Época 2018/2019

pedr0

Citação de: Carlsberg87 em 01 de Novembro de 2018, 12:56
https://revistaatletismo.com/transferencias-nao-alteram-relacao-de-forcas/

Transferências não alteram relação de forças
Por Arons de Carvalho - 2018-11-01

Benfica (masculinos) e Sporting (femininos) continuarão a dominar na pista; Sporting mais à vontade no corta-mato
Terminado o período de transferências e mesmo sem serem ainda todas conhecidas, pode dizer-se que a relação de forças entre as principais equipas do Benfica e do Sporting não se alteraram: o Benfica continuará a dominar no setor masculino com relativa vantagem; o Sporting manterá larga supremacia no feminino, embora os encarnados se tenham reforçado um pouco. Já no corta-mato, o Sporting, apesar de ter uma equipa veterana, estará mais à vontade, face à escassez de elementos da formação do Benfica, que mantém os melhores (Rui Pinto, Samuel Barata, André Pereira) mas não tem segundas linhas.

O ingresso do saltador Tiago Pereira (ex-Benfica) no Sporting, embora há muito conhecido, terá sido a mais relevante transferência da época, pois é um dos candidatos à vitória no salto em altura. De resto, em termos de principais equipas masculinas, nada de muito relevante muda. O regresso do decatlonista Samuel Remédios (ex-J. Vidigalense) ao Benfica não será relevante em termos de campeonato de clubes, embora seja uma figura importante a nível nacional. E o meio-fundista Nuno Lopes (ex-Sporting) e o saltador em altura Francisco Barreto (ex-Sporting) serão bons suplentes.

Já o Sporting, para além de Tiago Pereira, recebeu do Benfica Eduardo Mbengani (mais importante no corta-mato) e o meio-fundista Hugo Ganchas e da J. Vidigalense, Pedro Bernardo, útil para os 4×100 m.

No setor feminino, a superioridade do Sporting continua enorme e a barreirista Juliana Guerreiro (ex-C. Bf Faro) e a velocista Beatriz Andrade (ex-Torreense) são apostas de futuro. Já o Benfica, que na época passada perdera várias atletas e só foi segundo à tangente (caindo para quarto na pista coberta), recuperou Lecabela Quaresma (ex-J. Vidigalense), recebeu a pesista Eliana Bandeira (idem) e reforçou-se ainda com as velocistas Catarina Lourenço (ex-F. Salesianos) e Fatoumatta Dialo (ex-CO Pechão) e a meio-fundista Carla Reis (ex-J. Vidigalense), perdendo a já veterana saltadora cubana Yariadmis Arguelles, que ingressou no Sporting.

No corta-mato (e estrada) é que pode haver novidade, no setor masculino, já que o Benfica prescindiu de dois dos quatro elementos que fizeram parte da sua equipa que pontuou no Nacional da época passada: Eduardo Mbengani (8º), que regressou ao Sporting, e Ricardo Ribas (11º), que passou a representar o SC Braga, para além de Hermano Ferreira (na Escola de Atletismo de Coimbra). Quem acompanhará Rui Pinto, Samuel Barata e André Pereira? No setor feminino, a superioridade do Sporting só não é total porque o Benfica ainda tem Dulce Félix... Mas Silvana Dias ingressou no SC Braga.

Grandes movimentações houve nas camadas jovens, com destaque para as transferências dos campeões nacionais juvenis de corta-mato, Etson Barros (ex-CO Pechão) para o Benfica e Bárbara Neiva (ex-Almada e Fig.) para o Sporting.

As Associações de Braga e Aveiro foram as primeiras a enviar-nos as listas de transferências. Destaque para os reforços do SC Braga: Ricardo Ribas, Davide Silva, Sónia Ferreira, Silvana Dias e a marchadora Daniela Cardoso, "desaparecida" há duas épocas depois de ter estado nos Jogos do Rio de Janeiro'2016.  Mas a equipa perdeu a heptatlonista Rafaela Vitorino e a velocista Tatiana Rosário (agora no GA Fátima).

Em Aveiro, notas principais para os ingressos dos ex-benfiquistas João Fernandes (dardo) no Campismo, Duarte Vidais (400/800 m) no NA Cucujães e Juliana Rei (lançadora) na ADRE Palhaça e do ex-sportinguista Tiago Boucela (altura) no Grecas. A jovem revelação Omar Elkhatib, velocista ainda júnior (ex-CA Oliveira do Bairro) ingressou no Sporting e a veterana Clarisse Cruz correrá pelo Grecas.

