Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 87 jogos (60 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 11 jogos (9 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

pedrompcosta

Citação de: Toronto_SLB em 15 de Abril de 2019, 16:29
Citação de: pedrompcosta em 15 de Abril de 2019, 16:26
Citação de: Toronto_SLB em 15 de Abril de 2019, 15:05
Nota-se a falta de Gabriel no miolo.

sem duvida... a equipa ainda não conseguiu adaptar se sem ele... principalmente a nível defensivo
E viu-se bem isso ontem quando o Setubal tinha atacava. Avia ali um burraco no miolo.  Jogadores muito recuados.  Ou o Samaris ou o Florentino, um deles precisa de subir mais para tapar os espacos a' frente.

desde a lesão que há um buraco evidente no meio campo ainda não solucionado... é uma adaptação que leva tempo... o jogador mais parecido em termos de dinâmica acho que acaba por ser o taarabt... pelo menos nos jogos em casa

Johnny|SLB

Gostava de ver um Benfica mais "mandão", com controlo do jogo, posse e a correr menos pra perto da sua área sem bola.

Não sei se na próxima época, com tempo e planeamento, se vamos jogar da mesma forma, neste momento parece-me claramente estratégico o baixar de linhas quando a bola passa a primeira fase da pressão, para que a equipa se posicione primeiro e depois procure recuperar a bola e sair para o ataque com espaço para aproveitar nas costas, o que beneficia jogadores como Rafa e Seferovic, com o João Felix e o Pizzi a municiar essas correrias.

Mas acho que temos jogadores com caracteristicas para jogar de forma mais cerebral e dominadora, capazes de imprimir essa velocidade mas tambem saber jogar em ataque posicional e descansar com bola.

Vê lá isso Bruno, era ainda mais à Benfica :)

iloy

Citação de: Carminati em 15 de Abril de 2019, 15:36
Citação de: iloy em 15 de Abril de 2019, 15:17
sofremos muitos golos

Bom contributo vindo de um Eusebio.

E? Porque ainda è preciso fazer uma análise profunda para dar uma simples opinião?
EPA temos aqui cada vezes mais users ridículos a mandar posts patético só para existir. Comenta la as tuas opiniões se consegues e vai brincar com outros porque não tenho tempo com jovens ridículos.

KKT

Citação de: Johnny|SLB em 15 de Abril de 2019, 16:56
Gostava de ver um Benfica mais "mandão", com controlo do jogo, posse e a correr menos pra perto da sua área sem bola.

Não sei se na próxima época, com tempo e planeamento, se vamos jogar da mesma forma, neste momento parece-me claramente estratégico o baixar de linhas quando a bola passa a primeira fase da pressão, para que a equipa se posicione primeiro e depois procure recuperar a bola e sair para o ataque com espaço para aproveitar nas costas, o que beneficia jogadores como Rafa e Seferovic, com o João Felix e o Pizzi a municiar essas correrias.

Mas acho que temos jogadores com caracteristicas para jogar de forma mais cerebral e dominadora, capazes de imprimir essa velocidade mas tambem saber jogar em ataque posicional e descansar com bola.

O próprio Bruno Lage explicou isso perfeitamente na CI pós-jogo.

Os jogadores não conseguiram fazer posse porque o Setubal estava completamente subido e havia imenso espaço para jogar no meio campo deles.

Daí que, os próprios jogadores do Benfica, percebendo isso estavam a jogar mais em profundidade do que em posse, o que faz todo o sentido porque ficamos mais perto do golo.

Nós podemos querer jogar de uma certa forma mas nem sempre é possível porque não jogamos sozinhos. A forma como o adversário joga também condiciona a nossa.

Carminati

Citação de: iloy em 15 de Abril de 2019, 17:43
Citação de: Carminati em 15 de Abril de 2019, 15:36
Citação de: iloy em 15 de Abril de 2019, 15:17
sofremos muitos golos

Bom contributo vindo de um Eusebio.

