Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

rambo

Citação de: P∑T∑7 em 26 de Janeiro de 2010, 23:14
Tenho pena de não te ter visto ao vivo, a espalhar classe e magia pelos relvados mundiais durante a tua brilhante carreira.

Ontem pelo menos, percebi que o domínio e o toque de bola ainda lá estão...  :bow2:

Eu tive! A felicidade de ver o Chalana dezenas de vezes.

As suas fintas estonteantes, mudanças de velocidade, drible curto e imparável no um para um.
Um verdadeiro predestinado.
Para mim, um dos grandes segredos dos sucessos das suas fintas era a maneira com que atacava o adversário ou seja:
Normalmente são os defesas que se põem em acção para tentar o desarme.
O Chalana, era ele que avançava determinado para os defesas, com velocidade, com surpresa.

Como já vi aqui comparações, posso dizer que na minha modesta opinião era muito, mas muito melhor que o Simão ou o Aimar.

.:VMPT:.

Citação de: JPG em 26 de Janeiro de 2010, 21:59

Ele teve a carreira "desgraçada" pela mulher, não foi?

Não, foi mesmo pelas lesões...

Depois do que lhe aconteceu no Bordéus nunca mais foi o mesmo....

Para mim, que era ainda muito puto na altura, do que me lembro, a carreira dele acabou mesmo em Bordeus.... depois andou a arrastar-se mais uns 5 ou 6 anos... tipo Mantorras....

Não pesquisei nada, é só mesmo o que me lembro....

pcssousa

Citação de: Partizan em 28 de Janeiro de 2010, 04:35
Citação de: lPhoenix em 27 de Janeiro de 2010, 23:13
Citação de: Marc:slb em 27 de Janeiro de 2010, 17:22
Citação de: JPG em 26 de Janeiro de 2010, 21:59

Ele teve a carreira "desgraçada" pela mulher, não foi?
Eu ouvi dizer que batia nela.. Se assim for não é culpa da mulher...Mas nao tenho certezas...

Epa.. se ainda fosse um boato falso mas abonatório, ainda valia a pena referir, agora para dizer mal vale mais estar calado!!

O que se diz é que a mulher do Chalana era um tanto ou quanto "manipuladora" e que lhe arrebatou o dinheiro todo. Chalana era e continua a ser, bom demais.
A famosa Anabela, que tanto denegriu a imagem do nosso génio. O divórcio foi tão duro para ele que na altura davam à Anabela a alcunha de Chulana.
Conta-se que o Chalanix chegou a ter o carro parado à porta de casa sem lhe poder pegar.
Olha tivesse tido juizo e não tivesse largado a mulher para se meter com essa Anabela!

Vitor84

Citação de: rambo em 28 de Janeiro de 2010, 06:46
Citação de: P∑T∑7 em 26 de Janeiro de 2010, 23:14
Tenho pena de não te ter visto ao vivo, a espalhar classe e magia pelos relvados mundiais durante a tua brilhante carreira.

Ontem pelo menos, percebi que o domínio e o toque de bola ainda lá estão...  :bow2:

Eu tive! A felicidade de ver o Chalana dezenas de vezes.

As suas fintas estonteantes, mudanças de velocidade, drible curto e imparável no um para um.
Um verdadeiro predestinado.
Para mim, um dos grandes segredos dos sucessos das suas fintas era a maneira com que atacava o adversário ou seja:
Normalmente são os defesas que se põem em acção para tentar o desarme.
O Chalana, era ele que avançava determinado para os defesas, com velocidade, com surpresa.

Como já vi aqui comparações, posso dizer que na minha modesta opinião era muito, mas muito melhor que o Simão ou o Aimar.

Que saudades ... :cry2:
A tua descrição ainda me deixa com mais "ciumes" de nunca ter visto nenhum jogo dele. Apenas aquele video video que postei atrás da actuação dele em no Euro de 84 (um ano de boa colheita ::) ).

