Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

slbenfica_croft

Eu não quero é ver pedirem ao Weigl para ser um Fejsa.

E subjacente a este comentário não está nenhuma crítica ao sérvio. Foi imenso durante bastante tempo, tapou muitos problemas no BENFICA e libertou várias equipas no plano ofensivo.

Simplesmente o Weigl é um médio de perfil totalmente distinto e se a ideia é que seja ele a ser aquele trinco mandão, agressivo, que varre a linha média e vai buscar adversários que aparecem lançados de trás então vamos ter dissabores.

E nessa altura a culpa não será do Weigl.

Tal como já o André Sousa disse e muito bem, o Weigl devido à sua capacidade construção tem que ser potenciado para ser um facilitador, alguém responsável por dar fluidez desde trás, sem a incerteza do passe longo a imperar.

A questão é que não lhe podem colocar um outro elemento em cima dele a fazer o mesmo e sem bola não lhe podem pedir para ser um trinco polvo que varre tudo. Vai dar merda se assim for.

Hoje vimos ambas as coisas. E neste último só não vimos mais vezes porque era o aves, mas vimos. 3 vezes para ser exacto. 3x com a língua de fora a correr atrás dos jogadores do aves.

MB

Citação de: IloveSLB2014 em 11 de Janeiro de 2020, 00:50
Citação de: tiagoterceira em 11 de Janeiro de 2020, 00:33
estou preocupado com o Lage
ele acredita realmente no Seferovic.....
O Lage tem 2 pontas de lança no plantel principal. O Vinicius não vai poder ser sempre titular. Eu tb acho que o Seferovic está num péssimo momento, mas num jogo em casa contra o último é normal que ele altere aí.

O Rio Ave em teoria é um adversário mais dificil que o Aves. Claro que hoje poderiamos ter perdido pontos, mas foi jogo para ficar 4 ou 5-1. Foi um Festival de falhanços, incluindo o Seferovic claro

Tem dois pontas de lança porque decidiu que o RDT era segundo avançado...

Rei

Citação de: divica em 11 de Janeiro de 2020, 00:50
Citação de: slbenfica_croft em 11 de Janeiro de 2020, 00:45
Eu ao contrário de muitos gosto imenso do Chiquinho. Reforço claro. Faz coisas importantissimas.

Verdade que lhe faltam algumas coisas e verdade que pode dar mais. E estou convencido que dará mesmo mais.

O Chiquinho nem sempre define bem os timings de subir e atacar o espaço junto do PL ou de baixar a meio campo para ser mais médio que segundo avançado.

Mas quando o faz, fá-lo bem. Sabe acelerar e temporizar. Coisas raras, normalmente a maioria só sabe fazer uma coisa.

Falta-lhe mais golo? Sem dúvida. Parte disso também se prende com algum factor mental. Precisa de marcar e com isso libertar-se um pouco nesses momentos.
A questão é que com pizzi e vinicius ainda se disfarca a falta de golo do Chiquinho. Com o rafa ainda se deve disfarçar melhor.

Agora sem vinicius e com pizzi em dia não o Chiquinho parece curto quando falha 2 ou 3 finalizações.

Eu neste assunto vou um bocado contra a corrente, do que vi do Chiquinho não o acho mau finalizador. Não sei se terá a ver com alguma falta de confiança ou alguma ansiedade na hora da finalização, mas não o acho mau finalizador do que vi dele o ano passado.

Não podemos é esperar que tenha a qualidade do João nesse momento do jogo.

IloveSLB2014

Citação de: MB em 11 de Janeiro de 2020, 00:53
O Lage tem 2 pontas de lança no plantel principal. O Vinicius não vai poder ser sempre titular. Eu tb acho que o Seferovic está num péssimo momento, mas num jogo em casa contra o último é normal que ele altere aí.

