Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 79 jogos (133 vitórias, 34 empates, 35 derrotas)
Em 2024/2025: 3 jogos (54 vitórias, 12 empates, 13 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Motörhead


ZICKLER

Citação de: flsb em 21 de Setembro de 2019, 09:01
Cheira a queimado e não é das batatas .

Não deu o salto qualitativo.

A segunda volta do ano passado deixou uma herança fortíssima.

Ou evoluía.....ou infelizmente caíria no aburguesamento.

Já vi este filme demasiadas vezes.

Tudo boas pessoas, mas isso não chega.

No Benfica só pode ter lugar a excelência

Never

Citação de: Kravgnar em 21 de Setembro de 2019, 10:37
Ele ontem estava verdadeiramente agastado e diria que até "magoado".

Eu entendo, é uma fase nova para ele...está a ser questionado, e pareceu passar a mensagem "então mas estão-me a questionar porquê? Eu não mereço".

Eu não ligo muito ao "barulho das luzes" em redor do jogo, a minha crítica tem a ver com a forma como a equipa joga, não me parece a melhor forma de ter sucesso continuado.

Este futebol de passe longo e directo em busca dos cavalos de corrida...e mais desapontado fiquei quando ele ontem disse isso mesmo, que o segredo era mesmo esse: correr muito. E deu os exemplos dos avançados do Leipzig e do A.Madrid, que corriam muito.

Eu acho que correr bem é muito mais importante que correr muito, fazer a bola correr bem é ainda mais importante.

O Lage é treinador, campeão ainda para mais, existem 99% de chances de estar certo e eu errado, mas ainda assim vou-me agarrar ao 1% e dizer que eu acho convictamente que ele está errado relativamente a essa ideia que tem do jogo.
Dito dessa maneira até parece que o Benfica não tentou iniciar as suas jogadas com bola no pé. E o Leipzig é foda a pressionar. Houve situações, sobretudo pelo lado do Rúben, em que fomos obrigados a jogar na profundidade através de passes longos, mas isso não foi todo o jogo. Aliás, até me surpreendeu ver o Fesja tentar jogar no pé, quando não é esse o seu forte.

E sinceramente, está-me a fazer alguma confusão tentarem passar a ideia que só jogamos de chutão, e que cada vez estamos mais parecidos ao Benfica do Rui, quando isso não é verdade. O problema esteve em ligar o meio-campo com o ataque. E aí sim, o Lage tem culpa. Colocar Raúl e Seferovic tem sido um fracasso. Ou melhor, não tem sido por eles que temos criado a maior parte dos nossos ataques. Cá, Rafa e Pizzi chegam, mas lá fora não.

Eu concordei que tivesse colocado o Jota para dar esse apoio e ligação, mas a verdade é que ele complicou a maior parte dos lances; o Pizzi também não ajudou nada e Cervi... bem é Cervi, já todos o conhecemos.
Podemos criticar o Lage por má gestão, mas neste jogo falhámos na parte ofensiva por falta de qualidade: Pizzi, Cervi, Jota, mais o Raúl que a certa altura começou a perder muitas bolas (está completamente em baixo).

Prefiro focar-me na parte defensiva: deixar tanto espaço entre linhas, a linha defensiva raramente é respeitada, a zona do trinco deixada ao abandono. E depois a forma como pressionamos, que já não era excelente, e agora sem Gabriel deixa a nu vários erros.

E a parte do correr eu não interpretei dessa maneira; mas correr para pressionar, para defender. Tanto o Leipzig, como o At. Madrid são conhecidos por isso. Até porque para um jogador não custa correr quando temos a bola em nossa posse; custa é ter que correr atrás para pressionar, fechar espaços, acompanhar o adversário. Isso é que custa.

ZICKLER

A gestão samaris por exemplo é das coisas mais inexplicáveis.

Ninguém entende

lPhoenix

A CS desportiva protectora dos fracos (corrupção) e oprimidos (lagartagem) está a pegar na CI onde mais nos dói: na pergunta "quanto custa" e na argumentação das contratações....

Vende-se tudo o que mexe que tenha alguma qualidade. Foi-se tudo e agora até o treinador está "embrulhado" num discurso sobre esta política de "produtos" e "vendas"...

