A Taça Latina foi criada pela FIFA!

pirolito1

Citação de: Goldberg em 30 de Abril de 2019, 15:24
CIS CUP alguem sabe se isso é mesmo oficial ou é erro do wiki?
A CIS Cup era oficial. Só que os principais clubes perderam o interesse nela e passaram a levar equipas secundárias. Depois passou a ser para selecções jovens até que acabou. Já antes de ser para selecções jovens a selecção de sub-21 da Rússia costumava participar.

pirolito1

Citação de: pirolito1 em 31 de Outubro de 2019, 16:02
Citação de: IPASLB em 30 de Abril de 2019, 14:30
Todos os Campeões das principais competições Europeias oficiais cronológicamente até ao ano que começou a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA;

Taça da Europa Central, criada e organizada pelas várias federações respectivas, vulgarmente conhecida por- Taça Mitropa;

1927- AC Sparta Praga
1928- Ferencváros TC
1929- Újpest TE
1930- SK Rapid Viena
1931- First Viena
1932- Bolonha AC
1933- FK Áustria Viena
1934- Bolonha AC
1935- AC Sparta Praga
1936- FK Áustria Viena
1937- Ferencváros TC
1938- SK Slavia Praga
1939- Újpest TE

1940- Não houve Campeão por causa da Segunda guerra Mundial, a prova voltaria a ser realizada em 1955 mas já sem a importância que teve porque a FIFA e as 4 Federações Latinas criaram a Taça da Europa Latina em 1949, passando esta a ser a principal prova europeia de clubes;

Taça da Europa Latina FIFA;

1949- FC Barcelona
1950- SL Benfica
1951- AC Milão
1952- FC Barcelona
1953- Stade Reims FC
1955- Real Madrid CF

Depois da edição de Junho de 1955 da Taça Latina, a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA passou a ser a principal prova europeia, sendo que nas primeiras 11 ÉPOCAS, apenas conseguiram ser Campeões clubes Latinos, também por aí se percebe claramente a importância que tinha de facto a Taça Latina criada pela FIFA, só na Décima Segunda edição é que um clube não Latino foi campeão, o Celtic da Escócia em 1967 e em Lisboa!
A cronologia, por mais correcta que esteja, não deve ser apresentada assim. São provas de cariz diferente. A Taça Latina dizia respeito aos 4 países latinos, a TCCE diz respeito a toda a Europa, não são provas equiparáveis. A Taça Mitropa foi variando quanto aos países participantes.
Nessa tua cronologia não devias considerar a edição de 1955, porque a primeira edição da TCCE - 1955/56 - era destinada aos campeões desse ano, logo tens duas competições para os mesmos clubes.

IPASLB

Citação de: pirolito1 em 31 de Outubro de 2019, 16:12
Citação de: pirolito1 em 31 de Outubro de 2019, 16:02
Citação de: IPASLB em 30 de Abril de 2019, 14:30
Todos os Campeões das principais competições Europeias oficiais cronológicamente até ao ano que começou a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA;

Taça da Europa Central, criada e organizada pelas várias federações respectivas, vulgarmente conhecida por- Taça Mitropa;

1927- AC Sparta Praga
1928- Ferencváros TC
1929- Újpest TE
1930- SK Rapid Viena
1931- First Viena
1932- Bolonha AC
1933- FK Áustria Viena
1934- Bolonha AC
1935- AC Sparta Praga
1936- FK Áustria Viena
1937- Ferencváros TC
1938- SK Slavia Praga
1939- Újpest TE

1940- Não houve Campeão por causa da Segunda guerra Mundial, a prova voltaria a ser realizada em 1955 mas já sem a importância que teve porque a FIFA e as 4 Federações Latinas criaram a Taça da Europa Latina em 1949, passando esta a ser a principal prova europeia de clubes;

Taça da Europa Latina FIFA;

1949- FC Barcelona
1950- SL Benfica
1951- AC Milão
1952- FC Barcelona
1953- Stade Reims FC
1955- Real Madrid CF