Quanto a comparações são sempre subjectivas e impossiveis de fazer com justiça, pois são gerações diferentes (eu tenho para mim que o melhor fuebol jogado deve ter sido o dos anos 80, mesmo sem ter visto muitos jogos dessa altura) e de jogadores de posições diferentes e podem também ser sempre influenciadas por gostos pessoais.
Eu apenas, do que vi naquele video, o acho com algumas parecenças ao Aimar no toque de bola, na forma como levantam a cabeça, cruzamentos e até fisicamente são parecidos. Não faço qualquer tipo de comparações em relação ao valor deles.

Pedro Neto

Citação de: Vitor84 em 27 de Janeiro de 2010, 16:49
http://www.youtube.com/watch?v=Hh8GD_HMgGo
Nalguns aspectos até acho o Chalana parecido com o Aimar, apesar de serem jogadores de posições bem diferentes, fisicamente são parecidos e a maneira como o Chalana finta em cima do adversários e alguns passes e cruzamentos é semelhante ao Aimar

Só se for nos problemas físicos. O Chalana é de outra galáxia em relação ao Aimar.
O Chalana, pelo que me diz o meu pai, foi o melhor jogador do Benfica depois do Eusébio. Daí a alcunha de "Eusébio branco".

Pedro Neto

pcssousa

Citação de: Pedro Neto em 29 de Janeiro de 2010, 16:55
Nalguns aspectos até acho o Chalana parecido com o Aimar, apesar de serem jogadores de posições bem diferentes, fisicamente são parecidos e a maneira como o Chalana finta em cima do adversários e alguns passes e cruzamentos é semelhante ao Aimar

Só se for nos problemas físicos. O Chalana é de outra galáxia em relação ao Aimar.
O Chalana, pelo que me diz o meu pai, foi o melhor jogador do Benfica depois do Eusébio. Daí a alcunha de "Eusébio branco".
Nem mais, nada a ver com o Aimar... então aqueles piques em velocidade, aquelas diagonais... sensasional!

Vitor84

Citação de: pcssousa em 29 de Janeiro de 2010, 17:09
Citação de: Pedro Neto em 29 de Janeiro de 2010, 16:55

Nem mais, nada a ver com o Aimar... então aqueles piques em velocidade, aquelas diagonais... sensasional!
Apenas me referi aqueles pequenos pormenores que referi em cima, não disse que eram jogadores identicos pois um era extremo e outro é um 10, muito menos comparo os seus valores

Elvis the Pelvis

johncleese

Só um a comentar o artigo do Bola7?  ::bater::

Forçabenfica

Já disse isto várias vezes. Para mim, o melhor jogador português que vi jogar até hoje... E segundo várias pessoas mais velhas, o melhor depois de Eusébio....

JotaTê

O Chalana foi um jogador absolutamente genial. Obviamente que há dois Chalanas, aquele antes da ida para França e após o regresso.

Lembro-me bem quando ainda não ía muitas vezes ao estádio, ouvir o relato e quando o Benfica atacava para a baliza sul e o Chalana pegava na bola pela esquerda, o ruído da multidão era algo de fantástico. Depois, comecei a fazer parte disso e foi ainda mais fantástico!

Foi o melhor jogador que vi ao vivo, absolutamente desconcertante, trocava às voltas aos defesas todos. Fazer comparações com jogadores de outras gerações é sempre complicado, o futebol era outro, com tácticas diferentes, mas para mim está muitos furos acima do Simão ou do Aimar, ou de quem quer que seja que tenha jogado depois dele.

Lembro-me bem de rogar uma praga ao Fernando Martins porque para mim na altura tinha trocado o Chalana pelo fecho do Terceiro Anel. Depois cresci e continuei sem lhe perdoar.

No resto pouco pode ser acrescentado ao grande artigo do Bola7, que diz tudo sobre este génio.

Nota: na altura do Chalana, do Nené e antes disso, não havia 300.000 selecções na Europa, é natural que o registo na selecção seja inferior a jogadores mais actuais. Liechtensteis, Azerbeijões e outros que tais nessa altura teriam dado registos imbbatíveis...

Bola7

Amsterdam

http://www.planetadofutebol.com/media/lfl-tv

Chalana no Benfica...

Como dizia o Senhor Carlos Pinhao,

Ai que saudade que saudade...