E? Porque ainda è preciso fazer uma análise profunda para dar uma simples opinião?
EPA temos aqui cada vezes mais users ridículos a mandar posts patético só para existir. Comenta la as tuas opiniões se consegues e vai brincar com outros porque não tenho tempo com jovens ridículos.

E assim, post a post, se chega a Eusebio  :)

Billy the Kid

O Gabriel era/é fundamental para a solidificação desse "Benfica mandão" que ambicionas.

André Sousa

Citação de: Billy the Kid em 15 de Abril de 2019, 18:43

O Gabriel era/é fundamental para a solidificação desse "Benfica mandão" que ambicionas.
Temos o Diogo Mendes na B que pode fazer o mesmo.

pasfomp

Citação de: André Sousa em 15 de Abril de 2019, 18:45

:rir:

aprovado pelo bill, o puto

André Sousa

E ainda há Diogo Capitão, médio de 2000, que é pedra fundamental dos sub-19 portugueses, médio de enorme qualidade.

A estrutura está atenta.

Pequeno_Genial

Tu és um gajo que percebe de bola, dá para ver pelos comentários e apreciações que fazes.  O0

Não achas o David Tavares, em termos de características físicas e futebolísticas, o mais parecido que temos ao Gabriel?

pasfomp

Citação de: Pequeno_Genial em 15 de Abril de 2019, 18:55

Tu és um gajo que percebe de bola, dá para ver pelos comentários e apreciações que fazes.  O0

Não achas o David Tavares, em termos de características físicas e futebolísticas, o mais parecido que temos ao Gabriel?

está a trollar com o billy the kid :rir:

Pequeno_Genial

Citação de: pasfomp em 15 de Abril de 2019, 18:59
Citação de: Pequeno_Genial em 15 de Abril de 2019, 18:55

está a trollar com o billy the kid :rir:

(a parte que eu acho que ele percebe de bola era a sério, acho mesmo!)

(a parte do Diogo Mendes ser piada não percebi porque não conheço o jogador em causa, até tinha a ideia que jogava nos sub-23)

Pequeno_Genial

Citação de: KKT em 15 de Abril de 2019, 17:48

O próprio Bruno Lage explicou isso perfeitamente na CI pós-jogo.

Os jogadores não conseguiram fazer posse porque o Setubal estava completamente subido e havia imenso espaço para jogar no meio campo deles.

Daí que, os próprios jogadores do Benfica, percebendo isso estavam a jogar mais em profundidade do que em posse, o que faz todo o sentido porque ficamos mais perto do golo.

Nós podemos querer jogar de uma certa forma mas nem sempre é possível porque não jogamos sozinhos. A forma como o adversário joga também condiciona a nossa.

No caso de ontem, foi notório que os jogadores fizeram um futebol que não era o que o Bruno Lage queria que eles tivessem feito a partir de determinado momento.

Com o resultado em 3-1, o Bruno Lage quis que eles jogassem em posse, usando a largura do campo e escondendo a bola do adversário, enquanto que os jogadores, vendo o espaço que o Setúbal estava a dar nas costas, continuaram a jogar na profundidade e a procurar os lances de ataque rápidos. São eles que jogam e por muitas ideias que o treinador tenha são eles que determinam a nossa forma de jogar.

O Lage ainda não teve tempo para impôr a totalidade das suas ideias, mas acredito que o crescimento do Benfica passará por esse tal futebol mais pausado, mais pensado, mais cerebral, só que para isso é preciso tempo para treinar que é coisa que, neste momento, não há.

Ouvir o Lage defender estas ideias já é muito positivo, é sinal que será isto que pretende para o futuro. Acredito que, com o tempo, colocará estas ideias na prática. O futuro passará por aqui: mais controlo do jogo, menos correria.