AS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS      
(indicam-se, sucessivamente, nome, especialidade, escalão etário e anterior clube)
Para o Sporting CP:         
Pedro Bernardo   velocidade   sen.   J. Vidigalense
Tomás Gonçalves   velocidade   jun.   AA Ch Caparica
Omar Elkhatib*   velocidade   jun.   CA Oliv. Bairro
Rui Corvelo   velocidade   jun.   AJ Estremoz
Pedro Matos   velocidade   jun.   CCD Ribeirão
Hugo Ganchas   meio-fundo   sen.   Benfica
Jorge Pereira   meio-fundo   jun.   C Bf Paredes
Eduardo Mbengani   fundo   sen.   Benfica
Tiago Pereira   saltos   sen.   Benfica
Carlos Pitra   vara   jun.   AD Novas Luzes
Rodolfo Garcia   peso/disco   sen.   Benfica
Tomás Coelho   martelo/disco   jun.   Quintajense FC
Rúben Antunes   martelo   sen.   J. Vidigalense
Yariadmis Argueles**   velocidade   sen.   Benfica
Beatriz Andrade   velocidade   jun.   SCU Torreense
Mª João Barbosa   velocidade   jun.   CCD Ribeirão
Bárbara Neiva   meio-fundo   jun.   Almada Fig.
Juliana Guerreiro   400 m bar.   jun.   C Bf Faro
Bárbara Mota   vara   jun.   SC Braga
* atleta são-tomense; ** atleta cubana      
Para o SL Benfica:         
Samuel Remédios   decatlo   sen.   J. Vidigalense
Nuno Lopes   meio-fundo   sen.   Sporting
Etson Barros   meio-fundo   jun.   CO Pechão
Francisco Barreto   altura   sen.   Sporting
Lecabela Quaresma   heptatlo   sen.   J. Vidigalense
Catarina Lourenço   velocidade   jun.   F. Salesianos
Fatoumatta Diallo   velocidade   jun.   CO Pechão
Carla Reis   meio-fundo   sen.   J. Vidigalense
Eliana Bandeira   peso/disco   sen.   J. Vidigalense
Para o SC Braga:         
Ricardo Ribas   fundo   sen.   Benfica
Davide Silva   fundo   sen.   Campismo SJM
Sónia Ferreira   meio-fundo   sen.   UD Várzea
Silvana Dias   fundo   sen.   Benfica
Daniela Cardoso   marcha   sen.   Individual
Outras transferências:

BRAGA: Rafaela Vitorino (ex-SC Braga) – GA Fátima; Tatiana Rosário (ex-SC Braga) – GA Fátima.

AVEIRO: João Fernandes (ex-Benfica) – Campismo; Tiago Boucela (ex-Sporting) – Grecas; Duarte Vidais (ex-Benfica) – NA Cucujães; Bruno Moniz (ex-ADR Ág. Pena) – Campismo; Juliana Rei (ex-Benfica) – ADRE Palhaça; Clarisse Cruz (ex-individual) – Grecas; Susana Cunha (ex-Linda-a-Pastora SC) – RD Águeda

E AINDA...: Hermano Ferreira (ex-Benfica) – EA Coimbra; Jorge Grave (ex-Benfica) – Jardim da Serra

maria joao barbosa e barbara mota, mais 2 jovens com potencial no rival.. quanto ao masculino contrataram 4 ex-juvenis da velocidade curta. haja dinheiro

TeamRocket37

Ricardo Ribas
7 h ·
Em 7 épocas de Águia ao peito aprendi a gostar do Benfica e em equipa conseguimos várias conquistas;

- Colectivos;
- 7 titulos Campeões Curto.
- 5 titulos Campeões Longo.
- 2 vice- Campeões de longo.
- 5 titulos Nacional de Estrada.
- 1 Vice Campeão Europa de Cross.

- Individuais;
- Vice-campeão cross longo individual.
- Duas medalhas de bronze individual cross curto.
- Campeonato da Europa Zurique.
- Jogos Olímpicos Rio.
- Campeonato do Mundo Londres.

Na hora da despedida levo o Benfica no meu Coração quero agradecer a secção de atletismo todo o respeito e carinho que sempre recebi e pela oportunidade que me deu em inrequecer o meu currículum com titulos conquistados.
Aos meus ex.colegas de equipa um muito obrigado por todos momentos passados e como " Capitão " peço desculpa se alguma vez não estive altura.

