Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

André Sousa

Citação de: zefo em 23 de Abril de 2019, 13:31
Tu és dos poucos neste forum que tem o dom de tocar naquele nervo que faz a malta passar se  ;D


O Paslb não entra nesse lote de pessoas pelo simples motivo que vive num universo paralelo.

O gajo cita um post em que eu elogio o JJ e digo que o LFV é incompetente a escolher treinadores, e por isso é quase uma lotaria deixar o JJ sair, para dizer que eu acho o JJ um Deus.

Sim, o Paslb a dizer a outra pessoa que o JJ é um Deus.

(Isto tudo feito de forma séria, porque não tem capacidade para tentar trollar quem quer que seja)

Nhecks

Citação de: MrKafafi em 23 de Abril de 2019, 13:05
Citação de: Nhecks em 23 de Abril de 2019, 10:49
Citação de: Dr.Lecter em 23 de Abril de 2019, 10:24
3 de Janeiro de 2019:

LFV: Oh rapaz, anda cá!
BL: Diga, presidente.
LFV: Preciso que me desenrasques aqui na equipa principal por uns tempos. Não te preocupes, é temporário e não te vai tirar tempo para estares com a tua família. Mas preciso de alguma margem para negociar o Mourinho ou então que o JJ resolva lá o que tem a resolver com os árabes e a autoridade tributária.
BL: Sem problema, presidente. O meu contrato é de 5 anos, portanto estou aqui para o que for preciso. Mas, já agora, qual é o cenário?
LFV: Pá, vais encontrar o trabalho muito bem feito pelo Rui Vitória, por isso não terás problemas. Um bom balneário.
BL: Não, presidente, referia-me ao cenário em termos de trabalho, o que há para preparar, etc..
LFV: Pá, isso é melhor falares com o Rui Costa que eu de bola não percebo nada.

(...)

RC: Bom dia, Bruno!
BL: Bom dia, Rui! Então o que é que temos pela frente?
RC: Basicamente, estás fodido. A equipa não joga nada, o campeonato está perdido. Estamos a 7 pontos e ainda vamos ter de ir ao campo de todos os adversários da metade de cima da tabela: Porto, Sporting, Guimarães, Braga, Moreirense...só escapa o Belenenses, com quem já perdemos no Jamor. Aliás, a tua primeira deslocação é logo ao Santa Clara, que está a fazer uma boa época. Na taça vamos a Guimarães, que está em boa forma, e se passarmos jogamos a duas mãos com o Sporting. Na Liga Europa tivemos muito azar no sorteio e calhou-nos o Galatasaray. E agora em janeiro ainda temos a Final4 da Taça da Liga em que jogamos com o Porto.
BL: Cenário complicado, de facto..E o balneário, como é que está?
RC: De rastos. Já ninguém acredita. Vais ter muito trabalho nesse aspecto também.
BL: Bem, pelo menos estamos em janeiro e vai dar para fazer um ajuste ou outro no plantel...
RC: Sim, já estamos a trabalhar nisso. O Ferreyra e o Castillo vão sair.
BL: E quem entra?
RC: Ninguém.
BL: Pelo menos vou ter algum tempo para treinar e tentar pôr as minhas ideias em campo.
RC: Treinar? Tens jogo já daqui a 3 dias contra o Rio Ave em casa, duvido que tenhas tempo para implementar o que quer que seja.

BL: Bem, o que vale é que isto é temporário...

Para memória futura. Aconteça o que acontecer, Bruno Lage é para ficar.

3 de janeiro de 2019: Benfica em 4 competições
23 de abril de 2019: Benfica tem apenas campeonato para disputar.

Toda a gente fala da recuperação no campeonato. E com razão pois o Bruno Lage tem muito mérito na recuperação alcançada. Mas era exactamente no campeonato que eu não exigia nada ao Bruno. Exactamente porque estávamos a 7 pontos e porque tínhamos deslocações difíceis.

O que eu exigia ao Bruno era Benfica voltar a praticar bom futebol. O que tem sido alcançado de forma intermitente.

