Pior treinador da história do Benfica

Josef Vierine

Citação de: TheRedStar em 10 de Janeiro de 2019, 15:52
Citação de: Josef Vierine em 10 de Janeiro de 2019, 15:41
Citação de: TheRedStar em 10 de Janeiro de 2019, 10:48
Um treinador que ganha...

Primeira Liga: 2015–16, 2016–17
Taça de Portugal: 2016–17
Taça da Liga: 2015–16
Supertaça Cândido de Oliveira: 2016, 2017

...não é o pior treinador da história do Benfica. O mesmo aplica-se ao execrável jorjus.

Se eu não tivesse visto os jogos do Benfica e nem atendido às circunstâncias que ele entrou, concordaria em absoluto.
O problema é que isso não aconteceu. O contexto, aliás, é uma das razões que me leva a excluir aqueles treinadores dos anos 90 pós-Artur Jorge (e mesmo esse entrou numa época de crise financeira do Benfica); e daqueles dos anos 80 também há a ressalva de que tiveram pouco tempo no clube (ao Roy foi dado demasiado tempo nele).
Ainda assim, o Roy Win teve duas hipóteses (final da época 2015/16;2016/17) de sair do Benfica sem entrar nessa lista ignominiosa, mas preferiu afundar o Benfica até à presente situação que discutimos.
Merece, pois, entrar nos candidatos de pior treinador na história do Benfica.

Mas estamos a discutir o pior e não os piores.

Sim, claro...Mas há sempre uma lista, nem que seja imaginária. E o Roy, por causa do que eu disse, merece estar ali. Na minha opinião, só. Cada um com os seus critérios. Se o teu baseia-se exclusivamente nos títulos, nunca na vida seria o RV. Quanto a mim, se ele tivesse saído em 15/16 ou 16/17 nem eu, que abomino o futebol por ele praticado, me atreveria sequer a cogitar ele como o pior treinador.

alsohugo

Citação de: Josef Vierine em 10 de Janeiro de 2019, 16:00

...não é o pior treinador da história do Benfica. O mesmo aplica-se ao execrável jorjus.

Se eu não tivesse visto os jogos do Benfica e nem atendido às circunstâncias que ele entrou, concordaria em absoluto.
O problema é que isso não aconteceu. O contexto, aliás, é uma das razões que me leva a excluir aqueles treinadores dos anos 90 pós-Artur Jorge (e mesmo esse entrou numa época de crise financeira do Benfica); e daqueles dos anos 80 também há a ressalva de que tiveram pouco tempo no clube (ao Roy foi dado demasiado tempo nele).
Ainda assim, o Roy Win teve duas hipóteses (final da época 2015/16;2016/17) de sair do Benfica sem entrar nessa lista ignominiosa, mas preferiu afundar o Benfica até à presente situação que discutimos.

Sim, claro...Mas há sempre uma lista, nem que seja imaginária. E o Roy, por causa do que eu disse, merece estar ali. Na minha opinião, só. Cada um com os seus critérios. Se o teu baseia-se exclusivamente nos títulos, nunca na vida seria o RV. Quanto a mim, se ele tivesse saído em 15/16 ou 16/17 nem eu, que abomino o futebol por ele praticado, me atreveria sequer a cogitar ele como o pior treinador.

Eu estou a seguir o critério do que fica registado para a história e ele deixou a sua marca no nosso palmarés. Daqui a uns anos ninguém vai falar de como o Benfica jogava ou não jogava nessa altura.

Morgan

joaoaria

Não metam o RV nisto, não cometam esse erro histórico.
De certeza que não desejaram tanto quanto eu a saída do RV, mas quem tem memória lembre-se do que Artur Jorge fez com o Isaías e o Paneira para depois ir buscar Marcelo, paredão, King,hassan, tavares, Nelo ... Foda-se sei lá mais o quê.
O Chernai , foda-se o Chernai !!!
Tanto havia a dizer sobre o Chernai !
Não misturem as coisas, o Rui vitória está no Benfica ao nível de um Fernando Santos ou de um quique.
Como já se disse aqui teve títulos, houve quem chegasse aqui e fodesse tudo com efeitos imediatos.

Josef Vierine

Citação de: TheRedStar em 10 de Janeiro de 2019, 16:03
Citação de: Josef Vierine em 10 de Janeiro de 2019, 16:00

Eu estou a seguir o critério do que fica registado para a história e ele deixou a sua marca no nosso palmarés. Daqui a uns anos ninguém vai falar de como o Benfica jogava ou não jogava nessa altura.

Não?! Eu já digo como o outro "olhe que não, olhe que não!"  :cool2:
Ainda para mais que estamos numa era em que facilmente todos temos acesso aos jogos na sua íntegra. Ainda para mais nas circunstâncias em que o Roy saiu. Mas talvez eu esteja a confundir os meus conceitos com a vontade geral, e nesse aspecto tens razão.

miniMilk

Artur Jorge ou RV
Difícil de escolher entre um dos dois

zappendrix

Citação de: miniMilk em 10 de Janeiro de 2019, 21:25
Artur Jorge ou RV
Difícil de escolher entre um dos dois

Comparas um que destruiu uma equipa a outro que em três anos e meio deu dois campeonatos num total de seis troféus.

