Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 79 jogos (133 vitórias, 34 empates, 35 derrotas)
Em 2024/2025: 3 jogos (54 vitórias, 12 empates, 13 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

golfdreamer

#42255
Citação de: J Pinto em 05 de Maio de 2019, 12:07
Citação de: ShorBraga em 05 de Maio de 2019, 11:37
Citação de: Red Guns em 05 de Maio de 2019, 10:13
Eu admito que tenho alguma dificuldade em perceber o que se passa com a equipa.
A grande mudança com a entrada do Lage foi a forma como a equipa pressionava alto e recuperava a bola muito rapidamente, a chamada reacção á perda.

Isso agora praticamente desapareceu, mas ontem após o golo do Portimonense, quase como automaticamente voltamos a esse registo, o que me leva a pensar que esse ainda é o plano de jogo mas por alguma razão os jogadores não estão a conseguir por em prática. Não sei se por medo de destapar atrás ou se por dificuldades físicas... Admito que não compreendo o que se passa.

É visível que se trata de um entrave psicológico que está associado à idade de alguns jogadores em conjunto com o momento decisivo da época. A eliminação nas outras provas provocou este medo de voltar a falhar. O Gabriel estava a ter um papel muito importante que mais nenhum jogador consegue assumir. Por incrível que pareça, tudo isto teria sido evitado com alguma assertividade do Seferovic que tem falhado em momentos chave de quase todos os jogos desde que estamos em primeiro lugar. Como agora já não existe tempo para mais espero apenas que o Seferovic ou o Félix consigam marcar logo nas primeiras oportunidades!

Amigo, o entrave existe aos 18 e aos 37.

Já tivemos jogos decisivos e com jogadores experientes a esconderem-se.

E se Seferovic está mais assertivo estaríamos na final do Jamor e nas meias da Liga Europa.

Eu concordo com a questão do entrave psicológico dos jogadores., como sendo uma das razões mas não a única.
Sim é verdade que tens lá jogadores com experiência que poderiam dar outra tranquilidade, a questão é que a maioria desses jogadores não são jogadores para receber a bola e geri-la dando  tranquilidade à equipa. Não estás a ver o André Almeida, o Jardel ou o Seferovic a pegarem no jogo, efectivamente têm experiência, mas não tem qualidade para fazer essa gestão. Pizzi, Samaris ou Rafa são os que teria qualidade para fazer isso mas os 2 primeiros se a equipa não rende eles desaparecem.

Outros factores que puderam estar a influenciar são:
- A própria equipa técnica é muito jovem e isso pode estar a causar alguma dificuldade a gerir a pressão;
- A questão dos dois médios defensivos já debatida para mim é clara há alguns jogos, é um problema e tem de se resolver já no próximo jogo;
- Questiono-me se o Lage poderá estar a ter dificuldades de autoridade no plantel, ontem não jogamos nada até ao golo do Portimonense, depois entre os 60 e os 65 min tivemos mais oportunidades que nos 60 min anteriores... parece que só jogam quando vêm a coisa mesmo negra;

Kyoto


R_Mendes

Melhor treinador que vi no Benfica nos meus 30 anos

Rikudou

#42258
O Benfica desde que me lembro que na fase final do campeonato desce o nível exibicional, isto não é uma coisa do lage, é uma coisa recorrente com vários treinadores. Estar a a associar isto ao lage é sem noção. Não se esqueçam que o homem pegou na equipa a meio, incutiu a sua forma de jogar de pressão constante como vimos nos primeiros jogos, se calhar após a primeira fase de frescura física e psicológica a equipa tem baixado um bocado é um facto. Mas pensem, o homem não fez pré época, não escolheu jogadores apanhou o comboio a meio com uma equipa morta mentalmente e a jogar zero. Partilho muitas vezes da vossa frustração com certas e determinadas escolhas, mas não apoiar este homem e querer que vá embora depois de tudo o que fez, não dando ao homem a oportunidade de começar uma época do zero, esta ao nível do erro crasso cometido com o Mourinho. Posto isto, desejo muito o campeonato, ficarei de rastos se não o ganhar mos, mas se hoje estamos aqui é por causa do lage. Obrigado mister, cá estaremos para apoiar o Benfica até ao fim.

cristiano_1904

Citação de: ala-direita em 05 de Maio de 2019, 12:54
Citação de: cristiano_1904 em 05 de Maio de 2019, 11:26
Citação de: MrKafafi em 05 de Maio de 2019, 11:16
Citação de: Montano89 em 05 de Maio de 2019, 11:10
Citação de: Red Guns em 05 de Maio de 2019, 10:13
Eu admito que tenho alguma dificuldade em perceber o que se passa com a equipa.
A grande mudança com a entrada do Lage foi a forma como a equipa pressionava alto e recuperava a bola muito rapidamente, a chamada reacção á perda.

