Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 88 jogos (61 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 12 jogos (10 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Rookie27

Citação de: Aslio em 14 de Fevereiro de 2020, 01:44
Citação de: gabbana em 14 de Fevereiro de 2020, 01:12
4-3-3 é o melhor sistema para equilibrar a equipa.
Se formos a ver bem os jogos, o Chiquinho não tem tido impacto. Gosto dele como jogador, mas não está a fazer o suficiente para justificar jogar, pelo menos numa posição tão avançada como o Lage o coloca.

Era esquecer o 2o avançado, porque até nem temos nenhum no plantel, e formar um trio de médios forte com Weigl-Samaris-Taarabt, agora na ausência do Gabriel. Rafa e Pizzi dos lados.

Acho que era o mais equilibrado nesta altura...

Concordo, mas tb concordo com quem disse que o pizzi não é jogador de 4-3-3.
Acho que precisamos de alguém que consiga galgar metros facilmente, e ao mesmo tempo que seja fortíssimo no 1 para 1. Neste Momento, o pizzi não encara ninguém de frente. Sinto alguma falta dum salvio. Mas temos de pensar no que temos, não vejo ninguem prá direita forte no um para um e que facilmente consiga ganhar metros com 3 passitos.

ORMP

Citação de: Rookie27 em 14 de Fevereiro de 2020, 12:00
Se formos a ver bem os jogos, o Chiquinho não tem tido impacto. Gosto dele como jogador, mas não está a fazer o suficiente para justificar jogar, pelo menos numa posição tão avançada como o Lage o coloca.

Era esquecer o 2o avançado, porque até nem temos nenhum no plantel, e formar um trio de médios forte com Weigl-Samaris-Taarabt, agora na ausência do Gabriel. Rafa e Pizzi dos lados.

Acho que precisamos de alguém que consiga galgar metros facilmente, e ao mesmo tempo que seja fortíssimo no 1 para 1. Neste Momento, o pizzi não encara ninguém de frente. Sinto alguma falta dum salvio. Mas temos de pensar no que temos, não vejo ninguem prá direita forte no um para um e que facilmente consiga ganhar metros com 3 passitos.

Não há problema em teres o 'Pizzi sem encarar ninguém de frente' se o tiveres um defesa de direito (que não o AA, o u mesmo o TT) que ande de mota (o Nuno Tavares do início de época se tivesse pé direito)

Rookie27

Citação de: ORMP em 14 de Fevereiro de 2020, 12:06
Citação de: Rookie27 em 14 de Fevereiro de 2020, 12:00

Não há problema em teres o 'Pizzi sem encarar ninguém de frente' se o tiveres um defesa de direito (que não o AA, o u mesmo o TT) que ande de mota (o Nuno Tavares do início de época se tivesse pé direito)

Concordo... O Tomás ainda se faz, o andré tem muitas qualidades mas ultimamente acho que tenta aproveitar a sua experiência para outras coisas, que não andar de Mota. Agora, o que concordo mais é  qd falas no Nuno Tavares, esse gajo sobe muito bem, pena mesmo é não ter pé direito. Mas confesso que foi nesse gajo que pensei, se o problema fosse o lado esquerdo.

SucintoBenfica

Citação de: M9N em 14 de Fevereiro de 2020, 11:20
Citação de: jpcafe em 13 de Fevereiro de 2020, 09:50
Citação de: Merkel em 12 de Fevereiro de 2020, 23:34
Que fariam vocês nesta situação, com este calendário e plantel? Iam a todas com a equipa teoricamente titular?

Teve a época toda sem pegar no Florentino e no Samaris.

Teve a época toda sem dar minutos ao Jota e ao Nuno Tavares.

Agora que se amanhe.

A época toda sem pegar no Florentino? Foi titular em mais de 10 jogos esta época.

Merdas destas nas melhores mensagens, pqp...

Para não falar no que se estrebuchou para ele o tirar do 11...

cristiano_1904

A partir do momento que não tens um segundo avançado, então não faz sentido jogar em 4-4-2.

PB

Citação de: cristiano_1904 em 14 de Fevereiro de 2020, 12:19
A partir do momento que não tens um segundo avançado, então não faz sentido jogar em 4-4-2.
Para mim, o 4x4x2 é o somente o esquema em que ele obriga a equipa a posicionar-se defensivamente. Com bola, a dinâmica da equipa tanto se transforma num 4x3x3 como num 4x2x3x1.