Depois da edição de Junho de 1955 da Taça Latina, a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA passou a ser a principal prova europeia, sendo que nas primeiras 11 ÉPOCAS, apenas conseguiram ser Campeões clubes Latinos, também por aí se percebe claramente a importância que tinha de facto a Taça Latina criada pela FIFA, só na Décima Segunda edição é que um clube não Latino foi campeão, o Celtic da Escócia em 1967 e em Lisboa!
A cronologia, por mais correcta que esteja, não deve ser apresentada assim. São provas de cariz diferente. A Taça Latina dizia respeito aos 4 países latinos, a TCCE diz respeito a toda a Europa, não são provas equiparáveis. A Taça Mitropa foi variando quanto aos países participantes.
Nessa tua cronologia não devias considerar a edição de 1955, porque a primeira edição da TCCE - 1955/56 - era destinada aos campeões desse ano, logo tens duas competições para os mesmos clubes.
Eu nunca disse que era uma prova de campeões europeus de facto...
A edição de 1955 foi antes...da 1 edição da TCCE que até nem  teve nada a ver com a UEFA  e que segundo os jornais da época foi ofuscada por essa edição de 55 da Taça Latina...

O meu entendimento relativamente á Taça Latina é igual ao do Campeonato de Portugal, eram respectivamente as provas oficiais mais importantes e únicas na altura, logo, merecem o importante destaque que tiveram, mesmo que a federação e mal a meu ver, tenha reduzido a importância da prova nacional por causa de seu formato...houve até edições onde só participaram os campeões regionais de Lisboa e Porto.

A Taça Latina foi CRIADA pela FIFA...facto...o de ter delegado organização etc ás respectivas 4 federações latinas não quer dizer que não tenha sido...criada pela mesma...logo, foi uma prova oficialmente criada pela FIFA  que por sua vez achou por bem delegar a organização etc ás respectivas federações...

O SLB venceu na época a principal prova europeia oficial que existia, facto...

Se não concordas comigo, respeito mas confesso que não fico contente, não vou ser hipócrita.

O SLB está acima de todos os Benfiquistas, a história do SLB jamais deverá ser esquecida ou menorizada!

IPASLB

E quanto á Taça Intercontinental quando também se passou a denominar-se de Toyota, e salvo erro, a UEFA e a Conmebol deixaram de ter qualquer coisa a ver com a prova depois de vários acontecimentos de violência terem sucedido, mas tinha no mínimo o patrocínio da Federação Japonesa de Futebol, logo, continuou a ser oficial, mas isso é irrelevante já que a FIFA em 2017 reconheceu essa prova (antes não a reconhecia como prova que atribuísse títulos de campeão mundial) e muito mal, mas reconheceu, ponto.

pirolito1

Citação de: IPASLB em 31 de Outubro de 2019, 18:03
Citação de: pirolito1 em 31 de Outubro de 2019, 16:12
Citação de: pirolito1 em 31 de Outubro de 2019, 16:02
Citação de: IPASLB em 30 de Abril de 2019, 14:30
Todos os Campeões das principais competições Europeias oficiais cronológicamente até ao ano que começou a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA;

Taça da Europa Central, criada e organizada pelas várias federações respectivas, vulgarmente conhecida por- Taça Mitropa;

1927- AC Sparta Praga
1928- Ferencváros TC
1929- Újpest TE
1930- SK Rapid Viena
1931- First Viena
1932- Bolonha AC
1933- FK Áustria Viena
1934- Bolonha AC
1935- AC Sparta Praga
1936- FK Áustria Viena
1937- Ferencváros TC
1938- SK Slavia Praga
1939- Újpest TE

1940- Não houve Campeão por causa da Segunda guerra Mundial, a prova voltaria a ser realizada em 1955 mas já sem a importância que teve porque a FIFA e as 4 Federações Latinas criaram a Taça da Europa Latina em 1949, passando esta a ser a principal prova europeia de clubes;

Taça da Europa Latina FIFA;

