citação de: IPASLB em 13 de Fevereiro de 2026, 17:03
Citação de: pirolito1 em 13 de Fevereiro de 2026, 09:23
Citação de: gazetadosdesportos em 12 de Fevereiro de 2026, 19:02
Citação de: pirolito1 em 12 de Fevereiro de 2026, 14:21
Citação de: gazetadosdesportos em 11 de Fevereiro de 2026, 16:01
Citação de: pirolito1 em 11 de Fevereiro de 2026, 10:17
Citação de: andre_diogo em 10 de Fevereiro de 2026, 20:08
Citação de: pirolito1 em 09 de Fevereiro de 2026, 16:48A Wikipedia em inglês é uma boa fonte de informação, tem fontes e revisões.

Também eu já contactei a FIFA em 2011, porque a Lusa inventou que a FIFA não considerava a Taça Latina oficial, o que me responderam foi que a competição era para clubes europeus e a FIFA não era responsável pelo futebol de clubes europeu, portanto devia contactar a UEFA (que nem existia na altura).

Eu não coloco em causa a credibilidade da wikipedia. Acho que é uma ferramenta fantástica de informação e conhecimento. Tu dizes que tem fontes e revisões, a minha dúvida é onde estão essas fontes.

Sem esse rigor não é possível provar por A+B que a Taça Latina foi criada pela FIFA. Pode ser uma convicção vossa com base em fontes que existiram antes e eu respeito, mas é apenas isso.
As fontes, como é normal (senão não seriam fontes), estão referidas nos artigos. Funciona assim em toda a Wikipedia.

No caso do artigo da Taça Latina existe, por exemplo, este: https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=112518_01&pagfis=38281

A FIFA tem o documento da oficialização da Taça Latina, mas não quer que se  torne pública e que os vencedores a incluem oficialmente no seu palmarés! Também o Palmeiras reclama que tem o 1º mundial de clubes em 1951, aparentemente também com a chancela da FIFA! 
A questão FIFA é completamente irrelevante para o caso de ser oficial ou não. É-o porque era organizado pelas 4 Federações como competição oficial. A FIFA também não está envolvida na organização da Taça da Liga e esta é oficial.

Falaste da questão da Copa Rio que o Palmeiras reclama como Mundial e apesar de ser um torneio interessante era um torneio para o qual se convidavam apenas os campeões de alguns países (6 campeões nacionais e 2 campeões estaduais brasileiros). Não pode ter equivalência a Mundial, isso seria um grande erro. Mesmo que a FIFA estivesse (e esteve) envolvida na organização é apenas um torneio. Ser oficial ou não nem faz grande diferença para o caso.

Jules Rimet fez questão de ter a chancela da FIFA, porque senão era como a Mitropa Cup, uma competição particular. Só a UEFA (ainda não existia) ou a FIFA neste caso, é que podia oficializar competições de clubes de diferentes países. A Taça da Liga é organizada pela FPF logo é oficial, mas por exemplo a TCCF é uma competição particular, porque não era organizada pela UEFA. 
A Taça Latina era organizada pelas Federações nacionais, tinha um método de qualificação, portanto, era uma competição oficial. A FIFA apenas dava autorização para as competições existirem. Não quiseram ser eles a organizar.

Eu sei que a TCF não é considerada oficial, na altura em que começou até era uma competição concorrente da UEFA, só depois se foi harmonizando com esta, até ao ponto de ser substituída pela Taça UEFA.

A Taça Mitropa é também uma competição oficial organizada por várias federações nacionais e consta do palmarés oficial dos clubes que a ganharam. Até tem uma ou duas edições não oficiais. A Taça Mitropa devia ter parado com a II GM, depois passou a ser uma competição secundária e não faz sentido ver misturado no palmarés dos clubes a mesma competição sendo que uns a ganharam porque eram os melhores do país, outros porque não se qualificaram para as competições europeias e outros porque ganharam a segunda divisão nacional.

Nos anos 1970 também se jogou a Taça Anglo-Italiana e é uma competição oficial. Será que as federações italiana e inglesa pediram autorização à FIFA ou UEFA para a organizar? Duvido.

E as federações da Royal League? E as competições entre países do Báltico? E todas as competições All-Ireland? Duvido que em qualquer delas tenham pedido autorização a outras entidades, no entanto, todas são oficiais.
Absolutamente de acordo.

As Taças Mitropa (até ao começo da segunda guerra mundial) e a Latina era competições internacionais oficiais PRINCIPAIS (nas suas respetivas "regiões"), e principais porquê?

Simples, porque em primeiro lugar participavam as equipas campeãs nacionais, ou seja, por mérito desportivo.

A "Taça Ribeiro dos Reis" precursora da Taça da Liga, disputada entre 1962 e 1971 e organizada pela FPF é OFICIAL e deve constar no palmarés dos clubes, mas se fossem os clubes a organizarem a prova, e sem o consentimento da FPF, NÂO ERA OFICIAL. 

A Youth League é organizada pela UEFA logo é OFICIAL. A Intercontinental Youth League entre os vencedores da UEFA e CONMEBOL, é oficilizada pela FIFA? Senão for não é oficial.
Creio que é, mas mesmo se não o for pela FIFA, será seguramente pela UEFA e CONMEBOL.

Intercontinental não é Mundial, se fosse Mundial só seria oficial pela FIFA.

andre_diogo

Citação de: gazetadosdesportos em 12 de Fevereiro de 2026, 19:02Jules Rimet fez questão de ter a chancela da FIFA, porque senão era como a Mitropa Cup, uma competição particular. Só a UEFA (ainda não existia) ou a FIFA neste caso, é que podia oficializar competições de clubes de diferentes países. A Taça da Liga é organizada pela FPF logo é oficial, mas por exemplo a TCCF é uma competição particular, porque não era organizada pela UEFA. 

Já vimos atrás que é discutível falar de oficialidade com base nisto mas Mitropa teve as regras aprovadas pela FIFA ao contrário da Taça Latina