Isso agora praticamente desapareceu, mas ontem após o golo do Portimonense, quase como automaticamente voltamos a esse registo, o que me leva a pensar que esse ainda é o plano de jogo mas por alguma razão os jogadores não estão a conseguir por em prática. Não sei se por medo de destapar atrás ou se por dificuldades físicas... Admito que não compreendo o que se passa.

Convém perceber que o Gabriel tinha um papel importantíssimo nesse capítulo. Era o jogador que melhor fazia a pressão à saída de bola e o primeiro tampão no meio campo, sem ele a equipa perdeu qualidade nesse capítulo. Mas não explica tudo e um facto.

Falta claramente Gabriel e não substituto idêntico.
Muito se tem  falado de Chiquinho, mas num meio campo a dois é boa solução ?
O substituto do Gabriel devia ser o Gedson, pelo menos a nível defensivo é um jogador que pressiona mais à frente.

O Gedson não tem qualidade de passe. O Gabriel consegue organizar e pensar o jogo da equipa, o Gedson, não.

O Gedson é um médio para transportar a bola, parece-me, mas tem muito que evoluir. Nota-se que tem falta de critério e define mal muitos lances.

Não temos substituto pra o Gabriel. Só se fosse aquele Taarabt, mas não sei o que vale.
Nunca disse que seria igual mas é o melhor que temos para substituir o Gabriel.

Florentino e o Samaris são mais defensivos e com o Gedson ganhamos transporte de bola.

Aakeonan

Sei da recuperação história, sei dos muito golos marcados, sei dos números estratosféricos, sei do seu carácter à Benfica, sei do trabalho inglório que herdou e sei até do título inacreditável que vai ganhar.

Mas eu continuo a achar que não é treinador para muito tempo no clube.

Não digo isto por mesquinhez ou implicação, até porque acreditem ou não queria mesmo estar enganado, porque obviamente era sinal que ele nos leva para títulos e também porque gosto de facto do Bruno Lage enquanto personalidade e homem que identifico imediatamente com os valores históricos do clube.

Mas a forma como vê o jogo, o que idealiza, o que tenta implementar e tem implementado...não me parece de todo a melhor forma de uma equipa grande jogar num espaço alargado de tempo e com continuidade.

Claro, o Benfica joga em Portugal, fruto do seu poderio vai ser sempre o ou um dos 2 principais favoritos a ganhar tudo por cá, isso será sempre assim.

O que acho é que o Benfica tem condições para ser mais, muito mais, e não acho que esta forma de jogar nos vá levar a subir degraus até a patamar onde temos de estar.

RedPaint

A malta que fazia vénias ( e sabe-se lá mais o quê) ao Judas não e deve lembrar o borrado que ele era e os títulos que perdeu na recta final do campeonato. E muito menos se deve lembrar das fabulosas equipas que tinha e mesmo assim com vitória pírricas nos últimos jogos dos títulos que ganhou. Só se lembram do Rolo compressor que curiosamente nunca deu 10-0 nem nunca sequer passou dos 86 golos. O mestre dos mestre deus dos deuses ganhou campeonatos com 74 pontos e 60 e tais golos. Agora comparem os investimentos, planteis, ruído, arbitragens e afins.


golfdreamer

Citação de: Aakeonan em 05 de Maio de 2019, 13:19
Sei da recuperação história, sei dos muito golos marcados, sei dos números estratosféricos, sei do seu carácter à Benfica, sei do trabalho inglório que herdou e sei até do título inacreditável que vai ganhar.

Mas eu continuo a achar que não é treinador para muito tempo no clube.

Não digo isto por mesquinhez ou implicação, até porque acreditem ou não queria mesmo estar enganado, porque obviamente era sinal que ele nos leva para títulos e também porque gosto de facto do Bruno Lage enquanto personalidade e homem que identifico imediatamente com os valores históricos do clube.

Mas a forma como vê o jogo, o que idealiza, o que tenta implementar e tem implementado...não me parece de todo a melhor forma de uma equipa grande jogar num espaço alargado de tempo e com continuidade.

Claro, o Benfica joga em Portugal, fruto do seu poderio vai ser sempre o ou um dos 2 principais favoritos a ganhar tudo por cá, isso será sempre assim.

O que acho é que o Benfica tem condições para ser mais, muito mais, e não acho que esta forma de jogar nos vá levar a subir degraus até a patamar onde temos de estar.

Também se me levantam algumas dúvidas sobre o Lage, mas neste momento acho que ninguém pode tirar grandes conclusões sobre a sua forma de ver o jogo nem para o bem nem para o mal.

Ele conseguiu o que conseguiu com condições muito precárias e apesar de alguns insucessos, o trabalho na Liga é quase um milagre.

Conclusões a sério só daqui a um ano...