1949- FC Barcelona
1950- SL Benfica
1951- AC Milão
1952- FC Barcelona
1953- Stade Reims FC
1955- Real Madrid CF

Depois da edição de Junho de 1955 da Taça Latina, a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA passou a ser a principal prova europeia, sendo que nas primeiras 11 ÉPOCAS, apenas conseguiram ser Campeões clubes Latinos, também por aí se percebe claramente a importância que tinha de facto a Taça Latina criada pela FIFA, só na Décima Segunda edição é que um clube não Latino foi campeão, o Celtic da Escócia em 1967 e em Lisboa!
A cronologia, por mais correcta que esteja, não deve ser apresentada assim. São provas de cariz diferente. A Taça Latina dizia respeito aos 4 países latinos, a TCCE diz respeito a toda a Europa, não são provas equiparáveis. A Taça Mitropa foi variando quanto aos países participantes.
Nessa tua cronologia não devias considerar a edição de 1955, porque a primeira edição da TCCE - 1955/56 - era destinada aos campeões desse ano, logo tens duas competições para os mesmos clubes.
Eu nunca disse que era uma prova de campeões europeus de facto...
A edição de 1955 foi antes...da 1 edição da TCCE que até nem  teve nada a ver com a UEFA  e que segundo os jornais da época foi ofuscada por essa edição de 55 da Taça Latina...

O meu entendimento relativamente á Taça Latina é igual ao do Campeonato de Portugal, eram respectivamente as provas oficiais mais importantes e únicas na altura, logo, merecem o importante destaque que tiveram, mesmo que a federação e mal a meu ver, tenha reduzido a importância da prova nacional por causa de seu formato...houve até edições onde só participaram os campeões regionais de Lisboa e Porto.

A Taça Latina foi CRIADA pela FIFA...facto...o de ter delegado organização etc ás respectivas 4 federações latinas não quer dizer que não tenha sido...criada pela mesma...logo, foi uma prova oficialmente criada pela FIFA  que por sua vez achou por bem delegar a organização etc ás respectivas federações...

O SLB venceu na época a principal prova europeia oficial que existia, facto...

Se não concordas comigo, respeito mas confesso que não fico contente, não vou ser hipócrita.

O SLB está acima de todos os Benfiquistas, a história do SLB jamais deverá ser esquecida ou menorizada!
O que não concordo é que seja uma prova europeia. Era uma competição regional; por exemplo, o campeão alemão não podia participar. Também não podes dizer que os vencedores da Royal League (na Escandinávia, mas há mais exemplos) tenham vencido provas europeias (neste caso menos importantes). Se entre a Taça Mitropa e a Taça Latina o campeão do Luxemburgo e da Irlanda tivessem uma competição entre si dirias que ganharam a principal prova europeia?

As provas europeias são para a Europa toda e essas surgiram em 1955/56.

IPASLB

Mas esse "só" tem muito mais importância...mesmo até ao dia de hoje não são os clubes dos países latinos os mais titulados na principal prova europeia? Só este facto  diz bem  da importância da Taça Latina, pelo menos para mim.

Mesmo só participando clubes de 4 países europeus, sendo que 3 deles são das principais ligas europeias, só Inglaterra se equivale a estes 3...a prova não sendo da UEFA, até porque nem existia, era da FIFA, tão sómente a principal entidade máxima global no Futebol e por norma só participavam os campeões nacionais respectivos, salvo uma ou outra excepção.

Eu, tu e outros podemos atribuir mais ou menos importância á prova , mas de facto foi uma prova oficial internacional FIFA e quando o SLB a venceu era de facto a principal prova Internacional entre clubes, aqui estaremos de acordo.

IPASLB

Uma coisa são provas europeias que englobem todos ou muitos clubes de países europeus, outra, são provas que no mínimo participem 2 clubes de 2 países europeus, por exemplo uma taça ibérica etc, mas na essência também se pode dizer que é uma prova/torneio etc europeia/europeu, afinal os clubes em questão não são de facto, europeus?