Ora, existiam ainda outras 3 competições a 3 de janeiro de 2019. Competições nas quais o Benfica não estava em desvantagem considerável face aos adversários pois eram competições a eliminar. Competições que estavam perfeitamente ao nosso alcance se fosse atingido aquilo que eu exigia ao Bruno Lage: Benfica a praticar bom futebol.

Na competição de menor importância das 3 que me refiro fomos espoliados e não atribuo responsabilidade ao Bruno Lage. Nas outras duas o Bruno Lage tem toda a responsabilidade.

Resumindo: ninguém no seu perfeito juízo exigiria o campeonato a Bruno Lage a 3 de janeiro de 2019. E devemos em boa parte a ele o facto de estarmos presentemente na liderança. Mas a 3 de janeiro de 2019 podia-se perfeitamente exigir a Taça de Portugal, a Taça da Liga e chegar-se o mais longe possível na Liga Europa. Esses objectivos, aqueles que eram legítimos exigir que fossem cumpridos a 3 de janeiro de 2019, não foram atingidos.

Se bem entendo exigias a BL a Taça da Liga, Taça de Portugal e ir longe na LE.
Tudo isto independentemente do contexto em que ele apanha a equipa, do calendário, do plantel e de outros factores externos ?

Bruno Lage vem da equipa B e assume o Benfica, a sua primeira experiência como treinador principal de um clube.

Nos primeiros 30 dias de competição BL realiza 8 jogos, ganha 7 e perde um em que fomos roubados até não dar mais:



Neste percurso tem demonstrado alguns erros, algo natural tendo em conta que apanhou o cavalo em andamento e que está a crescer, como o próprio afirmou após o jogo no Dragão.

Lage tem neste momento 13/14 jogadores com quem pode realmente contar. Todos os outros, por diversos motivos, muito pouco podem contribuir neste momento.

Vlaco
Almeida
Ruben
Ferro
Grimaldo
Tino
Samaris
Pizzi
Rafa
Felix
Sef

Jonas
Gedson
Taarabt

Olha para esses 14 e repara, Samaris estava riscado e todos exigiam que não renovasse.
Tino e Ferro estavam na B, Felix esteve para ser emprestado ao Marítimo em Janeiro. Jonas está claramente limitado e Taarabt para além da historia que todos sabemos não podia jogar na Europa.

Junta a isso o facto de Tino, Felix, Ferro, Ruben e Gedson serem putos. Têm muita qualidade, mas naturalmente não se pode esperar a mesma maturidade e matreirice que jogadores mais velhos.

Já agora explica-me, o que é ir mais longe possivel na LE ? É que com a rotação de Lage chegámos aos 4º final e por pouco não fomos as meias.

P.S.
Salvio e Cervi podem ser úteis neste final de época, mas todos sabemos o que por norma acrescentam quando entram em campo.

Entendeste mal. O que exigia esta no post. É so ler.

Exigia e exijo bom futebol (objetivo para o qual, nao sei, treinadores sao contratados) e assim ficariamos mais perto de atingir o sucesso nas varias competicoes em disputa.

O bom futebol tem sido alcancado mas de forma intermitente. Bom futebol na maioria dos jogos no campeonato. Mas exibicoes na Taca de Portugal (Guimaraes, Sporting fora; Sporting em casa foi positivo) e na Liga Europa.

Uma coisa que parece dificil de perceber é que o Lage tomou decisoes erradas que sao passiveis de critica. Parece dificil perceber que, nao obstante o contexto, nem tudo o que o Lage tem feito é maravilhoso. Pelo contrario tem cometido erros que no meu entender sao graves. Parece dificil entender que o discurso do "tem credito independentemente do desfecho" nesta altura é perigoso e eu nao o subscrevo. Assim como nao subscrevi esse discurso com o JJ no final da epoca de 2012. Nem com o Rui Vitoria no final da epoca de 2018.

E respondendo a tua questao da LE, face aos adversarios que nos calharam as meias finais eram obrigacao. Jesus o que o Benfica se tornou quando uma eliminacao frente ao Frankfurt é relativizada.