Até o "homem das pipocas" foi substituído pelo "rapaz das batatas fritas".
Só não vê que o caminho não é este quem não quer.

Posto isto, temos jogo hoje que não se prevê nada fácil.

MADCAT

Citação de: Golden_Mean em 21 de Setembro de 2019, 12:06
Citação de: MADCAT em 21 de Setembro de 2019, 11:59
Citação de: Golden_Mean em 21 de Setembro de 2019, 11:40
Citação de: slbenfica_croft em 21 de Setembro de 2019, 10:45
Eu não quero a equipa a correr muito.

Quero a equipa a correr bem.

O Benfica contra o Leipzig correu desalmadamente. Foram 90 min com a língua de fora.

Mas correr não é jogar. O Benfica não jogou.

E desde logo não jogou bem nem costuma jogar bem contra equipas de nível médio/alto porque o Benfica está muito desorganizado em campo. Em particular no meio campo em que jogamos em permanente desequilíbrio.

Quando formos mais organizados iremos correr menos e jogaremos mais.

E isto não tem nada a ver com os putos. É uma farsa vendida nos media todos os dias
A equipa corre muito, entre outras, porque tem a tendência de pressionar quando perde a bola. Ora se perdemos a bola invariavelmente, 2 ou 3 passes depois de a recuperarmos no meio campo ofensivo, andamos a fazer um jogo de transições constantes.

O problema é que não temos no meio dois médios com capacidade de jogarem em duplo-pivot a defender e a atacar, não temos nenhum Jonas/Félix que ligue o jogo, que recue para participar ativamente na construção.

A equipa é desorganizada porque não tem, hoje, jogadores para potenciar com qualidade e eficácia um jogo assente em dois médios e dois avançados.

Pior, o desiquilibrio da equipa acontece quase exclusivamente através do lado esquerdo com Grimaldo e Rafa, ficamos previsíveis. No lado direito tens o Pizzi a derivar, invariavelmente, para o meio no sentido de "organizar" o jogo e participar na construção. O problema, Pizzi não tem critério para o fazer, Pizzi não tem capacidade física nem inteligência táctica para o fazer com critério e quando a equipa necessita, o que acaba por deixar o lado direito completamente descompensado, tendo de ser o nosso médio defensivo ou o central a fazerem as coberturas.

Resultado, acabamos com a equipa quase sempre desposicionada, o que também tem impacto na forma como atacamos rápido quando recuperamos a bola, com os jogadores fora de posição, a equipa roda e no meio falta um porque o Pizzi não tem capacidade física nem inteligência para rodar com a equipa, e por isso algum automatismo que seja treinado não sai com a mesma naturalidade.

Tenho para mim que devíamos jogar com três médios e três avançados, consolidar a equipa neste sistema.

                  Odysseias

Almeida   Dias   Ferro   Grimaldo
Tavares
                   Florentino

             Taarabt   Gabriel

         Pizzi       RdT       Rafa


Gostava de ter outro jogador no lugar do Pizzi, infelizmente o Lage considera-o titular indiscutível. O mesmo com o Seferovic, mas aqui pode existir mais abertura para o RDT.

Estamos a apostar numa ideia de jogo para a qual não temos jogadores chave, que nos fragiliza no meio campo e no ataque. Se em Portugal conseguimos disfarçar com o nível patético que encontramos, a nível Europeu estas dificuldades tornam-se evidentes e somos passados a ferro por qualquer equipa com o mínimo de qualidade e organização que nos apareça pela frente.

Concordo, com praticamente tudo o que disseste apenas tenho duas ideias que gostava de comentar.

1) acho que ganhávamos mais se tacticamente utilizassemos o triângulo invertido, com o Adel a 10. Mas como o esquema táctico não é fixo, partindo do triângulo com 6 como tens é possível no processo ofensivo o triângulo inverter, ou seja as tais dinâmicas  :)

2) a jogar com 2 no meio campo, neste momento dadas as lesões fica mais difícil jogar, porque o Gabriel dava essa consistência tanto defensiva e ofensiva que juntando ao Florentino, e no caso do ano passado com o Samaris, dá esse equilíbrio dado que o Pizzi raramente equilibra no meio.
Em relação ao ponto 1) com Gabriel e Taarabt tens dois jogadores com muitíssima qualidade a colocar bolas entre linhas, são jogadores que descobrem e inventam linhas de passe, hoje tens o Taarabt e mais recuado o Ferro.

