Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 80 jogos (55 vitórias, 12 empates, 13 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (4 vitórias, 0 empates, 0 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

divica

Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:30
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:29
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:10
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:09
Alguns jogadores tiveram 17 dias sem jogar(férias), por isso neste momento eles precisam é de jogar, não é ser poupados.

Estas duas péssimas exibições contra Guimarães e agora o Aves é por falta de ritmo dos jogadores depois da pausa, e não por cansaço, por isso poupar jogadores é completamente estapafúrdio.

Neste momento alguns jogadores parece que estão na pré-época pela falta de ritmo e intensidade que demonstram.

O Lage geriu muito mal esta pausa, andou a poupar jogadores na taça da Liga quando depois eles iam ter 2 semanas sem jogos!
Mas o Guimarães não teve pausa? É que jogaram muito à bola.

Tb tiveram pausa o Guimarães, mas a verdade é que tinham um ritmo e intensidade muito superiores a nos, agora se calhar a diferença está na intensidade dos treinos?
Nao sei. Mas teve tambem a ver com a superioridade no meio campo. Havia sempre mais homens a pressionar os nossos.

Eu sei é que olho para a nossa equipa e vejo a maioria dos jogadores em baixo de forma, muito lentos, com pouca velocidade, sem explosão, com grandes dificuldades em reagir a perda da bola, perdemos quase todos os duelos individuais e nunca ganhamos as segundas bolas,por isso estamos com tantas dificuldades defensivas e ofensivas.
na champs e no dragao isso também foi evidente. Fisicamente estamos abaixo desses adversarios

Rei

Citação de: André Sousa em 11 de Janeiro de 2020, 00:33
Citação de: Rei em 11 de Janeiro de 2020, 00:31
Mas foste tu que acabaste de dizer que para o lugar do Taarabt só há ele.

O que sugeres então? Se fosses tu o treinador qual seria a dupla do meio campo?

Para o lugar do Taarabt também podes lá pôr o Chiquinho, mas isso só não acontece porque depois não há ninguém para pôr na frente.

Basta ver que hoje quando o Chiquinho desce para o meio campo a dupla de ataque é Seferovic e Vinicius, dois gajos que entre linhas são banais.

Atualmente é Gabriel e Taarabt, por razões óbvias.

Se o Benfica for ao mercado buscar um segundo avançado o Chiquinho porventura até pode contar para essa posição, mas será a melhor posição para ele? Neste modelo atual? O Chiquinho tem muita qualidade mas não o consigo ver a afirmar-se como segundo médio numa equipa como o Benfica.

ramalho1

Quer rodar?

Rode agora na Taça de Portugal. E faça descansar os jogadores para o jogo do Sporting que pode ser o jogo do campeonato.

André Sousa

Citação de: Eterno Benfica em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
E quem dá profundidade á equipa? Só os laterais?

Seria muito curto, até porque mesmo o Grimaldo gosta de jogar por dentro.

O Almeida até vai fazendo o corredor, mas convenhamos... Chega à linha e atira a bola para a área.


Uma equipa que povoasse defensivamente o centro e não fazíamos nada.

Isso também está longe de ser uma coisa tão linear assim.

Weigl, Gabriel, Taarabt, Chiquinho e Pizzi... há aqui uma coisa que nos faltou em muitas alturas, criatividade.

Bem que podem povoar o meio campo, se fosse bem operacionalizado a coisa resultava.

adeptoBancada

Citação de: André Sousa em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
Citação de: Rei em 11 de Janeiro de 2020, 00:34
Não sei até que ponto seria boa ideia. O Benfica precisará sempre de ter um jogador na linha do Rafa a jogar numa ala, alguém que consiga imprimir velocidade e seja forte em condução. Nas saídas rápidas para o ataque o Benfica depende muito do Rafa.

O Benfica não tem ninguém como o Rafa desde que se lesionou e até coincidiu com o melhor período de futebol.

A não ser que o Cervi seja um bom substituto do Rafa.
Sinceramente acho que Taarabt a 8 foi o factor plus. Vinicius tb ajudou muito.

Mas em Braga jogamos com o Florentino a 6 e Taarabt a 8. Fizemos um dos melhores jogos da epoca.

SousaLB

Citação de: tiagoterceira em 11 de Janeiro de 2020, 00:33
estou preocupado com o Lage
ele acredita realmente no Seferovic.....
O Vieira vai ter que o vender às escondidas. Mas é na boa, não é nada que ele já não tenha feito.

2fenix2die

Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:36
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:30
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:29
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:10
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:09
Alguns jogadores tiveram 17 dias sem jogar(férias), por isso neste momento eles precisam é de jogar, não é ser poupados.

Estas duas péssimas exibições contra Guimarães e agora o Aves é por falta de ritmo dos jogadores depois da pausa, e não por cansaço, por isso poupar jogadores é completamente estapafúrdio.

Neste momento alguns jogadores parece que estão na pré-época pela falta de ritmo e intensidade que demonstram.

