114 anos

aquaris

Mais um aniversário e sempre jovem. Parabéns!

N1c0

A carta de amor ao Benfica de Um Azar do Kralj: "Nós só cá estamos para cuidar de ti até à geração seguinte"

Em dia de aniversário do seu clube-mais-do-que-tudo, Vasco Mendonça dedica-lhe uma prosa que é mais uma carta de amor do que outra coisa qualquer

Meu querido Benfica,

Muitos parabéns. 114 aninhos e continuas tão bonito como no dia em que todos, sei lá quantos milhões, nos apaixonámos por ti. Já te disse isto antes, mas hoje é dia de festa redobrada lá em casa. O Tomás e o Sebastião cantaram os parabéns à avó Guta e a ti. A seguir perguntaram-me se o Jonas jogava hoje. Não lhe dei o presente que eles pediram mas o aniversário não é deles. Terão uma vida inteira para perceber. Além disso, compensamos já no fim-de-semana contra o Marítimo.

Escrevo estas coisas um nadinha comovido porque é tudo verdade. O Benfica e a minha mãe fazem anos no mesmo dia. Gostava de escrever algo que superlativasse devidamente esta coincidência, e vou tentar com muita força nos parágrafos seguintes, mas já sei que estou condenado ao falhanço. Podia ser só isso, mas ninguém ia aceitar um texto com tão poucos caracteres na Tribuna e o meu amor por ti não se fica por aí.

Os meus filhos já reagem instintivamente ao Benfica. Há um lado do seu pai que, imbuído de uma pedagogia discutível, apela ao pluralismo cromático e aplaude quando os vê escolher o azul ou o verde em questões menores da vida como a cor de céu favorita - azul ganha ao cinzento - ou a cor que define um jardim - é o verde. Porém, quando o futebol lhes entra pelos olhos adentro, há já uma tentativa de verbalizar, uma atenção consciente, há, direi até, uma recepção dirigida rumo à baliza. Mas há mais. Imagina tu, meu querido Benifca, que o destino decidiu oferecer-me uma esposa que tem uma fotografia sua a receber a medalha de 25 anos de sócia ao lado do Ricardo Araújo Pereira, uma das pessoas a quem eu mais tentei agradar desde que decidi escrever um parágrafo que fosse. Eu não sou de hashtags, mas porra. Se tudo isto não é caso para dizer #blessed, não sei o que será.

Já percebeste. A vida é maravilhosa para um tetracampeão, mesmo que chova no teu dia de aniversário. Que se dane. Não seria a primeira vez que celebrávamos juntos à chuva. Como dizem os indefectíveis adeptos organizados que te levam para todo o lado e fazem este activista de sofá sentir-se devidamente representado, mas também privilegiado por ser do clube que é: Seja. Onde. For.

Eu podia dizer que não me lembrava, mas estaria a mentir. 23 de Maio de 1990, por volta das 16:45. Turmas inteiras numa escola primária de Linda-a-Velha eram mandadas mais cedo para casa. Celebrámos todos, independentemente da cor clubística. Foi bonita a festa. Ruy Belo escreveu que "a eternidade é não haver papéis". Para uma criança de 8 anos, a eternidade era não haver aulas e Portugal ficava em frente à tv. Ainda hoje me lembro da perplexidade com que percebi que um clube de futebol tinha alterado o dia de toda a gente. O Benfica jogava contra o Milan. Repito: foi bonita a festa. Perdemos o jogo. Ganhou-se um benfiquista. Nunca mais fui igual.

Muita coisa aconteceu desde então. Vê lá tu que me fizeram sócio do Belenenses e eu gostei tanto do Mapuata, do Jaime, do Galo, do Saavedra e das boleias infindáveis do pai Mirra que que ainda hoje me lembro de equipas inteiras que vi jogar no Restelo. Fui uma espécie de polígamo. Era miúdo. Felizmente soubeste aceitar-me, tu e o meu pai que terá visto ali um devaneio da adolescência. Souberam aceitar-me como eu era e nunca mais olhámos para trás.

Hoje, não poderia viver mais confortável na minha pele. Hoje, muitos anos depois de descobrir que seria do Benfica para sempre, percebo que o amor a um clube de futebol não é assim tão diferente do que acontece quando nos apaixonamos por outro ser humano. É uma foleirice. É um bocadinho sofrido. Sobrevive-nos através das pessoas que cá ficam e continuam. É uma abstração mas tem morada, é um porto de abrigo, um ombro em quem encostar a cabeça ali na Av. Eusébio da Silva Ferreira. É, como diria o meu herói MEC, fodido.