Menino de Ouro RS


Schweisen Tiger

Citação de: Aakeonan em 05 de Maio de 2019, 13:19
Sei da recuperação história, sei dos muito golos marcados, sei dos números estratosféricos, sei do seu carácter à Benfica, sei do trabalho inglório que herdou e sei até do título inacreditável que vai ganhar.

Mas eu continuo a achar que não é treinador para muito tempo no clube.

Não digo isto por mesquinhez ou implicação, até porque acreditem ou não queria mesmo estar enganado, porque obviamente era sinal que ele nos leva para títulos e também porque gosto de facto do Bruno Lage enquanto personalidade e homem que identifico imediatamente com os valores históricos do clube.

Mas a forma como vê o jogo, o que idealiza, o que tenta implementar e tem implementado...não me parece de todo a melhor forma de uma equipa grande jogar num espaço alargado de tempo e com continuidade.

Claro, o Benfica joga em Portugal, fruto do seu poderio vai ser sempre o ou um dos 2 principais favoritos a ganhar tudo por cá, isso será sempre assim.

O que acho é que o Benfica tem condições para ser mais, muito mais, e não acho que esta forma de jogar nos vá levar a subir degraus até a patamar onde temos de estar.

Isso só é avaliável, quando ele puder escolher a matéria-prima para trabalhar e lhe for dado tempo, para implementar as suas ideias. Até agora, herdou um plantel com deficiências, cortaram-lhe qualidade em Janeiro e teve de se desemerdar com jogadores da B e com jogadores mortos e enterrados no clube. Isto, estando 7 pontos atrás e a ter que jogar quase sempre de 3 em 3 dias, pegando numa equipa morta fisica e psicologicamente.

SimaoMiccoli

Citação de: cristiano_1904 em 05 de Maio de 2019, 13:17
Citação de: ala-direita em 05 de Maio de 2019, 12:54
Citação de: cristiano_1904 em 05 de Maio de 2019, 11:26
Citação de: MrKafafi em 05 de Maio de 2019, 11:16
Citação de: Montano89 em 05 de Maio de 2019, 11:10
Citação de: Red Guns em 05 de Maio de 2019, 10:13
Eu admito que tenho alguma dificuldade em perceber o que se passa com a equipa.
A grande mudança com a entrada do Lage foi a forma como a equipa pressionava alto e recuperava a bola muito rapidamente, a chamada reacção á perda.

Isso agora praticamente desapareceu, mas ontem após o golo do Portimonense, quase como automaticamente voltamos a esse registo, o que me leva a pensar que esse ainda é o plano de jogo mas por alguma razão os jogadores não estão a conseguir por em prática. Não sei se por medo de destapar atrás ou se por dificuldades físicas... Admito que não compreendo o que se passa.

Convém perceber que o Gabriel tinha um papel importantíssimo nesse capítulo. Era o jogador que melhor fazia a pressão à saída de bola e o primeiro tampão no meio campo, sem ele a equipa perdeu qualidade nesse capítulo. Mas não explica tudo e um facto.

Falta claramente Gabriel e não substituto idêntico.
Muito se tem  falado de Chiquinho, mas num meio campo a dois é boa solução ?
O substituto do Gabriel devia ser o Gedson, pelo menos a nível defensivo é um jogador que pressiona mais à frente.

O Gedson não tem qualidade de passe. O Gabriel consegue organizar e pensar o jogo da equipa, o Gedson, não.

O Gedson é um médio para transportar a bola, parece-me, mas tem muito que evoluir. Nota-se que tem falta de critério e define mal muitos lances.

Não temos substituto pra o Gabriel. Só se fosse aquele Taarabt, mas não sei o que vale.
Nunca disse que seria igual mas é o melhor que temos para substituir o Gabriel.

Florentino e o Samaris são mais defensivos e com o Gedson ganhamos transporte de bola.

O único jogador no Benfica com capacidade de transporte de bola é o Rafa.

Grabriel tem qualidade de passe e intensidade defensiva. O Florentino não tem qualidade de passe mas tinha intensidade defensiva que não demonstrou nos últimos dois jogos.

Não sei se está a acusar a pressão mas o rapaz sempre foi muito certinho a defender e agora está a cometer erros de amador.

Paradise-LosT

Citação de: Aakeonan em 05 de Maio de 2019, 13:19
Sei da recuperação história, sei dos muito golos marcados, sei dos números estratosféricos, sei do seu carácter à Benfica, sei do trabalho inglório que herdou e sei até do título inacreditável que vai ganhar.

Mas eu continuo a achar que não é treinador para muito tempo no clube.

Não digo isto por mesquinhez ou implicação, até porque acreditem ou não queria mesmo estar enganado, porque obviamente era sinal que ele nos leva para títulos e também porque gosto de facto do Bruno Lage enquanto personalidade e homem que identifico imediatamente com os valores históricos do clube.