carrazeda

Confesso que neste momento e com a lesão do Gabriel também alinho pelo diapasão do 443. Acho que a paragem do Gabriel a equipa perde muito do poder de fogo e luta que tinha no meio campo. O Weigl é um jogador fantástico mas, sozinho com o Taarabt, fica muito exposto como 6. A solução pode passar por ter o Cervi em permanência no primeiro onze, mais como um 3 médio interior, ou juntar o Samaris ou o Florentino como 3o médio, ou baixar o posicionamento do Chiquinho. A primeira opção é a mais lógica tendo em conta os últimos jogos da equipa e o que tem sido a base do 442, mas infelizmente não temos ninguém que possa substituir o Cervi como médio inteiro esquerdo. A segunda pressupõe uma mudança mais assumida para 443 que pode não ser o ideal nesta fase da época. A terceira não me parece viável, este terceiro médio a aparecer tem que ser mais médio centro do que avançado e não acho que o Chiquinho seja esse médio. Acho o Chiquinho óptimo, mas infelizmente acho que padece de alguns defeitos à lá Pizzi - bom passe, criativo, pouca luta defensiva e pobre posicionamento no momento defensivo. Tem tudo para aprender e isso vai ter que ser uma desical do Lage. Em todo o caso acho que ter Weigl e Taarabt com Rafa na ala e Chiquinho a segundo avancado, sem Gabriel e com o momento de forma do Ferro e Grimaldo, vamos passar mal na Liga Europa e vamos ver o campeonato. Também infelizmente não sei se temos alternativas viáveis na B que possa ajudar. O Dantas é o que está mais preparado e pode encaixar em 443 mas não acho que seja solução. Eu, se fosse treinador, que não sou!, experimentava Samaris e Weigl lado a lado com Taarabt à frente, numa espécie de 4231 ou 443 com o triângulo do meio campo invertido. O Cervi seria solução para substituir Samaris como médio interior esquerdo e o Chiquinho para substituir o Taarabt e o Pizzi. Subia o Dantas para ajudar na rotação no meio campo e o Florentino teria que ter mais minutos. Outra opção podia ser até meter o Cervi a lateral esquerdo e subir o Grimaldo para medio. Em qualquer caso, nao é bom mexer muito nesta fase mas acho que mesmo que o Lage tem que fazer alguns ajustes, sobre pena de desperdiçar o bom trabalho que vinha a fazer depois de um péssimo início e péssimo planeamento da época.

Rei

Citação de: carrazeda em 14 de Fevereiro de 2020, 12:23
Confesso que neste momento e com a lesão do Gabriel também alinho pelo diapasão do 443. Acho que a paragem do Gabriel a equipa perde muito do poder de fogo e luta que tinha no meio campo. O Weigl é um jogador fantástico mas, sozinho com o Taarabt, fica muito exposto como 6. A solução pode passar por ter o Cervi em permanência no primeiro onze, mais como um 3 médio interior, ou juntar o Samaris ou o Florentino como 3o médio, ou baixar o posicionamento do Chiquinho. A primeira opção é a mais lógica tendo em conta os últimos jogos da equipa e o que tem sido a base do 442, mas infelizmente não temos ninguém que possa substituir o Cervi como médio inteiro esquerdo. A segunda pressupõe uma mudança mais assumida para 443 que pode não ser o ideal nesta fase da época. A terceira não me parece viável, este terceiro médio a aparecer tem que ser mais médio centro do que avançado e não acho que o Chiquinho seja esse médio. Acho o Chiquinho óptimo, mas infelizmente acho que padece de alguns defeitos à lá Pizzi - bom passe, criativo, pouca luta defensiva e pobre posicionamento no momento defensivo. Tem tudo para aprender e isso vai ter que ser uma desical do Lage. Em todo o caso acho que ter Weigl e Taarabt com Rafa na ala e Chiquinho a segundo avancado, sem Gabriel e com o momento de forma do Ferro e Grimaldo, vamos passar mal na Liga Europa e vamos ver o campeonato. Também infelizmente não sei se temos alternativas viáveis na B que possa ajudar. O Dantas é o que está mais preparado e pode encaixar em 443 mas não acho que seja solução. Eu, se fosse treinador, que não sou!, experimentava Samaris e Weigl lado a lado com Taarabt à frente, numa espécie de 4231 ou 443 com o triângulo do meio campo invertido. O Cervi seria solução para substituir Samaris como médio interior esquerdo e o Chiquinho para substituir o Taarabt e o Pizzi. Subia o Dantas para ajudar na rotação no meio campo e o Florentino teria que ter mais minutos. Outra opção podia ser até meter o Cervi a lateral esquerdo e subir o Grimaldo para medio. Em qualquer caso, nao é bom mexer muito nesta fase mas acho que mesmo que o Lage tem que fazer alguns ajustes, sobre pena de desperdiçar o bom trabalho que vinha a fazer depois de um péssimo início e péssimo planeamento da época.

O Benfica na maior parte dos jogos vai jogar contra equipas claramente inferiores com menos qualidade no meio campo.

Para mim o Chiquinho tem de entrar no onze, vai equilibrar o meio campo, aparece em terrenos onde pode ajudar e muito o Adel. Acho que passa por isto uma melhoria nossa.

O Rafa no meio consegue desequilibrar bastante, mas sem bola tem mais dificuldades em vir dar apoio aos nossos dois centro campistas.