Com Gabriel em jogo, e com o Florentino a guardar as costas dos dois, o Taarabt tem liberdade para vir também receber entre linhas, hoje não consegue, e desiquilibrar junto da área adversária, hoje também não temos ninguém que o faça, excepção talvez ao Rafa em algumas situações.

Também não teria, o Taarabt, tanto desgaste como tem hoje o que beneficiária o nosso jogo ofensivo, aumentando a disponibilidade física para acções ofensivas.

Exactamente, por isso é que concordo plenamente que as dinâmicas ofensivas e defensivas são mais importantes de discutir do que propriamente o esquema táctico (a um nível elevado já ninguém fica estático nas posições, existe uma espécie de metamorfose).

Concordo mais uma vez com o que dizes, aliás acho que é dado assente que a equipa com todos os jogadores disponíveis era muito mais forte e consistente, daria para colocar outro tipo de filosofia em campo (até pelo jogo do Benfica contra o Milan onde o Adel jogou 10/médio de ligação e próximo daquilo que estamos a discutir) apesar de achar que o nosso plantel é curto na qualidade e por isso até curto nas escolhas possíveis para o 11.

anselmoslb

"Este é o nosso caminho"

O discurso já está a mudar.

Red Bullet

#66442
Mal tal seja possível, Lage tem de perceber que TEM de meter a dupla Samaris-Gabriel outra vez no meio. Os "putos" vão ter de esperar.

Na frente pia mais fininho. Rdt parece estar a ser queimado, por outro lado n sei qual seria o companheiro ideal para ele. O marroquino ou o sérvio atrás, jogando-se em 4-5-1? O Suiço na péssima forma devia de ser mais q descartado.
Fiquei mto decepcionado com o Jota, pois pensei q podia fazer o papel do Felix, mas pelo q tenho lido ele tem mais apetecia pelas alas... um imbróglio

Baron_Davis

o aspecto defensivo tem que melhorar, assim como ter mais capacidade para descansar e gerir com bola

lPhoenix

Citação de: ZICKLER em 21 de Setembro de 2019, 12:10
Citação de: flsb em 21 de Setembro de 2019, 09:01
Cheira a queimado e não é das batatas .

Não deu o salto qualitativo.

A segunda volta do ano passado deixou uma herança fortíssima.

Ou evoluía.....ou infelizmente caíria no aburguesamento.

Já vi este filme demasiadas vezes.

Tudo boas pessoas, mas isso não chega.

No Benfica só pode ter lugar a excelência

Neste momento está a ser engolido por tudo e a desbaratar por todos os lados mas foi o risco que assumimos (e bem!! tendo em conta a vitória estrondosa no campeonato) em manter um treinador inexperiente e que segundo o próprio: está a fazer-se treinador.

Sinceramente não me espanta, confesso que sinto uma profunda decepção, coloquei o Lage como um predestinado, um génio, um treinador imprevisível e dinâmico, um quebra-cabeças para os treinadores adversários, mas aqui quem foi idiota fui eu que não mantive os pés bem assentes na terra, mas temos de deixar o treinador fazer a época e dar-lhe espaço para corrigir o que está  a fazer bem ou mal.

De uma coisa temos a certeza: tem 2 dedos de testa! A ver o caminho que escolhe... está nas mãos dele. A ver se aprende com os erros ou não, temos de lhe dar essa oportunidade!

Temos de lhe dar essa oportunidade de aprender, ele fez por merecê-la.
No final da época fazemos essas ilações se é o treinador certo ou não, se regrediu, se se deslumbrou, se se tornou um euroteiro ou se como espero: deu a volta por cima!

JPSilva

Citação de: Red Bullet em 21 de Setembro de 2019, 12:18
Mal tal seja possível, Lage tem de perceber que TEM de meter a dupla Samaris-Gabriel outra vez no meio. Os "putos" vão ter de esperar.

