Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

HugoBenfica30

minha avo tem esta doença nao a cura ficam vegetais a minha avo é um vegetal a 10 anos que nao fala e esta na cama

merlin

Doença terrível, infelizmente vivi bem de perto com os meus dois avós.
Fica aqui esta recordação:
https://www.youtube.com/watch?v=k1qD0gwxO6g

Pancho Lopes 67

Citação de: merlin em 08 de Fevereiro de 2019, 16:49
https://www.youtube.com/watch?v=k1qD0gwxO6g

Gosto mto do Futre, o Benfica dos 3 grandes é aquele que ele tem menos ligação, e sempre falou de nós com um tremendo respeito... Essa cena foi épica, e adoro a humildade dele a dizer que senão chegou perto do Chalana pelo menos tentou, quando na verdade ele Futre chegou ao nível do seu ídolo. Direi sempre, em termos de 1 pa 1, Futre e Chalana foram os melhores tugas, só com meio movimento da anca tiravam logo um gajo da frente. Um que tinha qualidade para ser do nível dos dois nesse sentido era o Quaresma, mas nunca soube tornar-se objectivo com o 1 pa 1 que tinha e perdia-se mto com malabarismos insignificantes, e apesar de uma boa carreira acho que não teve nem perto de ser o jogador que podia ter sido.

bet

Schuldiner

Nunca o vi jogar sem ser em vídeos e documentários. Mas sabes que o Chalana era mesmo qualquer coisa de especial e irrepetível, quando vês pessoas que o viram jogar assumirem que ele era esquerdino.

Black Skulls

Esta com os amigos a festejar o aniversário :)

Fonte : Facebook do Pedro Valido Franco.

Archangel

Citação de: Pancho Lopes 67 em 08 de Fevereiro de 2019, 17:13Gosto mto do Futre, o Benfica dos 3 grandes é aquele que ele tem menos ligação, e sempre falou de nós com um tremendo respeito... Essa cena foi épica, e adoro a humildade dele a dizer que senão chegou perto do Chalana pelo menos tentou, quando na verdade ele Futre chegou ao nível do seu ídolo. Direi sempre, em termos de 1 pa 1, Futre e Chalana foram os melhores tugas, só com meio movimento da anca tiravam logo um gajo da frente. Um que tinha qualidade para ser do nível dos dois nesse sentido era o Quaresma, mas nunca soube tornar-se objectivo com o 1 pa 1 que tinha e perdia-se mto com malabarismos insignificantes, e apesar de uma boa carreira acho que não teve nem perto de ser o jogador que podia ter sido.

O Quaresma não teve a qualidade dos outros dois, mas o palmarés dele é o melhor de entre esses três. Campeão em Portugal por dois clubes diferentes (o Futre e o Chalana só foram num), tem uma Champions no Inter (Chalana não tem título europeu), tem mais títulos (18, contra 15 do Chalana e 9 do Futre) e tem dois europeus pela selecção (seniores e sub-16).

Pancho Lopes 67

Citação de: Archangel em 09 de Fevereiro de 2019, 21:26O Quaresma não teve a qualidade dos outros dois, mas o palmarés dele é o melhor de entre esses três. Campeão em Portugal por dois clubes diferentes (o Futre e o Chalana só foram num), tem uma Champions no Inter (Chalana não tem título europeu), tem mais títulos (18, contra 15 do Chalana e 9 do Futre) e tem dois europeus pela selecção (seniores e sub-16).

Os cúrriculos não definem o jogador, para mim o Quaresma quando apareceu tinha o potencial para ser um dos 10 melhores jogadores de sempre, e por nunca ter sabido aliar objectividade com o seu individualismo foi um jogador que em Portugal fazia diferença mas fora de Portugal nas grandes ligas não chegou nem perto daquilo que o seu talento era capaz. Podia ter sido alguém do nível de Figo, Futre, Chalana, e acabou sendo alguém do nível do Simão, e não que Simão não fosse bom, mas um nível claramente abaixo dos 3 que menciono.

Alías o melhor exemplo do Quaresma nunca ter atingido o nível que devia foi o facto de nunca ter sido titular indiscutível da selecção.

Archangel

Quando referes que o Quaresma poderia ter sido um dos dez melhores de sempre, queres dizer top 10 extremos portugueses, certo? Se sim, concordo; caso contrário, acho exagerado.

E sei que não é o palmarés que define o jogador, mas não são raros os maus jogadores que têm melhor palmarés que muitos dos bons. E, para muitos dos que jogaram/jogam ao mais alto nível, os troféus colectivos são o mais importante.

O Roberto Baggio ganhou 4 títulos em toda a carreira. Entre ter o seu talento e palmarés ou os do André Almeida, preferia os deste.

EPluribusUnum

Citação de: Black Skulls em 09 de Fevereiro de 2019, 20:58
Esta com os amigos a festejar o aniversário :)

Fonte : Facebook do Pedro Valido Franco.

Ainda bem que está com gente que gosta de si.

Espero que amanhã haja algum tipo de homenagem ou celebração.

Pancho Lopes 67

Citação de: Archangel em 09 de Fevereiro de 2019, 21:55
Quando referes que o Quaresma poderia ter sido um dos dez melhores de sempre, queres dizer top 10 extremos portugueses, certo? Se sim, concordo; caso contrário, acho exagerado.

E sei que não é o palmarés que define o jogador, mas não são raros os maus jogadores que têm melhor palmarés que muitos dos bons. E, para muitos dos que jogaram/jogam ao mais alto nível, os troféus colectivos são o mais importante.

O Roberto Baggio ganhou 4 títulos em toda a carreira. Entre ter o seu talento e palmarés ou os do André Almeida, preferia os deste.

Jogadores, Quaresma mesmo não tendo tido a carreira que eu acho que podia ter tido, está nos 10 melhores extremos tugas...

Baggio para mim foi de longe o melhor jogador ofensivo italiano que vi, e vi grandes nº10 italianos, mas Del Piero, Mancini, Totti ou Zola nem chegavam-lhe aos calcanhares.

Pancho Lopes 67

Citação de: Archangel em 09 de Fevereiro de 2019, 21:55

Mas existe grandes jogadores que mesmo com bons palmarés tens gajos bastante inferiores com palmarés mto superiores... O cúrriculo do Maradona está longe de ser dos melhores, apesar de ser um bom cúrriculo, mas arranjas muitos jogadores com palmarés superiores ao dele. O cúrriculo do Xavi esmaga o do Maradona, e o Xavi foi um belíssimo jogador, mas um terço do craque que o Maradona foi.

daniel.gomes

60 primaveras, parabéns pequeno genial.

diob121

Glória aos imortais. Um obrigado do tamanho do mundo.

Parabéns, Pequeno Genial.