É de loucos. Um dia damos por ti e queremos correr e dizer a toda a gente. Fazemos e dizemos coisas pouco racionais. Irritamo-nos com tudo e beijamos o símbolo da camisola, tudo porque amamos. Ou apenas, porque nem sempre parece suficiente. Olha, meu querido Benfica, só sei que um dia dei por ti e nunca mais te larguei.

Os dirigentes e adeptos de um certo belicismo clubístico que me desculpem, mas nós só cá estamos para cuidar do Benfica até à geração seguinte. Além disso, não é esse o amor que eu tenciono pregar no dia de anos do Benfica e da minha mãe. Ambos me ensinaram que há outro caminho.

E é justamente por isso que, quando algumas pessoas de outros clubes dizem que eu escrevo aquilo que escrevo porque sou um avençado ou um cartilheiro, o meu coração balança entre responder com o mais aguerrido dos insultos ou simplesmente retribuir com mais amor - neste caso, ao que é de hoje e sempre. E escrevo estas coisas um nadinha comovido porque é tudo verdade - o meu amor por ti. Parabéns, meu querido Benfica.

cmenezes

RedVC

Citação de: Villaridis em 28 de Fevereiro de 2018, 01:18
Citação de: Tibane em 28 de Fevereiro de 2018, 00:56

como podem ver não está aqui o Cosme Damião. Não foi ele que nos fundou. Parem de usar o nome do tipo nos cânticos como se fosse o nosso fundador.

Como podem ver aqui está uma comparação entre uma ficha de jogo da 1ª Categoria manuscrita por Cosme Damião e a Documento do Acto de Fundação do Sport Lisboa em 28 de Fevereiro de 1904.

Cosme Damião esteve presente e é da mão dele a redação deste Documento.

Estes são os 24 (vinte e quatro) fundadores do Sport Lisboa e Benfica.

Um abraço Benfiquista a todos os descrentes. Que façam a comparação.

RedVC

Citação de: Villaridis em 28 de Fevereiro de 2018, 01:31
"o nome do Cosme nao aparecia na ata" porque ele não estava ainda no Sport Lisboa. Só apareceu em 1905 e só se estreou em 1907. Aliás, o fundador é, sabe-se, o Manuel Gourlade. O Cosme tem o seu devido reconhecimento pelo que fez pelo Benfica depois do Gourlade ter voltado para a farmácia, por ter passado o tumulto com a migração dos Catataus para o Sporting e ter sido também o responsável pela União com o CSB em 1908.

Verifiquem os factos, amigos.

Quais factos?

Uns comentários

"o nome do Cosme nao aparecia na ata" porque ele não estava ainda no Sport Lisboa.

ERRADO.

Como atrás demonstrei foi Cosme que redigiu o Documento do Acto de Fundação

Só apareceu em 1905 e só se estreou em 1907.

ERRADO.

Cosme jogou pela 2ª categoria (há fotografias) em 1905-1906.

Havia jogadores suficientes para fazer 3 equipas. Os mais categorizados eram os mais velhos e os Rosa Rodrigues. Cosme tinha 19 anos e ficou na segunda categoria juntamente com muitos outros incluíndo outros fundadores.

3º plano: Luís Vieira, Cosme Damião (fundador) e Marcolino Bragança
2º plano: Felix Bermudes, Eduardo Corga (fundador), Henrique Teixeira (fundador), António Meireles, Carlos Franca(fundador)
1º plano: José Rosa Rodrigues (fundador), João Persónio, José Netto

Cosme estreou-se pela 1ª categoria em 1906 no troféu Viuva Senna (17 de Março de 1906) depois do titular José da Cruz Viegas não ter podido comparecer. De 1904 até 1906 Cosme pertencia à 2ª categoria

De pé, esq para dir:  António Couto, Albano dos Santos, Emílio Carvalho, Manuel Mora, Cosme Damião (fundador), Fortunato Levy, árbitro
Sentados, esq para dir:  Carlos França (fundador), António R. Rodrigues (fundador),
Daniel Santos Brito, Cândido R. Rodrigues (fundador), Silvestre da Silva

Aliás, o fundador é, sabe-se, o Manuel Gourlade.

Parcialmente certo.

Gourlade foi fundador juntamente com outros 23 homens.
Gourlade era o mais velho (32 anos) e o mais novo era J. José Linhares (15 anos).

O Cosme tem o seu devido reconhecimento pelo que fez pelo Benfica depois do Gourlade ter voltado para a farmácia,

ERRADO.

Cosme teve uma vida dedicada ao Sport Lisboa e Benfica. Desde que foi fundador em 1904 quando tinha 19 anos até 1947 quando morreu, tinha ele 62 anos.