O Lage geriu muito mal esta pausa, andou a poupar jogadores na taça da Liga quando depois eles iam ter 2 semanas sem jogos!
Mas o Guimarães não teve pausa? É que jogaram muito à bola.

Tb tiveram pausa o Guimarães, mas a verdade é que tinham um ritmo e intensidade muito superiores a nos, agora se calhar a diferença está na intensidade dos treinos?
Nao sei. Mas teve tambem a ver com a superioridade no meio campo. Havia sempre mais homens a pressionar os nossos.

Eu sei é que olho para a nossa equipa e vejo a maioria dos jogadores em baixo de forma, muito lentos, com pouca velocidade, sem explosão, com grandes dificuldades em reagir a perda da bola, perdemos quase todos os duelos individuais e nunca ganhamos as segundas bolas,por isso estamos com tantas dificuldades defensivas e ofensivas.
Mas isso não é so físico. Tem a ver com a disposição tactica.

Exactamente, é precisa saber defender, mas neste momento acho que tanto fisicamente como tacticamente estamos mal.

Rei

Citação de: André Sousa em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
Citação de: Rei em 11 de Janeiro de 2020, 00:34
Não sei até que ponto seria boa ideia. O Benfica precisará sempre de ter um jogador na linha do Rafa a jogar numa ala, alguém que consiga imprimir velocidade e seja forte em condução. Nas saídas rápidas para o ataque o Benfica depende muito do Rafa.

O Benfica não tem ninguém como o Rafa desde que se lesionou e até coincidiu com o melhor período de futebol.

A não ser que o Cervi seja um bom substituto do Rafa.

Eu sei que não tem. O problema é esse.

Com o seu regresso não o vejo a ficar de fora.

adeptoBancada

Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:38
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:36
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:30
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:29
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:10
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:09
Alguns jogadores tiveram 17 dias sem jogar(férias), por isso neste momento eles precisam é de jogar, não é ser poupados.

Estas duas péssimas exibições contra Guimarães e agora o Aves é por falta de ritmo dos jogadores depois da pausa, e não por cansaço, por isso poupar jogadores é completamente estapafúrdio.

Neste momento alguns jogadores parece que estão na pré-época pela falta de ritmo e intensidade que demonstram.

O Lage geriu muito mal esta pausa, andou a poupar jogadores na taça da Liga quando depois eles iam ter 2 semanas sem jogos!
Mas o Guimarães não teve pausa? É que jogaram muito à bola.

Tb tiveram pausa o Guimarães, mas a verdade é que tinham um ritmo e intensidade muito superiores a nos, agora se calhar a diferença está na intensidade dos treinos?
Nao sei. Mas teve tambem a ver com a superioridade no meio campo. Havia sempre mais homens a pressionar os nossos.

Eu sei é que olho para a nossa equipa e vejo a maioria dos jogadores em baixo de forma, muito lentos, com pouca velocidade, sem explosão, com grandes dificuldades em reagir a perda da bola, perdemos quase todos os duelos individuais e nunca ganhamos as segundas bolas,por isso estamos com tantas dificuldades defensivas e ofensivas.
Mas isso não é so físico. Tem a ver com a disposição tactica.

Exactamente, é precisa saber defender, mas neste momento acho que tanto fisicamente como tacticamente estamos mal.
Acho que é menos físico. Olha o jogo de hoje, o Gabriel e Weigl a correr para a frente e tras que nem uns malucos. Quer dizer o Gabriel tem momentos que se arrasta e outros que corre.

André Sousa

Citação de: Rei em 11 de Janeiro de 2020, 00:37
Se o Benfica for ao mercado buscar um segundo avançado o Chiquinho porventura até pode contar para essa posição, mas será a melhor posição para ele? Neste modelo atual? O Chiquinho tem muita qualidade mas não o consigo ver a afirmar-se como segundo médio numa equipa como o Benfica.

A melhor posição acredito que seja a de segundo avançado. Compreendo que ele ainda não consiga mostrar tudo aquilo que pode, esta época já teve uma lesão grave, está a jogar neste nível pela primeira vez...

Tem mostrado bom rendimento, mas pode dar mais.

O Chiquinho nunca contará para essa posição como opção principal, o Taarabt ganhou muito bem o lugar e tem sido importante. Neste momento é tentar apetrechar o plantel com um ou outro jogador de qualidade para render no imediato.

Uma espécie de Gaitán.

Ainda há o Rafa, que estando disponível pode também jogar com outras posições.

2fenix2die

Citação de: divica em 11 de Janeiro de 2020, 00:36
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:35
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:30
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:29
Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:10
Citação de: 2fenix2die em 11 de Janeiro de 2020, 00:09
Alguns jogadores tiveram 17 dias sem jogar(férias), por isso neste momento eles precisam é de jogar, não é ser poupados.

Estas duas péssimas exibições contra Guimarães e agora o Aves é por falta de ritmo dos jogadores depois da pausa, e não por cansaço, por isso poupar jogadores é completamente estapafúrdio.