PS. continuo a ter confianca no Lage, apesar da confianca ter sido irremediavelmente abalada depois de decisoes que tomou. Espero que o Lage seja campeao e se mantenha na lideranca da equipa. A nao conquista do campeonato faria me ficar muito ceptico para a proxima epoca. O argumento mais convicente para a sua manutencao "independentemente de tudo" para mim nem é a recuperacao que fez mas sim o receio que tenho da escolha que seria feita para o cargo pelo nosso presidente. A probabilidade de acabarmos com alguem infinitamente pior que o Lage é muito muito grande.

jone1970

Citação de: Golden_Mean em 23 de Abril de 2019, 13:19
Espinha dorsal com Dias, Ferro, Florentino, Gedson e Félix, e tínhamos equipa para fazer uma gracinha na Europa.

Não me lixem, duvido que está malta não aguentasse por vontade deles 2 ou 3 anos a jogar junta para fazer história no Benfica.

Aguentar até acredito que aguentassem,
não os consegues aguentar é a receberem 500mil€/ano brutos com jogadores suplentes a ganharem 8x mais.
Experimentem oferecer metade daquilo que ganham o Jonas, o Salvio ou o Taraabt ao Felix ou ao Tino que vão ver que eles ficam com muita mais vontade de ficar.

Só a titulo de exemplo
Sabem quanto foi ganhar o Renato para Munique? 5M/ano brutos.
Sabem quanto recebia cá? 90mil/ano brutos.
...depois querem que os miudos tenham vontade de ficar!!

Scorpion8

Citação de: Dr.Lecter em 23 de Abril de 2019, 10:24
3 de Janeiro de 2019:

LFV: Oh rapaz, anda cá!
BL: Diga, presidente.
LFV: Preciso que me desenrasques aqui na equipa principal por uns tempos. Não te preocupes, é temporário e não te vai tirar tempo para estares com a tua família. Mas preciso de alguma margem para negociar o Mourinho ou então que o JJ resolva lá o que tem a resolver com os árabes e a autoridade tributária.
BL: Sem problema, presidente. O meu contrato é de 5 anos, portanto estou aqui para o que for preciso. Mas, já agora, qual é o cenário?
LFV: Pá, vais encontrar o trabalho muito bem feito pelo Rui Vitória, por isso não terás problemas. Um bom balneário.
BL: Não, presidente, referia-me ao cenário em termos de trabalho, o que há para preparar, etc..
LFV: Pá, isso é melhor falares com o Rui Costa que eu de bola não percebo nada.

(...)

RC: Bom dia, Bruno!
BL: Bom dia, Rui! Então o que é que temos pela frente?
RC: Basicamente, estás fodido. A equipa não joga nada, o campeonato está perdido. Estamos a 7 pontos e ainda vamos ter de ir ao campo de todos os adversários da metade de cima da tabela: Porto, Sporting, Guimarães, Braga, Moreirense...só escapa o Belenenses, com quem já perdemos no Jamor. Aliás, a tua primeira deslocação é logo ao Santa Clara, que está a fazer uma boa época. Na taça vamos a Guimarães, que está em boa forma, e se passarmos jogamos a duas mãos com o Sporting. Na Liga Europa tivemos muito azar no sorteio e calhou-nos o Galatasaray. E agora em janeiro ainda temos a Final4 da Taça da Liga em que jogamos com o Porto.
BL: Cenário complicado, de facto..E o balneário, como é que está?
RC: De rastos. Já ninguém acredita. Vais ter muito trabalho nesse aspecto também.
BL: Bem, pelo menos estamos em janeiro e vai dar para fazer um ajuste ou outro no plantel...
RC: Sim, já estamos a trabalhar nisso. O Ferreyra e o Castillo vão sair.
BL: E quem entra?
RC: Ninguém.
BL: Pelo menos vou ter algum tempo para treinar e tentar pôr as minhas ideias em campo.
RC: Treinar? Tens jogo já daqui a 3 dias contra o Rio Ave em casa, duvido que tenhas tempo para implementar o que quer que seja.

BL: Bem, o que vale é que isto é temporário...