SaviAimar

Citação de: Nhecks em 15 de Abril de 2019, 15:16
Citação de: SaviAimar em 15 de Abril de 2019, 15:06
Citação de: Nhecks em 15 de Abril de 2019, 14:55
Citação de: SaviAimar em 15 de Abril de 2019, 14:36
Citação de: Nhecks em 15 de Abril de 2019, 14:13
Citação de: jagoncardoso em 15 de Abril de 2019, 13:48
Nos primeiros 15 jogos do campeonato, o Benfica sofreu 15 golos. Desde que Bruno Lage é o treinador sofreu 11 golos em 14 jogos.

Desde então, o uma das coisas que se nota é que o Benfica tenta fazer pressão alta para recuperar a bola assim que a perde. O que por vezes acontece é que quando esta linha é batida são criados enorme desequilíbrios e situações de superioridade numérica.

Talvez um dos principais motivos para o processo defensivo da equipa não ser melhor é a notória fraca preparação física que a maioria jogadores mostrava quando Lage pegou na equipa, e isso é algo que não se adquire em 2/3 meses de competição oficial mas sim na pré-época. Ainda para mais quando se quer um equipa a pressionar o adversário desde que este sai da sua área.

E grande parte do golos sofridos resultam de erros individuais que pouco têm a haver com o processo defensivo da equipa ou penalties ridículos (obrigado VAR):
-Setubal: Ferro vai à queima (devia temporizar) e é batido (devia ter feito logo falta a seguir); e um penalty que só foi assinalado por ser contra o Benfica.
-Feirense: André Almeida não acompanha o jogador do Feirense e Odysseas está muito dentro da baliza
-Belenenses: nem vale a pena comentar
-Porto: golo de livre em que um jogador em fora de jogo atrapalha claramente a jogada.
-Sporting: primeiro golo nasce de uma perda de bola estúpida/passe falhado do Samaris e o penalty é daqueles que só são assinalados aos outros
Boavista: golo de canto depois de um ressalto em que os centrais são batidos por isso.
Rio Ave: Odysseas não sai da baliza numa bola perfeitamente ao seu alcance.

Só aqui são 10 dos 11 golos sofridos! Erros estúpidos e penalties/decisões do VAR!

O processo defensivo poderia ser melhor? Sim, podia. Bruno Lage cometeu erros, por exemplo em substituições? Sim, cometeu. E houve lances que o Benfica não sofreu golos porque não calhou, é verdade. Mas comparando com o que existia antes são dois mundos completamente diferente. Talvez por isso, o numero de golos marcados pelo Benfica tenha aumentado mais de 60% exactamente pela equipa pressionar alto e se expor mais defensivamente. E é graças a isso que ainda é possível ser campeão em vez de andar lutar pelo 3º ou 4º lugar.

Os golos sofridos so contam metade da historia.

A outra metade é contada pelas inumeras oportunidades que concedemos que felizmente nao sao concretizadas. Nao é preciso ir mais longe que o jogo do Frankfurt  para dar um exemplo daquilo a que me refiro

E o pormenor pequeno que é uma equipa virada para a frente?
Se criamos 15 oportunidades, e ganhamos por 4-2, qual o problema de levar 2 golos, e o adversário tiver 5 oportunidades?
É melhor ganhar por 1-0 do que 5-2?
Importante antes de nada é ganhar, e se for com futebol ofensivo, como se tem visto, ainda melhor. Depois ainda acrescentas ter vários jogadores das camadas jovens, acrescentas o de teres muitos portugueses. Adicionas ainda o facto de ter recuperado 7 pontos ao Porto, ido lá ganhar e a Alvalade, estar perto das Meias da Liga Europa. Sem pré-época!

Problema disto tudo : Deixamos o adversário criar várias oportunidades.

Ok. Escolhem ver um pormenor, em vez de ver o global.   O0 O0

JJ style. Que interessa sofrer golos se marcamos mais? Logica da batata não é?

Equipa equilibrada? Para que?

Proponho nova tatica: 10 avançados la na frente. Vamos sofrer golos. Mas com 10 avançados estamos sempre mais perto de marcar mais.