Neste momento alguns jogadores parece que estão na pré-época pela falta de ritmo e intensidade que demonstram.

O Lage geriu muito mal esta pausa, andou a poupar jogadores na taça da Liga quando depois eles iam ter 2 semanas sem jogos!
Mas o Guimarães não teve pausa? É que jogaram muito à bola.

Tb tiveram pausa o Guimarães, mas a verdade é que tinham um ritmo e intensidade muito superiores a nos, agora se calhar a diferença está na intensidade dos treinos?
Nao sei. Mas teve tambem a ver com a superioridade no meio campo. Havia sempre mais homens a pressionar os nossos.

Eu sei é que olho para a nossa equipa e vejo a maioria dos jogadores em baixo de forma, muito lentos, com pouca velocidade, sem explosão, com grandes dificuldades em reagir a perda da bola, perdemos quase todos os duelos individuais e nunca ganhamos as segundas bolas,por isso estamos com tantas dificuldades defensivas e ofensivas.
na champs e no dragao isso também foi evidente. Fisicamente estamos abaixo desses adversarios

Com o Guimarães tb estivemos muito abaixo deles, fomos completamente abafados, eles é que não possuem muita qualidade no ultimo terço do terreno para definir melhor.

slbenfica_croft

Citação de: André Sousa em 11 de Janeiro de 2020, 00:34
Citação de: Karel Alinho em 11 de Janeiro de 2020, 00:31
Jogando com Chiquinho à esquerda e Pizzi à direita, com CV no meio, e montar o meio-campo com esses três já seria mais interessante. E a transição defensiva não teria problema.

Também já disse que um meio campo com os três era uma alternativa muito boa, e na prática seria muito isso que aconteceria quando estivessem os três em campo, mesmo que com o Taarabt a cair mais na esquerda.
O Weigl por exemplo pedirá sempre muito o triângulo invertido a meio campo. A questão é que o BENFICA tende a ter dificuldades em ligar o jogo do miolo para o ataque quando joga com 1 avançado apenas, sem apoio de um segundo avançado atrás.

Também e muito porque o BENFICA exagera e muito no recuo dos alas quando joga com 3 médios, quando deveria ser o trio de meio campo a bascular mais no miolo e a libertar os 3 da frente para zonas de pressão e preenchimento de espaços mais avançadas.

No fundo, o BENFICA nas tentativas que fez de 4-3-3 acabou sempre a jogar em 4-5-1 pois pedia aos alas para fazerem todo o flanco como se fosse um 442 dito mais clássico.

Eu por exemplo, em alguns jogos, avançaria para um miolo a 3 e até recuava mesmo para médio o Chiquinho, para ser um desses 3 e poder ligar com os outros dois. No entanto tínhamos
e muito que mudar a lógica dos alas baixarem tanto como disse acima. O Rafa por exemplo iria prosperar creio nesse perfil de jogo jogando no trio mais adiantado e sem necessidade de recuar tanto.

E ganharíamos mais e melhor bola no miolo e não se deixaria um trinco numa ilha a correr para tapar buracos. O segredo é também aquele trio ser homogéneo e jogar próximos uns dos outros com e sem bola.

Karel Alinho

Essas questões do meio-campo são as boas dores de cabeça. Mas aí é preciso treino e tempo.

Sou apologista de mantermos a mesma estrutura tática e ir substituindo Chiquinho por Adel ou Rafa; ou Cervi por Rafa. E a dupla a meio-campo melhorar o entrosamento com o 2º avançado que faz de 3º médio. A dinâmica com 3 médios permitiria uma subida do lateral mais ofensivo que é Grimaldo e mais equilíbrio defensivo. Enfim, outras dinâmicas. Agora, é tudo uma questão de treino e tempo.

Talvez se veja isso de melhor forma, claramente, na próxima época.

Honestamente, estas são as boas dores de cabeça. As más é ver a transição defensiva de hoje.

BENFIKA

Algo que devemos pensar muito bem é na quantidade de cruzamentos disparatados que fazemos. Jogamos com 2 homens na frente em que um deles é mais 3º médio que 2º avançado e mesmo assim, só com um ponta de lança na área fazemos inúmeros cruzamentos.

Convém avisar que se não houver gente dentro de área mais vale circular e procurar outra oportunidade do que mandar a bola para dentro de área.

André Sousa

Citação de: tfouto em 11 de Janeiro de 2020, 00:38
Sinceramente acho que Taarabt a 8 foi o factor plus. Vinicius tb ajudou muito.

Mas em Braga jogamos com o Florentino a 6 e Taarabt a 8. Fizemos um dos melhores jogos da epoca.

O Braga também foi miserável, convenhamos.

O Gabriel dá coisas que o Florentino não dá e neste momento, mesmo a nível defensivo, não acho que seja uma diferença tão grande assim a favor do segundo.

O Taarabat foi muito importante porque permitiu à equipa ter bola com mais qualidade. O nosso futebol era previsível e enfadonho com a dupla Florentino e Gabriel no meio campo.