Foi o fundador com mais anos dedicados ao Clube. Gourlade foi preponderante de 1904 até 1910. Como o Clube passou a ter a maior parte das suas actividades em Benfica, Gourlade desligou-se progressivamente. O seu legado é fundamental. A sua memória é querida. Eu tenho tido o prazer e o empenho de relembrar a sua acção.

Detectei e divulguei o seu registo de baptismo onde está a sua data de nascimento. Ninguém a conhecia antes.

O mesmo documento define a data de morte. Ninguém a conhecia antes.

Detectei pelo menos três fotografias onde esle está e que não eram conhecidas.

Ninguém mais do que eu tem carinho por Gourlade. Podem ter tanto mas não mais. E por isso digo:

Gourlade não foi o único fundador do SLB.

Gourlade não "voltou" para a Farmácia. Ele sempre esteve na Farmácia até se desligar e passar a ter actividade como tradutor no porto de Lisboa.

Envelheceu precocemente e depois entrou para o asilo D'Espie Miranda para onde foi levado por outro fundador : Daniel Santos Brito, seu antigo colega na Farmácia Franco.

por ter passado o tumulto com a migração dos Catataus para o Sporting

ERRADO.

Qual tumulto? Não houve tumulto nenhum. Foi acordado entre todos que os que queriam podiam encontrar a melhor solução para continuar a jogar futebol.

Os que tiveram tomates para continuar jogando em condições precárias fizeram com que o Clube sobrevivesse.

Pelo menos 5 fundadores ficaram: Manuel Gourlade, Cosme Damião, Carlos França, Henrique Teixeira e Eduardo Corga. Todos continuaram a jogar. todos continuaram a pagar quotas.

saíram para o SCP em Maio de 1907 8 jogadores, incluindo dois fundadores os manos Rosa Rodrigues.

No primeiro derbi jogado em Dezembro de 1907 contra o Sporting CP o nosso Clube ainda se chamava SPORT LISBOA.

https://serbenfiquista.com/jogo/futebol/seniores/19071908/campeonato-de-lisboa/1907-12-01/sl-benfica-1-x-2-sporting

Durante todo o campeonato de 1907-1908 o nosso Clube continuou a competir com o nome de SPORT LISBOA com o MESMO SÍMBOLO, A MESMAS CAMISOLAS, AS MESMAS CORES, O MESMO IDEAL.

A FUSÃO entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica deu-se em Setembro de 1908.

e ter sido também o responsável pela União com o CSB em 1908.

Não foi nenhuma união. Foi uma FUSÃO. Os dois Clubes fizeram uma fusão, juntando os elementos dos dois símbolos, mantendo as cores o o IDEAL do Sport Lisboa.

A estrutura do futebol, jogadores e orientadores do Sport Lisboa teve autonomia e continuou. Mesmo as actividades em Belém continuaram onde foi feita uma filial.

A componente do Grupo Sport Benfica reforçou o atletismo, o ciclismo e deu acima de tudo a compenente de organização burocrática (no bom sentido)

A sabedoria só pode assentar no conhecimento.

vitormopinto1987

Parabéns MEU GRANDE AMOR!

Cyb3rNeo

Parabéns amor da minha vida!!!!

Notguilty

Citação de: Loopkin em 28 de Fevereiro de 2018, 19:30

muito bom.

Exige-se que  se volte ao simbolo  de 1930-1999 A   águia  a puxar pela divisa e  não pousada  em  cima  da roda.

maior que portugal

Vamos ter gala de aniversario para acompanhar na btv?

francisco

Pablo Aimar adicionou 2 fotos novas.

Felicitaciones Sport Lisboa e Benfica por tu aniversario 114!
En este día tan especial, le quiero mandar un saludo muy grande a todos los benfiquistas!
En este lugar pude pude crecer como jugador y como persona, pude obtener grandes cosas junto a un gran equipo!
Felicidades y que sigan los éxitos

Cristino Cepas

Glorioso SLB sempre! Parabe'ns a todos os verdadeiros  benfiquistas, os das horas boas e más!

imightbewrong

Parabéns ao Benfica. Parabéns a todos os benfiquistas e a todos os que contribuiram e contribuem para a projecção do Benfica por este Mundo fora. Parabéns a todos os que têm no Benfica parte da sua vida e sua identidade enquanto pessoas.

Cristino Cepas

Citação de: Notguilty em 28 de Fevereiro de 2018, 20:42
Citação de: Loopkin em 28 de Fevereiro de 2018, 19:30

muito bom.

Exige-se que  se volte ao simbolo  de 1930-1999 A   águia  a puxar pela divisa e  não pousada  em  cima  da roda.
[/quote

Nao acho que essa questao seja importante.
Se calhar era mais importante haver uma assembleia de socios com 10.000 pessoss em vez de 10 ou 50 como e' costume.

LR1904

Parabéns, meu amor!