Eu colocava o Rafa na esquerda, o Cervi vai ser importante porque pode rodar com Rafa e Pizzi.

cristiano_1904

Citação de: PB em 14 de Fevereiro de 2020, 12:22
Citação de: cristiano_1904 em 14 de Fevereiro de 2020, 12:19
Para mim, o 4x4x2 é o somente o esquema em que ele obriga a equipa a posicionar-se defensivamente. Com bola, a dinâmica da equipa tanto se transforma num 4x3x3 como num 4x2x3x1.
Poucas vezes se transforma no 4-3-3, tanto a defender como a atacar. Chiquinho ou o Rafa ficam sempre mais à frente e pouco se juntam aos médios.

Podias a aproveitar o Chiquinho para vir buscar jogo ou o Rafa para partir da esquerda para o meio e isso não tem acontecido.

Outra falha é que o pizzi precisa de alguém que troque com ele, assim ele para além de não defender, não vem buscar jogo. Nunca será um gajo que parta no um para um, coisa que tinha de fazer por vezes.

Com mais um médio tinhas mais apoio à defesa e com isso darias mais liberdade ao Tomás e ao Grimaldo para subirem.

Mesmo o Vinicius não é gajo de tabelas ou algo do género, gosta de ter relativo espaço para se movimentar.

Tiago_I_

Os suplentes estão TODOS desvalorizados. Tem uma equipa em cacos e a culpa principal da falta de soluções é dele.

Zlobin - desvalorizado.
Svilar  - desvalorizado.
Tomas Tavares - sentou para jogar o Almeidão.
Conti - despachado.
Jardel - acabou para o futebol
Nuno Tavares  - desvalorizado.
Samaris - desvalorizado.
Florentino  - desvalorizado.
Gedson -  - desvalorizado e despachado para o Tottenham.
Jota  - desvalorizado.
Cervi - de dispensado a titular. Ainda sem conseguir tirar rendimento que pode dar.
Caio Lucas  - desvalorizado e despachado.
Seferovic  - desvalorizado.

Falta de qualidade ou má gestão do treinador?

PB

Citação de: Tiago_I_ em 14 de Fevereiro de 2020, 12:31
Os suplentes estão TODOS desvalorizados. Tem uma equipa em cacos e a culpa principal da falta de soluções é dele.

Zlobin - desvalorizado.
Svilar  - desvalorizado.
Conti - despachado.
Samaris - desvalorizado.
Jota  - desvalorizado.
Cervi - de dispensado a titular. Ainda sem conseguir tirar rendimento que pode dar.

70 % culpa dele. 30 % qualidade do plantel.

PB

Trezeguet

Zlobin - desvalorizado.
Svilar  - desvalorizado.
Conti - despachado.
Samaris - desvalorizado.
Jota  - desvalorizado.

o Seferovic desvaloriza-se sozinho

carrazeda

O problema nao vai ser em 90% dos jogos, vai ser nos jogos da LE e nos jogos decisivos do campeonato. E infelizmente depois da derrota no Dragao nao temos margem para perder pontos, sob pena de a equipa animicamente perder mais confianca e ficar a jogar sobre brasas. Podemos perfeitamente abdicar da LE mas isso seria uma pena e uma desilusao, julgo que para todos incluindo o Lage e a direccao. Seria tambem importante ter uma boa sequencia de jogos para "treinar" os muitos jovens que temos com pouca experiencia europeira, para estarem mais preparados para LC do proximo ano. O mais facil é o que dizes mas como vimos no dragao o Rafa oferece muita pouca cobretura do lado esquerdo. Podemos assumir o Chiquinho como medio interior esquerdo, subindo no terreno para segundo avancado em posse, mas nao acho que ele tenha a combatividade necessario para esse trabalho.

Tiago_I_

Citação de: PB em 14 de Fevereiro de 2020, 12:33

Zlobin - desvalorizado.
Svilar  - desvalorizado.
Conti - despachado.
Samaris - desvalorizado.
Jota  - desvalorizado.

70 % culpa dele. 30 % qualidade do plantel.

Para mim a qualidade no plantel agora não se discute. Tem de trabalhar com o que tem.

Como é que não consegue tirar rendimento do Jota por exemplo? Que gestão é esta que ele faz do jogador?

E o Gedson que andou a jogar fora de posição até ser despachado? Agora já dava jeito...culpa só do jogador ou o treinador também tem culpa nas desvalorização e nível exibicional do jogador?

E o Conti, Kalaica, Pedro Alvaro, Morato, nenhum se aproveitava para lançar na equipa principal como alternativa aos titulares? Foi preciso chegar a este ponto?

E o Florentino? Passou de titular para 4ª opção depois de ter andado do ano passado que fez?

E o Samaris? não poderia ser opção para central? mais uma vez de titular a dispensado num apice...o que se passou?

E o Zivkovic? todos contam? que conversa é essa se o jogador só jogou na Taça da Liga? continua na mesma situação absurda que estava...

Mesmo o Seferovic passou de melhor marcador do campeonato para cepalhão depois da gestão que o treinador fez dele.

Eu gosto muito do Lage mas fizemos dele aquilo que ele não é depois do milagre que foi a época passada.