Para memória futura. Aconteça o que acontecer, Bruno Lage é para ficar.
Não sei o que é mais grave, o vieira querer ir buscar a puta da reboleira, ou achar que havia um trabalho muito bem feito pelo gordo...

rdr10

Citação de: André Sousa em 23 de Abril de 2019, 13:43
Citação de: zefo em 23 de Abril de 2019, 13:31
Tu és dos poucos neste forum que tem o dom de tocar naquele nervo que faz a malta passar se  ;D


O Paslb não entra nesse lote de pessoas pelo simples motivo que vive num universo paralelo.

O gajo cita um post em que eu elogio o JJ e digo que o LFV é incompetente a escolher treinadores, e por isso é quase uma lotaria deixar o JJ sair, para dizer que eu acho o JJ um Deus.

Sim, o Paslb a dizer a outra pessoa que o JJ é um Deus.

(Isto tudo feito de forma séria, porque não tem capacidade para tentar trollar quem quer que seja)

Recordo-me de uma viagem Faro - Lisboa, onde vieste 3h a chorar porque o JJ já não era o nosso treinador, mais um bocado levavas nos cornos do Rodolfo ;D

André Sousa

Citação de: rdr10 em 23 de Abril de 2019, 13:48
Recordo-me de uma viagem Faro - Lisboa, onde vieste 3h a chorar porque o JJ já não era o nosso treinador, mais um bocado levavas nos cornos do Rodolfo ;D

Pá, o Rodolfo é um Paslb ao contrário.

A única coisa que disse é que o Benfica tinha oferecido um treinador em ponto de rebuçado ao Sporting que tinha acabado de dar baile a um Benfica moribundo na Supertaça, o que me parece factual.

Royal_Flush

Citação de: Gottschalk em 23 de Abril de 2019, 12:31
Citação de: Billy the Kid em 23 de Abril de 2019, 12:26
Se o treinador que fez o "impossível" (recuperar 7 pontos e, neles, ainda vencer o rival directo) não serve, então temos que contratar Guardiola...

15 jogos na liga portuguesa.
14 vitórias e 1 empate.

Não serve...

RV e Jesus também chegaram a ter números parecidos no Benfica. Dizem-nos apenas uma parte da história.

Mais do que essas contas, o maior mérito do Lage é a recuperação futebolística da equipa, o lançamento definitivo de Félix e as apostas em Ferro e Florentino. É o criar de uma base de trabalho para o futuro.

Agora, evidentemente que recuperar para nada ganhar no Benfica é sempre uma desilusão.

É verdade.

Mas ganhar na mesma época no Dragão e Alvalade nem JJ nem RV o fizeram. E o JJ teve 6 anos para o fazer (e  aliás nesses 6 anos tem o mediocre registo de 1 vitória e 1 empate em 6 jogos). O Lage fê-lo em meses, e com estilo.

Para mim, mesmo levando em conta as eliminações nas taças, merece mais uma época, aconteça o que acontecer até ao final do campeonato.

Trezeguet

eu admito que fiquei desiludido com o Lage, nem foi pelas eliminações, foi mesmo a forma como se jogou nos jogos em Frankfurt e Alvalade para a TDP. Que falta de tudo. e nem foi por jogarem ou deixarem de jogar x ou y

2doMats

É melhor ninguém ir buscar as listas que faziam dos sucessos do RV quando alguém o criticava porque se jogava pouquito. lol.

Mas vocês acham que a malta se esqueceu do que escreveram?

francisco

Citação de: Royal_Flush em 23 de Abril de 2019, 13:55
Citação de: Gottschalk em 23 de Abril de 2019, 12:31
Citação de: Billy the Kid em 23 de Abril de 2019, 12:26
Se o treinador que fez o "impossível" (recuperar 7 pontos e, neles, ainda vencer o rival directo) não serve, então temos que contratar Guardiola...

15 jogos na liga portuguesa.
14 vitórias e 1 empate.

Não serve...

RV e Jesus também chegaram a ter números parecidos no Benfica. Dizem-nos apenas uma parte da história.

Mais do que essas contas, o maior mérito do Lage é a recuperação futebolística da equipa, o lançamento definitivo de Félix e as apostas em Ferro e Florentino. É o criar de uma base de trabalho para o futuro.

