Época 2017/2018

ElToto

Com o jogo pessimo que fizemos hoje garantimos o 2o lugar...se eventualmente ainda ficamos com o campeonato  jasus  ;D

Cosmic

É não deixar morrer o assunto e trazer outros à baila. É a altura certa.

Gradinni

Até nos podem entregar o titulo, mas no meu pensamento não o devemos festejar nem propalar minimamente. Ainda hoje foi mais uma exibição lamentável como todas as que tivemos com sporting e jogos fora com o porto. A verdade desportiva pode ter sido desvirtuada mas obviamente se o porto não tivesse entrado nesta fase final já quase derrotado (nem eles nem nós acreditávamos seriamente que se poderia ganhar o campeonato ao sporting) a história teria sido bem diferente.
Acho que o aproveitamento que devemos fazer desta situação, se se confirmar alguma punição aos lagartos, é fazer valer a nossa posição na EHF, entrar na Champions e usar esse trunfo na abordagem ao mercado para na proxima época montarmos uma equipa que lute verdadeiramente pelo título, em campo de preferência

TeamRocket37

Carlos Resende, treinador do Benfica, falou sobre o alegado esquema de corrupção relacionado com a compra de equipas de arbitragem no andebol e que envolve o Sporting

No final do jogo desta quarta-feira que colocou frente a frente FC Porto e Benfica no Dragão, relativo à penúltima jornada fase final do campeonato de andebol, Carlos Resende, treinador do Benfica, reagiu à investigação sobre o alegado esquema de corrupção que envolve o Sporting relativamente a jogos do campeonato da época 2016/17.

"As noticias que vieram a público não são agradáveis para a modalidade. Em primeiro lugar, quem vai perder, obviamente, é a modalidade. Até agora não há memória de informações deste cariz. Em segundo lugar, temos de ter a inteligência de não fechar os olhos, se bem que acho difícil, conhecendo algumas pessoas, que aquilo aconteça, mas a verdade é que vivemos num mundo em que os políticos também cometem corrupção e por isso é que alguns são presos, os polícias, os advogados, os juristas, os bombeiros - há bombeiros que incendeiam e há bombeiros que salvam pessoas. Temos de destacar, não um pequeno nicho, mas toda uma modalidade que até agora não teve esses problemas. Temos de dar espaço para que a Justiça trabalhe e se de facto aconteceu que sejam punidos exemplarmente os culpados, se não aconteceu que sejam punidas as pessoas que lançam boatos. Em primeira instância, perdemos todos."

Sobre as questões de arbitragem no jogo ABC-FC Porto da época passada, o técnico afirmou: "Já não tenho memória. Falou-se de muita coisa. Hoje, se alguém for ao balneário do Benfica, sentimos que há lances em que somos prejudicados e se formos ao balneário do FC Porto eles dirão o mesmo. Defendo os valores do desporto e não são os que apareceram na televisão. Os meus valores são os do mérito e do trabalho e foram esses que ensinei às minhas filhas e não as ensinei a contornar regras a torto e a direito."

Questionado sobre as suas declarações após o jogo com Sporting, relativo à sétima jornada da fase final, que originaram inclusive reação do diretor do Sporting, Carlos Galambas, o treinador do Benfica, explicou: "Disse que é uma equipa que faz anti-jogo, que quando vai para o ataque entra sistematicamente em jogo passivo. Os árbitros não podem marcar apenas jogo passivo quando o jogo está equilibrado nos últimos cinco minutos. O diretor do Sporting, numa certa deselegância, diria com certa obrigação de alguém que está por trás, disse que o Benfica é uma equipa dura. Pois eu disse aos meus jogadores o contrário, porque, por exemplo, quem sofre 19 golos do FC Porto é uma equipa soft. Uma equipa que nos jogos contra o Sporting tem três jogadores magoados, o Fábio Antunes, o Seabra que ia partindo uma costela, o Cavalcanti que ia partindo o nariz... não sei que dureza nós temos que só os nossos jogadores se magoam."

https://www.ojogo.pt/modalidades/andebol/noticias/interior/se-aconteceu-que-sejam-punidos-os-culpados-se-nao-que-sejam-punidos-os-que-lancam-boatos-9348882.html

TeamRocket37

No final da partida diante do Madeira SAD (vitória por 27x26), Carlos Martins confirmou que esta foi a última época ao serviço do ABC. Em declarações à Andebol TV, o jogador dos bracarenses recordou o seu percurso no clube e fez um balanço positivo desta temporada.