O Rio Ave em teoria é um adversário mais dificil que o Aves. Claro que hoje poderiamos ter perdido pontos, mas foi jogo para ficar 4 ou 5-1. Foi um Festival de falhanços, incluindo o Seferovic claro

Tem dois, pq a direção vendeu o RDT

Eterno Benfica

Citação de: MB em 11 de Janeiro de 2020, 00:53

Tendo em conta o plantel, nem decidiu mal.

Rei

Citação de: slbenfica_croft em 11 de Janeiro de 2020, 00:53
Eu não quero é ver pedirem ao Weigl para ser um Fejsa.

E subjacente a este comentário não está nenhuma crítica ao sérvio. Foi imenso durante bastante tempo, tapou muitos problemas no BENFICA e libertou várias equipas no plano ofensivo.

Simplesmente o Weigl é um médio de perfil totalmente distinto e se a ideia é que seja ele a ser aquele trinco mandão, agressivo, que varre a linha média e vai buscar adversários que aparecem lançados de trás então vamos ter dissabores.

E nessa altura a culpa não será do Weigl.

Tal como já o André Sousa disse e muito bem, o Weigl devido à sua capacidade construção tem que ser potenciado para ser um facilitador, alguém responsável por dar fluidez desde trás, sem a incerteza do passe longo a imperar.

A questão é que não lhe podem colocar um outro elemento em cima dele a fazer o mesmo e sem bola não lhe podem pedir para ser um trinco polvo que varre tudo. Vai dar merda se assim for.

Hoje vimos ambas as coisas. E neste último só não vimos mais vezes porque era o aves, mas vimos. 3 vezes para ser exacto. 3x com a língua de fora a correr atrás dos jogadores do aves.

É também esse o meu receio.

slbenfica_croft

O Gabriel dá efectivamente dimensão física, e atenção que faz muita falta, mas não transporta muito, prefere o passe longo e usa e abusa do recuo na fase de construção para junto do trinco mesmo quando é suposto ser ele o 8.

É uma questão de características, mas não só.

Ao fazer isso e jogando o BENFICA com dois médios o que acontece com bola é que se abre um enorme espaço de terreno (médios até aos avançados) povoado apenas pelo adversário.

Nessas altura pode-se colmatar um pouco se o segundo avançado for mais médio que avançado, mas nem sempre é fácil e arriscamo-nos a ser uma presa fácil.

Curiosamente, em organização defensiva e em transição defensiva também não ficamos melhor, mesmo com os dois médios recuados. A equipa parte com aquele buraco.

adeptoBancada

Citação de: slbenfica_croft em 11 de Janeiro de 2020, 00:58
O Gabriel dá efectivamente dimensão física, e atenção que faz muita falta, mas não transporta muito, prefere o passe longo e usa e abusa do recuo na fase de construção para junto do trinco mesmo quando é suposto ser ele o 8.

Ao fazer isso e jogando o BENFICA com dois médios o que acontece com bola é que se abre um enorme espaço de terreno (médios até aos avançados) povoado apenas pelo adversário.

Nessas altura pode-se colmatar um pouco se o segundo avançado for mais médio que avançado, mas nem sempre é fácil e arriscamo-nos a ser uma presa fácil.

Curiosamente, em organização defensiva e em transição defensiva também não ficamos melhor, mesmo com os dois médios recuados. A equipa parte com aquele buraco.
Mas se o Gabriel jogar como 6 e Taarabt como 8 a equipa fica mais equilibrada.

BENFIKA

Assusta-me um bocado aquilo que se está a pensar fazer no meio campo...Weigl, Gabriel, Taarabt, Florentino e talvez B.Guimarães. Tirando o Florentino nenhum dos outros tem como arma o desarme e isso é muito perigoso.

