Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 80 jogos (55 vitórias, 12 empates, 13 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (4 vitórias, 0 empates, 0 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

adeptoBancada

Citação de: BENFIKA em 11 de Janeiro de 2020, 00:41
Algo que devemos pensar muito bem é na quantidade de cruzamentos disparatados que fazemos. Jogamos com 2 homens na frente em que um deles é mais 3º médio que 2º avançado e mesmo assim, só com um ponta de lança na área fazemos inúmeros cruzamentos.

Convém avisar que se não houver gente dentro de área mais vale circular e procurar outra oportunidade do que mandar a bola para dentro de área.
Foi um futebol pobre hoje.

SousaLB

Hoje acusou muito a falta do GOAT, como é óbvio.

adeptoBancada

Citação de: André Sousa em 11 de Janeiro de 2020, 00:42
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:38
Sinceramente acho que Taarabt a 8 foi o factor plus. Vinicius tb ajudou muito.

Mas em Braga jogamos com o Florentino a 6 e Taarabt a 8. Fizemos um dos melhores jogos da epoca.

O Braga também foi miserável, convenhamos.

O Gabriel dá coisas que o Florentino não dá e neste momento, mesmo a nível defensivo, não acho que seja uma diferença tão grande assim a favor do segundo.

O Taarabat foi muito importante porque permitiu à equipa ter bola com mais qualidade. O nosso futebol era previsível e enfadonho com a dupla Florentino e Gabriel no meio campo.
O Florentino é bastante superior que o Gabriel a defender. Ai discordo.

KnightRider

Recusar o Gaitan?

Fdx.

Até parece que tens lá alguém melhor. O Caio e o Ionys é que são bons.

2fenix2die

Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:40
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:38
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:36
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:30
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:29
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:10
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:09
Alguns jogadores tiveram 17 dias sem jogar(férias), por isso neste momento eles precisam é de jogar, não é ser poupados.

Estas duas péssimas exibições contra Guimarães e agora o Aves é por falta de ritmo dos jogadores depois da pausa, e não por cansaço, por isso poupar jogadores é completamente estapafúrdio.

Neste momento alguns jogadores parece que estão na pré-época pela falta de ritmo e intensidade que demonstram.

O Lage geriu muito mal esta pausa, andou a poupar jogadores na taça da Liga quando depois eles iam ter 2 semanas sem jogos!
Mas o Guimarães não teve pausa? É que jogaram muito à bola.

Tb tiveram pausa o Guimarães, mas a verdade é que tinham um ritmo e intensidade muito superiores a nos, agora se calhar a diferença está na intensidade dos treinos?
Nao sei. Mas teve tambem a ver com a superioridade no meio campo. Havia sempre mais homens a pressionar os nossos.

Eu sei é que olho para a nossa equipa e vejo a maioria dos jogadores em baixo de forma, muito lentos, com pouca velocidade, sem explosão, com grandes dificuldades em reagir a perda da bola, perdemos quase todos os duelos individuais e nunca ganhamos as segundas bolas,por isso estamos com tantas dificuldades defensivas e ofensivas.
Mas isso não é so físico. Tem a ver com a disposição tactica.

Exactamente, é precisa saber defender, mas neste momento acho que tanto fisicamente como tacticamente estamos mal.
Acho que é menos físico. Olha o jogo de hoje, o Gabriel e Weigl a correr para a frente e tras que nem uns malucos. Quer dizer o Gabriel tem momentos que se arrasta e outros que corre.

Isso ainda é mais preocupante, pois nesta altura da época já não deviam existir esses erros tácticos e de posicionamento tão evidentes!

slbenfica_croft

Eu ao contrário de muitos gosto imenso do Chiquinho. Reforço claro. Faz coisas importantissimas.

Verdade que lhe faltam algumas coisas e verdade que pode dar mais. E estou convencido que dará mesmo mais.

O Chiquinho nem sempre define bem os timings de subir e atacar o espaço junto do PL ou de baixar a meio campo para ser mais médio que segundo avançado.

Mas quando o faz, fá-lo bem. Sabe acelerar e temporizar. Coisas raras, normalmente a maioria só sabe fazer uma coisa.

Falta-lhe mais golo? Sem dúvida. Parte disso também se prende com algum factor mental. Precisa de marcar e com isso libertar-se um pouco nesses momentos.

André Sousa

Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:44
O Florentino é bastante superior que o Gabriel a defender. Ai discordo.

É mais posicional. Não sei se foi por receio, mas perdeu algo daquela sensação de polvo que passava cá para fora, provavelmente para se tentar proteger.

O Gabriel quando está bem parece estar em todo o lado e com bola há um mundo de diferença.

É pena que o Florentino fique sem minutos, não é cepo nenhum com bola, acredito que fosse tudo uma questão de confiança.

slbenfica_croft

O Tino é superior a defender. Não tem é a criatividade do Gabriel a construir.

No entanto, não é nenhum cepo tecnicamente, longe disso, e o miúdo tem enorme valor. É dos melhores talentos que há naquela posição e assusta-me a forma como muitas vezes foi mal gerido.

Eterno Benfica

Citação de: André Sousa em 11 de Janeiro de 2020, 00:37
Citação de: Eterno Benfica em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
E quem dá profundidade á equipa? Só os laterais?

Seria muito curto, até porque mesmo o Grimaldo gosta de jogar por dentro.

O Almeida até vai fazendo o corredor, mas convenhamos... Chega à linha e atira a bola para a área.


Uma equipa que povoasse defensivamente o centro e não fazíamos nada.

Isso também está longe de ser uma coisa tão linear assim.