Ricardo Ribas
#Elcomandante

TeamRocket37

Silvana Dias
5 h ·
Quatro anos de Benfica!

Quatro anos em que nem tudo foi bom mas , sem dúvida, serviram para me ajudar a crescer, como atleta e como pessoa.
Confesso que o início não foi fácil mas admito que estes quatro anos trouxeram à minha vida pessoas muito importantes, pessoas que dela continuarão a fazer parte por tudo aquilo que vivemos juntos!
Foram vários os títulos que conseguimos, em equipa, para os quais lutei sempre com a mesma ambição. Algumas vezes não correu como queríamos, mas na próxima oportunidade lá estávamos nós, a lutar pelo melhor lugar!
Foi, sem dúvida, prestigiante fazer parte deste GRANDE clube que defendi ao longo de quatro anos mesmo fora das pistas!

Sou grata por tudo aquilo que me proporcionaram e fizeram por mim ao longo deste tempo!

Obrigada! 🙏🙏🙏

TeamRocket37

https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/atletismo/2018-11-01/ganchas-e-arguelles-na-elite-do-atletismo

Cubana, 34 anos e disciplina salto em comprimento. São estes os três pontos chave para apresentar a atleta Yariadmis Arguelles Baro. Reconhecida a nível mundial pelas suas brilhantes provas, Arguelles realçou a importância de ser agora atleta do Clube de Alvalade. "Em primeiro lugar, é um orgulho estar de leão ao peito. Espero representar este símbolo da melhor forma possível e melhorar as minhas marcas", iniciou.

Com a meta traçada rumo aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a cubana já treina há algum tempo com a (agora) companheira de Clube Patrícia Mamona e o treinador José Uva. "Fui muito bem recebida. Em pouco tempo fiz muitos progressos, sinto-me bem fisicamente e quero melhorar ainda mais", realçou a atleta, acrescentado a receita para o sucesso: "Antes de Tóquio 2020, ainda quero garantir os mínimos para os Europeus e para os Mundiais. Isso só se consegue com muito treino, força e vontade de vencer".

AHAHAHAH vai ser naturalizada.
Lindo de ver, quero agora os que criticam o Pichardo se vão criticar a sua própria atleta.
Especialmente o José Uva.

pedr0

Citação de: Carlsberg87 em 01 de Novembro de 2018, 22:28
https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/atletismo/2018-11-01/ganchas-e-arguelles-na-elite-do-atletismo

Cubana, 34 anos e disciplina salto em comprimento. São estes os três pontos chave para apresentar a atleta Yariadmis Arguelles Baro. Reconhecida a nível mundial pelas suas brilhantes provas, Arguelles realçou a importância de ser agora atleta do Clube de Alvalade. "Em primeiro lugar, é um orgulho estar de leão ao peito. Espero representar este símbolo da melhor forma possível e melhorar as minhas marcas", iniciou.

Com a meta traçada rumo aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a cubana já treina há algum tempo com a (agora) companheira de Clube Patrícia Mamona e o treinador José Uva. "Fui muito bem recebida. Em pouco tempo fiz muitos progressos, sinto-me bem fisicamente e quero melhorar ainda mais", realçou a atleta, acrescentado a receita para o sucesso: "Antes de Tóquio 2020, ainda quero garantir os mínimos para os Europeus e para os Mundiais. Isso só se consegue com muito treino, força e vontade de vencer".

AHAHAHAH vai ser naturalizada.
Lindo de ver, quero agora os que criticam o Pichardo se vão criticar a sua própria atleta.

fds melhor nao podia ser! se bem que eles tmb ja nao tinham moral nenhuma para falar seja do que for a partir do momento que tem uma atleta a competir pela guine mas conta para os records nacionais portugueses, vao buscar um queniano so pq sim (e nao como refugiado como o pichardo), agr a arguelles, etc

TeamRocket37

JM21

Na pista estamos melhores, quer em masculinos, quer em femininos.

Na estrada, em masculinos, é rezar para que tudo corra bem. No crosse, parece que desistimos de vez.

TeamRocket37

Citação de: JM21 em 02 de Novembro de 2018, 00:10

Na estrada, em masculinos, é rezar para que tudo corra bem. No crosse, parece que desistimos de vez.

Estrada é rezar para o João Pereira João Silva Vasco Vilaça estejam em boa forma.
Cross concordo contigo, no presente sim no futuro não.