«Em princípio sim, vou sair. Foram seis anos incríveis os que passei aqui e esta ovação foi por causa disso. Ganhei seis títulos e formei-me como homem, sou licenciado e estou a tirar mestrado. Este clube é essencialmente isto», afirmou o ponta direito que, ao que tudo indica, vai representar o Benfica na próxima época.

«Inicialmente, todos diziam que ninguém ia contar connosco para esta época. Conseguimos logo ganhar a Supertaça ao Sporting, atual campeão nacional. Fomos fazendo os nossos jogos, empatámos na casa dos três grandes, mas acho que no geral fizemos um bom trabalho. Ganhámos uma Taça e ficámos em quarto, o único ponto negativo foi a prestação na Taça de Portugal», rematou o andebolista de 23 anos.

Universo Benfica

Campeonato Nacional 2017/18 | Fase Final | 9ª Jornada

Porto 31-26 Benfica

Alexandre Cavalcanti (3), Davide Carvalho (5), Bélone Moreira (4), Pedro Seabra (4), João Pais (2), Ricardo Pesqueira (2), Tiago Ferro (2), Paulo Moreno (1), João da Silva (1), Arthur Patrianova (1) e Ales Silva (1)

ABC 27-26 Madeira SAD

AA Avanca 29-31 Sporting

Classificação Geral:

Universo Benfica

Campeonato Nacional 2017/18 | Fase Final | 10ª Jornada

19 Mai (Sábado)

Madeira SAD - AA Avanca 18h00

Benfica - ABC 18h00

Sporting - Porto 18h00

Gradinni

Espero que porto (estes nem tanto, só avançam uma eliminatória), ABC e Avanca percebam a oportunidade que têm a nível de competições europeias com o eventual castigo ao sporting e se mexam também nesse sentido

Dr.Lecter

Citação de: ze do café em 17 de Maio de 2018, 14:30
Espero que porto (estes nem tanto, só avançam uma eliminatória), ABC e Avanca percebam a oportunidade que têm a nível de competições europeias com o eventual castigo ao sporting e se mexam também nesse sentido

As competições europeias foram a morte financeira do ABC e seriam a do Avanca também.

Esses clubes não têm estrutura para andar aí a viajar pela Europa, a não ser que seja para levar na beiça forte e feio.

Ainda se fosse o Madeira...

DB4700

ATLETAS COM TENDÊNCIA PARA SE LESIONAREM

Stefan Terzic, Arthur Patrianova, Ary Neto. Três nomes diferentes com histórias muito semelhantes. Os três já foram vistos como autênticas promessas a nível mundial nas suas modalidades mas as lesões graves comprometeram tal sonho e acabaram em Portugal no nosso Benfica. A ideia do nosso clube era utilizar os serviços médicos do futebol neles para os recuperar de maneira a que o Benfica tivesse atletas de nível mundial à disposição nas modalidades. Se a ideia era brilhante no papel - eu acho mesmo que era muito bem pensado - a verdade é que não teve grandes efeitos prácticos.

Quando o Vardar andou a formar a equipa que entretanto venceu a Champions League, havia uma jovem promessa sérvia lá metida no meio do plantel. Stefan Terzic acabou por ter uma rotura de ligamentos já em Espanha há duas épocas, foi dispensado a meio da temporada e veio fazer o resto da recuperação para o Benfica onde assinou um contrato por três anos. Ia a sua primeira época a meio e teve uma nova rotura de ligamentos em outro joelho. Fica de fora novamente o resto da época e a meio da sua segunda época volta a ter uma lesão que o deixa de fora o resto da temporada. Stefan Terzic, ainda assim, é o melhor jogador que vi jogar em Portugal. Mas nunca dura mais do que meia época.