Weigl, Gabriel, Taarabt, Chiquinho e Pizzi... há aqui uma coisa que nos faltou em muitas alturas, criatividade.

Bem que podem povoar o meio campo, se fosse bem operacionalizado a coisa resultava.
Com esse meio campo para a frente, acho que é mais ou menos Linear.

O Benfica não conseguiria jogar nas costas da defesa porque não tem avançados rápidos, nem tem jogadores habituados a dar largura.

O modelo de jogo do Lage precisa de jogadores que ataquem o espaço nas costas da defesa adversária e de jogadores que saibam lá meter a bola,  libertando assim mais espaço para os mais criativos. Ele tem tudo, excepto o jogador que procure esse espaço na costa dos defesas.

adeptoBancada

Sim o Tino é mais mental. Ele na B fazia muitos passes compridos com qualidade. O Florentino com bola é menos dotado que o Gabriel, mas é muito menos errático. E sob pressao entao nem se fala.

André Sousa

Citação de: Eterno Benfica em 11 de Janeiro de 2020, 00:46
Com esse meio campo para a frente, acho que é mais ou menos Linear.

O Benfica não conseguiria jogar nas costas da defesa porque não tem avançados rápidos, nem tem jogadores habituados a dar largura.

O modelo de jogo do Lage precisa de jogadores que ataquem o espaço nas costas da defesa adversária e de jogadores que saibam lá meter a bola,  libertando assim mais espaço para os mais criativos. Ele tem tudo, excepto o jogador que procure esse espaço na costa dos defesas.

Essa teoria cai por terra quando o Benfica tem jogado bem com Gabriel, Taarabt, Cervi, Pizzi, Chiquinho e Vinicius.

É o Cervi o responsável por esse factor tão determinante assim?

O engraçado é que quando o Chiquinho e o Pizzi, ou mesmo o Taarabt mais a partir de trás, combinam diretamente, criam imensos desequilíbrios.

divica

Citação de: slbenfica_croft em 11 de Janeiro de 2020, 00:45
Eu ao contrário de muitos gosto imenso do Chiquinho. Reforço claro. Faz coisas importantissimas.

Verdade que lhe faltam algumas coisas e verdade que pode dar mais. E estou convencido que dará mesmo mais.

O Chiquinho nem sempre define bem os timings de subir e atacar o espaço junto do PL ou de baixar a meio campo para ser mais médio que segundo avançado.

Mas quando o faz, fá-lo bem. Sabe acelerar e temporizar. Coisas raras, normalmente a maioria só sabe fazer uma coisa.

Falta-lhe mais golo? Sem dúvida. Parte disso também se prende com algum factor mental. Precisa de marcar e com isso libertar-se um pouco nesses momentos.
A questão é que com pizzi e vinicius ainda se disfarca a falta de golo do Chiquinho. Com o rafa ainda se deve disfarçar melhor.

Agora sem vinicius e com pizzi em dia não o Chiquinho parece curto quando falha 2 ou 3 finalizações.

IloveSLB2014

Citação de: tiagoterceira em 11 de Janeiro de 2020, 00:33
estou preocupado com o Lage
ele acredita realmente no Seferovic.....
O Lage tem 2 pontas de lança no plantel principal. O Vinicius não vai poder ser sempre titular. Eu tb acho que o Seferovic está num péssimo momento, mas num jogo em casa contra o último é normal que ele altere aí.

O Rio Ave em teoria é um adversário mais dificil que o Aves. Claro que hoje poderiamos ter perdido pontos, mas foi jogo para ficar 4 ou 5-1. Foi um Festival de falhanços, incluindo o Seferovic claro

Rei

Eu gostava de ver o Weigl com o Taarabt, porque além de ser a dupla mais criativa também a acho equilibrada. É uma questão de se ver como é que o Weigl se adapta. Não sei até que ponto irá sentir dificuldades num meio campo a dois, convém testar as várias opções que existem.

Com Weigl e Taarabt no meio, Rafa e Pizzi nas alas, e o Chiquinho no apoio ao avançado. Tenho curiosidade de ver como se comportaria a equipa, especialmente na transição defensiva.

O Gabriel parece que não mas dá uma dimensão física ao nosso jogo importante e é aí que tenho dúvidas. Um jogador com a estampa física dele que consegue também aliar alguma qualidade técnica faz sempre falta.

É uma pena haver pouco tempo, Alvalade está aí a bater à porta, por agora o melhor é inventar o menos possível.

divica

Citação de: André Sousa em 11 de Janeiro de 2020, 00:49
Citação de: Eterno Benfica em 11 de Janeiro de 2020, 00:46
Com esse meio campo para a frente, acho que é mais ou menos Linear.

O Benfica não conseguiria jogar nas costas da defesa porque não tem avançados rápidos, nem tem jogadores habituados a dar largura.

O modelo de jogo do Lage precisa de jogadores que ataquem o espaço nas costas da defesa adversária e de jogadores que saibam lá meter a bola,  libertando assim mais espaço para os mais criativos. Ele tem tudo, excepto o jogador que procure esse espaço na costa dos defesas.

Essa teoria cai por terra quando o Benfica tem jogado bem com Gabriel, Taarabt, Cervi, Pizzi, Chiquinho e Vinicius.

É o Cervi o responsável por esse factor tão determinante assim?

O engraçado é que quando o Chiquinho e o Pizzi, ou mesmo o Taarabt mais a partir de trás, combinam diretamente, criam imensos desequilíbrios.
Nesses desiquilibrios está a magia que resultou durante uns jogos.

Para mim o lage mandou o Chiquinho jogar mais a frente e de repente o meio campo e ataque do Benfica deixaram de estar ligados. O Benfica joga muito melhor em 433 do que em 442...