A pista masculinos, temos as mesmas 1ª e 2ª opções, não vejo essas melhorias que falas assim.

JM21

Citação de: Carlsberg87 em 02 de Novembro de 2018, 00:19
Citação de: JM21 em 02 de Novembro de 2018, 00:10

Estrada é rezar para o João Pereira João Silva Vasco Vilaça estejam em boa forma.
Cross concordo contigo, no presente sim no futuro não.

A pista masculinos, temos as mesmas 1ª e 2ª opções, não vejo essas melhorias que falas assim.
Pois, é que é isso mesmo. No crosse, percebo que queres dizer, mas acho que vai levar tempo para que esses 4 cheguem "lá". Espero estar enganado.

Na pista em masculinos, só o regresso do Chuva por si vale 8 pontos. Depois fomos buscar o Remédios que pode ser muito útil e o Nuno Lopes pode ser que também o seja. Acho que ficámos com um plantel mais equilibrado e com mais soluções.

TeamRocket37

Neide Dias e Hélio Vaz continua.

Vera Nunes e João Valente vão sair.

pedr0

Citação de: Carlsberg87 em 02 de Novembro de 2018, 10:38
Hélio Vaz continua.

sabes o que vai acontecer ao andre costa, garrido, jose tavares, marcos afonso, miguel mascarenhas, joao esteves, samuel freire, fernando anselmo, danilo almeida, joao matias, pedro ferreira? para mim estao tds a mais no masculino..

TeamRocket37

Citação de: pedr0 em 02 de Novembro de 2018, 12:05
Hélio Vaz continua.

sabes o que vai acontecer ao andre costa, garrido, jose tavares, marcos afonso, miguel mascarenhas, joao esteves, samuel freire, fernando anselmo, danilo almeida, joao matias, pedro ferreira? para mim estao tds a mais no masculino..

Só alguns:
Pedro Ferreira tem contrato até 2019.
Garrido vai ficar, vai passar a treinar em Portugal juntamente com Diogo Mestre e o André Sá.
Miguel Mascarenhas acho que vai ficar.

Os outros todos não sei...

pedr0

Citação de: Carlsberg87 em 02 de Novembro de 2018, 12:07
Hélio Vaz continua.

Só alguns:
Garrido vai ficar, vai passar a treinar em Portugal juntamente com Diogo Mestre e o André Sá.

honestamente acho que todos os recursos gastos com estes que eu disse sao desperdiçados pq sao atletas que em nd vao contribuir para titulos do benfica (so o garrido o podia fazer com uma lesao do mestre mas para um estrangeiro acho que e fraco, os estrangeiros deviam ser smp de qualidade inequivoca) sendo mts deles 4/5/6 opçoes e ja tds sub23 ou sen.. preferia que fossem embora para por estes recursos no fem.
no caso dos 400b andre sa e garrido podiam sair por mim e vinha o sergio silva ou apostava-se no nosso paulo soares.. caso o mestre nao possa competir, em qualquer um dos casos vamos perder 1lugar para o ricardo lima

TeamRocket37

Citação de: pedr0 em 02 de Novembro de 2018, 12:11
Citação de: Carlsberg87 em 02 de Novembro de 2018, 12:07
Hélio Vaz continua.

Só alguns:

honestamente acho que todos os recursos gastos com estes que eu disse sao desperdiçados pq sao atletas que em nd vao contribuir para titulos do benfica (so o garrido o podia fazer com uma lesao do mestre mas para um estrangeiro acho que e fraco, os estrangeiros deviam ser smp de qualidade inequivoca) sendo mts deles 4/5/6 opçoes e ja tds sub23 ou sen.. preferia que fossem embora para por estes recursos no fem.
no caso dos 400b andre sa e garrido podiam sair por mim e vinha o sergio silva ou apostava-se no nosso paulo soares.. caso o mestre nao possa competir, em qualquer um dos casos vamos perder 1lugar para o ricardo lima

Marcos Afonso tem contrato até 2019. Vai ficar.

André Costa, João Matias, José Tavares, Samuel Freire, acabava contrato este ano.

Danilo Almeida não sei, o Fernando Anselmo não faço puto ideia quem seja.

Concordo contigo, em relação aos estrangeiros, o Garrido tem de estar no seu melhor para bater o Jordin Andrade. Garrido não perde para Ricardo Lima, mesmo em má forma, podes dizer que se perde uma vaga nos estrangeiros.