Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

melo7

Nunca vi o Chalana jogar, sou novo demais para isso. Cresci a ouvir falar do Chalana, da forma como fintava. Como outras lendas, aprendi a respeitá-lo por tudo o que fez por nós.

Pela forma como assumiu a equipa principal na época 07/08 ganhou a minha admiração já que fez tudo para que conseguissemos ser bem sucedidos, apresar de ter zero condições para o conseguir. Soube anos mais tarde que essa altura o afectou profundamente (depressão).

Soube também que a sua vida pessoal impediu que conseguisse atingir voos (ainda) maiores na sua carreira.

Ultimamente a forma como era tratado pelos miúdos do Seixal deixavam ver que era importante para eles.

Por tudo isto foi uma pessoa que deu muito da sua vida à causa "Benfica" e tornou o clube maior, melhor.

A ser verdade as últimas notícias, terá de ser o Benfica agora a proporcionar-lhe um final de vida digno

rp

As melhoras ao pequeno genial. Força Chalana!

PGuarda1904

quem me disse há já uns três anos a terrível doença que afecta o nosso chalana é fonte mais que segura. pessoa bem conhecida de todos e que trabalha há muitos anos no Benfica.

infelizmente vi essa merda de doença dizimar o meu querido avô, que já nos deixou vai fazer cinco anos.

Sei bem pelo que passa a família do doente, muita força para eles e que consigam proporcionar um final de vida digno ao seu ente querido.

RedVC

Citação de: af10 em 06 de Fevereiro de 2019, 20:32
Citação de: Pancho Lopes 67 em 06 de Fevereiro de 2019, 20:09
Citação de: Schweisen Tiger em 06 de Fevereiro de 2019, 19:18
Aqui ha uns anos,vi um programa na BTV, com Chalana, Carlos Manuel e Diamantino, onde fiquei com a clara impressao que o Chalana estava demasiado lento, em comparaçao com os colegas. Lento, so ponto de nao conseguir começar e acabar uma frase, nao conseguir encadear uma ideia, de principio a fim. Achei aquilo muito estranho, fiquei a pensar que seria efeito de alguma medicaçao...agora falam-me em demência, e acaba por encaixar naquela imagem. Com 60 anos, ainda está muito novo...

Também vi, pouco conseguia desenvolver, foi aí que comecei a perceber que ele não está bem...

Em relação a idade, penso que a idade real dele seja 2 anos a mais, sei uma pessoa que o conhecia e ele disse-lhe que tinha 2 anos a mais do que no BI.

Mas ele também sempre teve bastantes dificuldades em expressar-se.
Ainda por cima, quando o meteram à frente das balas e teve de assumir a equipa principal, foi alvo de chacota por todo o lado.
E entrou em depressão com essa merda. É normal que ainda mais reservado e com mais dificuldades tenha ficado


Concordo que foi um período em que nem sempre se soube compreender e acarinhar Fernando Chalana. Há Benfiquistas que não parecem ter bem a noção quando às vezes lidam com os que foram realmente GRANDES com a Águia ao peito. Para alguém tão tímido como ele deve ter sido muito duro. Sabe-se lá o que esse período de stress múltiplo não influenciou uma possível antecipação da doença.


E das minhas  memórias... Quando andava no Liceu, para aí em 82 ou 83 (fo antes do Euro 84) num trabalho de grupo eu e os meus colegas decidimos fazer um trabalho que incluía uma entrevista audio a Fernando Chalana.

Fomos à Luz e ele numa simplicidade e acessibilidade total falou connosco uns 5 minutos. Levávamos as perguntas preparadas e lá as fomos fazendo. Falava muito baixo e lembro-me que depois em casa de um de nós tivemos dificuldade em decifrar algumas passagens.

Hoje não tenho nem a cassete audio (ficou com um colega meu) nem os trabalho escrito. Lembro-me que ele falou de como foi difícil chegar ao Benfica mas também como ficou feliz. O que eu daria para voltar a ouvir aquela cassete...

Chalana é uma lenda. Toni não se enganou quando na morte de Eusébio disse a Chalana que ele era agora a figura nº1 do Benfica. É claro que ele não estava preparado. Percebia-se á em algumas entrevistas na BTV que ele tinha dificuldade em expressar-se. Era um mau pronúncio.