Deves ter idade para ter visto muitas dobradinhas.
Este forum é delicioso. O que vale é que as pessoas só aparecem com nicks.

zappendrix

Um treinador que ganha em três anos e meio além de lançar e jogar com 17 jogadores que segundo o outro tinham de nascer 10 vezes:

Ainda acham que ele é o pior.

Este blog parece frequentado por crianças mal agradecidas.

lPhoenix

Citação de: zappendrix em 11 de Janeiro de 2019, 10:36
Um treinador que ganha em três anos e meio.

Tira as palas...

Olhas para esses títulos como se isso fosse por si sinal da qualidade do treinador, mas não são... não são porque a realidade mostra-nos que existiram outros factores que influenciaram essas conquistas que vão muito mais além da competência de RV.

Um ponto importante por onde podes começar a avaliação é olhares para o declínio exibicional da equipa (e até de resultados..) desde que chegou. Depois podes olhar para o declínio do fcp e da enorme palhaçada que foi o scp... Depois podes olhar para as estrelas da formação que (em último recurso, outro ponto importante) foram chamadas a assumir posições chave na equipa... A seguir notar a sorte de ter um dos melhores Guarda-Redes do Mundo que foi disfarçando as debilidades na defesa (que foi piorando de ano para ano).

Aquilo que tu não consegues ver é que numa corrida de 100 metros se eu utilisar uma catapulta, até posso ter a ilusão que posso ganhar nos primeiros 25 metros, mas depois o Bugatti passa por mim e nunca mais o vejo.

O RV para mim foi o maior impostor que passou no Benfica. Em vez de treinar (coisa que ele não sabe) utilizou técnicas motivacionais para puxar o máximo dos jogadores. E isto funciona nos primeiros 25 metros, mas depois até um fiat500 se ri.....

zappendrix

Citação de: lPhoenix em 11 de Janeiro de 2019, 10:54

Tira as palas...

Olhas para esses títulos como se isso fosse por si sinal da qualidade do treinador, mas não são... não são porque a realidade mostra-nos que existiram outros factores que influenciaram essas conquistas que vão muito mais além da competência de RV.

Um ponto importante por onde podes começar a avaliação é olhares para o declínio exibicional da equipa (e até de resultados..) desde que chegou. Depois podes olhar para o declínio do fcp e da enorme palhaçada que foi o scp... Depois podes olhar para as estrelas da formação que (em último recurso, outro ponto importante) foram chamadas a assumir posições chave na equipa... A seguir notar a sorte de ter um dos melhores Guarda-Redes do Mundo que foi disfarçando as debilidades na defesa (que foi piorando de ano para ano).

Aquilo que tu não consegues ver é que numa corrida de 100 metros se eu utilisar uma catapulta, até posso ter a ilusão que posso ganhar nos primeiros 25 metros, mas depois o Bugatti passa por mim e nunca mais o vejo.

O RV para mim foi o maior impostor que passou no Benfica. Em vez de treinar (coisa que ele não sabe) utilizou técnicas motivacionais para puxar o máximo dos jogadores. E isto funciona nos primeiros 25 metros, mas depois até um fiat500 se ri.....

O que tu acabaste de escrever serve como uma luva para o JJ nos primeiros quatro anos apenas tirando o ano do fcp que não estava em declinio e ficou à nossa frente 21 pontos e ainda ganhou uma competição europeia frente a uma equipa que nos eliminou. De resto, o teu discurso serve como uma luva para os primeiros anos do JJ. E os outros dois que agradeça ao Lopetegui que não ganha nada a ninguém desde os miúdos, conseguindo façanhas de perder jogos e entregar campeonatos em catadupa, seja aqui seja no Burkina Faso.
Não fosse o nosso presidente e o JJ estava a treinar os Setubais desta vida ou num Vietname qualquer.
Muito bem!

JRCosta

Em termos de futebol praticado, conhecimento do jogo e mais valia como treinador, é Rui Vitória mas de longe, nem paixão pelo futebol, algo quase inerente aos rapazes. Um longo frete, premiado com títulos e muito dinheiro, um caso de estudo a vários níveis.

Sem títulos e por não tirarem partido (ou desgraçarem) dos planteis, o infame Artur Jorge e Quique. Mas estes ainda percebiam de futebol.

Posto isto, o pior para mim foi Artur Jorge (arrasou um plantel e ajudou a consolidar os porcos como dominantes durante duas décadas), depois Quique (um RV sem títulos) e terceiro RV (um Quique com títulos).

zappendrix

Citação de: JRCosta em 11 de Janeiro de 2019, 11:11
Em termos de futebol praticado, conhecimento do jogo e mais valia como treinador, é Rui Vitória mas de longe, nem paixão pelo futebol, algo quase inerente aos rapazes. Um longo frete, premiado com títulos e muito dinheiro, um caso de estudo a vários níveis.