Na frente pia mais fininho. Rdt parece estar a ser queimado, por outro lado n sei qual seria o companheiro ideal para ele. O marroquino ou o sérvio atrás, jogando-se em 4-5-1? O Suiço na péssima forma devia de ser mais q descartado.
Fiquei mto decepcionado com o Jota, pois pensei q podia fazer o papel do Felix, mas pelo q tenho lido ele tem mais apetecia pelas alas... um imbróglio

Tem de perceber quando o Gabriel estiver disponível, se não está como é que vai jogar? É evidente que o Gabriel se tiver bom é titular. Não façam do homem de repente um completo atrasado mental

Adepto10

O importante num avançado é correr...  Não dá para contratar um maratonista?

eplunum

Citação de: JPSilva em 21 de Setembro de 2019, 12:26
Citação de: Red Bullet em 21 de Setembro de 2019, 12:18
Mal tal seja possível, Lage tem de perceber que TEM de meter a dupla Samaris-Gabriel outra vez no meio. Os "putos" vão ter de esperar.

Na frente pia mais fininho. Rdt parece estar a ser queimado, por outro lado n sei qual seria o companheiro ideal para ele. O marroquino ou o sérvio atrás, jogando-se em 4-5-1? O Suiço na péssima forma devia de ser mais q descartado.
Fiquei mto decepcionado com o Jota, pois pensei q podia fazer o papel do Felix, mas pelo q tenho lido ele tem mais apetecia pelas alas... um imbróglio

Tem de perceber quando o Gabriel estiver disponível, se não está como é que vai jogar? É evidente que o Gabriel se tiver bom é titular. Não façam do homem de repente um completo atrasado mental
mal seja possível não sabes ler?

Pasárgada

Citação de: slbenfica_croft em 21 de Setembro de 2019, 10:32
Está tudo trocado. Nos últimos dias só se fala nos putos como a causa das derrotas do Benfica quando o adversário é de nível mais alto.

É uma farsa. Sendo certo que os putos, todos eles sem excepção são verdes e às vezes anjinhos, o que é normal, está longe, muito longe de ser a aposta nos miúdos a razão das nossas dificuldades. Até porque muitos deles tem elevado potencial e serem aposta é algo bom e necessário.

É impressionante e até assustador como não se fala do grande problema do Benfica em termos de rendimento desportivo que se prende de momento com a falta de organização colectiva.

Ninguém fala. Tudo calado em relação a isso e só se fala dos putos, dos miúdos, da aposta no Seixal que não chega bla bla bla...
Sabes porquê? Porque é gritante e visível as opções tomadas, vamos estrear putos na 1 jornada da liga dos campeões contra a equipa mais forte do grupo em casa que quanto muito ceder um empate já é mau, quanto mais perder o jogo!!!!
Não se entende a coerência do treinador, nem minutos depois  jogadores tinham para ser aposta no campeonato quanto mais na liga dos campeões, depois disso, ainda confirma que jogou com titulares com o Gil Vicente em risco de se lesionarem, ou seja, o foco é só o campeonato, está visto! Isto adoece qualquer adepto do Benfica, quero lá saber da organização colectiva quando nem sequer sabem estabelecer prioridades em prol até dos próprios miúdos que estão agora sujeitos à crítica e são eles os menos culpados...
Isto é uma cambada de idiotas dentro da estrutura do clube e o Lage vai pouco a pouco gastando o seu crédito e desgastando a sua imagem...e não saímos disto! Saímos dum bombo para um yes men!!!

eplunum

Citação de: Red Bullet em 21 de Setembro de 2019, 12:18
Mal tal seja possível, Lage tem de perceber que TEM de meter a dupla Samaris-Gabriel outra vez no meio. Os "putos" vão ter de esperar.

Na frente pia mais fininho. Rdt parece estar a ser queimado, por outro lado n sei qual seria o companheiro ideal para ele. O marroquino ou o sérvio atrás, jogando-se em 4-5-1? O Suiço na péssima forma devia de ser mais q descartado.
Fiquei mto decepcionado com o Jota, pois pensei q podia fazer o papel do Felix, mas pelo q tenho lido ele tem mais apetecia pelas alas... um imbróglio
para mim essa dupla é fundamental foi com eles que praticamos o nosso melhor futebol a partir das lesões do Gabriel o nosso jogo nunca mais foi o mesmo foi sempre a descer de nível.