Formação (2017-2018)

Coach_Gouveia

Citação de: Theroux em 07 de Janeiro de 2018, 23:47
É sintomático que o único miúdo (18 anos) que entusiasmou um bocadinho na equipa principal, numa década inteira (?), é... o filho do Lisboa.

Se ele consegue mostrar serviço o problema está na falta de qualidade da estrutura que impede outros de aparecerem com 18 anos, ou mais cedo, porque no basket português um jogador para o Benfica tem de estar mais que preparado para a Liga aos 17/18 anos, de forma a que aos 20 e tal exista a possibilidade de jogar alguma coisa que se veja.
A diferença do "filho do Lisboa" para os outros não está na qualidade actual ou no trabalho feito anteriormente, está em ter tido a oportunidade de jogar e treinar diariamente com os seniores.

Aí para mim foi um dos maiores erros em jogadores anteriores que eram facilmente considerados mais talentosos que o Rafael, passaram demasiado tempo a ser figuras na equipa B e muito raramente tiveram oportunidade de jogar. Ainda me lembro de o Monteiro ou o Sérgio Silva terem apenas e só 5 minutos uma ou outra vez... O Rafael só num jogo jogou 13 minutos...
E sim, é uma critica ao Goran e ao próprio Lisboa, que não souberam aproveitar melhor o talento que existia dentro do clube.
Dizer que por exemplo o Rafael nunca foi a uma fase final de Eurobasket como outros jovens até da mesma idade.
Acredito que é possível vermos mais e melhor do Rafael, mas também do Slutej, do Lança, do Delgado, do Queta. Isto porque tem valor e trabalhando com os seniores e sendo chamados a estes jogos, tem tudo para mostrar qualidade e ir sendo aposta. Agora não podem é passar mais outro ano nos B só porque assim ganhamos mais uns joguitos na B, há que apostar neles, meter alguns a rodar na Liga e mostrar valor para serem apostas serias no futuro!

Messi87

Sub 18: CBQ campeão invencível

Na competição masculina, disputada no Pavilhão Municipal Eng. Ministro dos Santos, na Malveira, o CB Queluz voltou a vencer os jogos que disputou, terminando a prova com um registo impecável: 100% vitorioso (18 jogos, 18 vitórias). Mas teve de sofrer para se sagrar campeão de Lisboa, sobretudo no encontro da primeira jornada frente ao Benfica. Quanto aos três restantes competidores, dividiram entre si as vitórias nos jogos disputados, acabando a diferença pontual por permitir que os rapazes da Luz fossem vice-campeões.

Resultados:

1.ª jornada
CB Queluz, 56 – Benfica, 52
NB Queluz, 53 – Paço de Arcos, 59
2.ª jornada
CB Queluz, 65 – NB Queluz, 48
Paço de Arcos, 36 – Benfica, 61
3.ª jornada
Benfica, 53 – NB Queluz, 59
CB Queluz, 61 – Paço de Arcos, 47

Cinco ideal: Eduardo Tomé (SL Benfica), Miguel Correia (Paço de Arcos), Henrique Alves (SL Benfica), Lamine Banora (CB Queluz) e Rui Palhares (NB Queluz).

MVP: Lamine Banora (CB Queluz)

Classificação
1.º CB Queluz
2.º Benfica
3.º NB Queluz
4.º Paço de Arcos
5.º Algés
6.º Odisseia Basket
7.º Salesianos Lisboa
8.º Estoril Basket

zerocool

Citação de: Messi87 em 22 de Janeiro de 2018, 20:39
Sub 18: CBQ campeão invencível

Na competição masculina, disputada no Pavilhão Municipal Eng. Ministro dos Santos, na Malveira, o CB Queluz voltou a vencer os jogos que disputou, terminando a prova com um registo impecável: 100% vitorioso (18 jogos, 18 vitórias). Mas teve de sofrer para se sagrar campeão de Lisboa, sobretudo no encontro da primeira jornada frente ao Benfica. Quanto aos três restantes competidores, dividiram entre si as vitórias nos jogos disputados, acabando a diferença pontual por permitir que os rapazes da Luz fossem vice-campeões.

Resultados:

1.ª jornada
CB Queluz, 56 – Benfica, 52
NB Queluz, 53 – Paço de Arcos, 59
2.ª jornada
CB Queluz, 65 – NB Queluz, 48
Paço de Arcos, 36 – Benfica, 61
3.ª jornada
Benfica, 53 – NB Queluz, 59
CB Queluz, 61 – Paço de Arcos, 47

Cinco ideal: Eduardo Tomé (SL Benfica), Miguel Correia (Paço de Arcos), Henrique Alves (SL Benfica), Lamine Banora (CB Queluz) e Rui Palhares (NB Queluz).