É só nesse sentido, eu não confundo provas principais que atribuam títulos de campeão europeu com provas que mesmo sendo/foram principais, não atribuíam de facto, títulos de campeão europeu...

pirolito1

Citação de: IPASLB em 31 de Outubro de 2019, 19:31
Mas esse "só" tem muito mais importância...mesmo até ao dia de hoje não são os clubes dos países latinos os mais titulados na principal prova europeia? Só este facto  diz bem  da importância da Taça Latina, pelo menos para mim.

Mesmo só participando clubes de 4 países europeus, sendo que 3 deles são das principais ligas europeias, só Inglaterra se equivale a estes 3...a prova não sendo da UEFA, até porque nem existia, era da FIFA, tão sómente a principal entidade máxima global no Futebol e por norma só participavam os campeões nacionais respectivos, salvo uma ou outra excepção.

Eu, tu e outros podemos atribuir mais ou menos importância á prova , mas de facto foi uma prova oficial internacional FIFA e quando o SLB a venceu era de facto a principal prova Internacional entre clubes, aqui estaremos de acordo.
Isso é como dar mais importância ao campeonato inglês de 1889 porque era o único no Mundo ou às Taças de Inglaterra de 1872 e 1873 porque eram a única competição de futebol. Mesmo que os vencedores da TCCE até hoje fossem todos dos países latinos a Taça Latina continuaria a ser a Taça Latina (prova para os campeões de 4 países).

pirolito1

Citação de: IPASLB em 31 de Outubro de 2019, 19:38
Uma coisa são provas europeias que englobem todos ou muitos clubes de países europeus, outra, são provas que no mínimo participem 2 clubes de 2 países europeus, por exemplo uma taça ibérica etc, mas na essência também se pode dizer que é uma prova/torneio etc europeia/europeu, afinal os clubes em questão não são de facto, europeus?

É só nesse sentido, eu não confundo provas principais que atribuam títulos de campeão europeu com provas que mesmo sendo/foram principais, não atribuíam de facto, títulos de campeão europeu...
Os clubes de San Marino também são europeus mas o campeonato de San Marino não é uma prova europeia.

IPASLB

Então eu presumo que não consideras relevante a vitória na Taça Latina, são opiniões, eu considero importante, repito, na altura só existia está competição, até a designação oficial da Taça Latina era de Taça da Europa Latina, mas isto é um pormenor irrelevante, era a principal prova Internacional, isto é um facto indesmentível, tal como é um facto indesmentível que tanto a FIFA como a UEFA a consideram como a prova antecessora da principal prova da UEFA, e volto a frisar, na altura a edição de 1955 ofuscou a 1 edição da TCCE, isto é outro facto indesmentível, posto isto, eu e não só, considero a Taça Latina de importante, de uma prova principal na época, até porque quando o SLB a venceu não havia outra, mas cada um acha o que acha e ninguém se zanga por isto, o SLB fez história ao ser o primeiro clube desportivo português a vencer uma prova Internacional oficial entre clubes não só no Futebol como no conjunto de todos os desportos e merece ser um facto histórico importantíssimo quanto a mim.

Aka

Citação de: IPASLB em 31 de Outubro de 2019, 18:13
E quanto á Taça Intercontinental quando também se passou a denominar-se de Toyota, e salvo erro, a UEFA e a Conmebol deixaram de ter qualquer coisa a ver com a prova depois de vários acontecimentos de violência terem sucedido, mas tinha no mínimo o patrocínio da Federação Japonesa de Futebol, logo, continuou a ser oficial, mas isso é irrelevante já que a FIFA em 2017 reconheceu essa prova (antes não a reconhecia como prova que atribuísse títulos de campeão mundial) e muito mal, mas reconheceu, ponto.

As pessoas continuam a fazer uma confusão enorme com a questão da Toyota. A competição chamava-se Taça Intercontinental. Quando a competição passou a ser disputada sempre no Japão e patrocinada pela Toyota, o vencedor para além da Taça Intercontinental recebia uma segunda taça, a Taça Toyota.


Taça Intercontinental...