Isso que estás a dizer é em alguns jogos. E no dragão até termos um expulso, e em Alvalade para o campeonato, e naquelas goleadas em casa? Muito bem defensivamente.
Não consigo sinceramente criticar muito, quando quase tudo é positivo, com um pormenor que nunca deve ser esquecido: não fez pré-epoca. Estares a comprar com o Jesus que tinha equipas muito melhores, e com pré-epoca, acaba por ser um elogio ao trabalho até agora desenvolvido.

Não estava a comparar com o JJ. Esta a dizer que o argumento que apontaste no teu post anterior "marcamos mais do que sofremos logo esta tudo bem" era usado pelo JJ e que é um argumento falacioso.

Eu fico preocupado com a falta de solidez defensiva. Assim como estou preocupado com algumas exibições que fizemos depois do jogo do Dragão. Aliás o jogo com o Frankfurt e o de ontem marcaram o regresso às exibições positivas, ja que os jogos anteriores (exceção feita Moreirense) tinham deixado muito a desejar.

Recordo que ja tivemos jogos em que nem remates à baliza praticamente conseguimos fazer. Falo da fase Zagreb-Belenenses. A produção ofensiva da equipa tem sido boa (exceptuando os jogos que referi) mas um dia menos bom esta sempre ao virar da esquina. Dai a minha preocupação com a quantidade de golos que temos vindo a sofrer.

Não sei se notas, mas a distância entre a linha defensiva e o meio campo, na minha opinião, tem sido enorme. Temos autenticas crateras que os adversários podem explorar. E isso tem de ser corrigido.

EU concordo com a parte das fragilidades defensivas. O pormenor aqui é que era impossível esta equipa não ter fragilidades em alguma vertente do jogo.

Só o facto de teres um treinador a entrar a meio da época + muitos jovens promissores mas ainda em crescimento, significa que vão haver coisas a melhorar. É inevitável. É por isso que esta máquina de golos que é o Benfica, se não tivesse fragilidades, era estranhíssimo, duvido que algum treinador o conseguisse com esta equipa e sem pré-época.

Até nos jogos que referes pós Porto, onde houve alguns bons e outros maus, dá praticamente metade/metade entre jogos bons/maus. Isto é relevante? Se antes do Porto foi muitíssimo bom, e depois do Porto tivemos alguns maus jogos, é de lamentar, ou de aplaudir?

Para mim é de aplaudir. Duvido que alguém acreditasse em Fevereiro que hoje estávamos nesta posição.
Portanto nesta altura (com tudo o que já referi sobre a juventude e não ter feito pré-época o Lage) bardamerda às falhas defensivas. O treinador vai fazer com que a equipa evolua nesse aspeto.

Agora, nesta altura, e para um treinador sem pré-época, depois deste magnífico trabalho, não consigo, e acho que não é de fazer, colocar debilidades defensivas à frente de tudo o que de bom, foi feito.

Quando digo " colocar à frente de tudo " é falar demasiado nas fragilidades e falar pouco do bom que foi feito. Problemas todas as equipas têm, e treinadores que entram a meio da época, ainda pior. Não percebo qual a anormalidade disto.

Se para além deste Benfica demolidor em alguns jogos e muito cumpridor noutros (Tirando só Alvalade para a taça e Belém), ainda fossemos muito cumpridores defensivamente, tínhamos aqui um caso de estudo intitulado - " Como ser um treinador que na primeira época num grande, a entrar a meio da época, resolve todos os problemas em 3 meses "

Impossível.

Pasárgada

Um reparo á equipa técnica penso que será o de consciencializar o Ruben dias para determinados comportamentos no calor do jogo, o verissimo que foi defesa central deveria além de lhe mostrar os erros que tem, prepara lo para os proximos jogos que sao altamente decisivos, se já o fazem e ele continua a cometer erros, tudo na base da imprudencia, bem sei que é bastante jovem ainda, mas vai no 2 ano a titular deveria ter mais "esperteza" em determinadas fases dos jogos, vejam lá isso....