MVP: Lamine Banora (CB Queluz)

Classificação
1.º CB Queluz
2.º Benfica
3.º NB Queluz
4.º Paço de Arcos
5.º Algés
6.º Odisseia Basket
7.º Salesianos Lisboa
8.º Estoril Basket
Além desta participação miserável, deixo aqui outras perolas do passado FDS:

- Sub 14: SL Benfica - SC Portugal: 44-88;
- Sub 14B: Estoril Basket B - SL Benfica B: 75-26;
- Sub 13: Física - SL Benfica: 38-30;

Femininos:
- Sub 19: 3º Lugar na fase final do Distrital;
- Sub 14: APAIS Mafra - SL Benfica: 114-20.

Os meus parabéns ao Dr. Domingos Lima, ao Dr. Fernando Tavares, ao Dr. João Tomás, ao coordenador da formação João Tavares e seus comparsas que vão espalhando magia por esses pavilhões fora....se eu tivesse a mínima responsabilidade nestes resultados, borrava a cara de esterco.....como são estes senhores, nada se passa e siga aa banda!!!!!!

Jack Bauer

Estamos a perder 27-12 com os lagartos...e ja estivemos a perder por 18.

Medonho

Benficadameo37

Está por 20 45 25 para eles foda se que vergonha. Somos assim tão maus ?

Coach_Gouveia

Citação de: Benficadameo37 em 26 de Janeiro de 2018, 23:11
Está por 20 45 25 para eles foda se que vergonha. Somos assim tão maus ?
Sub16?

Coach_Gouveia

Final 4 de sub16, ontem levámos 4 dos sapos hoje 20 do CB Queluz... Formação... Curiosidade, em ambas as equipas nos principais jogadores estão ex-jogadores do Benfica...
Lado positivo, nesta equipa estão já 3/4 jogadores para o próximo ano.

zerocool

Coach_Gouveia

Sub16 alcançaram um brilhante 4º lugar no Campeonato Regional... Conseguindo 0 vitórias e 3 derrotas na Final4...
Alguém me explica a razão do Saiote não jogar? Fomos o buscar ao Barreirense para dizer que tínhamos 2 no CNT? E já agora fomos buscar à Madeiro o filho do Barroca porquê? Acho que conseguiu não marcar 1 ponto nestes 3 jogos...

Entretanto na final Afonso Candeias (ex-jogador do Benfica) espetou só 35 pontos e 23 ressaltos...

1º CB Queluz
2º SC Portugal
3º NB Queluz
4º SL Benfica

本菲卡

Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Janeiro de 2018, 17:52
Sub16 alcançaram um brilhante 4º lugar no Campeonato Regional... Conseguindo 0 vitórias e 3 derrotas na Final4...
Alguém me explica a razão do Saiote não jogar? Fomos o buscar ao Barreirense para dizer que tínhamos 2 no CNT? E já agora fomos buscar à Madeiro o filho do Barroca porquê? Acho que conseguiu não marcar 1 ponto nestes 3 jogos...

Entretanto na final Afonso Candeias (ex-jogador do Benfica) espetou só 35 pontos e 23 ressaltos...

1º CB Queluz
2º SC Portugal
3º NB Queluz
4º SL Benfica

Que números abusados  ;D ;D

Joguei com ele no Benfica e no início ele não tinha jeito nenhum para o basket... conseguiu evoluir imenso nos últimos anos.  :clap1:

É pena que não tenha ficado no cá, mas muito sorte para ele  O0

Coach_Gouveia

Citação de: 本菲卡 em 28 de Janeiro de 2018, 18:01
Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Janeiro de 2018, 17:52

1º CB Queluz
2º SC Portugal
3º NB Queluz
4º SL Benfica

Que números abusados  ;D ;D

Joguei com ele no Benfica e no início ele não tinha jeito nenhum para o basket... conseguiu evoluir imenso nos últimos anos.  :clap1:

É pena que não tenha ficado no cá, mas muito sorte para ele  O0
Ele fisicamente é um bicho para o nível de Portugal, mas ou se adapta a jogar a 2/3 ou nunca será jogador.

Ele nos sub14 já demonstrava muita qualidade, pena que se tenha ido embora. Aliás ele e o Luís Silva dos sapos eram bem úteis agora...

Coach_Gouveia

Se calhar é hora de pensar um pouco na formação.
Olhando para os distritais vemos que no masculino conseguimos a proeza de não ganhar nada, e por mera curiosidade o CB Queluz ganhou as 3! Nos sub18 conseguimos reforçar a equipa com jogadores vindos de Aveiro e Leiria e mesmo assim perder para o CBQ! Nos sub16 somos ultrapassados pelo Sporting e CBQ, sendo que os melhores das suas equipas foram jogadores do Benfica. Nos sub14 apesar de tudo foi os mais dignos, apesar de perder para o CBQ, temos jogadores com qualidade e parece-me que perdemos mais na capacidade física.
Tudo isto não seria problemático se quando chegassem à altura de dar o salto para os seniores, os nossos se destacassem, mas nem isso... Não conseguimos títulos (eu até abdicava do de sub18 se significasse que os melhores deste escalão estivessem na equipa B), nem conseguimos criar jogadores diferenciados para chegarem à liga...