Se tivéssemos um jogo mais pausado, em posse, sempre com bola, com a equipa toda a junta, podíamos disfarçar isso com uma pressão bem feita e tendo vários jogadores perto da bola sempre. Pela forma como jogamos acho que vamos ter muitos dissabores e muitos espaços concedidos aos adversários naquela zona do campo.

bmuc79

Citação de: BENFIKA em 11 de Janeiro de 2020, 01:01
Assusta-me um bocado aquilo que se está a pensar fazer no meio campo...Weigl, Gabriel, Taarabt, Florentino e talvez B.Guimarães. Tirando o Florentino nenhum dos outros tem como arma o desarme e isso é muito perigoso.

Se tivéssemos um jogo mais pausado, em posse, sempre com bola, com a equipa toda a junta, podíamos disfarçar isso com uma pressão bem feita e tendo vários jogadores perto da bola sempre. Pela forma como jogamos acho que vamos ter muitos dissabores e muitos espaços concedidos aos adversários naquela zona do campo.

Samaris?

Rei

Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:59

Mas para isso não se tinha ido ao mercado dar 20M pelo Weigl. A ideia de ir contratar um jogador como ele é para termos mais qualidade na saída e na primeira fase de construção. É aí que o Weigl pode acrescentar qualidade ao nosso jogo.

Se a dupla é para ser Gabriel e Taarabt faria muito mais sentido o Benfica ter contratado um jogador para competir com o Adel já que para o lugar do Gabriel há não só Samaris como também Florentino.

adeptoBancada

Citação de: Rei em 11 de Janeiro de 2020, 01:03
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:59

Mas para isso não se tinha ido ao mercado dar 20M pelo Weigl. A ideia de ir contratar um jogador como ele é para termos mais qualidade na saída e na primeira fase de construção. É aí que o Weigl pode acrescentar qualidade ao nosso jogo.

Se a dupla é para ser Gabriel e Taarabt faria muito mais sentido o Benfica ter contratado um jogador para competir com o Adel já que para o lugar do Gabriel há não só Samaris como também Florentino.
A dupla pode ser Weigl + Taarabt. Gabriel tem de alternar com Weigl. Vão rodando.

gabbana

Terá de ser o Taarabt a fazer o triângulo um bocado mais a frente.

slbenfica_croft

Citação de: BENFIKA em 11 de Janeiro de 2020, 01:01

Mas aí é que está.

O Pirlo não podia e nunca jogava num miolo a 2. O Pirlo nunca tinha que andar a correr atrás dos adversários. Não jogava numa ilha isolado nem se lhe pedia que fosse ele a varrer o miolo.

Estou a dar um exemplo de um jogador de qualidade inegável que ao longo de toda a carreira pós Ancelotti jogou sempre num perfil que o protegia e o potenciava.

Antes, no inter chegou a jogar num miolo a 2 como 8 e num 4-2-3-1 como 10. Em ambos os casos foi engolido facilmente no calcio de meio campo super povoado e pouco espaço entre linhas e brilhava na marcação de livres apenas. Ainda chegou também a 2 a jogar como 6 pela primeira vez. Foi um buraco porque tinha que preencher muito espaço e era um jogador de intensidade baixa e pouca agressividade.

Até que o Ancelotti, já no Milan, percebeu o que poucos tinham percebido. A um jogador destes não se pode pedir correrias, não se pode num fundo pedir para ser um trinco tipo Fejsa.

Mas pode-se dar-lhe um contexto que lhe permita potenciar o que de bom tem. E o que é? A sua qualidade de passe, a visão, a inteligência, a capacidade organizar desde trás.

Como? Jogando num miolo a 3, onde não tenha que preencher muito espaço e seja ele claramente o cabeça de área a organizar. Os dois companheiros de sector dele têm sempre que ser de outro perfil. Mais rotativos.

slbenfica_croft

Citação de: gabbana em 11 de Janeiro de 2020, 01:05

Terá de ser o Taarabt a fazer o triângulo um bocado mais a frente.
Eu penso num triângulo invertido.

O Weigl pede isso, seja pelo jogador que é com bola, seja sem bola.