Ary Neto foi um dos primeiros jogadores da melhor seleção do mundo de Voleibol a vir jogar em Portugal. Como é que um internacional brasileiro acaba por vir parar cá? Teve uma lesão grave e chega já recuperado. O facto é que literalmente no primeiro remate que faz na temporada lesiona-se contra o Sporting.

Arthur Patrianova é outro internacional brasileiro, com passagens por equipas de Champions League. Também sofreu a sua parte com lesões e acaba por vir numa situação parecida com a de Terzic. Faz a recuperação cá e assina contrato depois. Entretanto a época está a chegar ao final e Patrianova (muito por culpa da competição) mal tem jogado. Acrescentou zero.

Esta ideia de contratar jovens promessas com a esperança que elas recuperassem não tem dado resultado e se calhar está na altura de mudarmos o chip. Este tipo de casos só acontecem no Andebol e no Voleibol. Pois, no Hóquei e no Futsal há poucos países no nosso nível de competição. Acabamos por estar entre os melhores e não nos temos que sujeitar a contratar atletas "defeituosos". No Basquetebol há uma quantidade infindável de americanos que são capazes de fazer a diferença. No Voleibol e no Andebol a qualidade é mais limitada em quantidade e há diferenças substanciais entre o nosso campeonato e o top a nível europeu.

Qual é a solução? Na minha óptica, no Andebol, devemos focar em países onde há qualidade apesar das competições serem ainda piores do que a nossa. O lateral direito do Vardar, que ganhou a posição ao Terzic, andava na Bielorrússia há uns anos. Há mais Campeonatos para além da Bielorrúsia, como o da Macedónia (para equipas do meio da tabela), da Roménia ou da Ucrânia onde haverá jovens com grande potencial prontos a ser descobertos e para quem vir para Lisboa e para um clube que disputa a EHF Cup é um grande salto quer a nível desportivo quer a nível de qualidade de vida.

Já no Voleibol a história é ligeiramente diferente porque o nosso Campeonato não é tão bom como o de Andebol é (relativamente, claro). Acho que temos que nos devemos focar em Campeonatos fora da Europa, particularmente a Superliga Brasileira onde o ano passado trouxemos o Rapha.

As modalidades estão a passar por uma fase de adaptação com estas recentes investidas do Sporting. Temos que mudar de estratégia e esta é a minha sugestão. Há coisas que podemos fazer melhor. A nível do jogador nacional estamos a segurar muito do futuro, mas do jogador internacional há clara melhorias a ser feitas. Nenhum dos quatro jogadores estrangeiros do Andebol é titular. Dos cinco jogadores estrangeiros contratados no verão no Voleibol, só o Mrdak acrescentou algo. É possível fazer melhor.

Spoiler

TeamRocket37

Alguém sabe que o EHF já se pronunciou sobre o caso do Andebol?!

Mikaeil

Citação de: Carlsberg87 em 18 de Maio de 2018, 00:33

Para já, mais vale perguntar se a FPA já deu conhecimento à EHF do que se passa?

Dr.Lecter

Citação de: Mikaeil em 18 de Maio de 2018, 09:04

Para já, mais vale perguntar se a FPA já deu conhecimento à EHF do que se passa?

A FPA abriu de imediato processo disciplinar. A ver o que acontece. Não acredito que decidam o que quer que seja sem o conforto de uma decisão nos tribunais civis.

Mikaeil

Citação de: Dr.Lecter em 18 de Maio de 2018, 09:21

A FPA abriu de imediato processo disciplinar. A ver o que acontece. Não acredito que decidam o que quer que seja sem o conforto de uma decisão nos tribunais civis.

Mas, e questiono sem conhecimento de causa, perante os dados que vieram a público, a FPA não deveria, pelo menos, avisar a EHF sobre o facto de ter aberto um processo disciplinar?

Dr.Lecter

Citação de: Mikaeil em 18 de Maio de 2018, 10:02
Citação de: Dr.Lecter em 18 de Maio de 2018, 09:21

Mas, e questiono sem conhecimento de causa, perante os dados que vieram a público, a FPA não deveria, pelo menos, avisar a EHF sobre o facto de ter aberto um processo disciplinar?

Não faço ideia se haverá ou não esse tipo de obrigações. De qualquer maneira, a EHF já está mais que ao corrente da situação, isto tem sido bastante difundido.