Agora, evidentemente que recuperar para nada ganhar no Benfica é sempre uma desilusão.

É verdade.

Mas ganhar na mesma época no Dragão e Alvalade nem JJ nem RV o fizeram. E o JJ teve 6 anos para o fazer (e  aliás nesses 6 anos tem o mediocre registo de 1 vitória e 1 empate em 6 jogos). O Lage fê-lo em meses, e com estilo.

Para mim, mesmo levando em conta as eliminações nas taças, merece mais uma época, aconteça o que acontecer até ao final do campeonato.
Em 2010/11 ganhámos no Curral e no WC

francisco

Citação de: Trezeguet em 23 de Abril de 2019, 13:57
eu admito que fiquei desiludido com o Lage, nem foi pelas eliminações, foi mesmo a forma como se jogou nos jogos em Frankfurt e Alvalade para a TDP. Que falta de tudo. e nem foi por jogarem ou deixarem de jogar x ou y
Claro que foi. O Jardel e o Fejsa dão cabo de toda a dinâmica da equipa. Com Ferro e Florentino nesses jogos estaríamos a lutar pelo triplete.

Trezeguet

Citação de: francisco em 23 de Abril de 2019, 13:59
Citação de: Trezeguet em 23 de Abril de 2019, 13:57
eu admito que fiquei desiludido com o Lage, nem foi pelas eliminações, foi mesmo a forma como se jogou nos jogos em Frankfurt e Alvalade para a TDP. Que falta de tudo. e nem foi por jogarem ou deixarem de jogar x ou y
Claro que foi. O Jardel e o Fejsa dão cabo de toda a dinâmica da equipa. Com Ferro e Florentino nesses jogos estaríamos a lutar pelo triplete.
epa, mas o Felix joga na esquerda na Alemanha não é por esses 2 de certeza. não fazes 1 único ataque em toda a 1ª parte não é por esses 2 e o Jardel até fez bom jogo em alvalade

Royal_Flush

Citação de: francisco em 23 de Abril de 2019, 13:58
Citação de: Royal_Flush em 23 de Abril de 2019, 13:55
Citação de: Gottschalk em 23 de Abril de 2019, 12:31
Citação de: Billy the Kid em 23 de Abril de 2019, 12:26
Se o treinador que fez o "impossível" (recuperar 7 pontos e, neles, ainda vencer o rival directo) não serve, então temos que contratar Guardiola...

15 jogos na liga portuguesa.
14 vitórias e 1 empate.

Não serve...

RV e Jesus também chegaram a ter números parecidos no Benfica. Dizem-nos apenas uma parte da história.

Mais do que essas contas, o maior mérito do Lage é a recuperação futebolística da equipa, o lançamento definitivo de Félix e as apostas em Ferro e Florentino. É o criar de uma base de trabalho para o futuro.

Agora, evidentemente que recuperar para nada ganhar no Benfica é sempre uma desilusão.

É verdade.

Mas ganhar na mesma época no Dragão e Alvalade nem JJ nem RV o fizeram. E o JJ teve 6 anos para o fazer (e  aliás nesses 6 anos tem o mediocre registo de 1 vitória e 1 empate em 6 jogos). O Lage fê-lo em meses, e com estilo.

Para mim, mesmo levando em conta as eliminações nas taças, merece mais uma época, aconteça o que acontecer até ao final do campeonato.
Em 2010/11 ganhámos no Curral e no WC

Referia-me para o campeonato.