Mas a forma como vê o jogo, o que idealiza, o que tenta implementar e tem implementado...não me parece de todo a melhor forma de uma equipa grande jogar num espaço alargado de tempo e com continuidade.

Claro, o Benfica joga em Portugal, fruto do seu poderio vai ser sempre o ou um dos 2 principais favoritos a ganhar tudo por cá, isso será sempre assim.

O que acho é que o Benfica tem condições para ser mais, muito mais, e não acho que esta forma de jogar nos vá levar a subir degraus até a patamar onde temos de estar.

Se "sabes do trabalho inglório que herdou", como sabes o que idealiza, se ainda não teve a oportunidade de planear uma época e formar um plantel de raiz? Ele está a usar o que tem em mãos, e exemplo da competência dele é que sabe adaptar-se às circunstâncias e aos recursos que tem.
Tenho quase a certeza que na próxima época vai fazer alterações ao modelo, e possivelmente até ao sistema. Não era neste sistema que ele jogava na Equipa B, e mesmo a filosofia era muito mais de jogar em organização ofensiva. Neste caso ele aproveitou e bem a identidade que a equipa já tinha, porque foi o que lhe deu maiores hipóteses de começar já a ganhar.
São 65 golos. 65 golos marcados só numa volta. Acho que as pessoas não têm noção do quão irreais são estes números. E o que mais me deixa estupefacto é quando dizem que resulta da qualidade individual dos jogadores (não estou a dizer que és tu). É mesmo de quem não tem noção e olha para um jogo e não entende absolutamente nada do que está a acontecer. O Benfica atinge estes números porque se reinventa a cada jogo a nível de dinâmicas, mudando sempre o padrão até na forma como constroi e chega ao último terço.
Tem sentido dificuldades na primeira parte? É natural, é uma fase decisiva da época, e é um jogo jogado por pessoas que sentem como qualquer um de nós. Mas não acontece só connosco, porque se assim fosse os outros não tinham perdido pontos e nós não estariamos à frente.

anselmoslb


andoaleme

Citação de: Aakeonan em 05 de Maio de 2019, 13:19
Sei da recuperação história, sei dos muito golos marcados, sei dos números estratosféricos, sei do seu carácter à Benfica, sei do trabalho inglório que herdou e sei até do título inacreditável que vai ganhar.

Mas eu continuo a achar que não é treinador para muito tempo no clube.

Não digo isto por mesquinhez ou implicação, até porque acreditem ou não queria mesmo estar enganado, porque obviamente era sinal que ele nos leva para títulos e também porque gosto de facto do Bruno Lage enquanto personalidade e homem que identifico imediatamente com os valores históricos do clube.

Mas a forma como vê o jogo, o que idealiza, o que tenta implementar e tem implementado...não me parece de todo a melhor forma de uma equipa grande jogar num espaço alargado de tempo e com continuidade.

Claro, o Benfica joga em Portugal, fruto do seu poderio vai ser sempre o ou um dos 2 principais favoritos a ganhar tudo por cá, isso será sempre assim.

O que acho é que o Benfica tem condições para ser mais, muito mais, e não acho que esta forma de jogar nos vá levar a subir degraus até a patamar onde temos de estar.
Também partilho das mesmas dúvidas, mas dada a conjuntura, compreendo as opções que tem tomado, na próxima época veremos o que irá fazer.

Iron Mask

Citação de: Aakeonan em 05 de Maio de 2019, 13:19
Sei da recuperação história, sei dos muito golos marcados, sei dos números estratosféricos, sei do seu carácter à Benfica, sei do trabalho inglório que herdou e sei até do título inacreditável que vai ganhar.

Mas eu continuo a achar que não é treinador para muito tempo no clube.

Não digo isto por mesquinhez ou implicação, até porque acreditem ou não queria mesmo estar enganado, porque obviamente era sinal que ele nos leva para títulos e também porque gosto de facto do Bruno Lage enquanto personalidade e homem que identifico imediatamente com os valores históricos do clube.

Mas a forma como vê o jogo, o que idealiza, o que tenta implementar e tem implementado...não me parece de todo a melhor forma de uma equipa grande jogar num espaço alargado de tempo e com continuidade.

Claro, o Benfica joga em Portugal, fruto do seu poderio vai ser sempre o ou um dos 2 principais favoritos a ganhar tudo por cá, isso será sempre assim.

O que acho é que o Benfica tem condições para ser mais, muito mais, e não acho que esta forma de jogar nos vá levar a subir degraus até a patamar onde temos de estar.

Porque em 3 meses num plantel feito em cacos, construído por um pateta alegre,  é possível meter uma equipa a jogar ao nível do Bayern.

Lê-se com cada uma que não lembram a ninguém...