É um drama termos o pequeno genial nestas dificuldades. O Benfica tem de fazer algo digno dele. Não sei se ele nesta etapa da progressão da doença ainda poderá compreender o carinho. Nem sei se é aconselhável estar directamente exposto a esse carinho colectivo mas o Benfica tem de se coordenar com a família e fazer a devida homenagem. Estou certo que será um momento digno do Clube que nós somos. O Benfica tem uma História magnifica e sempre estimou as suas Saudades ou seja os seus antigos jogadores a quem devemos tantas glórias e alegrias.

Cabe a palavra ao Sr. Presidente e à direcção que ele lidera. Que não haja hesitações. Fernando Chalana merece.

renhoagogo

Deixo aqui a minha homenagem e imensa gratidão a um dos jogadores, se não O jogador, que me fez amar o Benfica apesar de ter nascido numa família sportinguista. Obrigado, pequeno genial.

SLB37

eu vi o Chalana jogar, meu grande idolo de infancia... Chamar-lhe craque é pouco, era muito mais que isso... pena as lesões que teve, a sua segunda passagem no clube ja foi muito abaixo do que sabia fazer

MTrigueiros

Faz 60 anos no domingo. Espero que o Benfica não perca a oportunidade de o homenagear.

bnfc

Escrevi um texto sobre o que sinto em relação a isto mas apaguei tudo. Não vale a pena virmos para aqui dissertar sobre a injustiça da situação e do que a vida reserva a tanta gente. É preferível dizer que lamento muito o que aconteceu e que espero que continue a viver momentos felizes junto das pessoas que ama. E esperar que os que o rodeiam possam garantir-lhe o conforto que merece. Para mim e para muitos como eu, nunca deixará de viver onde sempre viveu. Aí nunca ficará doente, nunca morrerá, nunca será esquecido.

Pancho Lopes 67

#923
Citação de: joaoaria em 07 de Fevereiro de 2019, 12:41
O Chalana, conheceu a Anabela (ganda maluca) e divorciou-se da mãe dos filhos.
Na altura deu grande polémica.
Um dia o Chalana lesionou-se gravemente num jogo a brincar de futebol de salão em Abrantes ( terra da Anabela) e nunca mais foi o mesmo.

[O problema, lembra o sueco (Eriksson) que treinou por duas vezes o clube encarnado, foi quando Chalana conheceu Anabela, que viria a ser a sua mulher. «Começou a ser descuidado nos treinos e parecia estar totalmente dominado por ela. Ela queria ficar no mesmo hotel que a equipa nos jogos fora de casa e queria estar no banco quando ele estava a jogar. Era absolutamente inacreditável. Dizia que isso acalmava o Chalana e que ele se sentia mais confiante em campo. Nunca ouvi falar de nada parecido durante 20 anos a treinar ao mais alto nível», lembra Sven-Goran Eriksson.]

Essa Anabela era uma bela personagem, lembro-me que até escrevia para "a bola", para muitos foi o início da queda do Chalana o relacionamento com essa mulher, mas agora também já morreu.

Red2802

O Chalana foi o melhor jogador que vi ao vivo com a camisola do Benfica.

Para quem acompanha o futebol há quase quarenta anos é o melhor que consigo dizer sobre ele.

Quando se tem oito ou nove anos e se passa do imperdivel cromo para o contemplar ao vivo com aquela camisola berrante a bailar com a bola nos pés, vive-se um daqueles momentos inesquecíveis.

A primeira vez que vi Chalana ao vivo foi a primeira vez que vi o Benfica ao vivo, em Setembro de 1980.

Em Braga, no velhinho 1' de Maio, com um estádio a abarrotar de vermelho.

Ainda sinto o cheiro da relva e o barulho das buzinas.

E ainda consigo ver o Chalana.

força Benfica


Sérgio 83134

Citação de: Miguelito22 em 07 de Fevereiro de 2019, 11:33
Citação de: xiribiti em 07 de Fevereiro de 2019, 00:05
Espero que a "estrutura" lhe faça uma homenagem condigna

Mas tenho receio de que nada aconteça, dada a falta de valores daquela gente
Se existe algo em que o Benfica sempre fez e sempre vai fazer bem é ajudar quem deu muito ao clube.

Foi uma tirada infeliz da tua parte.

Muito infeliz.

LFV deu vida e investiu muitos nos nossos craques do passado.

Algo nunca feito antes.


cristao69


Godescalco

Não sei o que se passa mas venho deixar o meu abraço solidário a esta lenda viva do Benfica.

Força, Fernando!

Shoky

Se dentro do Benfica só descobriram agora então é porque andam a nanar. O Chalana há anos que nem expressar se consegue na televisão. Super esquecido, com dificuldades notórias de articular um pensamento.

Doença horrível.