Taça Toyota...









IPASLB

Aka, mal de mim se não soubesse isso, eu referia-me á prova e não ao troféu...

Depois de 1982, a UEFA e a CONMEBOL deixaram de fazer parte da prova...mas continuou a ser oficial, porque? Porque a Federação Japonesa de Futebol entrou em cena...mas como eu já disse antes...isso é completamente irrelevante já que posteriormente a FIFA reconsiderou, muito mal quanto a mim, e entendeu atribuir títulos de campeão mundial por esse troféu...o que é ridículo já que nenhuma prova com formato de Troféu( apenas com 2 equipas participantes e em que o clube campeão NÃO pode participar na defesa do seu título a menos que seja campeão europeu/sul americano, ou seja, tem que vencer outra prova para participar na prova que atribui título de campeão mundial, aberração completa) pode juridicamente atribuir títulos de nada, apenas atribuem troféus!

Outros exemplos de provas consideradas Troféus ( não confundir com um objecto que se ganha numa prova desportiva ou na caça...);

Supertaças nacionais ou internacionais.

IPASLB

#117
Resumindo e concluído, nem o actual campeonato do mundo de clubes da FIFA é a prova Internacional mais importante entre clubes, quanto mais a extinta Intercontinental...

A principal prova Internacional entre clubes é a UEFA TCCE/CL, a única prova na Europa que atribui títulos de campeão europeu de facto e de Jure, todas as outras provas europeias são menores, ponto.

Na América do Sul, é a Libertadores, mesmo sendo de um nível inferior á principal prova europeia.

pirolito1

Citação de: IPASLB em 02 de Novembro de 2019, 12:17
Então eu presumo que não consideras relevante a vitória na Taça Latina, são opiniões, eu considero importante, repito, na altura só existia está competição, até a designação oficial da Taça Latina era de Taça da Europa Latina, mas isto é um pormenor irrelevante, era a principal prova Internacional, isto é um facto indesmentível, tal como é um facto indesmentível que tanto a FIFA como a UEFA a consideram como a prova antecessora da principal prova da UEFA, e volto a frisar, na altura a edição de 1955 ofuscou a 1 edição da TCCE, isto é outro facto indesmentível, posto isto, eu e não só, considero a Taça Latina de importante, de uma prova principal na época, até porque quando o SLB a venceu não havia outra, mas cada um acha o que acha e ninguém se zanga por isto, o SLB fez história ao ser o primeiro clube desportivo português a vencer uma prova Internacional oficial entre clubes não só no Futebol como no conjunto de todos os desportos e merece ser um facto histórico importantíssimo quanto a mim.
Considero a Taça Latina muito relevante. Era uma competição internacional e para mim tem mais importância que qualquer campeonato nacional. Mas não deve ser misturada com a TCCE.

Dizeres que é indesmentível que a primeira edição da TCCE foi ofuscada pela TL parece-me um exagero. A TL foi jogada em Junho, num país, dizendo respeito apenas a 4 países, a TCCE foi jogada ao longo do ano por quase toda a Europa. A final foi jogada no mesmo estádio pelas mesmas duas equipas e o jogo com maior assistência foi a final da TCCE, uma competição nova em vez da competição estabelecida, acho que isto também é um indício da aceitação da competição. Se assim não fosse a TL não teria desaparecido duas edições depois.

pirolito1

Citação de: IPASLB em 02 de Novembro de 2019, 16:14

Depois de 1982, a UEFA e a CONMEBOL deixaram de fazer parte da prova...mas continuou a ser oficial, porque? Porque a Federação Japonesa de Futebol entrou em cena...
Isso não é verdade! A UEFA e a CONMEBOL tinham contratos assinados com a Toyota e a JFA quanto à participação das equipas, o campeão europeu tinha a obrigatoriedade de participar na Taça Europeia-Sul Americana. E continuaram a ser jogos oficias da UEFA e da CONMEBOL.

A UEFA e a CONMEBOL estiveram envolvidas em todas as edições da Taça Europeia-Sul Americana.