Sem títulos e por não tirarem partido (ou desgraçarem) dos planteis, o infame Artur Jorge e Quique. Mas estes ainda percebiam de futebol.

Posto isto, o pior para mim foi Artur Jorge (arrasou um plantel e ajudou a consolidar os porcos como dominantes durante duas décadas), depois Quique (um RV sem títulos) e terceiro RV (um Quique com títulos).

Seria justo comparar Quique que apenas e num ano no Benfica ganhou uma Taça da Liga com os três anos de jejum do JJ. É que o Quique ganhou competições europeias com uma equipa historicamente inferior ao Benfica, coisa que o JJ nunca conseguiu. Ainda ficou foi com a façanha de ser eliminado pelo Braga ao ver depois o Porto ganhar a esse Braga uma competição europeia e ainda ficou com o Skenderbeu como brinde.

JRCosta

Citação de: zappendrix em 11 de Janeiro de 2019, 11:16
Citação de: JRCosta em 11 de Janeiro de 2019, 11:11

Seria justo comparar Quique que apenas e num ano no Benfica ganhou uma Taça da Liga com os três anos de jejum do JJ. É que o Quique ganhou competições europeias com uma equipa historicamente mais fraca que o Benfica, coisa que o JJ nunca conseguiu. Ainda ficou foi com a façanha de ser eliminado pelo Braga ao ver depois o Porto ganhar a esse Braga uma competição europeia e ainda ficou com o Skenderbeu como brinde!

Pois, mas eu estou a falar do trabalho aqui. Quique foi fraco aqui, discurso bonito mas rendimento fraquinho.

Sou 100% contra o regresso de JJ mas tenho noção que elevou o futebol do clube em termos de rendimento e ambição, o nível que deixou ficar foi alto, no entanto tem demasiadas falhas para elevar mais o futebol do clube, para isso é preciso alguém forte no que JJ é (treino, quase sempre competitividade, paixão pelo futebol, adepto do 4-4-2 à Benfica) e que acrescente uma melhor capacidade de gestão, de motivação, de prestígio, de força mental, aposta nos jovens e discurso assertivo.

Fora Mourinho, só Wenger e talvez Blanc cumprem esses requisitos. Conte e Zidane têm outros mercados. 

L1968

lPhoenix

Citação de: zappendrix em 11 de Janeiro de 2019, 10:59
Citação de: lPhoenix em 11 de Janeiro de 2019, 10:54

Tira as palas...

O que tu acabaste de escrever serve como uma luva para o JJ nos primeiros quatro anos apenas tirando o ano do fcp que não estava em declinio e ficou à nossa frente 21 pontos e ainda ganhou uma competição europeia frente a uma equipa que nos eliminou. De resto, o teu discurso serve como uma luva para os primeiros anos do JJ. E os outros dois que agradeça ao Lopetegui que não ganha nada a ninguém desde os miúdos, conseguindo façanhas de perder jogos e entregar campeonatos em catadupa, seja aqui seja no Burkina Faso.
Não fosse o nosso presidente e o JJ estava a treinar os Setubais desta vida ou num Vietname qualquer.
Muito bem!

Eu concordo contigo... e o que mais me assusta é precisamente o teu último parágrafo....

O JJ deu o boost que faltava, a táctica suicida arrancou-nos daquele marasmo do chove e não molha.

Juntando esse boost a um lote de jogadores de LUXO (até choro só de me lembrar daquele plantel do rolo compressor) no mínimo devíamos ter chegado a uns quartos de final da LC e limpo tudo, sem espinhas em Portugal.

Mas não, ainda assim ganhámos à rasca na última jornada e andámos a penar pela Europa. Valeu-nos nos anos seguintes o continuar a investir em molhadas de jogadores e acertar nuns quantos craques, com especial apreço pela Liga Europa, muito tuga nessa altura.

A ignorância de LFV nestas matérias não lhe permite compreender que face ao que foi investido desde o tempo de Quique, que podíamos ser neste momento um Olympiakos ou imitar um Bayern...

Prefere andar a falar de Tetras inéditos sem ligar a ponta ao contexto em que foi adquirido.
Prefere andar a pavonear-se com as suas obras (o Seixal é fantástico de facto) e enterrar o clube a longo prazo descurando a contrapartida do rendimento desportivo.
Prefere andar a escolher treinadores que façam o que ele quer ao invés de fazerem o que é melhor para a equipa.

RV foi o corolário desta sobranceria, deste arrogância de que a estrutura é melhor do que a competência do treinador, de que o Benfica "está 10 anos à frente".

JJ acabou a ganhar dois campeonatos, ao fim de 3 anos de teimosia absurda de LFV, a par da teimosia absurda de JJ em não apostar na formação "teriam que nascer 10x" que nos prejudicou desportiva e até financeiramente.

Ingratidão tem LFV, JJ, RV, DSO e toda esta corja que se anda a servir do Benfica.