E a vitória para a taça em 2011 mais vale nem referir, depois de levarmos 1-3 na 2a mão

lPhoenix

Citação de: Trezeguet em 23 de Abril de 2019, 14:00
Citação de: francisco em 23 de Abril de 2019, 13:59
Citação de: Trezeguet em 23 de Abril de 2019, 13:57
eu admito que fiquei desiludido com o Lage, nem foi pelas eliminações, foi mesmo a forma como se jogou nos jogos em Frankfurt e Alvalade para a TDP. Que falta de tudo. e nem foi por jogarem ou deixarem de jogar x ou y
Claro que foi. O Jardel e o Fejsa dão cabo de toda a dinâmica da equipa. Com Ferro e Florentino nesses jogos estaríamos a lutar pelo triplete.
epa, mas o Felix joga na esquerda na Alemanha não é por esses 2 de certeza. não fazes 1 único ataque em toda a 1ª parte não é por esses 2 e o Jardel até fez bom jogo em alvalade

Ele falou em dinâmicas e "esses 2" como referes, fazem parte da dinâmica da equipa.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: André Sousa em 23 de Abril de 2019, 13:40
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 23 de Abril de 2019, 13:32
Ei, tás todo fodido. Entrou a perder porque estava empatado aos 20 min quando devia estar a ganhar. Tá serto. Andas metido no cif? Que drógádo.


Mas eu concordo que o Lage podia gerir de outra forma. Se bem que nunca tiveste um gajo que gerisse tanto como ele, a questão é essa. Idealmente, podia ser sempre feito de outra forma, mas na prática foi aquele que mais foi capaz de gerir e mostrar confiança nas segundas linhas. Até no Yuri...  ;D

O problema maior é que, com qualquer segunda linha que jogue, a conversa é a mesma: "não serve" ou "está acabado" ou "emprestar". Se pensares bem, sobra quem que agrade ao pessoal? Sobra o 11 inicial.

Entrou a perder porque o Estoril marcou primeiro. Enquanto está 0-0, num jogo desses a expectativa é que o Benfica acabe por marcar um golo. Tens o jogo do Belém e do Tondela, apesar do primeiro ter ficado empatado. Se antes do Benfica marcar come um golo, a partir dali parece uma montanha para escalar em 20'.

Isso é falso.

O JJ fez duas campanhas na Liga Europa onde foi à final a gerir, até em jogos fora como o dos Spurs. Gerir não é alterar os 11 jogadores, diga-se.

Quando fomos jogar com o Fener à Turquia, basta olhar para a equipa que iniciou o jogo. Ou com o Az, também.

Sei lá, foram várias eliminatórias assim. O Maxi, por exemplo, era o titular e o André Almeida, pelo menos na primeira campanha até à final com o Chelsea, creio ter feito os jogos todos.

O Lage rodou no centro da defesa e no meio campo em dois jogadores que são pedras recentes no 11 e que já ficaram vários jogos de fora. Que sentido é que isso faz? Aceitava muito mais facilmente que rodasse o Rúben, até pelas características do Jardel, do que o Ferro. O Florentino já ficou vários jogos de fora, podia perfeitamente ter jogado.

Com Fener jogou Aimar, Gomes e Ola John, de resto jogou tudo.

É falso que o Lage rode mais a equipa que o JJ? Tá bem lol Rodou muito mais a equipa na época seguinte, precisamente por ter rodado pouco na anterior e não querer cair no mesmo buraco que caiu. Por falar em Estoril, lembro-te que o Enzo até rasgou nesse jogo logo na primeira parte. Enzo a rasgar e Matic sem poder com a bola sequer para a tentar meter na área, foi todo um sonho.

Eu não disse que o JJ não rodava a equipa, atenção. Mas acho que por princípio o Lage tem menos problemas em fazê-lo, pelo menos pelo que mostrou até agora.

Quanto a descansar Ferro em vez de Rúben, à partida não faz sentido, mas ele lá saberá mais alguma coisa em relação ao estado e capacidade física de ambos que nós não sabemos. Se calhar o Ferro deu mais sinais de não ser capaz de fazer os jogos todos até ao fim sem descansar um pouco, não sabemos. Ele tem para aí uma dúzia de jogos, mas todos num curto espaço de tempo e não estava de forma nenhuma habituado ao ritmo competitivo que apanhou na equipa A. O Rúben também parece um atleta mais desenvolvido, além de ter mais hábito a este nível. Alguma razão haverá, não sei.

O Fejsa é um caso muito específico. Ainda há pouco tempo era imprescindível e tal e agora nem para engraixar as chuteiras aos colegas serve. Não me choca que se insista nele, não é um matreco qualquer.