El Patron

Citação de: Coach_Gouveia em 12 de Fevereiro de 2018, 09:28
Se calhar é hora de pensar um pouco na formação.
Olhando para os distritais vemos que no masculino conseguimos a proeza de não ganhar nada, e por mera curiosidade o CB Queluz ganhou as 3! Nos sub18 conseguimos reforçar a equipa com jogadores vindos de Aveiro e Leiria e mesmo assim perder para o CBQ! Nos sub16 somos ultrapassados pelo Sporting e CBQ, sendo que os melhores das suas equipas foram jogadores do Benfica. Nos sub14 apesar de tudo foi os mais dignos, apesar de perder para o CBQ, temos jogadores com qualidade e parece-me que perdemos mais na capacidade física.
Tudo isto não seria problemático se quando chegassem à altura de dar o salto para os seniores, os nossos se destacassem, mas nem isso... Não conseguimos títulos (eu até abdicava do de sub18 se significasse que os melhores deste escalão estivessem na equipa B), nem conseguimos criar jogadores diferenciados para chegarem à liga...

Amigo, é hora sim mas é do Benfica repensar toda a sua Formação em todas as modalidades ...

Lendo e relendo o teu texto é fácil pensar: "Bom, ninguém é do Benfica, só pode" ... mas não, não é verdade, são vários, muitos e imensos miúdos até, só que não é no Benfica que jogam ... Porquê então de serem campeões noutro clube??

O Benfica tem de abrir horizontes e entender definitivamente a realidade sócio-cultural do nosso País em que 98 ou 99% dos miúdos com imenso jeito para o desporto, não são filhos ou descendentes de famílias abastadas de Cascais, bem pelo contrário ... são filhos de gente muito humilde e pobre mas cujo jeito para o Desporto extravasa tudo e todos 

Esses que falo, jogam no Estoril; Queluz; Algés ... extra-Lisboa e até do mais perto possível, considerado periferia de LX, tem custos para os Pais/Famílias e poucos ou nenhuns são os que têm Avós g€n€rosos, como antigamente a pagar a mensalidade!!

No fim de semana passado aquando da final-four de Basket aqui em Torres que te falei, tive a oportunidade de constatar isso mesmo com os familiares dos putos cheios de talento do Estoril e Algés ... o Benfica espera que vão ter com ele quando na sociedade actual, isso é impensável, o Benfica é que tem tem de criar condições para ... !!!

Não é obviamente oferecer contratos a crianças, é sim proporcionar condições de treino que não impliquem despesas a pessoas que não as possam pagar pela simples razão que o Pai e a Mãe ganham o ordenado mínimo ... Obrigatoriedade de colocar comer na mesa e pagar estudos existe, pagar um balúrdio para jogar no Benfica, NEM PENSAR !!!

Ainda hoje apanhei aqui no clube um conhecido meu cujo filho com 6 anos anda aqui na natação e joga futebol no SLB ... e joga porque foi descoberto por um Olheiro num Torneio qualquer aqui na zona ... Sabendo e conhecendo a sua situação económica, perguntei-lhe: "o Benfica paga-te as deslocações, certo?" ... ao que ele me respondeu, nem sequer foi com um Manguito à Zé Povinho, devido à confiança foi mesmo com o elevar o dedo do meio !!!

Conclusão: o Pai paga deslocações e mensalidades apesar do filho ter sido "descoberto" porque o Benfica só paga deslocações a partir dos 10 anos mas como ele me afirmou hoje: "Pago porque posso hoje, mas se para o amanhã não puder pagar, ele sai de lá garantidamente e vai praticar outra coisa qualquer ... ponto final, parágrafo" !!

Chamo a isto um desperdício de talento mas muito mais ainda, uma tremenda falta de visão por parte do clube que o recrutou/aliciou ...

Eterno Benfica

A formação do Benfica em basket devia ser um caso de estudo.

1-O Basket é uma das modalidades mais desenvolvidas no mundo.

2-O campeonato portugues está no fosso dos campeonatos europeus.

3-O Benfica tem imensas condições ao seu dispor, tem dinheiro, a modalidade tem praticantes q.b.

E, mesmo assim, o Benfica não consegue meter jogadores com 20 anos, com frequencia, nas equipas da 1ª Divisão, ja nem digo no Benfica. E, repito, isto num dos piores campeonatos do mundo.

É um completo desperdicio de dinheiro e recursos isto a que chamam de formação.

zerocool

Esta secção está parada no tempo, tal como seu director...é verdadeiramente absurdo o decréscimo acentuado de qualidade desde a saída do Nogic...